Lágrimas de Outono

Lágrimas de Outono Amanda Bonatti

Resenhas - Lágrimas de Outono

Letes 10/12/2019

🍁 Obra narra a estória de Isabel, uma menina linda, simpática, ama sua família e tem muito afinidade com sua mãe e ganha um lindo apelido "Jardineira". E lindas lembranças deixa em sua memória. ⠀⠀
⠀⠀
🌸 Ama seu jardim e suas flores e tem uma árvore de Cameleira que dá linda flores. Sua mãe através de estórias da conselhos para sua pequena sobre a vida e naquele momento não liga muito. ⠀⠀
⠀⠀
🍁 Órfã de mãe, Isabel sofre sua primeira perda e deixa ela desolada e desmotivada. Seu pai arranja uma segunda esposa e ela representa aquele ditado lobo na pele de cordeiro e ela mostra sua verdadeira face perante para os irmãos: Bel e José. E ela começa ver coisas mas ninguém acredita na menina, somente o irmão acredita nela. ⠀⠀
⠀⠀
🍁 Sua segunda perda é a morte de seu pai, a Bel fica triste e revoltada e briga com Deus, não consegue lidar com suas adversidades e nem com seu passado e não consegue colocar em prática os conselhos que sua mãe lhe deu.
⠀⠀
🍁 Isabel vai embora da pequena cidade e vai morar com o seu irmão Beto na Capital. Na capital ela conhece a melhor amiga Laura, às duas se entende. Passa o tempo na rua ela esbarra em um homem misterioso. Quem será? Para descobrir leia este livro maravilhoso.

Opinião Letes: ⠀⠀
⠀⠀
🍂 Novidade é ele vem agora com novo agradecimento; prólogo; nova diagramação e temos um novo fim . ⠀⠀
⠀⠀
🍂 Ele está de casa nova que a Editora Coerência acolheu com carinho este lindo romance. A capa está maravilhosa e parabéns para todos da equipe.
⠀⠀
🍂 Livro maravilhoso e tema proposto pelo livro gosto muito e adora a escrita da Amanda Bonatti

Jeh Xavier @dramatica.literaria 10/12/2019

"Quando o outono se aproximava, eu sentia que era chegada a hora de me deixar cair, assim como as folhas e flores do quintal. Para elas, tudo parece ser calmo ... Um dia simplesmente caem numa dança girante pelo ar e se deitam na grama."

Lágrimas de outono nos conta a história de Isabel, ela se inicia quando Isabel tinha oito anos. Isabel é uma criança sensível e inteligente, ela é a mais nova de seis irmãos e tem uma forte ligação com sua mãe.

Isabel tem um grande amor pelas plantas e adora passar seu tempo no jardim de sua casa, em meio às flores e borboletas. Isabel é uma criança feliz até que um dia sua vida muda com a morte de sua mãe.

Essa perda faz com que Isabel se revolte com Deus e se pergunte porque ele levou a pessoa que ela mais amava na vida.

"Como resignar-se diante de uma morte prematura? Como aceitar que uma flor vá embora com suas pétalas ainda intactas? Como conformar-se que uma vida termine em plena beleza e integridade? Como respirar, se a alegria me foi arrancada, como uma planta que se retira até a raiz do solo?"

Acompanhamos a vida de Isabel desde a infância quando sofreu grandes perdas e durante sua fase adulta. A jornada de vida de Isabel é inspiradora, seu amadurecimento e aprendizados durante a vida nos faz perceber que na vida sempre teremos momentos de tristeza mas a alegria sempre vem pela manhã. Amanda nos emociona em cada página, ela nos presenteia com uma história delicada e repleta de ensinamentos, meu primeiro contato com sua escrita não poderia ter sido melhor e já quero ler mais histórias dela.

"Esse é o melhor lugar para uma boa lembrança viver, Bel, dentro do seu coração, assim ela nunca morre."

