Valsa Maldita Tess Gerritsen

Resenhas - Valsa Maldita

Pedro Schabarum 15/02/2020

Valsa Maldita
''No ambiente sombrio de um antiquário em Roma, a violinista americana Julia Ansdell depara com uma partitura intrigante — a valsa "Incendio" — e é imediatamente atraída pela peculiar composição. ...'' -Google Books
Quando se começa a ler esse livro é muito difícil larga-lo. Ele tem uma narrativa suave, porém intiga a ler cada vez mais e mais.

Rafael Migão 24/10/2016

Valsa Maldita
A trama se inicia contando sobre a vida de Julia Ansdell, uma excelente violinista que é casada com Robert Ansdell e mãe de uma menina de 3 anos chamada Lilly.
Após uma apresentação, Julia encontra uma partitura com uma canção chamada incêndio em um antiquário em Roma. Ao voltar para os Estados Unidos, ela decide tocar a melodia, a partir daí, coisas ruins começam a acontecer envolvendo sua filha, que entra em uma espécie de transe e começa a agir de maneira assustadora.
A história transita no presente e no passado, voltando à uma época onde o leitor conhece a vida de Lorenzo Todesco, um violinista habilidoso que vive com sua família Judaica. Durante a obra o violinista conhece Laura Balboni, uma violoncelista que embarca em um concurso junto com Lorenzo. Após muitos acontecimentos, ele se apaixona por Laura. Durante o período Pré-Segunda Guerra, o governo Italiano ameaça oprimir os judeus, o que acarreta em um papel fundamental na trama.
Tess Gerritsen escreveu uma obra de arte, a forma como escreve te leva ao ponto, você sente na pele o que os personagens sofrem. O livro não tem nenhum tipo de enrolação, o que é bom e ao mesmo tempo ruim. Senti falta na descrição da ambientação, mas não é nada que atrapalhe a leitura. A autora escreveu o livro com uma narrativa tão confortável que as páginas voam com direito a surpresas no final de cada capítulo.
O livro é curto, mas satisfaz o leitor. Dou os parabéns à autora por escrever uma história sensacional, com temáticas da Segunda Guerra Mundial e o drama Nazista, de como as pessoas sofriam nessa época e que nos faz pensar como foi uma época difícil para a humanidade. O leitor pode ler o livro tranquilo que não irá se arrepender do final, que chega a ser poético e mostra o quanto pode ser triste a história de uma canção.

Rosa Maria 25/08/2019

Não consegui enxergar Tess Gerritsen em nenhum momento do livro.
Totalmente diferente de todos os livros dela lidos por mim.
Apesar de não identificar o estilo, é um bom livro.
Valeu a leitura.

@leiturasdemari 17/08/2019

Intrigante
Em Valsa Maldita, conheceremos a Julia, uma talentosa violinista que está em viagem pela Roma para uma apresentação. Após o espetáculo realizado, Julia parte em busca de encontrar algo para levar de volta a sua casa e sua família. E é quando ela vê a partitura de Incendio, uma valsa extremamente difícil de tocar, mas incrivelmente bela. Então com Incendio sob seus cuidados, ela volta para Boston.
“Para sobreviver, é preciso pelo menos parecer estar do lado do vencedor.”
Já na sua casa, ela decide tocar a valsa e enquanto ela está envolta pelas intensas notas de Incendio algo muito, muito estranho acontece. Algo sombrio e totalmente inesperado parece possuir sua filha. E a única solução que Julia consegue visualizar é que a culpa está na Valsa, então decidida a dá um fim aos mal acontecimentos de sua vida, Julia desembarca em Veneza com uma amiga e parte em busca de saber qual a sua origem e quem é seu autor.
“— É uma valsa — respondeu. — Para os mortos.”
O que Julia não esperava é que ir atrás de respostas, a colocaria em perigo, já que ao ir mais fundo nessa história, a violonista descobrirá que um segredo sinistro está encondido através dos séculos e os envolvidos querem deixar tudo do jeito que está.
“A maioria dos seres humanos aprende a suportar quase tudo, até o grito dos flagelados. Não era que o coração deles tivesse endurecido: era porque não podiam fazer nada. E a impotência gera sua própria forma de serenidade.”
Eu poderia dizer que esse é, basicamente, o enredo do livro, mas não é!
O livro é dividido entre o ponto de vista da Julia que ocorre nos dias atuais e o ponto de vista do Lorenzo, um talentoso músico que vive nos anos 1940, e de ínicio você não entende muito o bem o porquê dessas duas histórias distintas, mas faz sim. Quando o plot twist acontece, ele se encaixa perfeitamente.
“Quando você não vê aonde está indo, quando não sabe o destino final, cada hora é uma eternidade.”
A história que se refere a Lorenzo é dolorida! Sabemos que a época onde a história se passa, foi marcada pelas grandes guerras, grandes massacres e um enorme nível de intolerância. E ver a família de Lorenzo, uma família de imigrantes, sofrendo as dores e as ilusões que eles foram passados pelo governo me fez ficar revoltada. Até hoje, né? Ainda com tanta modernidade, ainda somos expostos à ataques de intolerância.
“Cuidado com as pessoas ignorantes, Lorenzo. Elas são o inimigo mais perigoso porque estão por toda parte.”
Eu nunca tinha lido nada da Tess o que foi ótimo para a leitura, pois fui totalmente sem expectativas e foi uma leitura muito boa! Mas tanto que me fez querer procurar spoilers na internet, pois eu não aguentava mais saber o que teria por trás desse mistério. Sou dessas, gente. Adoro spoilers!

