Lágrimas de Outono

Lágrimas de Outono Amanda Bonatti

Resenhas - Lágrimas de Outono

Helena Grillo 06/06/2021

Suave como uma tarde depois da chuva
"— Bel, quem chora no outono, resiste no inverno. Tudo isso te tornou mais forte. Tu agora podes sorrir em todas as estações." Creio que essa frase resume bem o livro, um começo triste não faz com que o final seja triste também. A resiliência de Isabel é um grande exemplo. Os personagens que mais me apeguei foram a Laura e o José, talvez porque me lembrem um pouco meu jeito. Eu pude ver com clareza a cameleira toda a vez que fechava meus olhos.
A Amanda Bonatti sempre consegue nos levar para uma floresta ou um jardim encantando em todos os seus livros. É mais que um dom, é um trabalho duro que compensa todos os leitores. Cativante, único e com frescor.

Nat 22/05/2021

Quando entrei naquele jardim, meu coração sentiu saudade
A história de Isabel, nossa pequena jardineira, nos faz refletir sobre tanta coisa que vivemos. De uma maneira singela e utilizando as estações e as flores, vemos um pouco da dor da perda, do sofrimento e do luto; mas vemos também as pequenas alegrias, as mudanças, os amores...
Com as palavras da mãe de Bel, Elisa, entramos em contato com uma perspectiva de vida descrita como coisas que acontecem nas estações. Com Bel, conhecemos a dor da perda, a dificuldade de seguir em frente. Em Joaquim vemos a dedicação, o amor, a paciência, o cuidado. Com José, vemos as mudanças, o carinho, a amizade entre irmãos. Com Bento, o cuidado, o zelo e a determinação ao criar a irmã. Com Maria Antônia temos os segredos, e o poder do perdão... Com Alice, o renascimento.
Cada pessoa acrescenta uma nova lição para a vida, um conselho que abre os nossos olhos não só para a finitude da vida, mas para o que temos valorizado nela, sobre o que temos guardado para nós.

Andrea Cristian 17/05/2021

Emocionante!
Nesta linda história, conhecemos Isabel e sua família. A história se passa num intervalo de 40 anos, desde da infância até a idade adulta da Bel.
Muitos são os percalços que Bel tem que transpor, mas a fé e o amor guiam suas ações e seu coração.
Confesso que senti saudades da minha querida avó e relembrei muitos momentos nossos durante a leitura.
Tem grande destaque, a força do bem e do amor que pode mudar nossa vida para melhor, a história nos mostra também o quanto a vida é efêmera e como temos que plantar bem para nossa colheita nos trazer alegrias e realizações.
É uma história adorável e cativante, daquelas que nos emocionam e aquecem nosso coração. Recomendo!

Andrea 14/05/2021

Lágrimas de outono
Foi meu primeiro contato com a autora. Gostei da escrita dela. A leitura é gostosa, leve e me prendeu. A história se passa nos anos 40 onde uma família é devastada pela morte dos Pais, a filha mais nova é a que mais sofre, mas é a que mostra como o amor pode reconstruir a vida novamente. Mais uma leitura que deixa o coração quentinho.

Santos 29/04/2021

Quando comecei a ler não sabia que era espirita,pois não gosto do gênero. só fiquei sabendo já no meio, daí não quis parar, achei uma leitura bem leve e empolgante.
A trama fala sobre uma garotinha chamada Isabel que, aos oito anos, perde a sua mãe, a quem era muito ligada. Ainda na sua infância ela precisa lidar com as dores das perdas e a encarar momentos difíceis.
Com o passar do tempo, seu coração permanecia inquieto a dor e a saudade seguiam profundas em seu coração. Até que Isabel conhece Joaquim e, juntos, os dois irão enfrentar outras provações e dificuldades, mas descobrem que o amor é capaz de superar tudo.
Lágrimas de Outono consegue arrancar lágrimas logo no início da sua narrativa, uma vez que a escrita de Amanda é extremamente leve, detalhista e verdadeira. Acompanhar o sofrimento dela ainda criança é angustiante ainda mais sabendo que foi inspirada em uma história real.

Ao longo da história, e da infância de Isabel, eu só queria que as coisas melhorassem para a menina . Felizmente, ela não estava sozinha, ele tinha seus irmãos que sempre a ajudou muito seguir em frente, mesmo ela não conseguindo superar.