Taize @viagemliteral 04/11/2019

?"Às vezes o passado parece uma cortina de vidro tão frágil que preferimos não tocar. Então, nos mantemos afastados e perdemos a linda vista. Esquecemos que não há céu sem tempestade, que não existe mar que seja calmo, e que a morte, incontestavelmente, faz parte da vida."
??
A história começa narrada por Isabel que aos 8 anos de idade perde a dona de seus dias felizes, sua melhor amiga, uma parte de si. Se vai sua mãezinha, com quem passeava diariamente pelo belo jardim de sua casa, ensinando-a a cuidar das flores e a aprender desde cedo que mesmo as coisas mais belas tinham seu tempo de vida, mas que jamais morreriam no coração de quem verdadeiramente amava.
??
Pensar na morte, principalmente de alguém próximo, dói de forma inexplicável. Por mais que saibamos que é o percurso natural da vida, nos lamentamos, desacreditamos de que existe um Deus, ficamos desamparados, apáticos e sem perspectiva. Concordam? ??
Imaginem para uma criança que tinha sua mãe como o ser mais iluminado, aquela que a amava, a ensinava e estava em todos os momentos juntas?! Bel sofrera, e junto com ela sofri também.
Passaram-se os anos e ela se tornou uma garota cheia de medos, inseguranças e saudades, essas que pareciam não ter fim.
Ao conhecer Joaquim, renasceu a esperança de que algo bom poderia acontecer em sua vida, mas por mais que metade daquela tristeza tivesse dado espaço para outro sentimento o vazio ainda prosperava. Aceitar as perdas e recomeçar depois de tantas provações não foi fácil, o trajeto fora extenso e doloroso!
??
Esse foi um dos melhores livros que li em 2019, um livro singelo e emocionante, e que apesar dos pesares nos aquece o coração com a união da família e amigos para tornar a vida de Isabel colorida e cheia de vida como era seu jardim antes de todas as fatalidades.
É um livro inspirado numa história real, o que nos faz ter ainda mais vontade de abraçar essas pessoas e agradecer por compartilhar através da Amanda essa linda história de amor, superação e espiritualidade!
??
?"O amor e a alma são flores imperecíveis. De amor e de fé. Que seja assim a nossa existência."
Marina Mafra 05/11/2019minha estante
Vou ter que ler depois dessa resenha, né? *-*

Taize @viagemliteral 07/11/2019minha estante
Com certeza! Hahahahah

Juliana @raizdeumlivro 02/10/2019

LÁGRIMAS DE OUTONO
Isabel vive no interior com sua família, feliz e apaixonada pelo jardim que tem no fundo da sua casa. Sempre rodada de amor e proteção até tudo se desmoronar. Perdeu a pessoa mais próxima dela, sua mãe. Aquela que partilhava os melhores momentos da sua vida, aquela que ensinou a amar as flores e deu ensinamentos que poderia levar para a vida toda. Bel foi embora com seu irmão Beto para a capital, para ver se conseguia preencher esse vazio. Lá ela também encontra o seu grande amor, Joaquim. A quem a faz descobrir novos sentimentos e a certeza de que ainda não é tarde para ser feliz.
Esse livro é encantador, sem palavras para descrever. Isabel perdeu a mãe e o pai ainda quando era criança. Bel ainda sentia uma forte ligação com sua mãe, mesmo depois dela ter partido. Mesmo na capital, ela ainda passou por outras provas. O mistério sobre a família de Joaquim, e mesmo que tenha encontrado Joaquim ainda sentia que faltava algo e sofreu outra perda. Fiquei triste que ela estava se deixando levar por esse sofrimento, mas entendo que cada um reage de uma forma. Joaquim sempre atencioso, amoroso, paciente e fazendo de tudo para fazer sua amada sorrir novamente. Aquela supresa que ele fez para ela no final, sem dúvida foi a coisa mais linda. E desse amor lindo nasceu Alice. Não posso esquecer dos personagens secundários. O apoio que sempre deram a Bel, tocou muito meu coração cada um deles. Alice é quem encerrar a história no local onde sua mãe viveu. Pois o seu coração pertencia aquele lugar.
O título tem a ver muito com o livro, pois era exatamente nessa estação que mais marcava a vida de Isabel.
Esse livro é um romace espírita. Confesso que não sou chegada muito nesse gênero. Mas, essa história me surpreendeu. Podemos tirar muitas aprendizagens nela. Essa é a hisória dos avós da autora. Fiquei supresa, e passar para o papel e chegar até aqui deve estar sendo muito emocionante para Amanda.

site: https://www.instagram.com/p/B11DIKkjh4x/?igshid=ql8vpqcengge

Lírios 15/09/2019

todas as estacoes do amor
A obra em destaque é da autora amanda bonatti , lágrimas de outono que é um gênero bem diferente um romance/espírita.
É uma narrativa com toques de poemas com referência as quatro estações do ano em especial o outono.
Em meio a flores e poesia o leitor se encanta e emocionar .Com a história da paquera Isabel que aos 8 anos tem que lidar com a perda inesperada de sua mãe.

A obra mostra como uma aquela família sofre e enfreta o dia a dia depois do falecido de Beatriz (Mãe).
A Autora mostra o poder do amor e da fé , e como lidamos com uma situação
Delicada com da personagem.

há momentos bem marcantes que eu achei que a autora descreve de como antigamente os adultos tratavam as crianças em uma situação como esta.
Que muitas vezes não acreditamos no que eles tem a dizer , parar e escutar os seus sentimentos.

