Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Bruno 12/08/2021

Boas reflexões sobre o papel do ser humano no mundo e sua suposta evolução. Certas passagens mais polêmicas e controversas, mas no geral interessante

Emilly 03/02/2021

Um possível amanhã
Nesse livro é apresentado, com base em pesquisas, um dos caminhos que o mundo pode seguir no futuro!
É daqueles que te faz "explodir" a mente pensando: será mesmo?! E em muitos momentos te faz refletir sobre alguns atos.
Deveria ser leitura obrigatória!

Gabo 27/05/2020

Harari se baseia tanta na experiência histórica humana nos últimos 70 mil anos desde a Revolução Cognitica até este início do século XXI para apresentar e explicar a possibilidades para a agenda humana no restante do século. O livro não aponta previsões como as de um guru, mas sim possibilidades plausíveis dos caminhos da humanidade tendo em vista os rápidos avanços científicos e tecnológicos que vivencimos. Um leitura muito instigante.

fabiele :) 01/06/2020

Um bom livro com muitas informações relevantes e importantes, porém li com a expetativa alta após ter acabado "Sapiens" e não foi o tanto quando esperava.
O livro trata de assuntos futuros então nada é certo (isso já se sabia antes de ler), mas bate muito na mesma tecla durante o decorrer dos capítulos, fica um pouco cansativo.
Li esperando acabar logo...

Bianca 16/06/2020

Demorei muito pra ler esse livro. Não só por motivos pessoais, mas principalmente pelo tanto de informação pra absorver e pensar sobre. Apesar de não concordar com alguns pontos, gostei demais da leitura. Pretendo ler o "21 lições" ainda esse ano.

Icaro Sena 06/03/2023

Descobri que religião não é só "Religião".
Li sobre humanismo, sobre as ideias de como seria/será o futuro, mas o profundo só livro é a discussão sobre uma mudança que vai além do que imaginamos. Não é só utilizar a tecnologia e dados a nosso favor, e sim se esses dados vão nos ajudar ou vão nos substituir, uma substituição não parcial, mas sim completa.

Livro muito inteligente, mas já seus lados negativos. O autor retorna muito o conceito já escrito em Sapiens e crítica abertamente as religiões teológicas de modo cansativo e repetitivo, como se a abstenção de ter um credo fosse requisito fundamental para entender a ideia do livro.

No geral é um bom livro, mas longe da qualidade do primeiro, Sapiens.
Pedróviz 22/03/2023minha estante
Os ateístas odeiam os dogmas das religiões, mas não percebem a trave dogmática nos seus próprios olhos.

Icaro Sena 23/03/2023minha estante
Perfeito seu comentário

Clara 25/06/2020

Reflexivo e provocador.
O conteúdo é muito claro, porém ao mesmo tempo é difícil de descrevê-lo, pois é muito abrangente o autor nos coloca à refletir os questionamentos que ele faz!
O autor coloca em xeque a nossa visão humanista do liberalismo, que é bastante antropocêntrica e vê o ser humano como centro de tudo.
Ademais, parece aterrorizante, mas o objetivo do autor não é amedrontar, nem trazer certezas quanto a previsões para o futuro, mesmo porque toda previsão é limitada.
Contudo, analisa os dias de hoje, em que algoritmos computacionais são uma realidade em todos os âmbitos da sociedade.

Cortina 16/03/2021

Excelente
Sem comentários, assim como Sapiens, o autor é profissional em nos fazer viajar pelos seus pensamentos e previsões para o futuro!

Gustavo 06/07/2020

Bom, mas Sapiens é melhor
Um bom livro, vale a leitura! Porém, achei ele um pouco repetitivo, ainda mais tendo lido o Sapiens logo antes de ler Homo Deus. Além da repetição entre livros, ele em si mesmo dá muita voltas recorrentes. De qualquer forma, imergir-se nas ideias do Harari é sempre bom!
Hector 06/07/2020minha estante
A repetição me incomodou um pouco. Também achei Sapiens melhor.

