Jantar secreto

Jantar secreto Raphael Montes

Resenhas - Jantar Secreto

Isabella Ferreira 13/06/2024

Um dos melhores plots que eu já li do Raphael!! Passei o livro inteiro pensando que o Hugo era o Vladimir.
Uma leitura totalmente fácil e cativante, do jeitinho do Raphael!

Silvia França 13/06/2024

Livro que foi se tornando mais interessante conforme avançava, mas também mais enjoativo. É "legal", mas não sei se gosteeeei... apesar de tenso, leitura fácil e rápida, não me foi muito envolvente.
Tem umas pontas sem muita conclusão.
(já tinha começado outras 2x)

-- Spoilers de todo tipo --

Uma loucura como tudo escalona com esses jantares. Talvez até megalomaníaco demais com os grandes matadouros, corrupção, caça, expansão para outras regiões (...) - ''vou tentar te chocar o quanto eu consegui''
(mas eu sei que isso é mais próximo da realidade do q pensamos)

- Crítica ao consumo de carne animal. Estamos tão acostumados a carne, que raramente paramos pra refletir sobre como essa indústria funciona. Por que a forma que as pessoas são tratadas no matadouro choca tanto?
- Toca em questões de racismo, corrupção.

- O texto um tanto gordofóbico incomoda. Praticamente só existe a palavra ‘gordo’ para se referir ao personagem Leitão.
Tá, ele é gordo, entendemos, e o que mais? Não fica chamando Hugo de musculoso chato ou Miguel de nerd, por exemplo. Além de associar a condição apenas a passividade do personagem e comilança.
E outros coadjuvantes que aparecem também apresentados como acima do peso, sem isso ter relevância ao entendimento do texto.

* já esperava que tal personagem morreria e seria um motivador pra mudanças no rumo da história.
* apelão a história da mãe de tal outro personagem já ter feito carne humana.

* Um dia antes da conclusão da leitura, li a frase ''Leitão merece tudo de ruim''
pensei automaticamente 'Leitão é Vladimir!'. Faz sentido quando paramos pra pensar que ele é quem inventa o primeiro jantar, ele ''encontra'' os convidados e começou a confusão com a dívida.
Mas ainda, talvez eu preferia q todo mundo só tivesse fodid* no final mesmo.

- As minhas caretas durante a leitura vieram durante o último jantar kkkkk (nojeira). Mas também me diverti, com uma leve sensação de justiça que eu vinha esperando há tempo.

* agora meu cérebro automaticamente completa qualquer nome de carne que vejo com "de Gaivota". socorro

** Eu sempre pensei que o livro fosse - e talvez esperasse por isso - algo mais horror e 'animalesco' na comilança (não tanta pompa e uma indústria derivada do canibalismo - não que não seja grotesco dessa forma também)

-----------------
Esse tipo de história sempre me volta a questão de quanto buscamos por choque e sofrimento na ficção. A ética na estilização da violência usada como entretenimento e prazer.

brubs =) 13/06/2024

Meu. deus.
Não sei nem como começar a descrever esse livro
juro que nunca li nada parecido, tem tantos plots que eu fiquei maluca
é um livro que quando você começa, nao tem mais como parar de ler
a escrita do raphael é muito viciante e a historia também
é perturbador mas é um livro muito muito muito bom
acho que nunca vou esquecer de nenhum detalhe dessa história

Gabriela4478 13/06/2024

Como assim já acabou?
O livro é viciante, impactante e agonizante.
O Raphael Montes é com certeza um dos melhores escritores atuais que temos. A história é muito bem escrita, com uma reviravolta final, que não sei nem descrever. Você está lendo e do nada o livro acaba! De tão envolvente que a escrita fica.
A história é chocante, teve horas que tive que parar de ler para processar o que estava acontecendo, e é profunda, bem desenvolvida.
O livro é cruel, mas você não consegue parar de ler, assim como as personagens não conseguiam sair da situação em que se meteram, mesmo sendo a coisa mais desumana possível.
Com certeza lerei mais livros do Raphael Montes!

chinkevicz 13/06/2024

QUE LIVRO FOI ESSE?
Não há palavras suficientes no vocabulário que consigam me fazer expressar o que foi esse livro. Surreal, simplesmente maravilhoso, uma leitura super fluida cheia de reviravoltas. É um livro forte e repugnante mas que te faz devorar cada página rapidamente. Realmente Raphael Montes é uma leitura obrigatória, com certeza comprarei mais livros desse autor. Amei!

