Ultra Carnem

Ultra Carnem Cesar Bravo

Resenhas - Ultra Carnem

Eduardo.Machado 06/04/2017

Nada é de graça nesse mundo.
Confesso que, com medo de levar pedradas, não achei o livro 'Ultra Carnem' tudo isso que falam. O livro tem uma temática interessante; a leitura é, na maior parte do tempo, fluída, mas não acredito que esta obra seja excepcional em qualquer ponto.

A história é contada em quatro 'novelas', sendo a primeira conectada às três posteriores e um epílogo. No começo, somos apresentados a Wladimis Lester, um garoto que tem parte com o diabo, e acaba produzindo diversas obras de arte com poderes místicos - demoníacos. Nas histórias posteriores, conhecemos diversos personagens cujos desejos os levam ao 'mal caminho', estando todos, de alguma forma ou de outra, relacionados ao poder das obras de Wladimir.

O problema com 'Ultra Carnem' é que de suas quatro histórias - 1ª e 3ª - são muito previsíveis, enquanto que a 4ª é simplesmente cansativa de se ler. Devo confessar, contudo, que adorei a história de Noah e gostei da forma com que o livro abordou a ganância humana.

site: http://legiaodesonhos.blogspot.com/
Cesar Bravo 08/04/2017minha estante
Sua opinião é importante! Obrigado por ler meu livro. Abração!

Eduardo.Machado 08/04/2017minha estante
De nada, Cesar Bravo! ?

Giovanna.Lisboa 05/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante?

Taverneiro 18/04/2017

Excelente terror fantástico
Ultra Carnem é um livro de terror, de forma geral, e tem algumas nuances de tom nas histórias que o compõem. Ele é dividido em quatro partes, com cada uma tendo um protagonista diferente, e que formam um arco maior por trás de todas as histórias. E todas acabam tendo em comum o envolvimento com o homem do andar debaixo.
Por ele ter um formato mais dividido em quatro partes que se unem ao redor de alguns elementos em comum, eu achei melhor falar um pouquinho de cada trecho e depois dar um apanhado geral do livro, vamos lá:

A primeira parte conta a história de um padre que cuida de um orfanato e de um pequeno cigano órfão, que é abandonado lá, e acaba trazendo uma companhia a mais junto com ele… Esse trecho brinca com o conceito de inocência, e digamos assim, abre as portas da sua mente para o que o autor tem a te oferecer.

A segunda parte conta a história de um artista falido, obcecado com as obras de arte e a vida do cigano do primeiro conto, mas ele acaba indo longe demais perseguindo suas ambições… essa parte é ótimo, e fica evidente o bom tratamento que os personagens tem nesse livro.

A terceira parte é a que minha mente sádica mais gostou. Ele conta a história de um técnico de informática que se acha um fracassado, e quer muito mudar de vida, mas acabou revelando seus desejos para a coisa errada, e acaba se envolvendo com um misterioso assassino sádico que esta aterrorizando a cidade. Vocês sabem que eu gosto de Hellraiser, e esse conto tem umas descrições tão viscerais quanto (quem sabe até mais!), sério, se eu fosse colocar um trecho de um dos assassinatos aqui, eu teria que colocar uma classificação etária no post…

E por ultimo, a parte mais loca do livro na minha opinião. Nessa ultima parte uma garçonete acaba se envolvendo pessoalmente nas tramas do Diabo, vindo até mesmo a dar um “passeio” pelo inferno. Esse conto foi o que mais saiu do terror, e foi quase para a fantasia, com seu começo me lembrando uma leitura moderna do inferno da Divina Comédia. Esse trecho do livro acaba juntando vários personagens das outras histórias e contribui muito para algo que eu curti nesse livro, que é a mitologia.
Como eu disse, eu esperava uma coisa muito genérica nesse livro, com algum terror a lá Stephen King, tendo algum demônio qualquer como vilão, mas o que eu recebi foi uma forma diferente de contar uma história, com uma releitura de uma temática meio batida já, que é a demoníaca (tem papo de 2000 anos que um livro é best seller todo ano com o capiroto como um dos personagens XD). Com a mudança sutil de tom de cada parte, ele dá um frescor para a leitura, praticamente te entregando quatro livros bem feitos, que te contam uma história só.

