A estrada

A estrada Cormac McCarthy

Resenhas - A Estrada

Elisio Rebouças 30/12/2021

Eu esperava mais
Autor aclamado, com um tema que eu amo, que são as distopias. Mas, não fui muito fã da narrativa e da construção da história. Demorou muito tempo pra me conectar e entrar no ambiente. Darei outra chance em um próximo livro

Raquel 29/12/2021

Leitura fácil que dá um nó na garganta....
Em meio a um planeta totalmente arruinado, após uma catástrofe que não é revelada, pai e filho vagam num mundo de cinzas: sem vegetação, sem animais, sem sol, sem comida. A intenção dos dois é rumar para o sul, onde é mais quente, pois eles provavelmente não aguentariam mais um inverno. No caminho, enfrentam a desolação e o perigo, mas se mantém sempre unidos.

A Estrada é uma daquelas histórias magníficas, mas que te deixa mal depois que você a termina. A escrita é bem seca e muitas vezes crua. Os diálogos às vezes são praticamente monossilábicos. Nenhum personagem recebe um nome na história. Nem mesmo os protagonistas que são conhecidos apenas como o Homem e o Menino.

O Homem é protetor, rígido, de raciocínio rápido e sempre tossindo, provavelmente por causa dos anos de fuligem respirada. Já o Filho é a bondade do livro. Ele quer ajudar as pessoas que encontra, mesmo com pouco a dividir.

A jornada dos dois personagens é difícil e nas poucas oportunidades que eles têm de interagir com outros seres humanos, estes demonstram ser horríveis: são violentos, covardes e aproveitadores.

Pra manter a esperança do garoto, quando o mais fácil e óbvio seria desistir, o Pai lhe diz que eles estão “levando o fogo”. O fogo é a bondade, o resto de humanidade que possuem e o amor que sentem um pelo outro.

Curto, intenso e lindo!

Lucas. 21/12/2021

PIOR livro que já li
LIVRO HORRÍVEL!!!

Personagens: Não nos fazem criar nenhuma empatia. Aliás, os personagens nem nome tem, são chamados apenas de "homem e menino" o livro todo!

História: Ruim repetitiva. O autor só fica descrevendo o cenário O LIVRO INTEIRO, sendo que o cenário é o mesmo, ou seja mais de 200 páginas lendo a mesma coisa POR NADA. Não dá para entender de onde os personagens vieram, nem para onde vão e nem pq o mundo ficou do jeito que está.

Diálogos: Péssimos e repetitivos. Perdi as contas de quantas vezes o autor usou a frase "está bem".

RESUMINDO: Livro péssimo. Não sei pq tem tantas avaliações boas no Skoob. #FuiTapeado.

Bruna 21/12/2021

Minha primeira experiência literária com Cormac McCarthy, e posso dizer que foi um prazer conhecer seu trabalho, o livro foi uma escolha excelente, sendo o livro, vencedor do prêmio Pulitz de ficção, já sabia o que encontraria, e encontrei.

O livro tem um cenário apocalíptico, o mundo foi destruído por uma catástrofe, matando quase todas a população, nesse cenário distópico um pai tenta sobreviver com seu filho, uma criança doce e afável, em meio as ruínas.

O caos, o medo e desesperança, as parcas possibilidades de existência e o amor de um pai pelo filho, marca todo o livro, a dualidade do bem e do mal.

Até onde; e o que somos capazes de nos submeter para nos mantermos vivos, e vivos pelos outros, pelo laço fraterno?!

O livro é resumidamente impressionante.

