A filha perdida

Resenhas - A Filha Perdida

2016 encontrados | exibindo 31 a 46

lilly 07/02/2024

Terapia não está em dia
Quantas expectativas eu tinha sobre a Elena, mas para um primeiro contato me decepcionei um pouco. A decepção não tem nada haver com a escrita; achei muito fluída e gostei bastante da forma crua e real como a maternidade foi retratada.

Para mim o grande problema foi a personagem principal, um pouco doida da cabeça. Não julgo sua experiência com maternidade e abandono, tudo isso é muito pessoal, mas não passo pano para o objeto que ela tomou e as consequências que vieram disso, que ela poderia facilmente ter evitado.

Leda precisa de terapia urgente.

Nicolas388 18/02/2024

"Como eu sofria por ela e por mim, como eu me envergonhava de ter saído da barriga de alguém tão infeliz"
O cerne da escrita de Elena Ferrante (como venho descobrindo a cada leitura nova) é formado por uma investigação consciente da psique de seus personagens, apresentada num estilo objetivo e, por muitas vezes, uma sinceridade dilacerante. Em vez de se valer de uma linguagem poética/abstrata para representar e compreender seus desejos mais inconscientes, Leda (a narradora-protagonista) vasculha suas memórias na procura de traçar significados e motivos a suas ações e a de terceiros. O enredo é repleto de simbologias cotidianas, porém pungentes: frutas aparentemente perfeitas, mas estragas por baixo; um inseto que não lhe deixa dormir; e, claro, a metáfora suprema da maternidade: a boneca, uma espécie de contato precoce que transmite a mensagem de que a identidade e o propósito de uma mulher estão intrinsecamente ligados à sua capacidade de cuidado.

Ao longo do livro, somos levados a questionar as expectativas sociais em torno do papel materno e as pressões internas que muitas vezes acompanham essa responsabilidade. Leda luta para reconciliar suas próprias ambições e desejos com as demandas da maternidade, deixando-nos refletir sobre até que ponto as mulheres são livres para seguir seu próprio caminho em uma sociedade que muitas vezes as define apenas por seu papel como mães.

LanNa 13/02/2022

Real e cru
"As coisas mais difíceis de falar são as que nós mesmos não conseguimos entender"

A filha perdida, uma obra de Helena Ferrante publicada pela Intríseca, é um livro fluido mas denso que, em poucas páginas, trás os questionamentos de Leda, uma mãe divorciada que viaja para o litoral em busca de descanso.

Em meio a isso, Leda começa a observar uma jovem mãe inserida em uma grande família expansiva napolitana raiz. Essa observação trás a memória de Leda a vida conturbada com a própria mãe e os reflexo que teve na sua vida como mãe.

A filha perdida tira toda a romantização e mostra o lado humano da maternidade, trazendo uma visão diferente ao qual estamos acostumados quanto sociedade.

? A adaptação:

Lançado em 2021 pela Netflix, tendo como diretora e roteirista Maggie Gyllenhaal, o filme consegue trazer as várias camadas de Leda entre flashbacks, momentos de euforia e solidão, que levantam os questionamentos tão comuns na vida cotidiana. Com várias pequenas cenas sufocantes, conseguimos sentir o cansaço, a abnegação e a falta de tato, deixando de lado suas ambições, que o conceito de maternidade carrega.

Me segue tbm no insta @Srta.xis

nshkahdkagsj 07/02/2022

elena ferrante e seu retrato da maternidade de forma tão crua é genial. me apaixonei por ela desde o primeiro capítulo lido. e com "a filha perdida" não foi diferente... é incrível! até agora é o meu favorito da autora, esse livro vai me marcar pra sempre
ps: adorei o filme também, acho que as duas obras se complementam bastante!
Aylane Nunes 07/02/2022minha estante
Eu quero ler pra ver o filme ?

nshkahdkagsj 07/02/2022minha estante
vale muito a pena! espero que vc goste

Milena.Graczeck 19/01/2022

Maternidade real
Bom, é meu segundo livro da Elena Ferrante e eu acho ela genial, o jeito que ela conta uma história com um mix de passado e presente e tudo dentro da mente da Leda e ao mesmo tempo observando as pessoas ao redor. Só lendo para saber e recomendo. É curtinho e tem um jeitão de autobiográfico, se não for, eu a admiro mais ainda. A história é sobre maternidade real e até achei interessante de ler nesse momento de férias onde a minha filha tá comigo o tempo todo. Da para rever uns conceitos. Ahh e tem um leve suspense no final. Amei demais!

