O Som do Amor

O Som do Amor Jojo Moyes

Resenhas - O som do amor

Deh 12/08/2017

O essencial da vida é ser e não ter!
É um dragão que já nos devorou a todos: essas casas obscenas e escamosas, essa luta insaciável e esse desejo de possuir, de possuir sempre e apesar de tudo, essa necessidade de ser proprietário, para não ser propriedade. D. H. Lawerence.

Somos apresentados a uma casa, a Casa Espanhola, uma daquelas casas que todos deram sua opinião ao construir e reformar – mas que se vê no fim de uma longa vida, numa cidadezinha do interior de Londres, uma herança, o objetivo e sonho de uma família local. Em meio ao caos da cidade grande essa casa preserva a calmaria e uma história a ser contada.
Mas não foi isso que ocorreu, quando Isabel – viúva, com seus dois filhos Kitty e Thierry, após descobrirem que herdara a casa, encontraram ao chegar ao vilarejo.

Jojo nos transporta a uma intensidade de emoções, é um daqueles livros que interagimos do início ao fim, confesso, que sofri com Isabel, a vi definhar em seu luto, tentando encontrar forças para seguir em frente e criar os filhos. Uma mulher que vive, respira música, bastante relapsa em sua vida familiar, mas que precisa encarar o futuro e sabe que terá que ser forte para isso. Kitty e Thierry são filhos que todos gostariam de ter, crianças normais com uma sensibilidade extraordinária, que assim como a mãe terão que vencer seus medos e anseios.

Não sou do tipo que fica revoltada com personagens, fico sim com raiva, mas sempre acredito que eles podem mudar. Mas não é o caso de Matt, ele é realmente repulsivo, e nem tenho como explicar seus atos, só que Jojo fez um ótimo trabalho.

Mas, por outro lado somos presenteados com Byron, um homem que tem seus pesadelos, uma grande mancha no passado, mas que consegue ser o melhor personagem que tive o prazer de conhecer – dentro dos livros de Jojo.

Entre tantos outros personagens construídos com maestria, a beleza dessa estória para mim, é a importância da família, como aquela frase:
A essência da vida não é ter, é ser.
E nesse caso é ser família.

Mesmo que toda a trama seja por causa da Casa Espanhola, ela também é a causadora do amadurecimento e jornada dos personagens.
Abrir mão dos nossos sonhos não é fácil, dói, machuca, frustra e senti todos esses sentimentos ao decorrer da estória. Muitos deles se tornaram feios e tristes, mas isso está mais no nosso poder do que de outra pessoa. Isso que é o belo desse livro, que podemos sim viver os nossos sonhos, desde que adaptemos eles aos nossos familiares. Não tem como os viver egoistamente, e também devemos aprender a identificar se aquele sonho é para nós, e saber recuar quando necessário.

‘ Descobri que uma casa podia ser o auge dos desejos de alguém, um reflexo de como as pessoas se viam, de como desejavam se ver. Descobri que uma casa – apenas tijolos, cimento, madeira, talvez uma pequena extensão de terra – podia ser uma obsessão.”

Jéssica - @Febreliteraria 10/05/2017

O Som do amor
Se a Jojo algum dia fez algum livro ruim eu simplesmente desconheço!.

O som do amor" fala sobre obsessões, intrigas e também fala sobre recomeços. É uma história de novos começos e amizades. Agora pense em tudo isso em um livro só ? É para levar os personagens e até os leitores a loucura . " O som do amor" é um romance que fala sobre a importância da vida familiar.

Vamos conhecer Matt e Laura, um casal que tem a ideia obcecada de querer comprar a "Casa Espanhola", o proprietário Samuel , é um senhor de idade e com essa ideia de querer a casa dele. O casal passou a cuidar dele mas sempre contando os dias para que ele morresse, na esperança de herdar a casa.

