O Som do Amor

O Som do Amor Jojo Moyes

Resenhas - O som do amor

Sandra.Castilho 13/01/2018

O som do amor
Isabel é uma musicista, que perde o marido e fica totalmente perdida sem saber o que fazer dali pra frente, ela tem dois filhos Kitty e Thierry que acabam passando por dificuldades pela perda do pai, nesse caos ela se vê sem rumo, cheia de dúvidas. Neste momento caótico ela recebe uma herança de um parente distante: uma casa e resolve se mudar com os filhos pra lá, é aí que começa toda sua transformação e interação com os filhos. Nesta casa ela aprende o que é ser mãe de vdd. Além de descobrir que um novo amor pode trazer felicidade nas simples coisas da vida. Uma história linda que te prende desde o início, vcs não vão querer largar o livro.

Eulina.Cavalcanti 19/01/2018

As coisas só acontecem do meio para o fim.
Uma musicista que fica viúva e sem nada inclusive a pessoa que administrava a casa e os filhos. _Engano- me ficou com o violino, recebendo de herança uma casa caindo aos pedaços lá nos confins do diabo o que fez sua vida mudar de um polo a outro.

Leila 31/01/2018

A vida de Isabel era perfeita: tinha uma casa linda, uma vida confortável e uma carreira como violinista. Sempre foi mimada pelo marido, que a incentivava a tocar. Quem cuidava da casa e dos filhos era a babá. Isabel nunca precisou se preocupar com nada. Com a morte do marido, tudo muda.

Isabel é muito alienada! Será que, na vida real, existem mulheres tão alienadas? Casada, mãe de dois filhos e não sabe o que se passa na sua casa, com seu marido e com as finanças. Tudo bem que ela se dedica à música, mas isso não justifica largar todo o resto! Tem uma babá e nem toma conhecimento do que se passa em sua família. Muitas mulheres têm uma profissão e nem por isso negligenciam os filhos e todo o resto. Confesso que não consegui simpatizar com a protagonista.

Após a morte do marido, Isabel descobre que está falida. Nunca se preocupou com as finanças da família, pois era o marido quem tomava conta de tudo. A opção mais lógica, para pagar as dívidas e não perder a casa, seria vender seu violino caríssimo. Mas não, ao invés de vender o violino, o que ela faz? Vende a casa e vai morar com os filhos em uma casa, caindo aos pedaços, no fim do mundo, que acabou de herdar de um tio que faleceu.

Percebemos de cara que a filha de 15 anos tem muito mais juízo que a mãe. Foi a única personagem com quem simpatizei. Kitty é prática e realista, enquanto a mãe não tem ânimo para nada. Isabel se comporta como se só ela estivesse sofrendo com a morte do marido. Como pode ser tão egoísta e apática? O filho mais novo, Thierry, ainda está em estado de choque, parou de falar. Kitty foi obrigada a amadurecer para tomar conta de tudo.

Quando a família chega com a mudança na Casa Espanhola, ficam todos desanimados ao ver o estado da casa. A condição é lastimável e nada funciona. Como se não bastassem todos os problemas da casa, a família ainda precisa conviver com os vizinhos invejosos. Matt e Laura cuidavam do vizinho idoso, pensando que herdariam a propriedade, mas isso não aconteceu. Como ele não fez testamento, a herança foi para o parente mais próximo: Isabel. Matt ficou obcecado pela casa e está disposto a tudo para consegui-la. Ele se aproxima de Isabel, fingindo amizade e oferecendo seus serviços para restaurar a Casa Espanhola (tudo por um preço superfaturado). Não demora muito para Isabel perceber que não tem dinheiro suficiente para todas as melhorias que a casa precisa.

Além de Kitty, outro personagem que me cativou foi Byron. É um cara simples e de bom caráter. Achei o final um pouco forçado, porque acontece uma coisa exatamente em um determinado momento. Mas, de um modo geral, foi bem interessante até.

Este não é o meu livro preferido da Jojo, mas indico a leitura para quem gosta do gênero.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos:

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

Portal JuLund 10/02/2017

O Som do Amor, @intrinseca
Logo no início conhecemos os McCarthy: Laura e o marido Matt. Eles, principalmente Laura, aguentam muita coisa para fazer os gostos do um idoso a beira da morte que não tem nenhum familiar que lhe dispense os cuidados na velhice: leva as refeições e prestam pequenos serviços a ele. Por quê? Porque eles querem herdar a velha casa espanhola, com uma vasta propriedade e cercada por um lago, que sempre fora o sonho de Matt e, depois, tornara-se o sonho de Laura e, por fim, lhes prometera o velho Sr. Pottisworth como merecido após todos os cuidados.

