A Sombra do Passado

A Sombra do Passado Sylvain Reynard

Resenhas - A Sombra do Passado

Claudia 07/07/2020

Instigante.
Antes de começar gostaria de dizer que minha opinião é controversa e vai contra o senso comum.

Apaixonei-me pela escrita de Sylvain Reynard, e engatei uma série na outra, mesmo sem ter gostado do último livro sobre Gabriel e Julianne, mas Noites em Florença não é bem o q eu esperava.

O William, conhecido como ?o Príncipe? está longe de fazer honra ao título. Ele é sombrio, misterioso e cruel, totalmente tirano. Sua exceção se faz apenas a Raven. E isso me deixou meio que contrariada. Ele não tem um passado ruim do qual ele se arrepende, ele não tem vínculos ele NÃO É HUMANO.

Td bem, q essa é a intenção do autor, eu entendo, mas isso fez com q eu não me ?apaixonasse? por ele.

Em ? A Sombra do Passado? temos, finalmente, algumas revelações sobre ele e algumas ?justificativas?, mas não funcionou muito bem pra mim.

Logo no começo ele dá a Raven um presente de aniversário bizarro que embrulha o estômago dela e o meu.

Mais uma vez: eu sei q ele não é humano e que essa foi a intenção do autor, para mostrar q ele é uma criatura da noite.

Mas eu gosto de histórias que enchem o coração de esperança, mesmo q seja torcendo por um vilão, q ele se redima pelo amor. Não tive esse sentimento pelo Príncipe.

Pela primeira vez, entre todos os filmes, livros e séries que já vi na vida, me peguei torcendo para que a mocinha escolhesse outra pessoa. Torci para a Raven ficar com qq um, menos com ele. Senti q a única forma dele mostrar q realmente a amava era usando controle mental e fazendo-a esquecer dele, abrindo mão dela, mas ele não fez isso e não penso q isso vá fazer.

A Raven é maravilhosa, bondosa, sofrida, uma alma evoluída que merecia bem mais que aquele Príncipe.

Então você não gostou do livro?

Gostei. O livro flui bem, a escrita do autor é ótima, os diálogos são interessantes, os acontecimentos surpreendentes, enfim, td me fez gostar do livro. Meu problema foi com o personagem, com William, e suas decisões e posturas. Um ?vampiro? com o nível de escuridão dele, não seria capaz de amar, mesmo que fosse a Raven, ele me parece um psicopata, desprovido de sentimentos e psicopatas não amam. Achei q essa paixão dele não foi convincente, só isso. Mesmo qdo o tema é fantasia, gosto de encontrar algum sentido naquele mundo.

William me deixou órfã desse sentimento. Lerei o último livro na esperança de que minha opinião sobre ele mude.

Dai 23/06/2020

A sombra do passado
Apos terminar de ler 'A transformação de Raven', fiquei muito ansiosa pra ler a continuação. 'A sombra do passado' foi um livro bem leve de ler, com capitulos curtos a escrita do escritor gostosa de ler. Porém, a estoria em si (pelo menos nesse segundo livro) não foi o que eu esperava. O livro tem muitos misterios, mas, da forma que o autor faz até nos levar as explicações são bem arrastada, e ainda assim deixa pontos faltando. Eu fiquei um pouco perdida com as cenas extras de outros livros que o autor colocou no final (que são cenas extras da trilogia do 'Inferno de Gabriel'), eu só sabia de quem e de quê se tratava porque minha amiga leu a trilogia e eu meio que sabia por alto do que se tratava. Mas quem nunca ouviu falar acho que vai ficar boiando.
O "ponto chave" do livro é a corrida do Principe, para proteger Florença, e sua amada Raven, de uma possivél ameça que invade o principado. Que são a Cúria e as feras. Raven, vai precisar ser forte diante de uma nova descoberta sobre uma pessoa de quem ela gosta muito e terá que fazer uma decisão entre essa descoberta e o seu amado principe.

