Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Tarso 23/07/2020

Seremos amortais algum dia?
Após o livro Sapiens, Homo Deus mostra como será o ser humano do futuro, seria a espécie Homo Deus, com os avanços da tecnologia e o aperfeiçoamento da raça na questão de convívio (menos guerras, sociedades mais pacificas) fariam a raça humana reinar e se aperfeiçoar indefinidamente.

camerighi 02/08/2020

Yuval não decepciona
Assim como no livro Homo Sapiens, em Homo Deus, Yuval continua esbanjando conhecimento de História e estudo social de uma maneira leve e por vezes engraçada.

Rebeca.Laila 23/06/2021

Gente do céu!
Não sei nem o que dizer desse livro que joga na cara a insignificância humana?
Ele analisa vários cenários futuristas com base no que veio evoluindo do passado (o que torna as coisas bem reais).
É realmente um livro muito completo e como ele mesmo ensina: ter poder, atualmente, é saber quais informações ignorar.
Não vou me estender mais para evitar spoilers, mas se você quiser ter noção do que está por vir? esse livro é nota mil!

Levizin 22/05/2022

Em "Homo Deus" Harari busca explicar como será o futuro da humanida a partir dos avanços que o gênero humano faz e fez até os dias de hoje, são muitos pontos positivos na obra.

A abordagem em muitos temas que dizem respeito à questões científicas é muito boa, mesmo achando que há algum exagero ou extrapolações é tudo relevavel visto que não se trata de um físico, biólogo e etc.

A quebra de ideias já imbutidas na mente do leitor e algo surreal, leva qualquer um a repensar a maneira como vê o mundo.

Talvez o defeito que mais chamou minha atenção e de outros leitores e que em certos pontos o livro fica repetitivo quando o leitor já leu "Sapiens" e "21 lições para o século 21"

Rafael Dias 30/12/2022

Um livro que assusta.
O livro é bom. Faz umas provocações boas de se pensar. Mas em determinado momento fica um pouco massante.
O autor explora diferentes hipóteses para um futuro a médio prazo. E o que causa medo e um certo desconforto é que nenhum dos cenários parecem bons.
Não é um livro pra te jogar muito pra cima, é mais pra pensar "sou um reles animal, numa vida ínfima na linha do tempo da história".

Holmes 09/10/2020

Futuro da humanidade
Nessa obra, Yuval Harari apresenta uma visão da evolução da espécie a partir de aspectos científicos e filosóficos. Ressalta que a biotecnologia poderá ser capaz de decifrar todos os algoritmos da vida e criar verdadeiros super-humanos, livres de doenças e com elevada expectativa de vida a caminho de atingir a imortalidade. Sob a perspectiva filosófica, prevê a substituição do humanismo pelo dataísmo, onde cada vez mais a nossa capacidade de reflexão e conhecimento individual perderá espaço para algoritmos externos que, com maior grau de precisão, serão capazes de definir nossas escolhas. Assim como o seu primeiro livro, essa continuação é uma leitura fantástica e indispensável.

Adriel Alves 23/02/2021

Um ótimo livro, mas cuidado com as expectativas
Depois de ler Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, eu fiquei realmente empolgado para ler qualquer outra obra do Yuval e, ao saber do lançamento de Homo Deus, uma espécie de continuação de seu livro anterior, a expectativa foi às alturas.

Pois bem, no decorrer da leitura me senti um pouco decepcionado, pois o autor demorou bastante para se aprofundar na questão principal do livro, que é dissertar sobre o destino da humanidade, a história do amanhã. Sem dar muito spoiler, só posso lhe alertar que vemos somente em poucas folhas o tema sobre o qual esperávamos ver no livro. Na maior parte, Yuval recapitula alguns temas da atualidade, o que deixa a obra meio cansativa quando já estamos pelo meio, pois muito do que foi dito já foi de certa forma abordado em Sapiens.

Confesso que fiquei desapontado. Acho que a experiência de ler Homo Deus deve ser melhor para aqueles que não leram Sapiens antes. Para quem já leu o antecessor, parece mais uma expansão do que uma continuação.

Matheus 25/11/2021

O futuro nos espera
Cada vez mais o ser humano está sujeito a informações vindas de todas as fontes possíveis, até mesmo dele próprio. O dataísmo será o novo humanismo?

Victor225 01/11/2020

Três questões para lembrar
A vida pode se resumir a um fluxo de dados e algoritimos?

Qual mais importante, inteligência ou consciência?

Como será a vida das pessoas após algoritmos extremamente desenvolvidos nos conhecerem melhor do que a nós mesmos?

Icaro Sena 06/03/2023

Descobri que religião não é só "Religião".
Li sobre humanismo, sobre as ideias de como seria/será o futuro, mas o profundo só livro é a discussão sobre uma mudança que vai além do que imaginamos. Não é só utilizar a tecnologia e dados a nosso favor, e sim se esses dados vão nos ajudar ou vão nos substituir, uma substituição não parcial, mas sim completa.

Livro muito inteligente, mas já seus lados negativos. O autor retorna muito o conceito já escrito em Sapiens e crítica abertamente as religiões teológicas de modo cansativo e repetitivo, como se a abstenção de ter um credo fosse requisito fundamental para entender a ideia do livro.