Lucas1429 22/09/2021

As mulheres de Elena respiram fora das páginas
Obra com assuntos de estima de Elena: a maternidade, o crescimento, a feminilidade na Itália, em território napolitano, num mundo caótico de determinações formais e de diferenças fraternais. Em matéria de verossimilhança, é à realidade a tal escrita, sempre potente, aprazada por Elena. Suas mulheres são naturais, guerreiras (num sentido de equidade da posição feminina), verídicas. Numa exposição à banalização ao maternal, ela não se limita em espairecer os meandros que tornam-se as atitudes de mães idealizadas para além da própria gestante/puérpera/mãe, na luta para despir a romantização do assunto.

A protagonista, Leda, é o que todo autor sonha em dar à luz, num trocadilho sensato ao tema; ela tem duas filhas crescidas que fantasiosamente sempre foram sua benção. Mas carregam a sina do peso materno à progenitora, uma mulher que reconhece sua presunção ambiciosa a que nossa sociedade compele, a da satisfação corporal, econômica, espiritual e psicológica, aqui mal sucedidas. E está tudo bem em se assumir instável, segundo seu texto.

Quando encontra em Nina, anos mais jovem, oriunda da sua terra natal evitada, e inexperiente, com sua filhinha Elena, Leda projeta na então desconhecida sua sombra do passado; Nina quase a obriga, indiretamente, a se confrontar com o ser mãe na vida de Leda. Do primeiro contato visual à uma inesperada união de ambas, o estado de aproximação valerá de uma figura que se descobrirá onipotente. É esse objeto o símbolo da retórica de Ferrante para moção de seu texto ser tocante, supostamente metaforizado em seu título, amado e vigiado pelo significado social, até lírico, que ele apresenta, principalmente, porém abrangente também, de uma mulher. É dela a força emanada da autora para desbravar e desnudar sua denúncia de seres auto enjeitados, desacreditados, desvencilhados de sua natureza, em prol alheio. O importante é a confluência ejetada até nós, seus espectadores, atingida, prontos a nos enxergarmos e reconhecermos o sufocante ar que dividimos sem entender nosso propósito. E repito, para Leda e à geral, está tudo bem em não estar bem.
Luiz.Barbieri 22/09/2021minha estante
Qual tu acha a melhor 9bra dela?

Luiz.Barbieri 22/09/2021minha estante
Obra

Lucas1429 22/09/2021minha estante
Luiz, minha obra favorita de Elena ainda é ?A Vida Mentirosa dos Adultos?.

bearittz 09/03/2022

Divisivo
A impressão que eu tenho é que esse livro é bem divisivo e que a autora tinha consciência disso quando escreveu, quase como se fosse intencional.
De modo geral, a história tem um ritmo bem fluido e uma pitada de suspense no ar, o que eu gosto. É como se, a qualquer momento, algo muito ruim pudesse acontecer.
A autora também sabe explorar o lado sombrio de cada personagem, sabe usar a sinceridade e a honestidade na construção de uma imagem que não é necessariamente agradável ao leitor.
Apesar disso, posso dizer: o livro não funcionou pra mim.
Gostei de como a personagem principal foi construída? sim. Gostei da personagem que foi construída? não.
Leda é uma mulher extremamente problemática, surtada e nada confiável. Seja como mãe, esposa ou amiga, ela se comporta de maneira tão instável e infantil que até assusta, às vezes.
Outro ponto é que, pra mim, a história ficou desconexa em várias partes. Parece que a obra não faz muito sentido de maneira geral.

Mas vale dizer: tem muitas questões interessantíssimas sobre a desglamourização da maternidade.
Recomendo? Talvez, por ser uma leitura bem rápida de se fazer.

nota:
17/01/24 - acho que eu não tinha maturidade pra digerir as questões do livro na época em que li, vou adicionar à lista de releituras :)

Rahrt 14/09/2021

"Mas eu não invento nada, só escuto, o não dito fala mais do que o dito."
Fiz a leitura de A Filha Perdida enquanto ainda lia a tetralogia de A Amiga Genial, portanto não pude evitar algumas comparações; em alguns momentos pensava estar lendo a respeito de Lenu e não de Leda. Entretanto, isso não tira a beleza da história que começa e termina de forma brilhante, ainda que um tanto abstrata.
Elena Ferrante em sua forma mais simples, com seu estilo único de fazer o ordinário parecer extra-ordinário.

