A filha perdida

Resenhas - A Filha Perdida

2018 encontrados | exibindo 166 a 181

DaniBooks 03/05/2020

A Filha Perdida
A Filha Perdida é uma novela que fala sobre maternidade. Mas não de forma romantizada.

Leda, nossa narradora, é uma mulher de 48 anos, cujas filhas, já adultas, foram morar com o pai, no Canadá. Ela sente como se estivesse livre depois de muito tempo. Até vai tirar férias na Costa Jônica Italiana.

Com o tempo, essa sensação de liberdade não parece tão boa assim. Um dia, está ela na praia, é uma família napolitana chega. Essa família lembra a de Leda, o que faz com que ela recorde episódios da sua infância e seu relacionamento problemático com a mãe.

Mas duas integrantes da família napolitana, em especial, chamam a atenção de Leda: Nina e sua filha Elena, de 3 anos. A relação entre mãe e filha faz com que nossa protagonista rememore a relação dela com suas filhas.

Leda não é uma figura maternal, além de ser uma personagem controversa. Ela toma atitudes estranhas, egoístas e típicas de uma pessoa amarga.

Através de Leda, Elena Ferrante nos mostra as dificuldades da maternidade. Leda é uma mulher que não se adaptou à maternidade, que tinha sonhos interrompidos. Uma mulher cujo fato de ser mãe não trouxe felicidade, nem realização.

A Filha Perdida é uma novela que dá para ler em algumas horas, com uma narrativa fluida. É uma história centrada na análise psicológica da protagonista, que se revela para o leitor descobrir o caráter e as questões que movem essa mulher.

Uma história que quebra com a visão tradicional do que a sociedade espera de uma mulher que se torna mãe. Elena Ferrante nos mostra que ter um filho não anula os desejos da mulher, suas necessidades e conflitos. E abre a discussão sobre a maternidade poder ser uma experiência ruim para algumas mulheres.

Gostei muito da leitura, gostei dos questionamentos suscitados e da construção da protagonista. Foi uma leitura rápida, porém rica.

skuser02844 12/06/2022

Brutal!
Achei interessante o modo de como o livro abordar a relação entre mãe e filha, e como ela pode ser tóxica, tanto para mãe quanto para criança.

Caique.Taguti 10/01/2022

A escrita da Elena Ferrante escreve muito bem, nos instiga a continuar lendo, muito envolvente. Nesta obra, desenvolve assuntos de forma crua desromantizando a maternidade. A autora trás a tona sentimentos que, por vezes, a maternidade provoca, mas que ficam ocultos, afinal, ser uma "boa mãe" é nunca reclamar e/ou se sentir mal pela função. Em resumo o livro fala sobre: Filhos dão trabalho, causa medo, têm personalidades difíceis, ficam doentes, exigem sacrifícios e muitas responsabilidades. E nem todas as mães lidam bem com isso.
Estava com uma certa expectativa pelo livro por causa da série da netflix, mas foram frustradas. É um livro bom mas não me comoveu.

Eline 15/05/2020

A filha perdida
O livro me surpreendeu positivamente pelo fato de abordar um tema que é polêmico, a forma ideal de ser mãe! Elena Ferrante desconstrói a ideia de mãe perfeita, de mãe que pensa primeiramente nos filhos e depois em si. Ela permite uma reviravolta na sua vida abandonado suas filhas com o pai e indo em busca daquilo que lhe satisfaz.
É um livro interessante e que nos faz refletir constantemente.

Bia.cp 25/12/2023

Acho que não é pra mim kkkkk
Peguei esse livro pq tava disponível no plano da audible e eu ja tinha visto mts booktubers falar dele. Não sabia nada sobre o plot e ate agora não sei se sei, também. Mas é curtinho entao foi ate rapido de ouvir, prendeu bastante minha atenção.
Isso não significa que amei, mas tem suas reflexoes pra quem quiser refletir...
Marcia Seabra 25/12/2023minha estante
Eu amei esse livro!!!! Acabei me vendo em algumas situações.

