Carrie

Carrie Stephen King...

Resenhas - Carrie

bardo 12/05/2024

Reler Carrie agora no original 17 anos depois pode ser descrito como uma montanha russa de emoções. A leitura forçosamente mais lenta, pouco mais de 2 meses, provoca um nível de imersão que o conforto de ler na própria língua por vezes encobre. Quando separei essa leitura também ignorava que estamos comemorando 50 anos desse primeiro King, que chega já com o pé na porta e ainda hoje é relevante.
Aliás, ainda que receio os fanáticos não permitiriam, esse livro deveria ser leitura obrigatória para adolescentes, muito antes de virar modinha King estava lá falando de bullying sem ser palestrinha, não! O autor leva o leitor numa jornada empática perturbadora onde não existem mocinhos e bandidos (ok pode-se odiar Mrs White? Mas numa perspectiva mais ampla ela também era uma vítima). King não diz como o bullying é horrível, não, ele te leva numa jornada de dor e horror. A escolha do narrador em 3ª pessoa, dos textos jornalísticos, recortes, entre outros envolve a narrativa numa impessoalidade amarga. O narrador não julga, ele só nos diz, Veja!!!!
Ao ler Carrie somos tomados de uma certa familiaridade, difícil não pensar em Jean Grey desconfio que King também pensou nela na construção de sua personagem, ainda que vá muito mais longe: a despeito de seu poder, em Carrie o horror está longe de estar nos poderes da jovem.
Os incautos que esperam uma história de telecinese, até vão encontrá-la, mas a ação demora para acontecer, certo que quando acontece não decepciona. King minuciosamente encadeia os fatos e quando a bomba explode o impacto é gigantesco.Porém os aspectos mais interessantes em Carrie estão longe de ser seus poderes, muito antes desses termos serem conhecidos King está nos falando de uma mãe narcisista e de mania religiosa.
Cabe dizer que ao contrário do que os patetas entendem King está muito longe de fazer apologia ao ateísmo, satanismo então passa longe. Já nesse primeiro livro King põe o dedo na ferida, não existe mal nenhum além do que o que nós mesmos podemos infringir uns aos outros. Mrs White tão obcecada pelo demônio torna-se a personificação dele.
Enfim Carrie é uma leitura que mesmo 50 anos de sua publicação conserva sua atualidade perturbadora e dialoga com temas que hoje nos deparamos nas escolas, redes sociais e meios de socialização em geral. Nosso horror ao ver nossa própria miséria refletida no outro continua nos impelindo as maiores maldades e atrocidades.

I am just a girl 30/01/2024

?????????
Primeiro livro q li do autor, achei um pouco confuso pela quantidade de nomes mas nada que atrapalhe a leitura. Gostei bastante.

Odeovo 14/01/2024

Opinião Curta
A ideia é ótima, mas a construção nem tanto... Mas, apesar disso, é um bom livro. Rápido e de fácil leitura. Excelente para quem quer começar a ler o Mestre King!

Lucas Burgos 11/01/2024

Que história absurda
Fazia muito tempo que eu não lia um livro de ficção tão bom. Eu passei os últimos 4 dias devorando esse livro, simplesmente não conseguia parar de ler. O livro já de inicio entrega que a Carrie tem poderes e que uma fatalidade acontece na noite do Prom e vai te guiando pela história onde você sabe que não termina bem mas você mesmo assim reza para que dê. A história é muito bem contada, os personagens são muito interessantes e o final da parte dois foi uma das coisas mais chocantes que eu já li. Eu subestimei por muito tempo a escrita do Stephen King por ser prolixa, mas depois de ler esse livro eu sou incapaz de falar algo de ruim da história. Simplesmente espetacular.

arthurisco 09/11/2023

Bom livro
Interessante ler Stephen King depois de ler It e Sob a redoma. Carrie é uma forma light de ler as obras do autor, não é grande e não é de horror em si, mas o estranho e o bizarro ainda estão presentes no enredo.

Aline Maia 06/11/2023

Ótima forma de contar uma história
Li "Carrie" uma vez e faz tempo, então essa releitura foi como ler pela primeira vez.