E um dos pontos que eu gostei, e que me surpreendeu bastante, foi a criação de uma mitologia em um livro de terror. Todas as quatro partes trabalham juntas para criar personagens icônicos e um universo demoníaco muito interessante, e isso tudo sem prejudicar de maneira nenhuma o terror contido em cada trecho (bem, talvez no último, mas esse é mais para outro lado mesmo).

E falando um pouco do livro físico, ele é lindo! Toda a parte gráfica dá o tom de esquisito para preparar você para entrar no mundo de Cesar Bravo, a Darkside fez uma obra de arte, como sempre. Por sinal, o motivo de eu trazer ele aqui (diferente dos mais underground que eu falo aqui) é esse ser um livro de um autor nacional que a Darkside decidiu publicar! Que seja o primeiro de muitos! ^^
E por sinal o autor tem vários livros em e-books, e pelo visto todo um “universo expandido”, eu achei melhor não ler outra coisa antes do Ultra Carnem para poder avaliar o livro de maneira mais sóbria, mas agora eu com certeza vou dar uma olhada no resto da obra dele. Se vocês quiserem saber mais, podem dar uma olhada na página do facebook ou no blog pessoal dele:
Em Ultra Carnem, em uma edição lindíssima, o autor mostrou que sabe escrever em diferentes tonalidades de terror, e com sucesso implementar coisas novas em uma temática pouco usual. Para qualquer uma que queira um pouco de terror bem feito, eu recomendo muito esse livro!

site: https://tavernablog.com/2016/11/23/resenha_ultra_carnem_de_cesar_bravo/
Cesar Bravo 18/04/2017minha estante
Taverneiro, muito obrigado por suas palavras. Fico feliz demais em saber que agradei seu coração sangrento. Abração!

Ana Carol 27/04/2017

Diabolicamente realista...
Para corajosos de estômago forte,
esse livro é muito bom! Realmente, é um prato cheio pra quem curte o gênero terror. Achei as quatro histórias muito bem construídas e adorei como elas se conectam entre sí. Recomendado!
Cesar Bravo 28/04/2017minha estante
Valeu, Ana Carol. Fico feliz que tenha gostado. Abração

Vinícius Rodrigues 10/03/2018

O Diabo está mais próximo do que você pensa.
Ultra Carnem trás para os leitores 4 contos incríveis relacionados de alguma forma entre si. Narrativa claramente com influências do mestre do terror, o grande Stephen King. César bravo mostrou o potencial literário que o Brasil tem juntamente com o selo padrão de qualidade da caveira(Darkside). A história em si é bem construída, promovendo claramente uma sensação de angústia e aquele medinho maroto a cada página. Recomendo imensamemte.
Cesar Bravo 21/03/2018minha estante
Grande Vinícius! Muito obrigado. Adorei conhecer sua opinião. Abração sangrento!

Vinícius Rodrigues 21/03/2018minha estante
CARAAALHHHOOOOOOO. Valeeuu, man!!

Juliano 29/01/2019

Hecatombe literária!
Curvem-se diante da impoluta malevolência de Ultra Carnem, uma hecatombe da literatura horrorosa mundial. Essa belezura tem quatro contos genialmente organizados em ordem cronológica (?) e um Epilogo com gostinho de quero mais. Os elementos sobrenaturais são constantes na trama, mas o mal natural, proferido pelas mentes humanas, é o elemento mais aterrorizante do livro. Sobre a classificação indicativa, não recomendo Ultra Carnem para quem tem estômago fraco e/ou para quem sente muito medo lendo livros de terror.

IG Livros Insanos -> www.instagram.com/livrosinsanos

Ismael.Andrade 01/02/2019

Um livro surpreendente
Quando comecei a ler o livro, criei uma grande expectativa. Terminado o primeiro e o segundo conto, confesso que me decepcionei um pouco com o final de ambos. Mas após ler o terceiro e o quarto conto, não consegui mais me desgrudar do livro. Esse foi o primeiro livro brasileiro que eu leio e posso dizer que o autor está de parabéns. Recomendo !