No geral é um bom livro, mas longe da qualidade do primeiro, Sapiens.
Pedróviz 22/03/2023minha estante
Os ateístas odeiam os dogmas das religiões, mas não percebem a trave dogmática nos seus próprios olhos.

Icaro Sena 23/03/2023minha estante
Perfeito seu comentário

Jamayra Greyce 07/05/2021

TE ADORO YUVAL
Dos mesmos criadores de "Finalmente Li O Mundo de Sofia", veio aí "Terminei Homo Deus"!!

Contra todas as recomendações, probabilidades e estatísticas, eu li mais um livro extremamente denso e perturbador em plena pandemia e com o EAD comendo solto.

Enfim gente, vamos lá: se por um lado, em minha opinião, "Sapiens" é uma obra super indicada para qualquer um que esteja pelo menos cursando o ensino médio, "Homo deus" não é o tipo de coisa que eu indicaria para tantas pessoas. Se você pretende ler esse livro, esteja preparado para descobrir babados bastante desagradáveis e desnorteadores sobre os quais não fazia ideia, mas que sempre estiveram lá nos bastidores do show no qual atuam seus alicerces existenciais mais importantes.

Melhor dizendo: "Sapiens" pode até ser um pouco assustador, mas nele se fala muito sobre o passado da humanidade, então a gente consegue se tranquilizar na medida em que repetimos para nós mesmos que tá tudo bem, já passou, ufa!! Agora, "Homo deus" revela vários detalhes esquisitos sobre o que vivemos em nossa realidade presente, tópicos estrategicamente não comentadas com frequência por aí. Além disso, são abordadas diversas possibilidades bastante prováveis sobre o que o futuro nos reserva, E ISSO MEU FILHO, ISSO É DE LASCAR, DESCONCERTANTE DEMAIS!! SERÁ QUE VOCÊ AGUENTA??

É isto gente, pelo menos basicamente :D

Para terminar, não posso deixar de registrar que é uma honra podermos contar com a generosidade de um autor como o Yuval. A disposição dele em compartilhar tantas informações complexas, de maneira tão acessível, é inacreditável. Leitores de não ficção sabem o quanto obras desse gênero, artigos científicos e textos acadêmicos podem ser simplesmente insuportáveis; os escritores dessa área são bastante conhecidos por fazerem questão de não serem entendidos, enquanto na verdade deveriam procurar contribuir melhor para a divulgação científica no geral. Mas Harari é o oposto disso, motivo pelo qual seus livros são tão singulares e especiais.

OBRIGADA POR TUDO YUVAL TE ADORO DEMAIS!
Matheus 13/01/2022minha estante
Eu custei pra caramba pra terminar o mundo de sofia

Jamayra Greyce 13/01/2022minha estante
KKKKK creio q a única pessoa q devorou o mundo de sofia foi a coitada da hilde, ela leu rápido demais eu fiquei super assim ?????

Matheus 13/01/2022minha estante
Verdadee kskskdkdkd

Galego 25/04/2021

Sensacional
O livro expande nossa percepção de realidade de maneira incrível! Ótima leitura para aqueles que refletem acerca das incertezas que o futuro pode nos oferecer.

Atila.Carlos 05/05/2021

Harari é esplendoroso!
"Entenda o passado para compreender o Futuro". Essa frase, por muita vezes comentada e falada como clichê, e de formas diferentes, se materializa nesse livro, tendo em vista o conhecimento do autor. Harari não é apenas um historiador. Ele é O HISTORIADOR!
Homo Deus é uma continuação de seu primeiro best seller, Sapiens, no que diz respeito ao fluxo de conhecimento e atividades do homo sapiens e sua participação no cenário da humanidade e concepção do planeta terra, de uma forma abrangente. Todavia, não se trata de uma continuação literária. Sendo assim, se você está disposto a começar a ler Harari por este livro, faça sem peso na consciência.
Se você, assim como eu, já leu Sapiens, aqui encontrará aqueles fluxos de conhecimentos que fazem você, literalmente ser obrigado a parar a leitura para assimilar mais precisamente o que acabou de ler. De fato, é espantoso o conhecimento que Harari tem não só passado, como também para o futuro, para onde estamos indo como espécie e sociedade.
Especialmente para os amantes ou estudantes de história, assim como sou, Harari é uma referencia esplendorosa do papel do um historiador no século XXI. Com o aumento exponencial da população, aumentando assim todas as demandas, bem como a de campos de estudos, hoje somos estimulados, através de sistemas acadêmicos, a sermos especialistas em uma área apenas, fazendo pós graduação para podermos receber títulos mais específicos. Todavia, Harari nos mostra que ter um conhecimento da história da humanidade de uma forma mais abrangente, faz de nós pessoas com visões além do alcance. Sim, a humanidade futura carece de mais Harari.

Jhennifer Leão 21/01/2022

Ao longo dos capítulos passamos por diversos paradigmas que se fizeram presentes durante a história da humanidade, entendendo as mudanças e características presentes em nossa sociedade. Este livro, como diz o autor, não pretende fazer previsões do futuro, mas sim expandir nossos horizontes e fazer alertas sobre questões relevantes que emergem na atualidade e influenciam o futuro

Dasa 09/07/2020

História ou Filosofia?
O livro levanta questões muito interessante sobre a humanidade. Tem um texto provocador, me balançou em algumas ideias e me ajudou a pesquisar e firmar outras.