Gostei muito da escrita do autor, é leve e fluida, ele sabe te prender do incio ao fim. Mas acho que ele deixa lacunas abertas e alguns personagem aqui foram mau construido e alguns mau aproveitado.

Fabiana @bibliotecadabia 21/06/2020

Livro simplesmente M A R A V I L H O S O !
Resenha: Continuando as resenhas da ☆《Série Noites em Florença》☆, hoje vamos conhecer o terceiro livro da Série. A trama segue o mesmo ritmo do primeiro livro, sendo narrado em terceira pessoa, mas alternando o ponto de vista entre Raven e William.

Raven revelou a William o episódio traumático que aconteceu com sua irmã mais nova Carolyn, e também como se machucou, deixando sua perna lesionada para toda vida, além dos conflitos com sua mãe. Tal situação é fator de sofrimento para Raven, e William, extremamente protetor com sua amada, quer proporcionar justiça em seu nome, e protege-la de qualquer ameaça.

William encontra-se em meio a uma crise política em seus domínios. Existe uma forte conspiração para derrubá-lo, e a cada dia ganha mais forma e força, o que não o deixa confiar em ninguém, ele só confia em Raven, que sabe seus verdadeiros dons de vampiro.

Em meio a toda essa conturbada situação, eles vivem um intenso romance, William aprende com a amada sobre perdão, a dar uma segunda oportunidade às pessoas, em contrar ponto Raven presencia o que existe de pior e cruel entre os vampiros.

William e Raven tentam manter um equilíbrio em seu relacionamento, entretanto, as circunstâncias ficam cada vez mais complexas. Eles são de mundos diferentes, tem posicionamentos diferentes, enquanto o mundo dele é implacável e impiedoso, o de Raven consegue machuca-la de outras maneiras.

Este livro trás ao leitor, o fechamento de questões importantes que foram abordadas nos três primeiros livros, assim como, nos explica o papel de alguns personagens secundários muito importantes no decorrer da história. Além de também nos mostrar como alguns dos personagens secundários tem crescido no desenrolar da trama, e nos deixam ainda mais apreensivos sobre quais suas verdadeiras intenções.

No final deste livro foi simplesmente ARREBATADOR, foi a grande revelação de toda conspiração contra William e seus conspiradores ! A obra conta com uma cena extra de A Sombra do Passado; uma cena de 'O Inferno de Gabriel' em um Universo Alternativo e Glossário de Termos e Nomes Próprios (com Spoilers).

site: https://www.instagram.com/bibliotecadabia/
Claudia 05/07/2020minha estante
To evitando de ler, vou confiar na sua resenha e acreditar q o final vai ser surpreendente. ?

Fabiana @bibliotecadabia 05/07/2020minha estante
Obrigada pela confiança, esse mês finalizo a resenha da Série com o último livro The Roman.

Viviane Schneider 14/06/2020

Afff
Argh que agonia, parece que esta história nunca vai terminar!!! Esse casal só passa por dificuldades!

Elis 28/05/2020

Segundo livro da trilogia e tão bom quanto o primeiro! Ansiosa pelo último livro!

Katia 22/05/2020

Raiva
Passei mais de um ano esperando por esse livro, devorei a história em um dia, mas foi só decepção, estava faltando história, tudo sem graça. Além de colocar os Emersons, a história sem necessidade.

Neguinha 22/02/2020

Sem palavras para descrever o sentimento que essa leitura me causa. Quanto mais leio essa série, mais quero ler.

Janie 29/03/2019

Um amor em meio a guerra...
Sylvain Reynard cria uma trama perfeita e profunda, que faz o leitor se deliciar com esse romance épico!

Conchego das Letras 07/07/2018

Resenha Completa
William, o príncipe de Florença, levou um tempão para seduzir a relutante Raven de que ele não era o mal encarnado, que não queria se aproveitar dela, muito menos lhe causar qualquer tipo de mal. Ele era apenas “quase humano”. Ao conhecer e aceitar William e seu mundo, Raven é jogada em uma aula de História, intrigas e destruição. Os sobrenaturais estão em guerra e arrastam todos em seu caminho.