Cristiane 19/09/2021

A estrada
Desolador e poético. No início da leitura achei o texto lento, mas a medida que avançava fui me envolvendo. O planeta está desolado, um homem e seu filho tentam sobreviver fugindo de criaturas que personificar o mal. O ar está impregnado de cinzas, só há a estrada.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Distopia que chega a doer fisicamente
Gostei tanto do livro anterior de Cormac McCarthy ONDE OS VELHOS NÃO TÊM VEZ que resolvi ler A Estrada, também adaptado para o cinema que retrata a Terra num futuro distópico, com um planeta devastado e em que os poucos sobreviventes vagam em bandos. Um homem e seu filho não possuem praticamente nada e vagam sem saber o que encontrarão no final da viagem. Essa jornada é a única coisa que pode mantê-los unidos, que pode lhes dar um pouco de força para continuar a sobreviver.

Abrahim.Felipe 13/09/2021

Chato!
Várias páginas sem acontecer nada. Os diálogos poderiam ter compensado a narrativa arrastada mas não foi o que aconteceu. Diálogos simples e previsíveis assim como o final decepcionante. Só me forcei a terminar o livro porque ele é curto e porque ainda tinha esperanças de que fosse melhorar e nada. Não entendi o hype desse livro.

José Carlos 30/08/2021

Leitura fácil!
De leitura fácil e fluida, rapidamente você termina o livro! Não sei, o Hype não funcionou para mim! Talvez deveria ter lido em outro momento!

elainegomes 24/08/2021

A angústia foi minha companheira de leitura, e a descrição de um mundo sem esperanças, sem cor, sem vida, apenas medo, morte, frio e fome.

É possível acreditar em Deus? É possível seguir em frente?

Mas dois personagens sem nomes, só sabemos que são pai e filho, seguem em frente e nos guiam por uma estrada, onde conhecemos a coragem e o amor.

E no curso desta estrada, desta vida, conflitos morais são expostos, decisões difíceis são tomadas.

Tudo que o menino deseja é continuar sendo ?os caras do bem?; tudo que o pai deseja é salvar a vida do menino.

Mas a sorte acompanha aquele que possui luz ou o fogo dentro de si, pois foi por ?sorte? que encontravam comida após dias sem comer, a ?sorte? os guiou no escuro da escuridão, a ?sorte? vigiava para que pai e filho completassem sua jornada. A sorte sempre encontra aquele que possui amor. E o amor é a maior herança passada de pai para um filho.

Segue um trecho simplesmente lindo:
?Trazê-lo à vida com seu sopro e persuadi-lo a seguir em frente com palavras de amor. Oferecer-lhe cada migalha fantasma e protegê-lo do perigo com o próprio corpo. Quanto a mim minha única esperança é o nada eterno e espero por ele com todo o meu coração.?

Lindo, emocionante, recomendadíssimo!

Valéria Cristina 10/08/2021

Nó na garganta
A Estrada (2006) (The Road no original) é um livro do escritor americano Cormac McCarthy. É um conto de ficção pós-apocalíptica que descreve a jornada empreendida por um pai e seu jovem filho ao longo de um período de vários meses através de uma paisagem devastada anos antes por um cataclismo sem nome o qual destruiu a civilização e boa parte da vida na Terra. O romance foi premiado com o Pulitzer Prize for Fiction e o James Tait Black Memorial Prize de 2006 na categoria Ficção, e foi escolhido para a seleção do Oprah's Book Club.

Fonte: Wikipedia

Giovana 05/08/2021

Incrível.

No começo achei que a história séria monótona, apenas repetições até o final e felizmente estava enganada.

Vale muita a pena a leitura. Você consegue construir os cenários da história com muita facilidade, então os momentos de apreensão parecem reais até demais.

Rosangela Max 24/07/2021

Sensível, solitário.
A escrita é corrida, com diálogos que quase se perdem na narrativa.
A leitura transborda solidão. E há beleza nisso.
Também há tristeza, desespero, angústia e amor incondicional. E todos esses sentimentos vão passando por nós, conforme a história vai acontecendo.
Uma experiência única e um trabalho impressionante do autor.

Gabriel 16/07/2021

Excelente
Meu primeiro contato com Cormac McCarthy, um livro que não gera muitas expectativas, mas acaba surpreendendo, a narrativa nem um pouco convencional acaba nos prendendo, vale a pena a leitura.