Cida 11/03/2021

História emocionante!
É a minha primeira experiência com a escrita da autora, um livro emocionante, leitura envolvente, fluída que é impossível largar o livro.
Uma história real, diferente de todas que li até o momento.
Isabel, desde criança muito apegada à a sua mãe Elisa, que ainda na infância aprendeu muito com a sua mãe sobre o significado das flores, que foram ensinamentos cheio de amor.
Mesmo sendo criança já consegue entender a dor da perda, enfrenta seus medos e inseguranças. Bel cresce cercada de carinho e amor ao lado do seu irmão Beto. No coração ainda uma tristeza pelo o que aconteceu no passado, mais o destino é generoso com a Bel, ela precisa voltar a sorrir, e o encontro dela com o Joaquim muda todas as suas perspectivas e novos sentimentos ganham vida em seu coração. Uma linda história real que vale muito apena Conhecer.??

Cristiane.Rocumback 07/03/2021

Linda história...
Com texto fluído, mensagens profundas e ótimos diálogos a autora Amanda Bonatti fala sobre sentimentos que ultrapassam o tempo. Sobre o amor que permanece sempre, não só no coração, mas carregado na alma e que é eterno.

Com base em ensinamento kardecista, a autora escreveu uma história linda, emocionante e que toca o coração.

Bi Faria 20/02/2021

| Resenha
Capa linda! E foi uma leitura tão sensível e tocante que me vi emocionada durante toda a leitura. É favorito de 2021!
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e que felicidade em poder conhecer uma história tão cativante e cheia de sentimentos.
Isabel vem contar sua história de forma tão encantadora que começamos a sentir as suas emoções.
Filha mais nova, ela viveu os melhores momentos de sua vida com a mãe no jardim da casa deles. Alguns irmãos já moravam fora, e a ligação delas com a terra e as flores era especial. Sua mãe até a chamava de jardineira, sempre dizia da importância de cada flor, de nascerem, morrerem e que elas sempre deixavam lembranças boas ao coração.
Mas ainda muito nova viu a saudade e a dor aparecerem ao perder sua melhor inspiração de criança, sua mãe. Foi um baque para a família, aprender a seguir em frente sem a presença física de quem se ama foi desolador.
Isabel queria entender o motivo pelo qual sua mãe havia ido embora, quando a via seu coração se transbordava de felicidade e saudade.
A vida continuou, seu pai arrumou outra esposa que não gostava dela e de seu irmão um pouco mais velho, a outra irmã já iria se casar.
Ela pensou estar perdendo a cumplicidade que tinha em sua própria casa e não esperando mais uma perda viu sua vida mudar para sempre.
Agora seu medo era ficar com a esposa do seu pai ou com sua tia, saindo da casa onde viveu os melhores momentos de sua vida.
Quando seus irmãos mais velhos voltaram para decidir o que iria acontecer Beto a surpreende, a convidando para morar na capital Florianópolis, uma vida muito diferente do interior.
Foi com coração apertado e a saudade martelando, mas a vida ainda lhe mostraria muita coisa além de seus medos e inseguranças.
Quando Joaquim aparece em sua vida tudo ao redor parece ganhar vida e uma nova nuance, eles vão enfrentar muitas coisas juntos. O amor vai fazer com que as flores sempre se desabrochem, esse sentimento mostrará que todos os momentos são para sempre por estarem nos melhores lugares, no coração e nas lembranças que jamais serão esquecidas .

A autora com uma escrita fluida mostra o significado da eternidade dentro de cada coração.

Catharina.Rodrigues 30/12/2020

Instagram: @_catbook
"Ás vezes, sonhamos com algo tão real e incrível que não desejamos mais acordar, queremos ficar presos ao sonho" ⠀

Bom leitores, confesso que foi um pouco difícil de escrever essa resenha para vocês, porque este livro é repleto de emoções, sentimentos e também de muitos detalhes em que eu fico com receio de comentar e acabar dando algum spoiler para vocês. ⠀

Mas enfim ... eu vou comentar de uma forma geral do que eu achei, e do que passa mais ou menos nessa história para quem ainda não leu, não ficar tão perdido. ⠀

Vamos lá ... Nesse enredo acompanhamos a história de uma garotinha chamada Isabel, que muito cedo ela perde duas pessoas muito próximas a ela. E em certos momentos Bel se questiona com Deus, e se pergunta se ela deve continuar lutando ou apenas desistir. ⠀