As crianças são puras e verdadeiras com as suas emoções, puras de coração.
Como se torna uma pessoa quando perde a mãe e com um tempo o seu pai?
O livro é baseado na vida dos avós da própria autora. O que torna a obra ainda mais especial!!!
Parabéns Amanda pela história emocionante!
Frase do livro
“O coração é o melhor lugar para uma lembrança boa viver”.

site: https://dicasdalirios.blogspot.com/2019/09/resenha-lagrimas-de-outono.html

Aline Cristina Moreira 12/08/2019

Lindo!
Esse livro foi o primeiro que li da Amanda e foi uma leitura muito especial pra mim, principalmente por se tratar de um romance de teor espírita (minha religião). É uma história sensível e delicada, na qual a personagem principal, Isabel, enfrenta muitos percalços desde a infância.
Isabel é uma jovem que tem uma percepção da vida diferente do resto de sua família e cuja sensibilidade nos leva por uma história que, apesar de sofrida é linda.
Os trechos que iniciam cada capítulo são um toque bem sutil e adequado, pois nos permite adquirir mais conhecimentos a respeito dessa religião que muitas vezes é menosprezada.
Amei cada linha desse romance e o recomendo tanto para aqueles que são espíritas quanto para aqueles que não são, pois a história desse livro vai muito além de questões religiosas. O amor que a história nos passa supera qualquer barreira.

Rebeca Bueno 15/09/2018

Uma história linda de aquecer o coração
Acho que nunca lúnula história onde o ?deixar ir? esteve tão presente quanto nesta. Amanda retrata lindamente a trajetória de Bel, desde a infância até a fase adulta, com suas perdas, suas dores e amores também. A família sempre está muito presente, na alegria e na tristeza. Através das mudanças inevitáveis da vida, a escrita envolvente nos faz querer engolir as páginas. Me emocionei em varias passagens ao me sentir no lugar da personagem com quem tanto me identifiquei. De uma forma muito natural, Amanda também retrata os diálogos de forma fiel com os maneirismos típicos dos personagens portugueses da trama o que confere qualidade, realismo e um charme a mais a trama.
Bonatti 05/01/2019minha estante
Que linda! Amei tanto a resenha! Obrigada!

Fernanda @condutaliteraria 11/09/2017

Doce e Emocionante!
Isabel é uma menininha muito doce de 8 anos, que mora no interior de Santa Catarina. Em uma época em que ainda não havia energia elétrica nas áreas rurais.

Seu lugar favorito era o jardim da casa, onde passava longas horas ao lado de sua mãe cultivando lindas flores, a sua preferida é a Camélia.

É muito bonita a cumplicidade entre mãe e filha. Mas as coisas mudam muito quando Isabel perde a mãe. Seu sofrimento é muito grande e nessa parte do livro precisamos tomar um fôlego para seguir em frente.

"Era como se me faltasse ar. Como se a minha vida e minha história tivessem sido interrompidos e meus sonhos fossem apagados para nunca mais brilharem."

Após isso muitas mudanças ocorrem na vida de Isabel, ela enfrenta muitos momentos difíceis, até chegada a hora em que tem que se mudar para a capital e ir viver com um de seus irmãos.

Uma passagem no tempo acontece e Isabel conhece Joaquim, que também não teve uma vida muito fácil e carrega um grande mistério. Será que ambos vão superar suas dores? Claro que não vou contar, para saber, só lendo!

O livro da Amanda é curtinho, mas carrega uma história cheia de sentimentos. Precisei de algumas pausas para ajeitar o coração e continuar lendo.

O que gostei muito na história foi o leve toque espiritual, não é algo em demasia, mas que leva a pensar nos mistérios da vida e dá uma sensação boa que nada se acaba com a morte.

"O bom da vida é que sempre podemos contar com as boas surpresas que surgem no meio do caminho."

Cada capítulo começa com mensagens de Chico Xavier, o que gostei muito também.

Eu li em formato digital, mas podem observar o quanto a capa é bonita, faz pensar que seja a imagem de Isabel criança.

Para se emocionar e refletir, um livro que toca nossa alma, com mensagens muito lindas!

Recomendo!

Nu e As 1001 Nuccias 05/05/2017

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Resenhista: Nuccia De Cicco
*Resenha completa com imagens e quotes no link do blog.

Em Lágrimas de Outono, vamos conhecer a história de Isabel, a Bel, e sua família. Morando no interior de Santa Catarina, Bel nos apresenta sua vida desde pouco antes do outono de 1940, quando, com seis anos de idade, perdeu a mãe para uma doença misteriosa.

Bel, a mais nova de sete filhos, era a Jardineira da casa. Junto com sua mãe, passava seus dias entre as lindas flores e árvores no jardim em frente à sua casa, cuidando de cada uma com atenção particular, em especial o grande Carvalho, no qual havia um balanço que adorava usar, e a Cameleira, sua árvore florida preferida, pois era a que mais representava a mãe para ela.

Com o falecimento da mãe, muita coisa mudou. Seu pai perdeu o viço, seus irmãos tornaram-se introspectivos. E ninguém acreditou quando Bel contava ter visto sua mãe nos jardins, conversando com ela. A vida de Bel e seu irmão José piora muito quando seu pai decidiu se casar novamente, pois os mais novos precisavam de alguém que cuidasse deles direito.