No mais, o livro teve pontas soltas que se fossem fechadas, ia ser perfeito, mas na minha opinião, isso não diminuiu a grandeza da obra. E para mim, a escrita da Tess é superior quando abordada na terceira pessoa.
“E é por isso que ninguém opõe resistência, porque queremos acreditar no melhor. Porque é assustador demais imaginar as possibilidades.”

site: http://blogdiversamente.blogspot.com/

Ket 25/02/2019

Uma valsa sobre o terror humano
Quando li a sinopse desse livro da Tess, automaticamente fiz uma imagem mental de que esse livro seria meio misterioso, pendendo para o sobrenatural, talvez de terror. Para minha surpresa... não é isso não! A história pende mais para o drama do que o mistério.

Nesse livro temos Julia, uma musicista que em uma viagem para a Itália acaba adquirindo a partitura de uma música intrigante chamada Incendio. Quando volta para casa e tenta tocar a música, sua filha de 3 anos começa a demonstrar um comportamento estranho, quase psicótico! Julia, então, passa a achar que Incendio exerce algum poder maligno sobre a menina. Querendo entender que poder é esse, a violinista tenta rastrear o compositor da música e isso nos leva de volta ao passado...

E é aí que a história muda. O livro será contado em dois tempos, o de Julia e o do compositor, Lorenzo, durante a Segunda Guerra Mundial. Para entendermos o poder de Incendio, precisamos entender como ela foi criada. A história de Lorenzo - um judeu- vai girar em torno do seu amor pela música e a perseguição ao seu povo que se estabelece também na Itália daquele período... e que culmina no campo de concentração de Risiera di San Sabba.

Pra mim, que estou muito acostumada com as tramas médicas da Tess esse livro foi uma surpresa. De início, estranhei (eu ficava esperando o macabro acontecer), mas depois compreendi que a proposta eras outra e me deixei levar. É um livro mais sensível, que usa a música para denunciar a tristeza e atrocidade que atingiu também o povo judeu de Veneza. O terror causado pelo ser humano é muito pior que o terror sobrenatural.

Achei bem diferente do que a Tess costuma escrever, mas bom também! Vale muito a leitura e a reflexão.

Andressa 11/04/2020

Esse é o tipo de livro que me prende do início ao fim! Li ele muito rápido.. bem escrito, história inteligente, com uma trama envolvente. Adorei o livro, que me impressionou com a volta que deu para chegar a um fim completamente diferente do que eu esperava.

bobbie 17/10/2018

Autora prova sua genialidade
Adquiri este livro de Tess Gerritsen pensando que seria brindado com mais uma de de suas fenomenais tramas de assassinato e detetives. Ledo engano. Por outro lado, conheci a versatilidade e o poder de perpren a atenção de uma autora que, além de medicina, entende de música como ninguém. E também de surpresas. Gerritsen inicia o livro com o que há de melhor no quesito "sobrenatural" e, quando você pensa que já decifrou todo o enredo, ela prova que sabe surpreender como ninguém. Por fim, tempos sombrios que se anunciam no nosso país têm tudo a ver com esta leitura.