Juliane 11/09/2020

A filha perdida foi o primeiro livro que eu li da Elena Ferrante e posso dizer que entendi todo o "burburinho" por tra?s desse nome. Definitivamente essa na?o sera? a minha u?ltima leitura da autora.???
???
O livro conta a histo?ria de Leda, uma mulher divorciada, com duas filhas ja? adultas que resolve passar sozinha as fe?rias em uma praia no litoral sul da Ita?lia.???
???
Durante o primeiro dia de fe?rias ela ja? nota na praia uma grande fami?lia italiana que passa todos os dias ali e tem sua atenc?a?o prendida logo por uma jovem Ma?e chamada Nina. ???
???
Nina, e? para Leda , inicialmente um exemplo perfeito do que uma ma?e deve ser e isso faz com ela se identifique e aos poucos relembre de sua juventude, de todas as suas experie?ncias e tambe?m de todos os seus segredos.???
???
E? um livro sobre a ambivale?ncia da maternidade.???
???
Eu ainda na?o sou ma?e, mas todas as discusso?es levantados sobre a maternidade me parecem muito reais nesse livro.

@folhasecha 28/09/2023

Elena Ferrante ??
Outra leitura esmagadora. Muito louco pensar que eu posso me ver numa obra tão distante da minha realidade, mas mais uma vez a Elena mostra esse poder.

Liliane 18/11/2021

Elena Ferrante com sua escrita envolvente faz com que o leitor, especialmente as mulheres, reflitam sobre abdicação, mudanças e escolhas frente à chegada da maternidade.
Ao mesmo tempo em que a personagem Leda se vê refletida em Nina, paralelamente, ela vê suas filhas (Bianca e Marta) como se fossem a pequena Elena.
Muitas reflexões passam à memória de Leda enquanto ela passa uns dias de férias na praia, ao passo que, esses dias servem como um retrospecto de viagem ao próprio interior e um repasse de sua história de vida.

Maria 14/12/2022

maternidade e outros surtos
Maravilhoso! Uma querida mostrando que, quando o assunto é maternidade, o buraco é mais embaixo. Ela se espelha na outra querida que acabou de conhecer e a construção do livro vai e volta no passado e no presente sem perder o sabor. Adorei.

Alice Nunes 12/01/2022

Sou Ferranter
Apaixonada pela escrita de Elena. Curioso ver que alguns nomes e apelidos se repetem em seus romances.
Ela sempre pincela questões sobre a maternidade e nesse livro ela aprofunda.
Verdades indigestas que ditas por ela são belas de ler.
Sigo querendo ler tudo de Elena!
Estante.Naiara 12/01/2022minha estante
Apaixonante!

Garbulio 12/01/2022minha estante
Pronta pro filme ?

HonorLu 15/09/2020

É preciso ler Ferrante
Cheguei a autora por meio de estudos sobre literatura feminina e literatura escrita por mulheres. Ferrante tem sido referência contemporânea acerca desses temas pela sua subversão ao nos mostrar personagens femininas que descontroem todo um paradigma existente na nossa construção social machista e patriarcalista.

Em A Filha Perdida, ficamos em choque diversas vezes ao nos depararmos com as descrições sobre maternidade e gravidez que vão de encontro a toda romantização que estamos acostumados desde crianças.

Notei que poucas resenhas desse livro foram feitas por homens e percebo a urgência em que precisamos ler Elena Ferrante para passarmos a ter papéis mais ativos contra o patriarcado, enquanto homens, pais, irmãos e filhos.

Aline 31/05/2021

Expectativa
Criei expectativas com o livro que não foram alcançadas. Achei bem fraco o livro.
Thais645 31/05/2021minha estante
Eu gostei desse livro dela. Acho que ela conduz bem núcleos familiares, mas ainda acho que esse não é o melhor dela, ainda.

Francisco.Tambani 26/10/2022

?As coisas mais difíceis de falar são as que nós mesmos não conseguimos entender.? Com essa afirmação ao mesmo tempo simples e desconcertante Elena Ferrante logo alerta os leitores: preparem-se, pois verdades dolorosas estão prestes a ser reveladas.?
annamp 26/10/2022minha estante
Recomenda pra sair da ressaca literária?

Philipe 07/11/2023

Elena Ferrante como sempre nos prende do início ao fim, com sua leitura fácil e ao mesmo tempo tocante .

Neiva 30/10/2022

Mais um da Elena que me faz ficar sem palavras ou com tantas que não consigo organizar e me expressar como devo. É tudo tão real, realista, escancarado, a Elena deixa tudo a mostra.

Dessa vez ela vai falar sobre maternidade de um jeito pouco falado, mas muito vivido.

Ta vendo, não sei mais falar só consigo refletir e é isso aí, um livro fino com muitas camadas que te deixa pensando durante muito tempo?

Recomendo ouvir o podcast meu inconsciente coletivo no episódio que falam sobre esse livro, sensacional!!

2018 encontrados | exibindo 166 a 181