Vamos conhecer também Isabel, a sobrinha neta do proprietário. Ela é viúva e ainda de luto descobriu que estava falida. Precisaria vender tudo para conseguir sobreviver. Até que ela recebe a noticia em que ela herdou a "Casa Espanhola" . Isabel ficou super aliviada e muito feliz. Tadinha!! Alguém avisa a Isabel que ela vai precisar ser forte o suficiente para superar todos os problemas que estarão por vir nessa jornada ? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O fim da história é altamente dramático. Aliás, a Jojo tem esse dom né ? De deixar o gosto de quero mais , Jojo ama deixar nós meros mortais sofrendo e pensando nos personagens por um bom tempo mesmo quando o livro termina. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀
• Eu recomendo muito ler este livro, é simplesmente maravilhoso!

site: https://www.instagram.com/febreliteraria/

Arianne 30/04/2017

O Som do Amor
Essa história mostra o que a cobiça pode fazer com as pessoas, o que o julgamento precoce pode destruir, como as escolhas dos pais podem afetar a vida dos filhos. Jojo mostra nesse livro o que realmente vale a pena para ser feliz, o que é realmente importante!

Ana Paula FZ1 13/03/2018

Eu amo de paixão ler Jojo, suas historias são sempre encantadoras e apesar de todo mundo que não leu achar que todos os finais são iguais ao do Como eu Era Antes de Voce ( aquela porrada nas emoções), não é não. Esse aqui é a prova disso.

O Som do Amor é um livro leve, cheio de ¨som¨ mesmo. Delicado como um violino, como essa capa, uma delicia de leitura.

Aqui conhecemos a historia de Isabel, Laura, Matt, Byron, Kitty e Thierry. Odiei com todas as minhas forças o Matt, achei ele um calhorda de marca maior. Só que mesmo odiando ele, a construção do personagem é fantástica. Um homem cheio de sentimentos mesquinhos, e que faz da vingança o pilar da sua vida, por isso não se importa em prejudicar as pessoas, nem mesmo sua esposa Laura e seu filho Anthony.

Achei a Laura uma idiota. Mole, sem pulso, tudo levava a crer que sua vida seria maravilhosa, e ela escolheu o caminho pior... ahhhh fala sério.

Quando o livro começou eu queria sacudir Isabel, alienada, egoísta, totalmente alheia ao mundo e aos seus próprios filhos. Mas com o passar dos capítulos, do desenrolar da historia, dos acontecimentos ela foi me conquistando, me fazendo torcer por ela, e foi mostrando sua força, sua vontade de ser uma nova pessoa. Quando sua vida desmorona com o falecimento do seu marido ( não é spoiller ta gente, ta na sinopse do livro rrss ), Isabel se vê total e completamente perdida na vida, com seus filhos, suas finanças, e depois de abrir mão da vida em Londres, ela vai pro interior pra uma casa herdada, mas que ta caindo aos pedaços. O que aqui pra nós não é nada comparada à cobiça de um casal de vizinhos em ter a tal Casa. Por essa ganância de achar que tem o direito à um imóvel que não lhes pertence Matt faz as piores falcatruas com Isabel.

Nesse meio tempo Byron, que trabalha pra Matt aparece na vida de Isabel, e tira Thierry, seu filho mais novo, do seu total silêncio apos a morte do pai. Então Isabel, Kitty e Thierry recomeçam a vida longe do centro de Londres, sem a figura do homem que lhes era tão importante, mas aprendendo que tudo é possível quando se deseja.

Isabel começa a dar sinais de que tudo na sua vida esta sim diferente, mas que pode ser tão bom quanto ela e seus filhos jamais poderiam imaginar.

Adoreiiiii o final. não imaginei que fosse acontecer isso, mas fiquei muito feliz com a forma como a Jojo deixou tudo. Fazendo com que eu a admire ainda mais e querendo conhecer mais e mais suas historias ...

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Portal JuLund 10/02/2017

O Som do Amor, @intrinseca
Logo no início conhecemos os McCarthy: Laura e o marido Matt. Eles, principalmente Laura, aguentam muita coisa para fazer os gostos do um idoso a beira da morte que não tem nenhum familiar que lhe dispense os cuidados na velhice: leva as refeições e prestam pequenos serviços a ele. Por quê? Porque eles querem herdar a velha casa espanhola, com uma vasta propriedade e cercada por um lago, que sempre fora o sonho de Matt e, depois, tornara-se o sonho de Laura e, por fim, lhes prometera o velho Sr. Pottisworth como merecido após todos os cuidados.

Mas claro que o idoso conhecia as intenções do casal, por isso, quando morreu, descobriram os McCarthy que não havia nenhum testamento e que a propriedade seria passada para uma familiar distante, seu único parente vivo: Isabel Delancey.