O grande problema é que, como as traições veem de todos os lados, não há tempo hábil para se perceber algumas nuances da história. Um desses desdobramentos é que Raven – e sua irmã obtusa e um tanto estranha – não é o que parece. Ela nem sabe, mas é uma peça fundamental para a queda – ou redenção – de William.

Aliás, quem é William, temos pequenos vislumbres de sua história. Do homem de posses que perdeu o grande amor de sua vida porque seu pai não admitia uma plebeia para o filho. William se desilude, retrai e as mudanças começam, quando um vampiro o transforma a mudança é bem-vinda, porque o coração do nosso herói já era escuro o suficiente para não se importar com mais nada. Foram séculos de nada, de indiferença até que a “quebrada” Raven despertasse novamente o lado humano de William.

Se em A TRANSFORMAÇÃO DE RAVEN vemos uma premiada e dedicada historiadora da arte mudando – abandonando o vitimismo, a autocomiseração e pena para se tornar alguém interessante a seus olhos – e que por esse motivo pode ser interessante aos olhos de outras pessoas. Aqui temos William, seu mergulho na escuridão e a tentativa de volta à humanidade.

Claro que o livro não é apenas isso, afinal estamos falando de uma obra de Sylvain Reynard, onde não nada é bem o que parece. A “redenção (para brincar com outro título do mesmo autor) de William é em meio a muitas lutas, guerras e traições. Enquanto as lutas e reviravoltas acontecem podemos nos encantam com uma das vertentes do triângulo amoroso: Florença. Poucos leitores se deram conta, mas o romance entre William e Raven é na verdade um intrincado triângulo em que um dos dois sempre trai o outro com seu amor maior por Florença e sua rica arquitetura e história.

O enredo desse livro dá umas cinco ou seis novelas de pequenas tramas, mas Sylvain trabalha de maneira que cada pequeno detalhe não é circunstancial, mas interligado de maneira a formar um quadro maior, que – no caso dessa série – só será compreendida na última linha do último livro.
Raven Wood era humana, tinha uma beleza pouco convencional e muita coragem. Também costumava proteger os outros, incluindo estranhos.

Para os românticos de plantão, o amor de William e Raven é construído, ele não nasce em um olhar ou um toque. Ele é conquistado, construído peça por peça, com William mostrando para Raven que ele é mais humano do que a maioria dos humanos, mais sensível e preocupado com a humanidade do que aparenta. Cuidando, não apenas fisicamente, de Raven. Já a “mocinha” aprende a deixar o medo de lado e se assumir como é, pelo que é.

Raven pôs a mão sobre o peito dele, em cima do coração. Sentiu sob apalma o estranho ritmo e o silêncio quase assustador.

Já ia me esquecendo. Além de todas as tramas de traição e lutas por poder ainda conhecemos melhor a família de Raven e com isso entendemos tanto sua história, a negação da irmã por tudo o que aconteceu e porque quem resolver atingir William usando Raven vai se dar muito mal.

Leiam sem medo, mas não esqueçam que a Arqueiro não terminou a série, então o último livro só em inglês.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2018/07/devaneios-da-bel-sombra-do-passado.html

Nina 13/10/2017

Legal
Esse acaba sendo um pouco mais chato que o primeiro, tipo pouco conteúdo... mas deu pra gostar... vamos ver o próximo
Danny 28/02/2018minha estante
Já temos uma previsão de quanto será lançado no Brasil o ultimo da serie? The Roman

Mila Oliveira 19/09/2017

Fiquei viciada
Esse era um livro que estava de enfeite na estante, e o arrependimento de não ter lido assim que comprei me bateu. Esse livro é maravilhoso, me vi presa e com pressa para saber qual seria o desfecho e não foi o que eu esperava, fui surpreendida e fiquei chocada. Fiquei louca por como acabou e me sinto totalmente desesperada para saber o que vai acontecer com Raven.