Dickson 25/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e fiquei interessado em você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vdickson200@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

luisa619 28/04/2021

Interessante
Olha, é bom. Entretanto, não li com tanta vontade como Sapiens. Como o livro é composto principalmente por suposições e previsões, é difícil imaginar ou talvez levar em conta as possibilidades postas. Acredito que por isso tenha achado um pouco massante. Mas a leitura é muito válida.

Tata 23/02/2022

Será que teremos um futuro?
Gostei demais da leitura. Acho que aborda temas que têm a necessidade de serem discutidos, especialmente a respeito dos futuros rumos que a humanidade pode tomar: sua elevação a divindade e sua possível destruição. Alguns dos tópicos, principalmente àqueles que fazem referência à relação entre humanos e animais, me chamaram muita atenção, e trouxeram reflexões extremamente importantes que me fazem seguir caminho rumo ao veganismo.
Apesar de tudo, achei o final um pouco repititivo e cansativo de ler, e isso me desanimou um pouco. Acredito que isso seja algo comum de livros de não-ficção, mas realmente me incomodou.
Recomendo muito a leitura, especialmente se você já leu o livro anterior do autor, Homo Sapiens.

Giullian.Monteiro 02/03/2022

:!
Há muito mais do velho e falido sonho americano do que qualquer outra coisa nesse livro. Ainda assim, é acurado nas poderações de valor entre as vidas animais (incluindo as humanas) e suas consciências.

Ivo 28/01/2022

Possibilidades que impressionam
Na segunda obra de Harari, o próprio deixa claro que o que ele traz não são previsões imutáveis de um futuro distante, mas possibilidades baseadas em um presente com tantas perspectivas.

O tema abordado é instigante e de certa maneira um tapa na cara de alguns que ainda não perceberam dos futuros distopicos que podemos enfrentar.

Mais uma vez, os temas abordados são necessários para o entendimento de nós como homo sapiens, e do que podemos nos torna (homo deus). Logo no começo da obra, o autor já deixa explícito o que será trabalhado em cada capítulo, em cada um os temas são abordados de forma detalhada e fazem você pensar duas vezes sobre os assuntos que já conhece (ou ficar ruminando pensamentos nunca imaginados).

É um livro tão bom quanto o primeiro e que te faz enxergar as possibilidades de futuro por ângulos distintos, vale a pena a leitura.

Levizin 22/05/2022

Em "Homo Deus" Harari busca explicar como será o futuro da humanida a partir dos avanços que o gênero humano faz e fez até os dias de hoje, são muitos pontos positivos na obra.

A abordagem em muitos temas que dizem respeito à questões científicas é muito boa, mesmo achando que há algum exagero ou extrapolações é tudo relevavel visto que não se trata de um físico, biólogo e etc.

A quebra de ideias já imbutidas na mente do leitor e algo surreal, leva qualquer um a repensar a maneira como vê o mundo.

Talvez o defeito que mais chamou minha atenção e de outros leitores e que em certos pontos o livro fica repetitivo quando o leitor já leu "Sapiens" e "21 lições para o século 21"

Holmes 09/10/2020

Futuro da humanidade
Nessa obra, Yuval Harari apresenta uma visão da evolução da espécie a partir de aspectos científicos e filosóficos. Ressalta que a biotecnologia poderá ser capaz de decifrar todos os algoritmos da vida e criar verdadeiros super-humanos, livres de doenças e com elevada expectativa de vida a caminho de atingir a imortalidade. Sob a perspectiva filosófica, prevê a substituição do humanismo pelo dataísmo, onde cada vez mais a nossa capacidade de reflexão e conhecimento individual perderá espaço para algoritmos externos que, com maior grau de precisão, serão capazes de definir nossas escolhas. Assim como o seu primeiro livro, essa continuação é uma leitura fantástica e indispensável.