Bom dia, Verônica

Andrea Killmore

Resenhas - Bom Dia, Verônica

Mariana Farias 28/10/2020

Bom dia pra quem?
Se você, assim como eu, quer ler o livro após ficar curiosa com a série já digo logo: basicamente não tem quase nada a ver, apenas alguns pontos se coincidem, vá sem expectativa. Não há um personagem sequer que consiga sentir empatia, destaque para a personagem principal que, movida pela ganância, se tornou extremamente irresponsável com atitudes que beiram a infantilidade. A única coisa que me prendeu na leitura foi a curiosidade para entender qual seria o desenrolar e qual era a história de cada personagem já que na série não foi contada com muitos detalhes, de resto, é apenas uma história fraca, cheia de clichês com violência explícita, redundâncias e incoerências entre os personagens. É uma leitura que não toma muito tempo, mas pode te estressar, caso você tenha o mínimo de consciência social, tanto pela história quanto por conter frases como: "mentirinha branca" - para se referir a uma mentira que não fosse tão ruim e "quinta-feira negra" - se referindo a um dia ruim que a personagem teve. Enfim, não considero uma leitura válida, pode facilmente ser dispensável.

Luís 07/01/2021

Bom, mas podia ser melhor
Obs: vou comentar uma coisa da estória, mas não é algo que vá estragar, é só uma coisa isolada e sem contexto e no final vou comentar o desfecho.

Eu achei o livro bem interessante e instigante. Entendo as "polêmicas" que ele teve sobre questões raciais, mas EU particularmente não me incomodei tanto, eu entendi que os autores quiseram causar e chamar atenção (claro que poderia ser melhor trabalhado).
Eu achei os personagens secundários melhores que a protagonista em si. A personagem da Verônica é bem interessante, mas chata em muitas partes do livro e eu diria meio burra e por causa do orgulho dela pessoas inocentes morreram e ela não é do tipo personagem perfeita, muito pelo contrário, ela não é uma boa esposa, não é uma boa mãe, não é uma boa nora e nem uma profissional das melhores, já que ela faz muita coisa ilegal.
Eu achei exagerado 2 casos para um livro de 300 páginas, não que um deles seja inútil, mas em algumas partes eu achei muito corrido e algumas soluções vem de maneira preguiçosa demais. Eu particularmente gostei muito mais do caso da Janete (eu diria o caso principal). Não que o da Marta seja inútil, mas em algumas partes ele fica meio que "boiando" e os dois casos se misturam algumas vezes, coisa que não devia acontecer de forma alguma.

Atenção, vou comentar o desfecho da estória:
Eu achei o final meio viajado, não que seja ruim (na verdade faz até algum sentido), mas a Verônica querer vingar uma vingadora para matar pessoas que fazem injustiça, ficou meio mal-explorado, talvez se fosse melhor explicado e aproveitado eu gostaria mais. Acho que faria mais sentido se ela forjasse a morte, mas para ter uma vida segura com os filhos, porque do jeito que tudo termina, parece que ela não dá a mínima para eles

Bárbara 10/06/2021

Bom Dia Verônica é um livro que foi lançado por Andrea Killmore. Posteriormente descobrimos que se trata de um pseudônimo, o livro é de Raphael Montes (meu queridinho da literatura nacional) e Ilana Casoy.

Verônica é uma escrivã de polícia que é sensibilizada pelos casos e se revolta com a falta de celeridade e eficiência da justiça brasileira. Ela se depara com uma necessidade intensa de investigar os casos de Marta Campos e Janete Cruz. O desenrolar da história é envolvente, fluido, bárbaro e claro: assustador.

A impressão que o livro passa para mim é que Verônica é muito despreparada e amadora, mas o senso de justiça dela é muito cativante e eu diria até emocionante.

Assistindo a série, constato que gosto mais do livro, por mais que existam mais personagens na série, no livro eles tem histórias que foram construídas de uma forma muito melhor e inteligente. Além disso, não se tem uma necessidade de agir como se o protagonista sempre tivesse de ser certinho, o livro parece ser bem mais real, ainda que conte com mais aberraç?es.