Mas claro que o idoso conhecia as intenções do casal, por isso, quando morreu, descobriram os McCarthy que não havia nenhum testamento e que a propriedade seria passada para uma familiar distante, seu único parente vivo: Isabel Delancey.

Isabel ficara viúva havia alguns meses e ainda sofria muito com a parda do marido, que lhe deixou uma casa, mas muitas dívidas para criar os filhos Kitty de 15 anos e Thierry de 10. Surpresa com a herança inesperada, Isabel é aconselhada a vender a casa onde vivera com a família em um bairro nobre de Londres (pela qual não pagaria imposto de transmissão por ser viúva do falecido) e ir viver com a família na casa espanhola, em uma pequena cidade. Abandonando assim de vez seu emprego como violinista na orquestra.

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-o-som-do-amor-intrinseca

@apandaliteraria 09/02/2018

O livro que quase desisti...
É um livro que começa desanimador, nos primeiros capítulos da aquela vontade largar tudo. Mas com o decorrer você fica curioso em saber se Matt e Laura irão conseguir ganhar a tão sonhada casa, que foi prometida em vão. A casa fica para a recém viúva Isabel, que com seus 2 filhos se muda para a casa sem saber o que está fazendo.
Uma história intrigante, apaixonante, enigmática, e cheia de amores e traições. Uma leitura rápida e de fácil absorção, podemos sim ler sem demora.

Luan.Peruzzolo 13/02/2018

Impactante
O livro retrata a história de uma casa que muitos almejam, sendo ela a Casa Espanhola.
Nessa casa vivia o Sr. Pottisworth, que por muitos anos largou a casa de mão, viveu em apenas um cômodo da casa e apenas esse cômodo ele ?cuidou?.
Matt e Laura McCarthy eram obcecados pela casa, tanto que se propuseram a fazer as vontades do Sr. Pottisworth para herdar a casa. Como ninguém encontrou o testamento, a casa acabou ficando com a Isabel Delancey, que é sobrinha neta do Sr. Pottisworth.
Isabel acabara de perder o marido em um acidente de carro e viu a oportunidade de recomeçar a vida longe de tudo que lembrava o marido. Porém, como fazia tempo que ela não ia nessa casa, ela não lembrava que a casa estava precária, precisando de uma reforma geral.
Como Isabel não conhecia ninguém na região, ela acabou fazendo serviços de reforma com Matt, que se dizia corretor imobiliário.
Desde então, sua vida vira de ponta cabeça por causa dessa reforma.

Ana Paula FZ1 13/03/2018

Eu amo de paixão ler Jojo, suas historias são sempre encantadoras e apesar de todo mundo que não leu achar que todos os finais são iguais ao do Como eu Era Antes de Voce ( aquela porrada nas emoções), não é não. Esse aqui é a prova disso.

O Som do Amor é um livro leve, cheio de ¨som¨ mesmo. Delicado como um violino, como essa capa, uma delicia de leitura.

Aqui conhecemos a historia de Isabel, Laura, Matt, Byron, Kitty e Thierry. Odiei com todas as minhas forças o Matt, achei ele um calhorda de marca maior. Só que mesmo odiando ele, a construção do personagem é fantástica. Um homem cheio de sentimentos mesquinhos, e que faz da vingança o pilar da sua vida, por isso não se importa em prejudicar as pessoas, nem mesmo sua esposa Laura e seu filho Anthony.

Achei a Laura uma idiota. Mole, sem pulso, tudo levava a crer que sua vida seria maravilhosa, e ela escolheu o caminho pior... ahhhh fala sério.

Quando o livro começou eu queria sacudir Isabel, alienada, egoísta, totalmente alheia ao mundo e aos seus próprios filhos. Mas com o passar dos capítulos, do desenrolar da historia, dos acontecimentos ela foi me conquistando, me fazendo torcer por ela, e foi mostrando sua força, sua vontade de ser uma nova pessoa. Quando sua vida desmorona com o falecimento do seu marido ( não é spoiller ta gente, ta na sinopse do livro rrss ), Isabel se vê total e completamente perdida na vida, com seus filhos, suas finanças, e depois de abrir mão da vida em Londres, ela vai pro interior pra uma casa herdada, mas que ta caindo aos pedaços. O que aqui pra nós não é nada comparada à cobiça de um casal de vizinhos em ter a tal Casa. Por essa ganância de achar que tem o direito à um imóvel que não lhes pertence Matt faz as piores falcatruas com Isabel.