É um livro envolvente e cheio de mistérios

Gy de Paula 08/04/2017

A sombra de um passado sombrio
O penúltimo volume da série Noites em Florença retrata o passado de Raven e como Willian York tenta ajustar as coisas pra ela. O relacionamento dos dois se fortalece (será?), mas passa por duras provas, inclusive por uma vampiresca guerra civil na qual cabeças, literalmente, rolaram.
E agora? O que será de Florença? O que será de William? E o que será de Cassita???
(Sobre a Série Noite em Florença:
Livro 0.5 - O Príncipe das Sombras
Livro 1 - A Transformação de Raven
Livro 3 - A Sombra do Passado
Livro 4 - The Roman [ainda sem título em português nem data de lançamento aqui no Brasil. Oremos para que a Editora Arqueiro
nos dê logo boas notícias]).

Blog Imaginação 24/03/2017

Noites em Florença #2
"A Sombra do Passado" é o segundo livro da série "Noites em Florença" que teve início com "A Transformação de Raven"(Resenha aqui). Preciso dizer que estava muito ansiosa para ler esse livro, pois o primeiro terminou de uma forma que nos deixa avidos pela continuação de tal forma, que é impossível não se perguntar o que vai acontecer em seguida.

Depois de conhecermos a história de Raven, como ela ficou daquele jeito. Nesse segundo livro vamos adentrar ainda mais o universo sombrio criado por Sylvain Reynard e descobrir um pouco mais sobre o misterioso Príncipe de Florença.

Eu me apaixonei de forma quase imediata pelo Príncipe no primeiro livro, porém nesse, pude ver que tinha uma ideia bastante oposta do que ele era de verdade.

"A Sombra do Passado" começa quase do ponto onde o primeiro livro termina. Raven e William estão juntos novamente , apaixonados e vivem intensamente esse sentimento. Willian, jamas imaginou que podia existir algo tão forte e fosse capaz de amar alguém daquela forma.

" Você é um sonho. Um sonho de amor que eu nunca achei que fosse ter."

Ele faz tudo para manter Raven segura dos perigos que sua espécie oferece, no entanto, ao saber de todas as coisas que ela passou, a sede de vingança fala mais alto e faz com que ele traga a tona traumas do passado que não precisavam ser revividos.

Ao contrário de William, Raven não se importa em fazer alguém pagar por algo que fez no passado. E quando descobre que o presente que ele tanto prometeu a sua amada era ficar de cara com o homem que a machucou profundamente, o mundo de Raven fica totalmente fora dos eixos.

E confesso que para mim foi um choque ver um personagem que tanto amava fazendo algo tão cruel, mesmo ele não tendo percebido o quanto a feria.

Após isso William faz de tudo para reparar seu erro e é até bonitinho ver ele tão desesperado (rsrs).

Contudo, o problema maior vem logo depois disso. Como se não bastasse todos os já habituais, ele acaba descobrindo que está sendo traído por pessoas que ele se diziam estar ao seu lado, lutando pelos mesmos propósitos e um membro da Curia aparece.

Em comparação ao primeiro, "A Sombra do Passado" é relativamente curto, confesso que estava ansiosa para ter um pouco mais de páginas e quando peguei o livro fiquei até um pouco triste com isso. Quanto melhor o livro, mais número de páginas nós queremos, não é mesmo?

O livro é narrado em terceira pessoa, nos dando uma melhor ideia de toda a trama, passeando pelos personagens principais e secundários. Com uma trama inteligente cheia de reviravoltas e conflitos, um enredo bem desenvolvido e uma escrita envolvente, Sylvain surpreende os leitores a cada livro.

É evidente o amadurecimento dos personagens nesse livro e eu adorei ver isso, apesar de não gostar muito do comportamento do William em relação a algumas coisas. Eu só consigo pensar no quanto quero ler o próximo e torcer para que seja lançado logo.

"Noites em Florença" tem uma ponte com a triligia "Inferno de Gabriel", não sei se devo dizer spin-off porque são histórias completamentes diferentes, tendo essa uma pegada sobrenatural. A única ressalva que eu faço é, para ler os livros na ordem, acreditem é importante e não digo isso apenas por causa de spoilers.