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 18/05/2019

Um caminho sem volta
Logo no primeiro capítulo eu fui totalmente fisgada e não consegui mais parar. A escrita é maravilhosa e os fatos fluem muito bem. É simplesmente um ótimo livro, super recomendo para pessoas que curtem uma história mais "Dark".

Lia @liaolivro 04/09/2019

4 histórias integradas, terror moderno dos bons!
Ao pé da letra do latim "mais carne", se for pro termo inglês "ultra flash" vira algo como "carne fresca"... Não sei se o termo foi usado por se tratar muito de assuntos materiais e porque há muito desse "gore" - da descrição detalhada da carne em si, humana ou não, mas muito humana... Ou por se tratar do cobiçado tubo com tinta especial do cigano Wladimir Lester. Fato é que são 4 histórias interligadas por esse personagem que começa como menino prodígio das artes e se torna quase o próprio demônio.

Não sei porque eu pensava que se tratava de um jantar no qual se servia carne humana e era super caro... talvez por causa do garfo da capa? O autor talvez tenha algum outro livro que seja sobre esse tema?

A primeira história conta como Wladimir Lester, um menino cigano foi parar num orfanato administrado por uma igreja e a partir daí coisas estranhas começaram a acontecer. Na segunda história conhecemos Nôa, um artista plástico que está obcecado por Lester - mesmo menino foi conhecido por ser um grande artista e pela lenda de que ele teria uma tinta especial que fazia suas obras serem tão cobiçadas. A terceira história é sobre Marcos, um técnico de informática que queria melhorar de vida e acaba pedindo demais. E na quarta história conhecemos Lucrécia, uma mulher que teve uma vida bem miserável até poder escolher ir para o inferno e "melhorar de vida". Todas as histórias estão interligadas e na quarta temos o desfecho perfeito.

Gostei muito do livro, a única coisa que achei muito "batida" foi a aparência do próprio diabo, mas também não imagino como ele poderia ser representado de forma diferente. O livro contém muita descrição de sangue e torturas... diálogos secos e sinceros... está tudo na medida certa.

A terceira história é a que mais gosto por envolver muito sangue e a questão do desejo. Você realmente saberia o que desejar caso tivesse a oportunidade? Um episódio de "arquivo-X" me veio logo à cabeça... nele, o detetive pede "paz mundial" quando um gênio lhe concede um desejo e no minuto seguinte ele está totalmente sozinho no mundo inteiro. É a paz mundia, só que não do jeito que ele imaginou... ou poderia ter sido até como ele tinha imaginado, só que não ficando sozinho num mundo abandonado com carros ocupando as ruas, prédios vazios como se todos tivesse fugido às pressas, mundo poluído...

Enfim, a quarta história foi muito bem costurada e é muito interessante pois fazemos uma visita ao inferno com tudo o que o mundo moderno implica, inclusive uma seção para informática! Essa visão de como o inferno funciona, como são executadas as punições é muuuuito legal! Eu recomendo muito o livro, só não fique impressionado demais com os xingamentos, o sangue, torturas, etc...

site: https://liaolivro.blogspot.com/2019/04/ultra-carnem-cesar-bravo_29.html

EDUCANJA 02/09/2020

Excelente leitura.
Esse foi meu primeiro livro do Cesar bravo e curti bastante, uma leitura de fácil entendimento,dinâmica e viciante. Cada página puxava a outra e um capítulo puxava outro. Começou intrigante lá pela metade fica ainda mais interessante e no final perde um pouco o ritmo mas me agradou o final. Com certeza lerei o vhs pois curti demais a escrita do autor.

Tais175 13/05/2021

4 histórias, um destino: O inferno
O livro traz quatros histórias que se interligam?
Eu achei o livro ótimo, mas as minhas histórias favoritas são a 1ª e a 4ª.

ogawajheniffer 23/09/2021

Terror sem pudor
Primeira parte foi o máximo !! Já começou do jeito que a gente gosta: tiro porrada e... fogo!?