Rita332 27/07/2018

Fascinante
Li este livro em poucas horas. Sim, poucas horas, tão fascinante que é! O livro é um relato paralelo das vidas de Julia Ansdell, uma violinista que encontra uma partitura pela qual se apaixona em um antiquário em Roma, é Lorenzo Todesco, o jovem, também violinista, que a escreveu.
Ao tocar a valsa, coisas estranhas acontecem e Julia começa a procurar respostas. Aparentemente sua filha Lilly, de apenas três anos, é afetada nefastamente pela música, Incendio, e várias agressões são sofridas por Julia que crê que a pequena não a ama mais e tem algo de maligno dentro de si. Todas essas conjecturas nos levam a conhecer a comovente história de Lorenzo, que fora levado a um "campo de concentração" e forçado a tocar, junto a outros músicos, para os nazistas nos idos anos de 1943 e 1944. Eles tocavam muito alto para que os nazistas não ouvissem os gritos dos prisioneiros que, sobrevivendo a torturas e mesmo à tentativas de execução, eram cremados vivos em San Sabba.
Nas idas e vindas em busca da verdade, Julia acaba descobrindo poderia ser a chave da descoberta de um oficial nazista, criminoso, que se escondera por muito tempo e cujo neto está prestes a se tornar primeiro ministro na Itália.
Mas muita coisa está por trás da descoberta de Incendio. Nada é o que parece.
Um livro realmente muito envolvente, que nos leva às agruras da II Guerra mundial e às injustiças ocorridas na época. A família de Lorenzo, judia de Veneza, fora levada para a Polônia, onde foi morta, sendo Lorenzo separado dela por ser violinista. Incendio, a valsa composta na trama por Lorenzo, foi na vida real composta pela própria autora, Tess Gerritsen. No livro ela era uma espécie de tributo aos que perdiam suas vidas em San Sabba.
Recomendadíssimo!

site: https://paragostardeler1.blogspot.com/2016/12/resenha-valsa-maldita.html

Celina 07/07/2018

Uma homenagem tocante.
A autora deixou claro que sua intenção ao escrever esse livro foi prestar uma homenagem...e realmente foi uma bela homenagem, nos lembrando dos verdadeiros heróis da Segunda Guerra Mundial.
A história é envolvente, fluida e nos engana direitinho quanto ao desfecho!
A justificativa para o motivo do mistério da história que se passa no presente é logica e faz todo sentido. Mas fiquei coçando a cabeça e me perguntando: É isso mesmo?! Sério?!
Eu particularmente não gosto de finais assim...
Mas gostei do livro e da escrita da autora.
Bom livro que prende.

Rubia 26/03/2018

Angustiante!!
Gostei demais do livro!! O livro começa justamente na parte em que Julia está em Roma comprando um livro de partituras e dentro desse livro se encontra a partitura com a Valsa Maldita, na primeira olhada Julia já sente que a música é forte. Quando retorna para sua casa, a primeira vez que tocou a música e a partir dali acontecem coisas horriveis, situações que ela chega a pensar que está louca, e tudo aponta para a filha...essa parte me deixou bem nervosa! Mas a parte forte do livro foi quando começa a contar a história de Lorenzo e Laura, lá em 1939, inicio da guerra, essa parte ao mesmo tempo que é linda, vai ser bem chocante e triste..eu fiquei arrasada. A situação que originou a valsa é maldita mesmo, chega a arrepiar de tão terrivel!! Eu indico o livro, amo esse tema e amei o livro!!

Thiago.Lopes 24/03/2018

Final surpreendente

Marriete 28/02/2018

Valsa Maldita ? Resenha Autora: Tess Gerritsen Editora: Record ISBN: 9788501108142
Júlia é uma violinista americana que em uma viagem a Itália, compra uma partitura de uma valsa jamais vista, cujo autor é um completo desconhecido. Ao tentar tocar a valsa pela primeira vez, ela sente uma enorme energia que a arrebata.

Incendio é uma valsa intensa, difícil de ser dominada, e, em sua ânsia em compreender essa música, Júlia a toca insistentemente, e, algo estranho começa a acontecer. A música parecer ter o dom de transformar a mente das pessoas, e, aparentemente, a filha da violinista tornou-se uma vítima. Júlia percebe que seu pequeno anjo teve seu comportamento transformado desde que ouviu Incendio pela primeira vez.

Coisas estranhas aconteceram, acidentes cruéis, impossíveis de ter acontecido até Júlia ter adquirido essa estranha partitura. Determinada a desvendar esse mistério, Júlia sai em busca de informações que possam ajudá-la a se livrar da maldição que assolou sua casa e sua família. É então que ela percebe que há algo ainda mais obscuro e perturbador por trás dessa melodia.

Valsa Maldita é um livro de suspense completamente envolvente e por vezes perturbador, que vai prender o leitor desde a primeira página. Primeiro livro que leio dessa autora e confesso que adorei e fiquei curiosa para conhecer mais o seu trabalho!

#ValsaMaldita#TessGerritsen#Resenha#MarryAquinnah#AutoraInternacioal#LiteraturaEstrangeira#Suspense#AmoLer#Instabooks