A estrada

A estrada Cormac McCarthy

Resenhas - A Estrada

Mayara945 04/12/2023

Bem devagar
Essa foi uma leitura que não funcionou para mim. Acho que, na verdade, não li em um bom momento. Já estava em uma ressaca literária e esse livro acabou me afundando de vez.

O enredo gira em torno de pai e filho num mundo pós-apocalíptico. Não sabemos o nome dos personagens. Não sabemos porque do mundo só restam cinzas e cadáveres. Só sabemos que pai e filho caminham por essa estrada tentando chegar ao sul. O que tem lá? Nem eles sabem.
O foco do livro é justamente trabalhar essa relação entre os dois personagens, em que cada um é tudo para o outro.

Não existem grandes reviravoltas, nem muitas surpresas, apesar dos dois vagarem por um mundo cheio de humanos selvagens e canibais. Um mundo sem esperança, sem futuro.

O final é bem triste e também não entrega um desfecho muito satisfatório.

Vivian.Tamires 25/11/2023

Poético
Em um mundo cinzento pai e filho percorrem uma estrada, obstinados e solitários, rumo ao sul com fé de que encontrarão esperança por lá.

AndrAa58 21/11/2023

Uma jornada à natureza humana
"A Estrada" é uma história pós-apocalíptica que me proporcionou uma reflexão profunda sobre a humanidade. Ao retratar a luta constante pela sobrevivência e a relação profunda entre pai e filho, o livro aborda temas como a esperança diante do desespero, a natureza da bondade e crueldade humanas, e a capacidade de resiliência em qualquer situação, mesmo nas mais extremas. Com uma narrativa melancólica e emocional, o livro transmite a angústia e a beleza de uma jornada muito humana, permeada pela incerteza.

Lucas 20/11/2023

O livro é maravilhoso. Segunda leitura e foi tão surpreendente quanto a primeira. Acho que é o melhor do autor.

Dani 07/11/2023

Breves comentários sobre
Um pai e um filho caminhando por um mundo pós apocalíptico e tentando sobreviver apesar de tudo (e às vezes questionando se vale a pena sobreviver apesar de tudo).

Douglas211 07/11/2023

Chucro e envolvente, a inocência encontra o caos.
A Estrada de Cormac McCarthy é ganhador do Pulitzer de 2007, mas não crie tantas expectativas assim, porém é um bom livro que te envolve rapidamente.

O autor não liga em detalhar como os personagens são de início, o que eles estão buscando, aonde eles estão e porque estão ali, ou até mesmo o que aconteceu. Literalmente a preocupação é com a estrada em um mundo pós apocalíptico que foi coberto por fogo e restam apenas as cinzas. E através dela, temos a relação do pai com um filho e a luta deles pela sobrevivência.

A escrita "chucra", com diálogos rápidos e simples, através de parágrafos com formatações estranhas, junto da falta de indicação de quem está conduzindo os diálogos, brinca propositalmente com o leitor. Mas ainda assim, o autor deixa sua bela escrita em algumas passagens, mas não faz isso demasiadamente, apenas o suficiente.

A inocência e a humanidade da criança, mesmo diante de todo o caos e as decisões que tem de tomar fazem contraste com algumas cenas pesadíssimas que mostram um mundo devastado e esquecido, em que alguns já perderam a esperança e outros estão perdendo.

Uma obra rápida, envolvente e que pode fazer analogias à inúmeras coisas, dependendo apenas do leitor.

thiagoespíritosanto 06/11/2023

A estrada, o caminho e o destino
A Estrada, de Cormac McCarthy, é meu primeiro livro do autor, e o último de sua carreira. A narrativa é contagiante, prende o leitor às páginas e o mantém atento ao que pode acontecer com o homem e seu filho, personagens principais da história, e que se passa em um mundo pós apocalíptico perigoso.
A estrada, que dá nome ao livro, é citada o tempo todo, e pode ser interpretada como algo além do sentido literal da palavra, assim como tudo nesta obra de McCarthy, que traz simbologias nos personagens, suas falas e na conexão entre pai e filho.

suellem 31/10/2023

Bom e confuso
Em um mundo totalmente destruído onde tudo que resta é cinza e pó , vamos acompanhar a trajetória de um pai com seu filho tentando fugir disso tudo e chegar a praia rumo ao sentido sul . Com fome, com frio e fugindo de outros sobreviventes que em meio as circunstâncias acabam virando canibais , esse pai e esse filho vão seguindo nessa estrada enfrentando muitos desafios .

O livro já se inicia no meio do caos sem muitas explicações e você só segue acompanhando os personagens na tentativa de entender tudo aquilo.

Achei o livro confuso , porém muito instigante , lia muito curiosa para saber os próximos passos , o que aconteceu e nos momentos bons eu ficava pensando o que viria a seguir .
A escrita é bem leve a história sem enrolação , direto ao ponto e com conversas curtas entre os personagens.
O livro tem algumas metáforas pelo que eu pude entender como apocalipse e a história de Eli , um fundo religioso . Porém, acho que algumas me passaram despercebidas e por isso foquei mais na história que estava me sendo entregue pelo autor .