Isabel ficara viúva havia alguns meses e ainda sofria muito com a parda do marido, que lhe deixou uma casa, mas muitas dívidas para criar os filhos Kitty de 15 anos e Thierry de 10. Surpresa com a herança inesperada, Isabel é aconselhada a vender a casa onde vivera com a família em um bairro nobre de Londres (pela qual não pagaria imposto de transmissão por ser viúva do falecido) e ir viver com a família na casa espanhola, em uma pequena cidade. Abandonando assim de vez seu emprego como violinista na orquestra.

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-o-som-do-amor-intrinseca

Aryane 25/11/2017

Ahhh...
A única coisa que gostaria de deixar registrada aqui: eu me apaixonei pelo Byron!

site: amoremletras.wordpress.com

Quel Magda 13/12/2017

Parado
Esse é o primeiro livro da Jojo que leio e esperava mais... A história é bem parada é só vai começar a ficar bem interessante lá pra página 180...
Gostei do final, tem uma reviravolta interessante e inesperada!
Mas está longe de ser um super livro de romance!!!

Grazi @graziliterata 18/12/2017

Resenha no blog
Vem ver minha opinião.

site: https://blogdietaecultura.wordpress.com/2017/12/18/resenha-o-som-do-amor-jojo-moyes/

Lisandra.Maria 11/01/2018

A beleza e a simplicidade na escrita da Jojo sempre me encantam...Não é o meu preferido, gosto mais da história de Nada mais a perder ou A garota que você deixou para trás, mas a força e independência das protagonistas são o ponto forte de todos. Jojo nunca decepciona uma capricorniana romântica!

Sandra.Castilho 13/01/2018

O som do amor
Isabel é uma musicista, que perde o marido e fica totalmente perdida sem saber o que fazer dali pra frente, ela tem dois filhos Kitty e Thierry que acabam passando por dificuldades pela perda do pai, nesse caos ela se vê sem rumo, cheia de dúvidas. Neste momento caótico ela recebe uma herança de um parente distante: uma casa e resolve se mudar com os filhos pra lá, é aí que começa toda sua transformação e interação com os filhos. Nesta casa ela aprende o que é ser mãe de vdd. Além de descobrir que um novo amor pode trazer felicidade nas simples coisas da vida. Uma história linda que te prende desde o início, vcs não vão querer largar o livro.

Eulina.Cavalcanti 19/01/2018

As coisas só acontecem do meio para o fim.
Uma musicista que fica viúva e sem nada inclusive a pessoa que administrava a casa e os filhos. _Engano- me ficou com o violino, recebendo de herança uma casa caindo aos pedaços lá nos confins do diabo o que fez sua vida mudar de um polo a outro.

Leila 31/01/2018

A vida de Isabel era perfeita: tinha uma casa linda, uma vida confortável e uma carreira como violinista. Sempre foi mimada pelo marido, que a incentivava a tocar. Quem cuidava da casa e dos filhos era a babá. Isabel nunca precisou se preocupar com nada. Com a morte do marido, tudo muda.

Isabel é muito alienada! Será que, na vida real, existem mulheres tão alienadas? Casada, mãe de dois filhos e não sabe o que se passa na sua casa, com seu marido e com as finanças. Tudo bem que ela se dedica à música, mas isso não justifica largar todo o resto! Tem uma babá e nem toma conhecimento do que se passa em sua família. Muitas mulheres têm uma profissão e nem por isso negligenciam os filhos e todo o resto. Confesso que não consegui simpatizar com a protagonista.

Após a morte do marido, Isabel descobre que está falida. Nunca se preocupou com as finanças da família, pois era o marido quem tomava conta de tudo. A opção mais lógica, para pagar as dívidas e não perder a casa, seria vender seu violino caríssimo. Mas não, ao invés de vender o violino, o que ela faz? Vende a casa e vai morar com os filhos em uma casa, caindo aos pedaços, no fim do mundo, que acabou de herdar de um tio que faleceu.

