Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Pol 18/02/2024

É o Gaiman não tem jeito
Desde o fim da minha adolescência quando comecei a ler Sandman eu me tornei fã de qualquer coisa que esse homem escrevia primeiramente em HQ e com o passar do tempo fui me interessando pelos livros, já tinha ensaiado ler deuses uma vez mas não lembro o motivo que deixei de lado (livros grossos me dão preguiça de começar a ler e vou procrastinando a leitura o máximo que conseguia, talvez tenha sido isso).
Talvez essa tenha sido a melhor época pra ter lido ele (clichê) por ter saído de uns livros que se tratava de mitologias nórdicas e contos de folclore, não tem nem muitos paralelos com os Deuses do livro mas da pra entender a ideia geral do que é existir apenas pela crença de alguém.

Falando do livro agora, o ritmo de leitura é bom desde o começo, não senti a peteca cair em nenhum momento, mesmo quando tem capítulos paralelos a história é tudo muito bem encaixado e pensando na sequência que o livro propõe. Achei bem interessante ele ter encaixado um rolê de roadbook, sempre descrevendo bem as viagens que Shadow faz, os lugares que ele para ou permanece, nunca tinha lido algo parecido nesse sentido e gostei demais da sensação, toda a jornada é linda até visualmente. O livro acaba bem, ele QUASE me deixou achando que o maior problema se resolveu facilmente mas faz 100% de sentido com a história a forma com que as coisas andaram e os epílogos são demaisss, o jeito como amarrou a história toda e o fim até do próprio Shadow, sensacional.

xx

Paloma.Rondon 16/12/2020

Achei uma leitura muito pesada, e o final não muito bom, ficamos bastante tempo lendo e parece que não acaba nunca

Mavi 11/01/2021

Sensacional
Me interessei pelo livro pois sou fã da série e já havia lido outros livros do autor, a forma como o autor escreve o livro é de fácil e prazeroso a leitura. Um livro muito bem feito, só tenho elogios a fazer, virei ainda mais fã do autor e com toda a certeza irei ler novamente!! Esse é um livro que irei recomendar a todos!

Garuda 08/07/2020

Obra-prima
do século XXI. Não posso recomendá-lo o suficiente. Beira a perfeição, não fosse tão longo. Sofre do câncer congênito da fantasia: os primeiros seis capítulos se arrastam mais que uma baleia encalhada na lama de um pântano. Mesmo assim está acima de qualquer fantasia que se possa ler hoje (até porque não é um livro de fantasia -- se você leu e achou que era, você precisa entender mais de literatura, amor).

Para quem quiser ser bom escritor, não imite, mas estude esta magnum opus deste século. Há tantos procedimentos excelentemente utilizados que dá gosto de imaginar lecionar com uma preciosidade dessas como referência.

Helena_ 20/12/2022

Bem construído
Esse é aquele livro que precisa ler devagar, absorvendo cuidadosamente os detalhes, mas mesmo assim você acaba ficando confusa. Isso sim é um bom livro para você ler de novo, e perceber novos detalhes que não percebeu na primeira leitura. O personagem principal Shadow, apesar de muitos não gostarem da sua personalidade, eu gostei muito, da forma como ele reagia às coisas e tals.

Marcos Carvalho 30/01/2012

Após ler os excelentes "O livro do cemitério" e "O Mistério da Estrela", fiquei um pouco decepcionado com "Deuses Americanos", pois esperava muito deste livro. O Enredo, achei-o desconexo, e simplesmente a história prosseguia sem haver preocupação com um todo. A premissa é excelente, porém as personagens são desinteressantes ou não são cativantes. Notei que "Shadow" é somente um elo de integração das personagens, estas tão desinteressantes, poucos comentadas e poucos aprofundadas.

Não há uma resposta, definição ou não ficou claro no desenvolvimento as questões levantadas pelo autor relacionados ao binômio tecnologia-religião que propôs, citando ora que a tecnologia substituirá a religão, parecendo o que ocorre nos EUA, segundo o livro, ora que devem caminhar juntas ou que venham a serem substituídas ou transformadas em outra coisa.