Perder parte da família tão jovem e não ter crédito junto à família restante fez com que Bel temesse a vida. Passou a se manter afastada sentimentalmente. E cada vez que havia uma mudança, o impacto era estupendo.

Morando em outra cidade, com um trabalho próprio, um sonho realizado, encontra o amor novamente. Mas será que ela está disposta a perder o medo de amar e se entregar?

Minha opinião: O livro é lindo! Não é apenas um romance comum, é um livro sobre amor, daquele tipo de amor que transcende, transborda e transforma.

Como conheci a Amanda e li seus primeiros livros (Ah! Mar Itajaí e S.O.S Mamãe de Primeira Viagem), além de alguns de seus textos no Wattpad, onde este livro foi postado primeiramente, e no Blog Clube do Livro e Amigos, já conhecia seu estilo de escrita, mesmo que tenham temáticas diferentes deste.

Assim, posso afirmar com certeza absoluta que Mandy amadureceu bastante! A escrita não perdeu a poética, mas ganhou uma fluidez bem mais limpa. Lágrimas de Outono é um daqueles livros que começamos a ler e não conseguimos parar, não pela curiosidade, apesar de presente, mas pela forma cativante da autora nos apresentá-lo.

O tempo todo eu quis dar um abraço na Bel, a protagonista e narradora, mesmo quando chegou à vida adulta, seguiu seus sonhos e encontrou amor. Todos os personagens são bem estruturados e cativantes, mesmo aqueles que possuem uma personalidade mais turrona. No fim, entendemos as dores e os motivos de todos.

As metáforas e analogias com flores e árvores tornaram a narrativa mais bela, mais encorpada e nunca cansativa em momento algum. A narrativa em primeira pessoa nos faz entrar no mundo de Isabel e imergir em seus sentimentos.

Se você está pensando que é um livro sobre espiritismo, está enganado. É um livro sobre a vida que tem passagens sobre espiritismo, no entanto, sem ficar explicando a religião ou o como/porquê do que acontece. Cabe a você, leitor, se identificar ou acreditar com a narrativa da Bel ou não.

E depois de fechar o livro, nos lembramos de algo que lemos lá na primeira página: é inspirado em uma história real, em lembranças reais! E agora? Como anda seu coraçãozinho?

No mais, é um livro meigo, com lições de vida lindas e importantes, cheio de citações maravilhosas. Se eu recomendo? Nunca antes recomendei um romance com tanto fervor!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/05/resenha-livro-lagrimas-outono.html
Bonatti 06/01/2019minha estante
É muito amor que eu tenho por essa Nuccia lindaa

Clube do Livro 26/03/2017

Resenha por Vanda Costa (completa)
Antes de tudo, preciso falar que fui “leitora beta” e ajudei na revisão desta obra. Fui “leitora beta” e também participei da revisão de seu outro sucesso “SOS Mamãe de Primeira Viagem”, alem de já ter lido “Ah! Mar Itajaí”, um livro de poesias escrito, também, pela Amandinha. Então, para mim, é muito prazeroso falar sobre Amanda Bonatti e sobre sua escrita. Para deixar os leitores confortáveis para a leitura, como o livro está classificado como “Romance/Espírita” e algumas pessoas podem não curtir esse gênero, posso garantir que o livro não é uma doutrinação, não faz apologias a dogmas religiosos, não requer conhecimento aprofundado e nem induz e/ou direciona o leitor ao espiritismo.

O livro em si não chega a ser um livro espírita, mas, sim, um drama/romance espírita, com uma pequena alusão ao espiritismo, mais precisamente ao dom ou a capacidade que algumas pessoas têm de manter contato com espíritos já desencarnados. O leitor percebe a espiritualidade de Isabel quando ela, apesar da pouca idade, demonstra ser muito espiritualizada e passa a ter “encontros” com sua mãe já falecida. Como já mencionei acima, a autora do livro, Amanda Bonatti, além de escritora é poetisa, então, o leitor pode esperar por um romance com uma linguagem extremamente poética e comovente.
A narração é feita em primeira pessoa por Isabel, permitindo que o leitor tome conhecimento, exatamente, sobre o que ela sente diante dos diferentes acontecimentos que ocorrem em sua vida. A autora emprega uma narrativa direta e superenvolvente, fazendo com que a leitura flua com facilidade e desperte no leitor a curiosidade e o interesse pelo desenvolvimento da trama.
A história acontece por volta da nostálgica década de 40, numa cidade do interior de Santa Catarina. A energia elétrica ainda não havia chegado à região e os lampiões e lamparinas faziam parte do cenário, nos transportando para o interior das casas onde as famílias se reuniam à mesa iluminadas pelas lamparinas e o apagar das lamparinas determinava, também, que era chegada a hora de todos se recolherem. É neste cenário que a autora nos apresenta Isabel, a caçula de sete filhos de Antônio e Elisa, dos quais três já eram adultos e não moravam mais na casa.