É impossível ler um livro do Sylvain Reynard e não sair por aí fazendo altas recomendações. Romance na medida certa, aventura, planos conspiratórias pelo poder e talvez até um pouco mais. Eles são maravilhosos e prendem o leitor do início ao fim.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2017/01/resenha-sombra-do-passado.html

maridaustria 13/03/2017

Sylvain nos envolve
A sequência de "a transformação de Raven" foi ainda mais interessante ao dar mais detalhes sobre a história de vida vampiresca e mortal de Willian. Raven também tem destaque ao nos ser narrada seus traumas de infância.
O sentido diferente de amor é indescritível e não menos valoroso. Sylvain foi muito feliz ao escrever esta série. Agora é esperar para que a editora publique o último volume da série.

Blog Stalker Literária 01/02/2017

Resenha pelo blog Gordinha Assumida
A Sombra do Passado é o segundo livro da série Noites em Florença do autor Sylvain Reynard. A narrativa dá continuidade a história do vampiro William York, o Príncipe de Florença, e sua amada mortal Raven Wood.
Eu nunca deixei você. Eu era a sombra na sua parede. E mesmo se você tivesse me mandado embora, eu permaneceria como sua sombra.
A narrativa é simplesmente fantástica. A combinação perfeita de história com ficção é realizada com maestria, tornando o leitor cativo às imagens históricas enquanto os personagens se projetam tendo como pano de fundo a bela cidade de Florença.
Neste livro tão esperado o autor torna público uma leve brecha do passado de William além de acrescentar uma apreensão constante na linda história de amor dos protagonistas. O romance entre William e Raven é enternecedor. Fiquei completamente cativa pela protagonista ter seus defeitos e ser tão completamente desejada por um “ser” perfeito em suas imperfeições.
Ele era dela. Mesmo agora, nua, com uma miríade de falhas que poucos homens negligenciariam, ele a aceitava. Ele aceitava suas imperfeições. Ele a amava.
William está cada vez mais seguro em ter Raven para si e tenta ajudá-la a exorcizar seus antigos demônios. O seu método não é nada ortodoxo, porém temos que pensar que ele é o Príncipe dos Vampiros e sua lei é transgressora, porém muito eficiente. Ele não pensa como um mortal e para ele importa apenas fazer justiça e livrar Raven do fardo de seu passado.
Algumas dores são tão grandes que não podem ser sentidas.
Espere muita ação nesse livro, pois unido a esse conflito “familiar” os dois pombinhos também devem lidar com as instabilidades políticas externas, já que agressões se tornaram uma constante contra William e seus protegidos florentinos, mostrando que um traidor está entre eles e almeja o declínio do William no poder.
Intermináveis problemas surgem: a Cúria, antes latente, começa a ter um súbito interesse por Florença e mais precisamente em Raven. Enquanto isso o inspetor Batelli ainda desconfia do envolvimento dela no roubo de arte da obra do Professor Gabriel (isso mesmo, da trilogia do Inferno de Gabriel) na Galeria degli Uffizi. Na ocasião Raven fazia um trabalho de restauração nas obras de arte antigas e o inspetor ainda acredita que exista uma conexão.
Um livro obrigatório para fãs de um romance extremamente singular. Meu único, porém vai para Raven, que mesmo tão apaixonada por William não enxerga um entendimento entre sua mortalidade e sua vontade de ficar com ele, já que ela não deseja ser imortal tendo em vista que não saberia o que fazer com seus “dias”... (Hello! Acorda para vida mulher! O Príncipe dos Vampiros caído de amores e a senhora toda mimizenta).
Inferno é conhecer o seu destino e saber que não há nada a fazer.

A capa, fonte e diagramação estão irretocáveis. Adorei cada pedacinho desse livro e mal posso esperar até que o próximo seja lançado.

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2016/11/a-sombra-do-passado-noites-em-florenca.html