No geral é um livro excelente, uma leitura que vai te causar náuseas e ao final te deixa extasiado.

sordeps 27/09/2020

Um final eletrizante não segura a história
Infelizmente esse livro não funcionou para mim. Apesar de um final bom, foi o primeiro livro do Raphael Montes que eu não consegui gostar de nada. A narrativa, por ter sido dividida com Ilana Casoy, se perdeu em ritmo e qualidade, é perceptível quando acontece a mudança de escritor. Além do mais, achei irresponsável em diversos momentos, com inúmeros clichês, vícios de linguagem, cheio de redundâncias, machista e racista. Sim, o livro foi escrito em 2016, mas passou por revisões atuais e ainda assim termos como ?cafuçu? foram utilizados para ?definir? um homem preto e pobre mas com um corpo ?bom de se usar? e ?quinta-feira negra? para mostrar que o dia seria ruim e sinceramente, se a desculpa for ?usar termos para gerar desconforto? vai ser ainda mais patético pois podemos gerar desconforto de inúmeras formas sem precisar compactuar com falas ultrapassadas.

Além do mais, Verônica - a personagem principal -, é um desserviço total durante toda a história e só consegui gostar (bem pouco) dela no final. Com o intuito de salvar vidas, ela acabou matando mais inocentes por conta do seu ego inflamado. Uma escrivã, que não tem conhecimento do mundo policial na prática, tentando resolver dois casos sozinha, apenas para agradar a si própria. Além de que os capítulos narrados por ela foram difíceis de ler de tão mal elaborados e cheios de diálogos que não passaram credibilidade. O uso excessivo de aumentativos e diminutivos se torna cansativo em determinado momento e parece apenas um meio utilizado para atingir uma determinada quantidade de carácteres.

Por fim, vale lembrar que o ritmo do livro é frenético, dá vontade de ler até o fim. Por mais que seja ?legal? ler uma história de um assassino em série que não se passe nos Estados Unidos mas sim em São Paulo, não achei o livro bom. O final por mais que seja rápido, tem suas qualidades. Ouvi dizer que a série teve várias reformulações e espero que sejam válidas. É isso!

Rita Elisa 08/09/2020

Insano
Um enredo bem construído que prende o leitor do início ao fim.

Clara.Brogliato 05/07/2021

Fantástico
Só não vou dar 5 estrelas porque o final ficou muito mal contado. Na série terá uma continuação, mas o livro acabou.
Sobre o livro...expetacular, me fez estremecer e nos faz compadecer pela história da Marta e da Janete.
Verônica é uma mulher muito forte, personagem muito bem escrita, porém algumas atitudes de sua parte são muito imaturas.
A história em sim, é maravilhosa!

Luiz Carlos 22/10/2020

Uma grata surpresa
Como costumo fazer eu li o livro antes de assistir a série do Netflix, já o tinha na lista há um tempo e decidi arriscar, ainda meio ressabiado das últimas "aventuras" literárias, o livro é bem consistente e possui um ritmo de leitura muito bom, a junção dos autores fez com que a obra não fosse enfadonha e os personagens retratem bem a realidade brasileira, os autores não se perdem em enfeites e a obra traz referências e interessantes na construção deste serial killer tupiniquim, vale a aposta e aos aventureiros, boa leitura!

Michele 30/12/2020

Surpreendente
Adorei!!!!!
Perdi o fôlego muitas vezes.
Quero ler mais livros do Raphael Montes

leticiaoff 26/10/2020

Viciante e aterrorizante
Fiquei com muita expectativa e vontade de assistir logo depois de terminar a série. O livro com certeza mostra um lado muito mais sombrio e pesado dos personagens e da história num todo. Gostei de saber a história por trás do Brandão, mas também achei algumas partes beeem desnecessárias no livro.

Alline 16/07/2023

Raphael Montes não decepciona.
Eu tenho opiniões. Opiniões fortes. Amo os livro do autor, mas esse daqui... É pesado, mas não tanto.
Verônica, uma escrivã de polícia que foi impactada pela morte de uma mulher, resolve fazer justiça do seu jeito e acaba descobrindo um esquema gigante de crimes sexuais e tráfico de pessoas.

Bom. O livro é muito bom. Prende sua atenção de uma forma eficaz, e você consegue terminar a leitura rápido. O plow do livro e meio ruim. Não é tão bom assim, podia melhorar, ou já está bom e eu que não gostei. Mas enfim. Senti falta daquela coisa do autor, que é terminar o capítulo com uma frase que te deixa "só mais um capítulo" nesse livro não teve tanto.

??Spoiler??

Alguém passa o livro inteiro, assim que a verônica entra no prédio, falando "Bom dia, Verônica" e ninguém deixa explicito quem é, não sei se isso importa. A última coisa que me fez arrepiar foi que no final o porteiro diz
"Bom dia, Janete"
Um "bom dia" diz tanta coisa...