E quando Bel menos espera, encontra um amor que ajuda ela a se transformar em uma verdadeira 'borboleta'. Pois até então ela se mantinha em um casulo de inseguranças e medo. E esse amor ajuda a ela se transformar, a evoluir e principalmente ter segurança de que existe sim vida após perdas muito difíceis de aceitar. ⠀

Eu super índico essa leitura porque além de ser tão bela, também é baseada em fatos reais e histórias que são baseados em algo real, já é outro nível de escrita, de sensação, e experiência com o livro. ⠀

E eu só tenho a dizer a vocês leitores que devem ler sim esse livro, hoje, e agora. Porque ele é leve, fluído e passa ensinamentos que devemos relembrar por toda nossa vida, principalmente em momentos difíceis de aceitar.

site: https://www.instagram.com/p/B_U9_F5K9EY/

jumorgensten 30/10/2020

O livro é um romance espírita antigo, porém, moderno e tem Isabel como protagonista. Entenderam!? :P Inicia em 1940 com a menina tendo 8 anos, morando no interior junto com os pais e irmãos Carolina, José, Paulinho, Alfredo e Henrique. E ainda tinha Beto que morava na Capital.

A família era bastante unida, a menina e a mãe se davam muito bem tendo como principal ligação as flores e um imenso carvalho existente no jardim. Tudo estava indo bem até Elisa (a mãe) desencarnar. Por ainda ser muito criança, foi impedida de acompanhar o velório e enterro.

A partir de então, Bel começa a se encontrar em sonhos com a mãe praticamente todas as noites. A menina comenta com os familiares, porém, só lhe dão créditos depois da mesma citar um detalhe ocorrido no velório.

Depois de algum tempo, o pai continua sua vida e encontra uma nova esposa. Lúcia maltrata Isabel e José quando estão sozinhos, os impedindo de se alimentar quando quiserem, entre outras coisas. Enquanto o restante da família, continua seus afazeres normalmente até a morte do pai.

Com esse acontecimento, tudo muda e todos os membros da família tomam rumos diferentes. Isabel vai morar na Capital junto com Beto e Paulinho, José vai morar com tia Rosa e Carolina casa-se com um rapaz de posses.

Diante dessa situação, o leitor acompanha os primeiros momentos da agora jovem em Florianópolis, a sua grande sensibilidade e também o grande amor pelas flores e a natureza no geral.

Já adulta resolve abrir uma floricultura e acaba conhecendo o português Joaquim. E assim a narrativa continua com o crescente envolvimento dos dois, o mistério entorno do rapaz e as grandes revelações que surgem ao longo da trajetória.

As partes espirituais ficam a cargo da mãe que aparece nos principais momentos e sempre para auxiliar a protagonista. Depois de um tempo ela some e é mostrado nas estrelinhas e depois bem nitidamente a sua reencarnação.

Além disso, o livro também aborda a importância da comunicação, o perdão, a depressão, os gatilhos que podem ocorrer com pessoas sensíveis e a necessidade de alguns indivíduos conviverem na natureza para se sentirem vivas.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Sabe aquele livro de não querer parar de ler!? Pois então. É esse. E eu acho que tem que virar filme hein! História lindíssima.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/10/30/lagrimas-de-outono-amanda-bonatti/

Muninn - IG @corvosdeodin 26/10/2020

Emocionante!
Essa leitura foi uma grata surpresa que 2020 me reservou, o li em e-book, mas gostei tanto que quando tive a oportunidade, comprei uma edição para chamar de minha.
Um daqueles livros que nos arrebata e encanta, que traz acalento ao coração e que entrou na lista dos favoritos. Amanda, obrigada por escrever uma obra tão linda!
_____
“Alguns abraços aquecem o corpo, afagam e nos preenchem, outros, aquecem a alma, serenam e trazem paz.”