Isabel vivia uma infância feliz com os irmãos José, Carolina e Paulinho. Por ser a caçula, era muito apegada à mãe e estavam sempre juntas. Elisa nutria um amor especial pelo jardim e, todos os dias, mãe e filha cuidavam das plantas, árvores e flores, despertando, assim, o interesse e o amor de Isabel pelas plantas e pelo jardim. Mesmo muito pequena a menina já sabia o nome de quase todas as flores. Seus animais de estimação eram formigas, lesmas e alguns insetos que encontrava no quintal. O centenário Carvalho era sua árvore favorita e nela seu pai construiu um balanço no qual sua mãe a impulsionava bem alto, até que ela pudesse imaginar que alcançava a lua e as estrelas. Gostava de todas as flores, mas era das Camélias brancas que mais gostava. Sua mãe a chamava carinhosamente de “jardineira”, por ser o jardim seu local preferido para brincar. Como podemos perceber, Isabel tinha a infância mais feliz que uma criança pode ter. A vida de Isabel e de sua família era perfeita e feliz até que, em uma determinada noite, sua mãe morre repentinamente.
A partir desse trágico e triste acontecimento, Isabel viu sua vida virar de cabeça para baixo. A solidão, a tristeza e a dor passaram a ser suas companheiras diárias. A trama ganha uma carga emocional intensa, pois nos deparamos com todo o sofrimento e inconformismo de Isabel em conviver com a ausência da pessoa que ela mais amava na vida, além dos acontecimentos que sucederam a morte da mãe, como o ritual do luto, que, segundo os costumes da época, os familiares tinham de tingir todas as roupas (inclusive as íntimas) de preto, o que transformava a vida de todos sem cor, sem perspectivas de alegria e, vamos combinar, é muita dor e tristeza para qualquer um, principalmente para uma criança com tão pouca idade.

Outros acontecimentos contribuíram em muito com o sofrimento da menina, como a decisão tomada pelo pai de casar-se num curto espaço de tempo com Lúcia, sua colega de trabalho. Isabel além de julgar o prematuro e inesperado casamento do pai como uma traição a memória da mãe, teve a infelicidade de ganhar uma madrasta insensível, interesseira e cruel com os filhos mais novos (José e Isabel), além de ser desacreditada pela irmã Carolina e pelo pai quando resolveu contar-lhes sobre as maldades da madrasta. Isabel também sofre por ter uma acentuada espiritualidade, pois as pessoas mais próximas, principalmente seu pai e sua irmã, por não entenderem sobre esses mistérios, desacreditam de suas afirmativas de que sua mãe lhe fazia essas visitas, até que ela consegue uma prova irrefutável de que está falando a verdade.
Se a vida de Bel já era penosa e difícil, piora com o falecimento repentino de seu pai. É mais um trauma para a menina que se sente desamparada, solitária e inconformada com as perdas e sofrimentos pelos quais, em tão pouco espaço de tempo, teve que passar. São momentos muito difíceis. Momentos de muita dor, solidão, sensação de abandono, inconformismo e tristeza. Seu coração estava cheio de ressentimentos, mágoas e questionamentos sobre a sabedoria e a justiça de Deus. Devido a essa nova perda Isabel vai morar na capital com o irmão Beto e sua mulher, sendo bem recebida e bem tratada pela cunhada, passando então a sentir-se novamente vivendo no seio de uma família.

“O bom da vida é que sempre podemos contar com as boas surpresas que surgem no meio do caminho.”

A história prossegue com uma passagem de tempo de 10 anos. A menina cresce, torna-se uma jovem meiga e gentil, faz novos amigos, mas continua insegura e temerosa em relação a questões de afetividade, pois teme novas perdas e sofrimentos em sua vida. Isabel nutre o sonho de ter uma floricultura e, com a ajuda de sua melhor amiga e confidente Laura, sai em busca da realização de seu sonho. Num determinado dia, quando vai ao centro da cidade em busca de um ponto para sua floricultura, conhece Joaquim, um jovem português por quem seu coração disparou. Joaquim também se sentiu irremediavelmente atraído por ela. Apaixonam-se e iniciam o namoro. Após tantas perdas e sofrimento, Joaquim representa uma dose a mais de esperança, de felicidade para Isabel e descobrem que o amor não une apenas as pessoas, mas une, também, seus problemas, temores, questionamentos, sofrimentos e, acima de tudo, une ideais e alegrias. Apesar de todas as expectativas e esperanças compartilhadas com Isabel, Joaquim mostra-se um tanto misterioso e esconde alguns segredos sobre sua vida, segredos esses, que podem interferir na felicidade do casal. Isabel é perspicaz e descobre todos os mistérios que envolvem a vida de Joaquim e passa a enfrentar o dilema de revelar a Joaquim sobre sua descoberta ou aguardar o desenrolar natural dos fatos.
“Caminhar ao lado de Joaquim era umas das sensações mais incríveis que eu podia experimentar. Havia magia quando nossos olhos se encontravam, quando nossas mãos se tocavam. Estarmos juntos parecia uma garantia de que nada nos atingiria, que não precisávamos nos preocupar com nada...”