Segunda parte foi bem parada. Demorei pra pegar o ritmo e quando o fiz, terminou !

Terceira parte foi a mais legal depois da primeira!

Quarta parte é a maior viagem kkk muitos trechos me deixaram reflexiva sobre como os demônios podem influenciar à nós e à nossa rotina.

Esse livro eu peguei emprestado de uma amiga meio no impulso então nem percebi que era de um escritor Brasileiro. Digo isso, pois infelizmente eu tenho/tinha muito preconceito com literatura nacional(estou trabalhando nisso). Mas fui surpreendida de uma maneira muito positiva por Cesar Bravo. Ele escreve tão bem e de uma forma tão fluida que eu só fui me dar conta de ser um livro de autor brasileiro lá pela metade do livro. Não que normalmente os escritores de nosso país não tenham uma boa desenvoltura na hora de escrever, mas fica evidente alguns traços, coisa que Cesar não deixa transparecer salvo pelos vários nomes nacionais que ele usa e que eu (leza kk) achei que era adaptado de alguma forma.
Enfim. Uma leitura boa demais pra quem quer um terror/horror sobrenatural sem pudor.
Amei a escrita de Cesar!! O cara tá de parabéns !

Maurício / @moc_livrosehqs 06/10/2021

Momentos perturbadores!
No primeiro conto, um menino cigano é deixado em um orfanato, agarrado em um vidrinho de tinta. A única coisa que chama atenção dele é fazer pinturas, muitas delas, com desenhos diferenciados. Porém, com Wladimir sofrendo na mão de outras crianças, uma energia negativa e assustadora começa a agir no orfanato. O livro já começa com o melhor conto. Intrigante, sombrio, com passagens de gelar a alma e um final macabro. ⁣

O segundo conto se passa alguns anos depois, e mostra um pintor falido que decide ir atrás da lendária tinta utilizada por um certo garoto cigano. Uma boa história, no entanto, personagem principal é bem chato (talvez tenha sido essa mesmo a intenção).

O penúltimo conto apresenta a pessoa mais odiável e egoísta, e mesmo assim, acaba sendo a parte mais “divertida”. Acompanhar as artimanhas e pensamentos de um técnico insatisfeito, que consegue realizar os seus desejos, sem pensar no preço que seria cobrado, é muito curioso. Esse conto, apesar dos momentos de terror, acaba se destacando muito mais por momentos cômicos, o que acaba dando uma energia a mais para a obra. Foi o segundo que mais gostei.⁣

A última história une todas as anteriores, através da visão de uma moça chamada Lucrécia, que teve uma infância difícil e agora, já adulta tem uma vida longe de ser feliz. Nesta situação, ela acaba sendo contratada por uma figura tenebrosa para uma missão, ao mesmo tempo que tenta achar uma maneira de melhorar sua vida. É um baita fechamento para o livro. Gosto de como as consequências das escolhas feitas pelos personagens dos outros contos são mostradas aqui. A personagem Lucrécia não é tão interessante, porém, toda a situação em que ela se envolve, deixa esse conto com um bom ritmo.⁣

#ultracarnem é um belo livro e vale a leitura. Dentre momentos perturbadores e reflexões sobre decisões feitas, a leitura flui bem em grande parte da obra. É uma ótima opção para incentivar a #literaturanacional .⁣

Matheus.Soares 25/12/2021

Bom mas poderia ser melhor
Antes de mais nada, gostei da escrita do César Bravo, que é um dos grandes nomes da literatura de horror nacional, mas por ser um cara de um potencial imenso e tendo seu livro publicado pela Darkside Books, eu esperava bem mais da história.
O livro é composto de quatro contos que são interligados em uma história só, que é uma história intrigante e instigante pro leitor. O problema é que em dois dos quatro contos eu não consegui me conectar muito com o enredo e nem com os personagens, o que deixou a história arrastada.
Mas, no geral, como eu faço questão de afirmar, o saldo é positivo. É um livro que com certeza merece ser lido pelos amantes da literatura de horror nacional. E o César Bravo, como eu já disse, é um escritor de mão cheia, o qual quero muito conhecer suas outras obras.