O que valeu a pena, são as histórias curtas que são colocadas entre os capítulos. Estas, sim, são muitos boas. Esta é a marca de Gaiman.
Amadeu.Paes 28/01/2015minha estante
Pois é Marcos, vc teve é mesma leitura que eu tive.

Eu só acrescentaria que pra mim, isso que o Gaiman escreveu, tá mais parecendo um roteiro de HQ. O Filho de Anasis que passa-se no mesmo universo de "Deuses Americanos", consegue ser pior.

* Eu não sei a sua edição, mas a minha edição tem erros crassos de revisão. A pessoa traduziu o livro e a editora nem fez uma misera revisão.

abs

Guilherme 20/09/2023

Perfeito
Um grande livro com uma grande história que ao mesmo tempo são muitas histórias. Muito interessante como o autor claramente parte de um golpe de "malandros" para construir uma história super interessante, unindo todo um universo que existe no mundo há milhares de anos. Vale muito a leitura.

Marcio Falcão 13/09/2020

Otima jornada
Uma otima obra de Neil Gaiman. Ao longo do livro, a jornada de Shadow vai se desenrolando em ambientes reais e em um mundo fantastico criado pelo autor. Cheio de surpresas e suspense! Dificil imaginar o que irá acontecer no próximo capitulo!

Aquela.pisciana 15/06/2022

Neil Gaiman conseguiu botar um bando de mitologias em um só livro sem que ficasse chato ou forçado. Isso fez "Deuses Americanos" ter uma "personalidade" única e faz o leitor tentar adivinhar quem é quem.
Além disso, o livro é muito bem escrito, com personagens interessantes e possui um plot twist inesperado, pois não é como em um livro de mistério, em que um plot twist é esperado.
Recomendo esta obra prima.

Hibrael.Araujo 15/09/2020

Maravilhoso porém....
A história e a quantidade de informações que o Neil Gaiman vai derramando sobre a gente é incrivelmente grande. Livro é maravilhoso, porém achei os capítulos muito grandes em alguns momentos podem se tornar maçantes, uma divisão de capítulos à moda Stephen King seria melhor no livro (Minha opinião).
No mais, recomendo de mais para qualquer amante de ficção, mitologia e principalmente de roadtrips pelos USA.

Ana Clara 30/01/2021

muito bom!
pra quem gosta de fantasia e mitologias, é uma leitura muito bacana! a narrativa pode ser um pouco cansativa em alguns momentos, mas vale muito a pena.

crdrchok 24/04/2022

Deuses Americanos, Neil Gaiman
Lendo o livro acompanhamos a história de Shadow, um ex presidiário que arruma um emprego com um cara misterioso (não, eu não sei definir essa história sem dar spoiler.), a história acompanha o ponto de vista dele sobre várias situações que podem ser descritas como bizarras, estranhas e irreais, mas vale a pena ler cada página.
Logo nas primeiras 100 páginas já temos reviravoltas, na verdade, até mesmo na sinopse reviravoltas são citadas.
Esse é um livro interessante onde vários segredos e verdades são reveladas enquanto você lê as páginas, eu o considero cativante do começo ao fim, recomendo muito.

Sandro.Menoncin 01/05/2022

Deuses Americanos
Um livro que te prende do começo ao fim e Gaiman faz com que você não queira parar de ler em nenhum instante!
Carol 01/05/2022minha estante
Melhor autorrrrrr ??

Sandro.Menoncin 01/05/2022minha estante
Depois do Tolkien ?

hiohana trissia 02/02/2021

"? As cidades até podem partilhar certos significantes culturais, como dinheiro, o governo federal, entretenimento... É a mesma terra, claro. Mas os únicos elementos que dão a ilusão de que se trata de um mesmo país são a moeda, o Tonight Show e o McDonald?s."
Katia Rodrigues 02/02/2021minha estante
Esse livro é muito bom. Gaiman teve uma ideia genial ao retratar a guerra entre os deuses antigos e novos. Tô precisando reler, pois já esqueci o final ?

hiohana trissia 09/02/2021minha estante
É bastante original, né? Mostra um belo trabalho de pesquisa.
Se você não viu, te recomendo a série, ela é ótima tbm! ?

Katia Rodrigues 09/02/2021minha estante
Tô acompanhando a série sim. ADORO ?

hiohana trissia 09/02/2021minha estante
Muito bom!! ?