Bem, pessoal, a história continua e Isabel ainda passará por algumas provações e adversidades e precisará por em prática sua fé em Deus e sua confiança nos planos que Ele tem para sua vida. Como Isabel conduzirá sua vida diante de tantas perdas e adversidades? Isabel conseguirá superar o medo de se afeiçoar a alguém para viver plenamente seu amor por Joaquim? Que segredos Joaquim oculta de todos? Para quem tiver interesse e curiosidade em ler o livro, a autora reservou um final com muitas lições de vida, muito aprendizado e muitas, muitas emoções.
A primeira coisa a falar sobre “Lágrimas de Outono” é: uma história apaixonante e enriquecedora!

“Lágrimas de Outono” é um livro cheio de surpresas, tragédias e segredos, permeado com mensagens de fé e espiritualidade. Amanda Bonatti é uma autora que tem uma facilidade muito grande de convencer e emocionar o leitor com sua escrita. Seja qual for o tema da trama que ela desenvolva, ela consegue trazer o leitor para o clima da história. É impressionante a sua capacidade descritiva tanto de sentimentos quanto dos cenários nos quais a trama acontece e com “Lágrimas de Outono” não foi diferente. É quase palpável os sentimentos e cenários descritos por ela. A riqueza de detalhes que ela forneceu ao relatar o aspecto e a aparência de um simples jardim fez com que eu me sentisse dentro do cenário, passeando no jardim de sua casa, subindo nas árvores, tocando nas flores, nas folhas caídas. A emoção que ela transmitiu ao narrar a inquietude e a dor da pequena Isabel durante o falecimento de seus pais me fez interromper a leitura por muitas vezes para que eu pudesse me recompor de tanta emoção e isso aconteceu no decorrer de toda a trama.
É incontestável que “Lágrimas de Outono” traz um enredo triste, entretanto, a autora não o transformou num daqueles famosos dramalhões mexicanos, pois todo o drama contido na história não é fantasioso, mas, sim, são situações totalmente possíveis de acontecer na vida de qualquer um de nós ou na vida de alguém que conhecemos. É exatamente por essa probabilidade e pelos personagens terem características tão próximas de pessoas que conhecemos que torna a história tão real, sem contar com o fato de a autora afirmar que “Lágrimas de Outono” é a história da infância de sua avó, Cleide, então, maior veracidade, impossível!
Não posso deixar de falar sobre o esmero e bom gosto que a Editora Arwen dedicou ao livro. Com certeza, mesmo sem conhecer a história, compraria o livro só pela beleza da capa. A diagramação também é outro ponto de destaque. Cada capítulo é introduzido por bordas com flores estilizadas e citações de alguns espíritos de luz como Chico Xavier, André Luiz, Allan Kardec, Emmanuel, dentre outros. O tamanho da fonte, o espaçamento entre as linhas e as páginas amareladas dão total conforto e agilidade ao leitor.
Um livro com uma história tão comovente e enaltecedora, com uma escrita inteligente, poética, atual e convincente, aliadas a um excelente trabalho editorial, só poderia resultar num livro perfeito, completo, fascinante. Lágrimas de Outono é, sem dúvidas, um dos melhores livros que li nos últimos anos.
“- Estou tão cansada. Acho que meu coração também está. Não sei se poderei encontrar as respostas que preciso.- Tu vais. Amar pode curar, pode aliviar tua alma. Continue amando as pessoas e a vida, Bel. Acredite e confie no propósito que Deus tem para nós.”

Sobre a autora

Amanda Bonatti é Catarinense, Pedagoga e Licenciada em Letras. Apaixonada pelo mundo dos livros e das palavras, escreveu contos, poemas e em 2013 publicou seu primeiro livro “Ah! Mar Itajaí”, onde retrata as praias e belezas naturais da cidade onde nasceu. Em 2015 lançou seu segundo livro na Bienal Internacional do Livro/RJ, o romance "S.O.S Mamãe de primeira viagem” direcionado ao público feminino e que conta hoje com sua segunda edição.
“Sempre gostei muito de ler, mesmo antes dos tempos de escola. Lia o mundo antes de ler as palavras e ler o mundo é algo que transcende a uma simples leitura de códigos e símbolos. Mas quando conheci o mundo encantador dos livros e da poesia, me encantei por esse universo mágico e mergulhei fundo”.