Gabriela Mouta 13/06/2024

Acho que nunca tinha lido um livro tão chocante e tão nojento!!
O livro é completamente envolvente, a leitura é fluida demais e me prendeu muito do começo ao fim. Sinceramente, comecei lendo despretensiosamente e realmente não fazia ideia de como era o livro, realmente me surpreendeu.
Essa é a primeira vez que consigo sentir raiva de todos os personagens de um livro kkkkkkk
O plot é bem chocante mas eu já tinha imaginado essa possibilidade.
O Raphael Montes consegue abordar temas e fazer críticas sociais bem descaradas nos livros, esse é o segundo livro dele q leio e não foi diferente.
A minha única dica pra quem ainda não leu é: Se você tem estômago fraco melhor nem ler.

Camila1856 13/06/2024

Esse livro mexeu com a minha cabeça por imaginar que a ficção pode ser realidade! É delicado e precisa ter estômago porque descreve cenas de horror! Mas a crítica do livro em si achei fenomenal!

Rafael2707 13/06/2024

Raphael Montes é simplesmente o melhor escritor de terror brasileiro, que livro magnífico, me prendeu do começo ao fim, ao longo da história fui criando várias teorias e o final me surpreendeu muito, o plot desse livro era uma das minhas teorias, mas mesmo assim, Raphael Montes ainda me chocou bastante, sendo melhor do que eu esperava, "Jantar secreto" com certeza me marcou, sentirei falta da deliciosa carne de gaivota kkkk, com certeza um dos melhores livros que já li.

Léxi 13/06/2024

LOUCURA TOTAL
Além de ter coisas inexplicáveis do nível q o ser humano pode chegar, temos também críticas sócias escancaradas - bom.

Beatriz3345 12/06/2024

Um banquete de suspense
Com certeza o melhor livro do Raphael Montes que eu já li. A narrativa é MUITO envolvente. O autor consegue equilibrar momentos de tensão com passagens de humor ácido, o que enriquece ainda mais a leitura. Os temas envolvidos são sombrios e muitas (todas) as vezes perturbadores, mas tratados de maneira que desafiam me desafiaram a refletir sobre moralidade e limites éticos. Me fazendo questionar se eu faria algo parecido. Recomendo super!

Sara.Feres 12/06/2024

Certa vez havia um poema no banheiro químico?
Minha primeira leitura do Raphael Montes, e eu tenho que anunciar para todos vocês? QUE LEITURA!!!!
Juro, nunca li um livro tão nojento? mas também com uma história intrigante, uma história que você quer muito saber no que vai dar, como eles vão sair dessa, o que vai acontecer, se vão descobrir ou dedurar, e você se surpreende?

Essa livro, conta a história de 4 amigos que se mudam para morar junto e acabam numa dívida e um deles acaba tendo uma ideia para acabar com essa dívida deles, só que eles não esperavam que essa ideia ia ir tão longe?
?Até que ponto o homem vai por causa de dinheiro??

Gente, sério? se tiverem a oportunidade, leiam!
Mas aviso que é bem nojento, ele deixa bem explícito as cenas, então, vão com isso em mente!
Vale muito a pena!
??????????

?Tudo na vida tem
Um começo
Um meio
E um 🤬 #$%!& ??

juju 12/06/2024

Razoável
Gosto da ideia das coisas, mas acho que falha na execução, gosto do plot mas falta algo pra completar e dar um desenrolar nas coisas

Luana 12/06/2024

É um livro que mexe muito com a gente, com partes bem pesadas. Completamente bem elaborado e criativo.
Raphael sendo incrível como sempre!

AJNX 12/06/2024

ABSOLUTE LITERATURE
Simplesmente uma obra prima!
História impecável, te prende muito, além da leitura ser totalmente fluída.

Plmds, eu nunca senti tanta adrenalina lendo um livro! É intenso, é chocante, é traumatizante, é magnífico.