O fim do homem soviético

Resenhas - O Fim do Homem Soviético

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ludmila 07/07/2022

Fantástico
Através de relatos em diferentes pontos de vistas, a autora narra o fim da URSS e seu impacto sobre o homem soviético. Termina-se um império, mas como acabar com a ideologia de uma vida. Dolorozo demais o vazio das pessoas, principalmente as mais velhas, diante da evaporação de verdades que marcaram toda sua essência.
O livro é dilacerante em várias dimensões dada as contradições do próprio sistema, seja do socialismo real seja do capitalismo. Desde campos de trabalho forçado e dominação e violência aos povos das regiões anexadas, ao mesmo tempo, um espírito de coletividade e solidariedade que nos deixa boquiaberto. E do sonho capitalista de liberdade, e do fetiche por opções variadas de consumo e a verdade nua crua do sistema: pobreza e miséria. Neste caso, liberdade de que?

Mais indissiocrático que o povo russo, acho que não tem!!

Yvan 18/05/2018

O fim do homem soviético
Mostra relatos de cidadãos soviéticos e suas consequências após a queda da URSS. Instigante perceber as mudanças na população, parte acostumada e doutrinada com o regime anterior e outros curiosos com a novidade, o capitalismo.

História contada por quem presenciou esse momento marcante. Atordoado em imaginar como reagiria a ter que sobreviver após mudar um regime onde vc está acostumado e tinha mais de 70 anos.

Tem seu peso, mas considero Chernobyl, de Svetlana, mais intenso.

Bruno.Santos 13/09/2021

Pesado
Tem várias passagens neste livro que, sinceramente, são difíceis de engolir, volta e meia eu me via deixando o livro de lado, dando um tempo para digerir e ainda assim voltava a ler com a mesma voracidade, talvez até mais. Uma leitura muitíssimo boa...

Gilson 26/02/2024

O livro contém depoimentos sobre as mudanças ocorridas na Rússia com a Perestroica. Os depoimentos retratam os impactos psicológicos e econômicos das mudanças.

Roberta 25/03/2022

Uma leitura sofrida, mas necessária
Este é um livro excelente sob o ponto de vista da compreensão das facetas e personalidades dos soviéticos, principalmente num tempo como esse de guerra. Mas ao mesmo tempo foi uma das leituras mais difíceis que já fiz na vida. Em primeiro lugar, fiquei um pouco confusa sobre como o livro é escrito. É como se fosse um livro de memórias de várias pessoas que a autora entrevista sobre a história desde o fim da URSS até a era Putin, mas dando mais ênfase na década de 90 e em como os eventos afetaram suas vidas. Em segundo lugar, o tanto de sofrimento que este livro carrega é impressionante. Como o ser humano pode ser mau e cometer atrocidades assim? Diferente das barbaridades praticadas pelos poderes ditatoriais que já governaram o mundo, tanto pelos de direita como de esquerda, as atrocidades narradas aqui, muitas vezes eram praticadas por pessoas comuns. Pais, mães, filhos de alguém... meu Deus, como foi difícil passar por essas páginas! Mas não me arrependo. Só acho que poderia ser um livro menor, pela densidade que ele carrega.

oerickaguiar 26/04/2024

Resenha
A extinta União Soviética é motivo de demonização pelo ocidente, com muitos "dizem que acontecia isso", sem fontes concretas. A ideia aqui é relatar a vida daqueles cidadãos e o caos que foi dormir e acordar no seguinte com outra bandeira, além de tudo que foi construído por anos e foi desmontando tão facilmente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5