Bem, leitores queridos, garanto-lhes que, independente de credos e/ou religiões, quem ler “Lágrimas de Outono” concluirá que o lado tocante e enaltecedor do livro é o de produzir no leitor a certeza de que as perdas irreparáveis pelas quais Isabel passou não ficaram marcadas apenas por desespero e dor, pois a autora nos coloca em contato com personagens fortes, marcantes em crueldade e/ou generosidade e nos dá subsídios para entendermos os desígnios que Deus reserva para cada um de nós. É certo e notório que a menina passou por momentos muitos dolorosos, mas também foi permitido ao leitor acompanhar a evolução e o amadurecimento de Isabel, saber o que ela fez com todo o amor e ensinamentos transmitidos por sua mãe em vida e pós-morte e refletir sobre a mensagem principal do livro que é a de que é preciso entender que, mesmo diante das situações mais adversas, das perdas mais dolorosas e inevitáveis, é possível e necessário encontrar um novo rumo para a vida, sem perder a doçura, a crença no amor e em dias melhores, pois a vida, após esse conflito de realidades tem que ser uma mistura perfeita, na medida certa de fé, força e recomeços.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2017/02/resenha-nacional-lagrimas-de-outono.html

Vanda 23/02/2017

Um dos melhores livros que li nos últimos anos
Olá, leitor querido!
Hoje, vou falar sobre o livro ”Lágrimas de Outono”, da autora e poetisa Amanda Bonatti, membro e autora parceira do nosso blog. O livro foi publicado pela Editora Arwen, com o Selo Editorial Regeneração.
”Lágrimas de Outono” foi classificado no gênero Romance Espírita, mas, na verdade, acredito que a mensagem do livro é a do aprendizado e/ou fortalecimento do principal fundamento de qualquer religião: a confiança em Deus e nos planos que Ele tem para nossa vida. No livro a autora narra a emocionante história de Isabel, uma doce e sensível menina que, aos oito anos de idade, passou pela pior “Estação” de sua vida. É uma história de amor, perdas, dor, amadurecimento, fé e superação.
Vamos conhecer Isabel e suas viagens pelas estações da vida?

“Quando o outono se aproximava, eu sentia que era chegada a hora de me deixar cair, assim como as folhas e flores do quintal. Para elas tudo parece ser calmo. Um dia simplesmente caem, numa dança girante pelo ar e deitam-se na grama, repousando, sem dor.”

A história prossegue com uma passagem de tempo de 10 anos. A menina cresce, torna-se uma jovem meiga e gentil, faz novos amigos, mas continua insegura e temerosa em relação a questões de afetividade, pois teme novas perdas e sofrimentos em sua vida. Isabel nutre o sonho de ter uma floricultura e, com a ajuda de sua melhor amiga e confidente Laura, sai em busca da realização de seu sonho. Num determinado dia, quando vai ao centro da cidade em busca de um ponto para sua floricultura, conhece Joaquim, um jovem português por quem seu coração disparou. Joaquim também se sentiu irremediavelmente atraído por ela. Apaixonam-se e iniciam o namoro. Após tantas perdas e sofrimento, Joaquim representa uma dose a mais de esperança, de felicidade para Isabel e descobrem que o amor não une apenas as pessoas, mas une, também, seus problemas, temores, questionamentos, sofrimentos e, acima de tudo, une ideais e alegrias. Apesar de todas as expectativas e esperanças compartilhadas com Isabel, Joaquim mostra-se um tanto misterioso eesconde alguns segredos sobre sua vida, segredos esses, que podem interferir na felicidade do casal. Isabel é perspicaz e descobre todos os mistérios que envolvem a vida de Joaquim e passa a enfrentar o dilema de revelar a Joaquim sobre sua descoberta ou aguardar o desenrolar natural dos fatos.