Carrieta Wight é uma jovem de 17 anos que constantemente recebe ataques de bullying de seus colegas de escola e abuso psicológico de sua mãe. Sua menarca foi após uma aula de Educação Física na frente de muitas meninas e como ela não sabia o que era menstruação ficou muito histérica. O bullying que recebeu foi imenso. Após essa situação Carrie começa a lembrar de situações de sua infância e se reconecta com seus poderes. Pela idade e sua menarca, seu dom começa a evoluir mais rápido que o esperado.

King nos apresenta a história de Carrie através de relatos de pessoas que viviam em Chamberlain, estudos sobre TK, relatórios policiais e notícias de jornal. É impressionante como rola uma tensão a medida que a Prom Night se aproxima e a gente não consegue largar o livro. Gosto da narrativa porque há uma linha do tempo dos eventos mesmo com a história sendo contata de forma fragmentada por interecalar o tipo de narrador.

Foi o primeiro romance do King e o primeiro que li dele quando era adolescente. Lembro de gostar, mas não me apeguei tanto. Agora, anos depois e com muita bagagem literária, foi impossível não me apegar a Carrie. É triste ver a jovem entrando em surto com tanto sofrimento, mas de certa forma gratificante vê-la dando seu payback.

É um final em aberto, algumas coisas são jogadas para nós teorizarmos sobre o que a Carrie é, se existem outros iguais, se ela foi possuída e etc.. a curiosidade segue firme e forte aqui. Afinal, Sue chegou a ver um pouco do além onde Carrie entrou?

Não sei se é o melhor livro para começar a conhecer o King, mas para mim funcionou demais. Depois de ler Carrie saí atrás de tudo com o nome do autor hahaha. Leiam.

tomperadinha 07/09/2023

O que será do mundo se existirem outras carries?
Namoral, que livro bom. o jeito que o livro é construído entre flashbacks e momentos atuais é super interessante. ainda, é fácil ficar do lado da carrie... é perturbador na mesma medida em que é fascinante.

acho que tenho um novo gênero favorito :)

Wandrovski 09/07/2023

Comecei ????
Sempre tive curiosidade em ler os livros do king e decidi começar pelo de um dos meus filmes favoritos, achei bem interessante
Giovanni Maiolini 09/07/2023minha estante
Se gostou de Carrie, acho que vai gostar muito, também, de A Incendiária!

Luis673 28/06/2023

A mente é a arma mais poderosa que existe
Uma ótima história que continua atual. As analogias que podem ser feitas em referência ao que é descrito no livro e ao que é assombroso nas escolas hoje é perturbador.

Muna.Mendes 09/05/2023

Clássico entre os Clássicos
Carrie, A Estranha é um dos primeiros e mais conhecidos romances do Stephen King. Basta dizer que o título não é sem fundamentos.

Carrie tem uma narrativa impecável, a forma como King mistura entre terceira pessoa e primeira, entre manchetes de jornais e processos investigativos é simplesmente genial e intrigante. Vivenciamos com Carrie o ponto de explosão e sua repercussão, e vemos nas memórias as consequências a longo prazo que essa combustão causou na cidade. Longe de ser tediosamente descritivo, como muitas obras do Stephen King são, Carrie é direto e frenético. A leitura é movida a base da adrenalina, assim como as personagens do livro, e especialmente os momentos finais da trama.

Crianças (adolescentes e adultos, todos em uma mesma categoria de infantilidade) as vezes são cruéis apenas pela vontade de sentir alguma noção de superioridade em relação a outros. E, as vezes, a roda da vida passa a girar pro lado contrário... Carrie foi elemento que fez a direção mudar, talvez para sempre.

Mih Vicxin 19/04/2023

Incrível
A história de Carrietta White ser contada em relatos ou retalhos de notícias de relatos realmente me pegou de surpresa, essa junção fazer o livro ser mais "real" é extraordinário e incrível, a noite do baile foi o meu maior choque e incentivo para ler ate o final e valeu a pena

Johanna.Rodrigues 26/10/2022

eu gostei, não é um livro aterrorizante nem nada assim tão absurdo, o que me deixou revoltada foram as cenas da mãe de Carrie, extremamente fanática, palavras muitas pesadas vindo de uma ?mamãe?.