Alessandra.Adams 27/11/2023

Adorei!!!!
Uma leitura que te prende e surpreende a cada capítulo.
E esse final? Jamais imaginei que terminaria assim.
Renata.g 10/12/2023minha estante
Também amei o livro ??

Jaquelline.S. 27/06/2021

Intenso e cruel
A história já começa tensa, com um suicídio. A policial Verônica decide investigar por conta própria e esbarra em algo sombrio. Ela recebe uma ligação bem perturbadora e vai investigar também. Ela via uma oportunidade de mostrar que ela pode ser uma boa investigadora. Mas o que pareciam ser casos simples de solucionar, acabam tomando rumos bem complicados. Ela foi fazendo tudo meio na encolha, já que o chefe dela nunca queria ouvir o que ela tinha a dizer, um tremendo babaca.
Mas por estar praticamente sozinha nesses casos, foi difícil de fazer tudo certo, não pensou muito em alguns pontos, as coisas começaram a desandar.
A história é bem escrita, os acontecimentos, os detalhes, te deixam em completo desespero, se imaginando naquelas situações.
Gostei do final, recomendo demais!

Fernanda1156 22/09/2020

E você sabe qual é a sua verdadeira vocação?
Verônica tem uma vida tediosa, por problemas do passado não pode exercer o seu cargo, então o que restou é ser secretaria do delegado de homicídios da policia civil de São Paulo.
Mas eis que em um destes dias tediosos, ela presencia o suicídio de uma jovem que sai chorando da sala do delegado e ainda recebe uma ligação anônima de uma outra mulher desesperada e temendo por sua vida.
E são estes dois casos que faz com que Verônica saia desta vidinha mais ou menos e começa duas longas investigações.
E quanto mais ela se aprofunda em suas investigações, mais seu lado obsessivo toma conta e pouco a pouco ela se vê totalmente envolvida com os casos de forma implacável o que pode custar a sua própria vida.
Mas em meio a este turbilhão de acontecimentos, Verônica começa a se questionar se realmente nasceu para isso, para ser detetive, para ser a mãe e a mulher que todos esperavam que ela fosse e que ainda reclamavam que ela nunca foi... E esta se torna o novo questionamento, qual é a vocação de Verônica?
A história demorou um pouco a fluir, mas quando as investigações começaram a pegar fogo foi bem rápida e adorei o final!!!

Instagram: @viajeira.literaria

Barbara Miho 16/06/2021

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Verônica Torres é escrivã da Polícia e se vê diante de dois crimes, o primeiro onde um homem marca encontros com mulheres pela Internet e acaba enganando-as até extorquir todos os bens e dinheiro que consegue.
O segundo é o caso de uma mulher que liga para a delegacia, fazendo uma denúncia, de que seu marido sequestra e mata mulheres.

A medida que Verônica vai investigando esses dois crimes, situações absurdas vão sendo revelados, torturas físicas e um verdadeiro terror psicológico, situações que deixam Verônica obcecada para resolver esses casos e salvar as suas vítimas.

A construção da história é muito boa, a leitura é empolgante e é difícil parar de ler. A minha crítica quanto a história está no desfecho, na minha opinião os autores teriam muitas situações que poderiam ser exploradas de uma forma mais completa. Não consigo dizer mais nada sem dar spoiler nesse caso rsrs, mas quem já leu, acho que entendeu o que eu quis dizer.

Pude notar uma crítica quanto a ineficiência da instituição policial e judiciária, onde não há interesse em uma investigação mais aprofundada de vários casos, tal atitude é retratada pelo delegado Carvana, quando este não dá a atenção necessária aos casos que chegam até a delegacia.

Acho que fui com "muita sede ao pote" e acabei criando uma expectativa desnecessária em cima desse livro, o que afetou diretamente na minha experiência como um todo, não posso dizer que foi decepcionante mas que talvez eu esperava mais ao final da história.

Kamilla Gabriela 30/05/2022

Li o livro antes de assistir à adaptação e minha experiência com a leitura foi incrível: me prendeu desde a primeira página. A história é bizarra e eletrizante, por vezes muito desconfortável. Você sente raiva, repulsa, medo, ódio? tenta entrar no livro para abrir a mente dos personagens e é isso que torna a leitura tão envolvente. Mulheres sofrendo na mão de homens é um dos pontos de maior agonia na trama (e infelizmente em nossa realidade).