Gláucia 10/01/2017

Estou extasiada com esse livro, “Lágrimas de Outono”, da querida Amada Bonatti.
Simplesmente fiz uma viagem no tempo… Lembrando de tantas coisas vividas na época de criança… Me senti tão pertinho de minha mãezinha… Me lembrei das flores que plantamos juntas, das conversas e de como foi difícil para mim aceitar a sua passagem. A perda de quem amamos é uma dor imensa, mas a perda de uma mãe é uma dor inexplicável. Por mais que acredito em vida após a morte, foi muito difícil para mim conviver e aceitar o fato. Mas como tudo nessa vida passa, aprendi e compreendi que chorando só atrapalharia sua evolução. Fico com as lembranças e com a certeza de que um dia vamos nos encontrar de novo, enquanto isso fico com a saudade…
Mas, lendo esse livro revivi muitas fases de minha vida com mamãe. Lembrei dela plantando, colhendo e me ensinando tudo o que sabia. Como suas mãos eram abençoadas, pois tudo o que plantava, crescia e florescia lindamente.
Esse livro mexeu muito comigo, desde que li a sinopse.
É um livro fácil de ler e difícil de desgrudar dele. (rsrsrs…)
Cada página, cada capítulo me fizeram emocionar com a linda Isabel. Sofri e chorei muito ao conhecer a pequena Isabel e toda sua luta para conseguir superar tantas provações. Com tudo o que viveu, após a perda de sua mãe, ela vive momentos difíceis, torna-se triste e deixa de acreditar que a felicidade existe. Ela passa por muitas dores e sofrimentos, mesmo estando ao lado de pessoas que a amam. Mas, como toda dor e sofrimento não são eternos, eis que Bel, desperta para sua grande transformação, e como uma linda flor, desabrocha para viver a mais linda estória de amor!
Após conhecer Joaquim, sua vida dá uma virada. Novamente Bel terá momentos difíceis, mas será que ela conseguirá superar tudo? Será que conseguirá curar as cicatrizes que ficaram marcadas em seu coração? E o mais importante: será que Bel voltará a confiar em Deus, em como Ele é justo, único e perfeito?
Amigos, só lendo esse maravilhoso livro para descobrirem isso e muito mais. Mas posso garantir que são tantas lições e momentos que vivenciamos ao lado de Bel, Joaquim e sua família. São tantas lembranças que recordamos… Tantos momentos únicos que vem em nossa mente…
A vida é como um outono, portanto vamos ter fé e amor no Criador que sempre teremos uma primavera repleta de flores em nosso coração!
………………………………………………………………………………………………………...............
O que aprendi?
> Toda dor e sofrimento que tivermos que passar, outro não passa, mas com toda certeza ajudará em nosso crescimento;
> Perdoar sempre, pois quando perdoamos verdadeiramente nosso coração fica em paz;
> Ter fé e amor no Criador é o melhor remédio para nossa vida.
> Não há dor ou mal que não possa ser curado, basta acreditarmos e pensarmos positivamente que conseguimos vencer e cicatrizar todas as feridas do coração.
…………………………………………………………………………………………………………...........
Trechos Marcantes:
“Perdoar não significa esquecer, mas sim diluir mágoas, ressentimentos, revirar o baú de memórias, tocar novamente na ferida e realmente curá-la.”

“Dizem que as mais belas flores são as que nascem após um rigoroso inverno. O frio é como grandes dificuldades que temos que enfrentar na vida, e a beleza de uma flor cultivada, são as conquistas e superações. É sábio pensar assim. Não estamos abandonados no mundo e não há dor que não seja curável, nem mal que não possa ser superado.”
…………………………………………………………………………………………………………...........
Indicação:
Super indico e recomendo esse livro a todos vocês, em especial aos amigos que já perderam um ente muito querido.

LT 07/11/2016

Ah, as Flores da vida...
Oi gente, quem leu minhas primeiras impressões (no Blog: livrosetalgroup.blogspot.com.br) sobre esse livro sabe o quanto estava louca para ler e preciso dizer: terminei chorando do início ao fim.

Isabel sempre lidou com perdas, desde de pequena. Perdeu a mãe muito nova, não soube perdoar e seguir em frente. Em sua vida, logo adentrou Lúcia, que foi uma péssima madrasta e também perdeu seu pai logo depois.

A jardineira, como sua mãe a chamava, sempre apaixonada por flores e por seu jardim.

Ela não soube o que fazer, perdoar, esquecer e seguir em frente. Até que seu irmão a chama para morar com ele e ela vai. Conhece a Capital, conhece Maria, namorada de Beto – seu irmão. Lá também conhece Laura, a qual vira sua melhor amiga e a única que a entende.

Alguns anos depois, ela vê sua vocação, que é cuidar de flores, assim abrindo a Casa das Flores e conhecendo também Joaquim – pelo qual se apaixona – ele também se apaixona – eles passam a se conhecer bem um ao outro e quando realmente amamos alguém, é assim mesmo. Bel sabia disso e agora era isso que sentia, finalmente podendo sentir-se amada.

Muita coisa aconteceu, ela descobriu o que o misterioso Joaquim tanto escondia e o que lhe deixava aflito.

Depois de muito tempo, será que nossa mocinha consegue seguir em frente? É realmente algo que devia ser feito. O único jeito de saber, é lendo, porque não, não vou contar qual o mistério do rapaz, se nossa mocinha foi forte ou não. Será que ela vai superar suas dores, suas perdas, suas marcas, será que ela vai aceitar o mistério, será que vai ficar com Joaquim? Ou vai viver relembrando e “remoendo” o passado para sempre? E quem ela tem de perdoar? Não me perguntem...

Bom, é isso. Amei muito esse livro, me tocou profundamente ao decorrer de toda a leitura. Quanto o desfecho? Como disse, vocês só vão saber disso lendo! Deixo novamente bem claro que chorei horrores e que me apaixonei por cada palavra, vale muito, muito a pena a leitura!

Ah, mais uma coisinha que quero destacar: vocês vão se apaixonar pela diagramação e tudo em si, até pelo cheiro (sim, eu cheirei o livro, sempre cheiro meus livros), ele é maravilhoso, a editora Arwen está de parabéns por essa lida edição e a Amanda, mais uma vez, me ganhando com suas histórias perfeitas.

Recomendo a leitura para quem busca um livro que te faz refletir, que toca na alma, lindo, encantador e quase real...

Resenhista: Analuiza Amorim.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/