Nesse meio tempo Byron, que trabalha pra Matt aparece na vida de Isabel, e tira Thierry, seu filho mais novo, do seu total silêncio apos a morte do pai. Então Isabel, Kitty e Thierry recomeçam a vida longe do centro de Londres, sem a figura do homem que lhes era tão importante, mas aprendendo que tudo é possível quando se deseja.

Isabel começa a dar sinais de que tudo na sua vida esta sim diferente, mas que pode ser tão bom quanto ela e seus filhos jamais poderiam imaginar.

Adoreiiiii o final. não imaginei que fosse acontecer isso, mas fiquei muito feliz com a forma como a Jojo deixou tudo. Fazendo com que eu a admire ainda mais e querendo conhecer mais e mais suas historias ...

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 13/03/2018

Não é apenas mais um romance
Se a capa do livro e o título nos fazem pensar que O som do amor é apenas mais um romance “água-com-açúcar” devemos nos lembrar de “não julgar um livro pela capa”. Dito isso, meu primeiro “choque” com esta obra foi a quantidade de personagens. Evidentemente, Isabel Delancey é a protagonista, porém há muitos outros personagens essenciais nesta narrativa e a quantidade de nomes pode, em um primeiro momento, nos confundir. Além disso, a narrativa é, em boa parte do livro, lenta, demorando a chegar naquele ponto da história que não queremos mais largar o livro. Mas não larguei e não me arrependo!

O som do amor apresenta diversas histórias interligadas pela Casa Espanhola, uma construção em ruínas localizada no interior da Inglaterra, no condado de Norfolk. Através dela conhecemos seu velho proprietário, o Sr. Pottisworth; seus vizinhos gananciosos Laura e Matt, pais de Anthony; a já mencionada Isabel Delancey, mãe de Kitty e Thierry e viúva de Laurent; o misterioso Byron; o velho e simpático casal Henry e Asad; o imobiliário romântico Nicholas… E muitas outras pessoas que vivem em Londres ou Norfolk.

A narrativa é em terceira pessoa e a cada instante o narrador focaliza um personagem diferente, o que nos permite conhecê-los mais a fundo. Isto é importante para a história, por retratar dificuldades humanas, dores, medos e até mesmo recomeços.

“A tristeza nunca passaria, tinham lhe dito, mas ficaria mais fácil suportar” O som do amor (pg. 67)

De maneira bem resumida: Isabel Delancey, primeiro violino na Orquestra Sinfônica Municipal e uma mulher totalmente dedicada à música, mesmo sendo casada e tendo dois filhos, vê sua vida mudar completamente com a morte do marido, Laurent, que deixa para trás enormes dívidas. Por sorte, um velho tio de Isabel, vem a falecer também, deixando a ela, como herança, uma bela casa. A tal casa, porém, estava caindo aos pedaços e ainda era objeto de cobiça de muitas pessoas, o que causa tantas confusões ao longo do livro.

O som do amor apresenta temas que podem ser muito comuns em romances, mas faz isto de maneira interessante, trazendo em doses homeopáticas os segredos de cada personagem e deixando pontas soltas para que possam ser amarradas mais adiante. Ao longo das páginas nos deparamos com o luto, o amor, intrigas (muitas!), recomeços, amizade, inveja, traições, vitórias, derrotas, sonhos, concessões. Uma história que fala do ser humano, em suma, com todos os seus desejos, contradições e projetos.

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2018/03/13/o-som-do-amor-jojo-moyes/

Flavia.Souza 22/03/2018

História de Recomeços
Não nego que o que mais me atraí nos livros da Jojo Moyes é a promessa de uma narrativa emocionante e reflexiva. Gosto de como a autora escreve com propriedade, e sem deixar a sutileza de lado, a respeito de temas complexos e reais. Tanto é que em O Som do Amor somos incitados a refletir sobre amor fraternal (e até onde vale a pena se sacrificar em nome da união familiar), o valor de uma segunda chance e, principalmente, sobre o tipo de ganância que corrói almas. Assim, ao invés de um romance arrebatador, encontramos a história de pessoas machucadas por um tipo de amor que é cruel, mente, traí e subjuga a pessoa amada. Fato que faz essa leitura ser, antes de qualquer coisa, um tributo aos recomeços que todos nós, maltratados pela vida e pelas escolhas erradas, merecemos.