site: https://www.instagram.com/p/CC103KmjehW/

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 03/06/2020

Muito bom!
Isabel sempre teve uma vida sofrida. Perdeu a mãe muito nova e, sem demora, também perdeu o pai. Ela cresceu com um vazio dentro dela, possuindo diversos questionamentos sobre a vida e a morte, a dor e a perda. Quando, aos seus 19 anos, aparece um estranho homem que lhe rouba a atenção, Isabel vê sua vida mudando de rumo, conhecendo sentimentos que jamais esperava, diferentes da completa desolação que sempre sentia antes. Mas seria isso saudável? E quem era esse homem o qual ela só sabia o nome?
Antes de qualquer coisa, aviso a vocês que é um romance que se passa entre os anos 1940 e 1950, eu achei que era romance contemporâneo quando comecei a ler. Ele é narrado em primeira pessoa e se passa em SC.
De qualquer forma, é uma história muito linda e cheia de ensinamentos. Eu não sou tão ligada à religião, mas me considero espírita, e esse livro com certeza conversou comigo e com as minhas crenças, mas se você acreditar em outras coisas, não se preocupe, esse livro conversa com qualquer pessoa que acredite, pura e simplesmente.
Confesso que eu gostaria de ver uma exploração melhor em cima dos sentimentos da Isabel e da depressão que ela, aparentemente, teve durante a infância. Porque tá aí um assunto que não é discutido, mas é extremamente relevante. Crianças também tem depressão.
Enfim, é a única coisa que senti falta na leitura, no restante, achei tudo muito incrível e tocante. Emocionante na medida certa.
Você acompanha a protagonista de criança até virar adulta, o que te faz sentir ainda mais empatia por ela, vendo tudo que ela passou. Os personagens secundários também encantam e Joaquim é um fofo. O casal tem um quê de ingenuidade graças à época que dá um toque especial a ele.
Vou finalizando a resenha, porque senão o insta vai me gongar, haha, mas deixo a indicação. Essa é uma obra cheia de emoções que te fazem repensar sua vida, o caminho que percorreu até chegar ali, tendo-a em suas mãos. Vale muito a leitura.

Mais resenhas em: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2021/10/16/resenha-lagrimas-de-outono-de-amanda-bonatti/

Ellen 19/05/2020

Saudades
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei. Allan Kardec

Lohany 09/05/2020

Amei a experiência de ter lido um livro mais dramático
Desde muito nova Isabel lidou com a perda de pessoas essenciais em sua vida, acreditou que nunca conseguiria vencer a dor que tanto a consumia e que jamais fosse sentir algo igual.
Uma mudança em sua vida a fez sair do interior e ir morar na capital junto com o seu irmão mais velho, onde teve a chance de recomeçar a sua vida e trouxe a esperança de um dia ser feliz mais uma vez.
Eu amei muito esse livro, ele me trouxe muitas reflexões como agradecer por tudo que eu tenho e por tudo que eu perdi porque isso faz parte da vida e, também entender que tudo acontece segundo a vontade de Deus. As coisas ruins que nos acontece vem para nos trazer experiência ou para nos ensinar algo. Nada acontece por acaso, há sempre uma razão por trás de tudo.

É um livro gostoso de se ler, claro que o começo é sim muito triste mas valeu muito a pena a leitura, é leve, e muito rápida.
(apenas o epílogo não me agradou como o restante do livro).

Flávia 05/02/2020

Lindo, calmo e emocionante
Lágrimas de Outono é um romance terno e encantador que nos traz a história de Isabel, uma criança muito apegada aos seus pais, sua família e seu lar.
Após perder sua mãe ainda na infância, Isabel passa por uma terrível tristeza. Desolada com a perda, Isabel passa muito tempo sem encontrar motivos para sorrir novamente.
Após alguns anos, Isabel passa novamente por um momento de dor e questiona a Deus, sua bondade e sua capacidade para amá-la.

Isabel que sempre carregou amor pelas flores, jardins e a natureza, acaba tendo que se mudar para a capital da cidade, onde cresce se tornando uma mulher adulta e desenvolve seu dom pela jardinagem. Lá também encontra Joaquim, um grande amor que foi capaz de ajudá-la a superar as perdas, traumas e dores do passado.
▪︎
Esse livro é emocionante e muito doce, capaz de nos trazer lições e reflexões sobre a vida, Deus, nossa família e o amor.
A autora também soube abordar de maneira muito leve questões como a fé e espiritualidade.
▪︎
Quote: “Dizem que as mais belas flores são as que nascem após um rigoroso inverno. O frio é como grandes dificuldades que temos que enfrentar na vida, e a beleza de uma flor cultivada, são as conquistas e superações. É sábio pensar assim. Não estamos abandonados no mundo e não há dor que não seja curável, nem mal que não possa ser superado.”