Percebemos de cara que a filha de 15 anos tem muito mais juízo que a mãe. Foi a única personagem com quem simpatizei. Kitty é prática e realista, enquanto a mãe não tem ânimo para nada. Isabel se comporta como se só ela estivesse sofrendo com a morte do marido. Como pode ser tão egoísta e apática? O filho mais novo, Thierry, ainda está em estado de choque, parou de falar. Kitty foi obrigada a amadurecer para tomar conta de tudo.

Quando a família chega com a mudança na Casa Espanhola, ficam todos desanimados ao ver o estado da casa. A condição é lastimável e nada funciona. Como se não bastassem todos os problemas da casa, a família ainda precisa conviver com os vizinhos invejosos. Matt e Laura cuidavam do vizinho idoso, pensando que herdariam a propriedade, mas isso não aconteceu. Como ele não fez testamento, a herança foi para o parente mais próximo: Isabel. Matt ficou obcecado pela casa e está disposto a tudo para consegui-la. Ele se aproxima de Isabel, fingindo amizade e oferecendo seus serviços para restaurar a Casa Espanhola (tudo por um preço superfaturado). Não demora muito para Isabel perceber que não tem dinheiro suficiente para todas as melhorias que a casa precisa.

Além de Kitty, outro personagem que me cativou foi Byron. É um cara simples e de bom caráter. Achei o final um pouco forçado, porque acontece uma coisa exatamente em um determinado momento. Mas, de um modo geral, foi bem interessante até.

Este não é o meu livro preferido da Jojo, mas indico a leitura para quem gosta do gênero.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos:

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

Elaine 04/02/2017

A pessoa pode escolher ser feliz ou não
Nos leva a viajar na vida de uma viúva, que reluta em deixar o luto por seu marido perfeito. Perfeito até ela descobrir o que ele fez a ela. Uma mulher, apaixonada pela música, mãe de dois filhos que não sabe cuidar nem de si própria, se vê sozinha de repente responsável por sua família. Acostumada a não ter que tomar decisões, vê sua vida mudada radicalmente. Encontra pessoas dispostas a ajudá-la, outras com um instinto bem diferente. Jojo nos leva a embarcar na vida desta mulher, chegamos a torcer que ela abra os olhos enquanto é cedo. Atrai a atenção de dois homens cheios de mistérios. Quem seria o perfeito cavalheiro que ela poderia se sentir à vontade para reconstruir sua vida? Seria ela capaz de abrir mão da música por sua família? E o alívio nos chega quando Isabel faz escolhas acertadas apesar dos caminhos tortuosos que segue. E acabamos por desvendar uma mulher que, sim, abre mão de suas próprias realizações para apoiar os seus filhos. Linda estória! Jojo não decepciona e mantém seu estilo romantico dramático.

@apandaliteraria 09/02/2018

O livro que quase desisti...
É um livro que começa desanimador, nos primeiros capítulos da aquela vontade largar tudo. Mas com o decorrer você fica curioso em saber se Matt e Laura irão conseguir ganhar a tão sonhada casa, que foi prometida em vão. A casa fica para a recém viúva Isabel, que com seus 2 filhos se muda para a casa sem saber o que está fazendo.
Uma história intrigante, apaixonante, enigmática, e cheia de amores e traições. Uma leitura rápida e de fácil absorção, podemos sim ler sem demora.

Luan.Peruzzolo 13/02/2018

Impactante
O livro retrata a história de uma casa que muitos almejam, sendo ela a Casa Espanhola.
Nessa casa vivia o Sr. Pottisworth, que por muitos anos largou a casa de mão, viveu em apenas um cômodo da casa e apenas esse cômodo ele ?cuidou?.
Matt e Laura McCarthy eram obcecados pela casa, tanto que se propuseram a fazer as vontades do Sr. Pottisworth para herdar a casa. Como ninguém encontrou o testamento, a casa acabou ficando com a Isabel Delancey, que é sobrinha neta do Sr. Pottisworth.
Isabel acabara de perder o marido em um acidente de carro e viu a oportunidade de recomeçar a vida longe de tudo que lembrava o marido. Porém, como fazia tempo que ela não ia nessa casa, ela não lembrava que a casa estava precária, precisando de uma reforma geral.
Como Isabel não conhecia ninguém na região, ela acabou fazendo serviços de reforma com Matt, que se dizia corretor imobiliário.
Desde então, sua vida vira de ponta cabeça por causa dessa reforma.