O livro apresenta várias histórias, todas elas interligadas pela Casa Espanhola: os ambiciosos Laura e Matt em um casamento fracassado e praticamente de aparências; os típicos moradores da cidade de interior e como eles são afetados pela chegada de Isabel; a jovem viúva e seu luto recente; os filhos de Isabel e os traumas que eles carregam desde a morte do pai; e as sombras humanas – personagens que ganham forma e nome ao longo das páginas – que almejam a Casa Espanhola por causa de poder e dinheiro. Gostei muito de como a autora apresentou o conceito de posse, mostrando o quanto um bem material pode corromper a alma humana. Foi incrível ver tudo o que esses personagens estavam dispostos a fazer para ter tal casal, ao mesmo tempo em que foi doloroso perceber o quanto a mente humana é suscetível ao erro.

Não é o melhor livro da Jojo, a história é previsível mas vale a pena a leitura.

adrianlendo 23/04/2018

O Som do Amor conta a história de duas famílias em crise. Uma se despedaçando e mantendo a ganância dentro de casa e a outra praticamente despedaçada e sem rumo após a morte de um dos integrantes.

A premissa da história é interessante e após ler o primeiro capítulo o leitor acaba ficando ainda mais interessado pela ganância dos personagens e para saber o que acontece com eles e de a família vai sobreviver, mas tudo isso acaba no segundo capítulo quando somos apresentados à Isabel.

A partir deste momento, a trama fica lenta e cansativa, parece que não anda. Ainda mais quando a narrativa em terceira pessoa acaba focando em personagens que não acrescentam muito para a trama e apenas ocupam páginas para coisas banais.

Como se já não bastasse toda a lentidão, a história acaba se tornando um clichê horroroso quando, ao chegar no sexto capítulo, já podemos fazer teorias de como será o final e se a sua mente for boa, provavelmente a teoria estará certa.

Não há o que esperar de bom da história, exceto por um personagem que não fala nada em parte do livro, é instigante saber quando ele vai falar ou a situação em que isso pode acontecer, a única coisa que faz o leitor continuar a história.

Individualmente, acho que coloquei muita expectativa na obra. Após ler "Como Eu Era Antes de Você" eu estava sedento por ler algo diferente da tão falada Jojo Moyes e, por isso, acabei me decepcionando além do normal com a lentidão de "O Som do Amor". Como dito anteriormente, a narrativa é lenta e foca muito em personagens que não deveria, o livro é empurrado com a barriga mesmo tendo apenas 302 paginas.

Hellen @Sobreumlivro 29/04/2018

Como escolher outra palavra para descrever essa história se não Mediana? Rs.
Tudo gira em torno da casa espanhola e do quanto as pessoas são capazes para conseguir o que querem; e de como somos programados a pensar que, talvez se conquistarmos algo importante e de valor, todos os problemas serão resolvidos.

Bem, é o pensa o casal Matt e Laura McCarthy sobre a Casa Espanhola, uma construção em ruínas no condado de Norfolk. Para atingir tal objetivo, o casal faz de tudo para ter a posse e propriedade do bem.

Já em Londres, Laura Delancey está com o coração partido. Um ano após o falecimento do marido, ela e os filhos não tem estruturas para seguir em frente. E numa tentativa de recomeçar a vida, parte para a casa deixada de herança por um parente distante.

O que ela ainda não sabe é que o casarão está totalmente deteriorado. E que, embora totalmente inabitável, é capaz de despertar a irá de alguns moradores.

_

Bem, como escolher outra palavra para descrever essa história se não Mediana? Rs.

Eu li muitas resenhas positivas a respeito dessa história - e torci muito para que essa aqui também fosse -, mas, desta vez, a escrita geralmente encantadora da Jojo Moyes não me cativou. Afora alguns personagens aqui e acolá, a história é sem carisma e tênue, sem grandes novidades.

É um livro cuja história poderia ter sido contada em 200 páginas, não em 300. Alguns pontos e personagens da trama poderiam ter sido mais aproveitado, mas a autora optou por escolher falar demais sobre a casa, torná-la um personagem intrínseco a narrativa à desenvolver relações entre os visitantes dela.

Por fim, O Som do Amor é um livro ok, portanto, é bom ir sem grandes expectativas. A história é interessante, mas não o suficiente para me fazer querer reler algum dia. Espero que vocês leiam e se encantem pela leitura

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/