Terminei a leitura confusa se tinha gostado realmente ou não da história . Não consegui me conectar tão bem com os personagens. Acho que faltou um pouco mais de informações sobre o antes e o porquê de tudo . Não é um livro ruim, mas é um livro que contém muitas camadas . O livro é fino , porém não perde nada para um calhamaço .

francisbins 30/10/2023

Simulador de caminhada
O livro conta a história de um homem e um menino, pai e filho, em um mundo pós apocalíptico, nenhuma informação de como o mundo acabou nos é transmitida, e a história é basicamente eles andando pela estrada (que dá o nome do livro) para ir ao sul (méxico?) onde o clima é mais quente, e durante a ida eles vão procurando comida em tudo que é lugar. O livro é desanimador e "sem impacto" mas isso é proposital, o autor quer passar a sensação de viver em um mundo onde tudo acabou, nada mais existe, só há cinzas que caem do céu a anos sem parar, e essa é a minha ideia do livro, é um livro para sentir ao invés de entender, porque a história não se empenha em fazer entender, o final é aquela coisa filosófica em aberto sabe, que dá espaço pra você "sentir" sem entender o proposito de todas aquelas páginas lidas. Para mim esse tipo de leitura não funciona infelizmente, preciso de história amarrada, de desfecho palpável, não dispenso a razão pelo sentimento.

bardo 28/10/2023

Já tem algum tempo que tenho curiosidade para com esse autor e considerando que Meridiano de Sangue sua obra talvez mais aclamada seja um calhamaço considerável a escolha natural para adentrar sua obra seria esse livro.
Bem a leitura trás um misto de sensações, impressiona a capacidade de imersão da obra, o autor te joga dentro da história sem maiores informações em poucas frases; o leitor é sugado pelo senso de urgência da narrativa. Por outro lado o subtexto judaico-cristão não exatamente claro pode ser bastante incômodo, principalmente por sua ambiguidade.
A estrutura é ao mesmo tempo cativante e um tanto exasperante, temos um imenso diálogo intercalado por alguns poucos acontecimentos e um ou outro flashback. Ocorre a intervenção de pouquíssimos outros personagens. Leitores com algum conhecimento bíblico não vão achar gratuita a presença de um Ely.
É um tanto incômodo o autor não nos dizer em nenhum momento o que afinal aconteceu, somos levados a pensar em um mundo pós guerra nuclear. A contraposição de cidades destruídas pelo fogo e um inverno aparentemente permanente nos dá essa impressão ao mesmo tempo que o texto alude lendas sobre Sodoma e sua destruição.
A relação entre os dois protagonistas é bastante comovente e basicamente a geradora da tensão e urgência do livro. A resolução final entretanto, me parece o ponto mais fraco, não pela resolução em si, mas pela forma como ela é apresentada. Um livro tão pessimista e niilista meio que merecia um final à altura.
Em suma A Estrada está longe de ser um livro perfeito, mas traz talvez uma das melhores descrições de um mundo pós apocalíptico, suscita questões éticas e filosóficas importantes em meio a um texto árido e brutal com ocasionais lampejos de uma certa beleza.

Raquel.Euphrasio 25/10/2023

Não sei muito o que dizer, é um livro bem pequeno mas parece que li um calhamaço, Ainda bem que estava lendo com a Galera do DLX, pq suavizou um pouco.

Luiza Meneghini 24/10/2023

Uma obra repleta de sentimentos!
Comprei o livro apenas por ser do meu gênero favorito que é distopia, mas impossível dizer apenas isso sobre ele. Que obra! O cenário é brutal, mas o amor e respeito que acompanhamos durante a história vale as dores. C

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Intenso e Sombrio
"A Estrada" é um romance pós-apocalíptico escrito por Cormac McCarthy. A história segue um pai e seu filho enquanto eles viajam por uma paisagem desolada e perigosa após um cataclismo que devastou a civilização. Eles buscam sobreviver e encontrar um lugar seguro, enfrentando ameaças humanas e naturais ao longo do caminho.

O livro explora temas como a sobrevivência, a relação entre pai e filho, a busca por esperança em um mundo sombrio e a natureza humana diante de circunstâncias extremas. A narrativa é intensa e sombria, oferecendo uma visão profunda e muitas vezes perturbadora do apocalipse e da condição humana.

Lila Martins 16/10/2023

Esse livro é uma experiência completamente única, a história é uma narrativa sobre a jornada de um pai e seu filho, caminhando em uma estrada deserta em busca de um lugar seguro após uma difícil fase que devastou o mundo.

O que torna o livro interessante no entanto é sua simplicidade, o mundo está desolado, mas em nenhum momento o leitor é apresentado ao real motivo dessa situação, não se sabe o que aconteceu, não se sabe há quanto tempo o mundo está desse jeito, não se sabe quem são esses personagens, seus nomes, suas origens e como chegaram até ali. Temos breves vislumbres, meras lembranças vagas que dão margem a teorias, no entanto, nada fica claro.

Apesar de simples o livro é muito envolvente, não há nele nenhuma trama extraordinária, é apenas realidade pura, apenas uma jornada, uma constante caminhada e você espera que as coisas se desenrolem, torce pela dupla, torce para chegarem onde devem chegar e se emociona com a verdade dura e simples do quanto eles sofrem e do quanto estão exaustos, do quanto querem que isso termine, seja como for.

Sendo assim tão interessante, não é nenhuma surpresa o fato da obra ter conquistado o primeiro lugar no Prêmio Pulitzer e também ter sido adaptado para o cinema.

Para uma resenha mais completa passa no blog

site: https://oipravocelm.blogspot.com/2019/05/a-estrada-cormac-mccarthy.html

Maíra 15/10/2023

Li esse livro achando que seria mais um livro clichê de apocalipse. Porém, por mais que a história se passe em um mundo caótico, pra mim o principal foi a relação de pai e filho. De como o pai tenta proteger o menino e sua inocência, em um mundo caótico. É um livro rápido de ler e muito interessante.