Super indico!
(mas vá lá ler A Amiga Genial antes, se ainda não o tiver feito! ahuahua)
Anna Santos 15/09/2021minha estante
Quero muito ler esse livro, espero que seja em breve ! A escrita e as histórias da autora são tão viscerais e tocantes, amo.

Rahrt 16/09/2021minha estante
Anna é bem por aí mesmo, visceral é a palavra! É uma leitura muito rapidinha, acho que você vai amar. Depois me conta se teve a mesma impressão que eu.

Fernanda Coelho 28/03/2024

Ok
Leda vê seu proprio passado em uma família que observa na beira da praia e isso faz com que ela comece a refletir como foi o seu relacionamento com sua mãe, os traumas que viveu e sua experiência como mãe.
Fabio 29/03/2024minha estante
???

@LuanLuan7 16/08/2022

Um livro para sentir
A história de Leda e a boneca perdida foi capaz de despertar emoções diversas: da raiva à compreensão, do desprezo à compaixão.

As expectativas que recaem sobre a maternidade não se resumem à infância dos filhos. A mãe deve carregar o ônus de abster-se de viver pelo resto de seus dias.
A consciência de que não estava presa a esse fardo levou Leda a aventurar-se longe das filhas, que ficaram sob os cuidados do pai.

O arrependimento de Leda e a mágoa das filhas são sentimentos que permeiam toda a trama.

E esse é, apenas, o pano de fundo da história. O fio condutor da narrativa está na viagem de fim de semana à Nápoles e a perda de uma boneca na praia.

A escrita quase frenética de Ferrante, com fluxo de pensamento e continuidade de cenas, por vezes, me fez pensar que estava lendo um ?triller?.

Foi meu primeiro contato com a autora. Pretendo conhecer mais a fundo as outras obras.

Tawane.Sudan 01/05/2023

Um livro sobre gerações
Quando ouvi falar de Elena Ferrante, não imaginei que ela pudesse se tornar uma das minhas autoras favoritas.

A profundidade dessa história numa escrita tão calma é formidável. A Filha Perdida conta a história de Leda, que ja logo no início me fez questionar: será que é somente a filha? E não, é a história da filha, da esposa, da mãe, da mulher, da profissional perdida e do seu encontro com ela mesma.

Um livro cheio de psicologia que beira a vontade de atender a Leda em uma sessão.

Com certeza quero ler todos de Elena Ferrante.

Cris 19/08/2021

Não se enganem com o tamanho do livro. O conteúdo é pesado.
Maternidade e ausência já são a marca registrada da Elena Ferrante. Personagens reais, que parecem ser conhecidos na nossa vida, também são.

Esse é mais um livro dela que me surpreendo (apesar de ainda não ter superado a tetralogia napolitana).

É um livro com trechos dolorosos, que vem desmistificar a maternidade romântica que a sociedade impõe à mulher.

É um livro bem curto também e às vezes um pouco raso. Mas acho que depois de ter lido a série com 4 livros, fico até assustada por ver um dela tão pequeno hahahahah.

A verdade é que, cada vez que leio Elena, quero mais.
Isa 19/08/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro que eu li da Ferrante e já foi um baque né hahaha. Visceral e sincero, a escrita sempre maravilhosa. Foi uma ótima porta de entrada!

Cris 23/08/2021minha estante
Simmmm! Eu já tô programando pra ler outro dela hahaha

Karol 07/02/2022

Sem romantismo
O livro aborda a relação de Leda com sua mãe, suas filhas e com as mulheres que ela vê na viagem de férias à praia. É um retrato muito sincero da maternidade, da competição sempre estimulada entre as mulheres, do desejo e da percepção da própria imagem ao chegar perto dos 50 anos. Só imagino como Olivia Colman deve ter sido impecável no papel.

2016 encontrados | exibindo 31 a 46