A estrada

A estrada Cormac McCarthy

Resenhas - A Estrada

Gabriel 16/07/2021

Excelente
Meu primeiro contato com Cormac McCarthy, um livro que não gera muitas expectativas, mas acaba surpreendendo, a narrativa nem um pouco convencional acaba nos prendendo, vale a pena a leitura.

Silmara.Alencastro 15/07/2021

Difícil
Acho que nunca senti tanta tensão ao ler um livro eu tinha muito medo do final e não me surpreendi. São muitas simbologias, mas eu não classificaria com um livro para indicar, li porque fez parte de um curso do qual participei.

Walney 11/07/2021

Inquietação
O autor magistralmente vai narrando a história, que assombra, inquieta e faz pensar, perderíamos nossa humanidade nas mesmas circunstâncias? A estrada se mostra um caminho sem fim, sem começo e sem destino real é mais a dura experiência que é a vida, sempre em constante transformação. então teremos o seguinte enredo, caminhando por uma estrada o Pai e seu Filho tentam sobreviver ao mundo que se transformou, buscando comida, escapando do frio e dos "caras maus", da fome e das surpresas, os dois encontram uma mansão de carnívoros assassinos e uma casa que é sua salvação, por estarem quase mortos de fome, as perguntas do filho têm muito sentido, apesar de, as vezes, incomodar e é esse incomodo do livro que faz ele ser interessante, depois de encontrarem abrigo, seguem novamente pela estrada.
Depois de acharem um abrigo subterrâneo com mantimentos, precisam abandoná-lo e seguir na estrada, encontram outros que nem sempre são bons, os perigos e as perguntas são muitas e a luta pela sobrevivência constante, o menino muitas vezes atrapalha, mas o pai pacientemente tenta poupá-lo da culpa ou de sua inocência, nesta jornada em busca de esperança, abrigo, comida, em fuga do frio, das incertezas e do inesperado, caminham pela estrada que os prende e liberta, chegam ao litoral depois de alguma dificuldade, encontram um barco que é sua salvação, pois encontram outros viveres, são roubados e mostram os erros da humanidade, mas também a compaixão, as perguntas continuam incômodas, mas são necessárias para não se perder, quem realmente somos ou queremos ser. A morte no caminho é inevitável, mas a esperança chega na estrada para um novo inicio de incertezas.

Giulia29 09/07/2021

"Nem todas as palavras moribundas são verdadeiras e esta bênção não é menos real por estar arrancada de seu chão"

Jean Bernard 30/06/2021

Uma jornada
Acompanhamos pai e filho numa jornada em busca de esperança. Uma relação de cuidado em meio a um mundo desolado. Conseguimos entrar profundamente na narrativa e ver na mente a palidez acinzentada desse mundo apocalíptico. Angustiante e franco. Vale a leitura.

Wamosysoares 24/06/2021

O autor descreve com riqueza de detalhes tudo o que envolve a desolação, seja moral, seja material. Não promete nenhuma recompensa, não delimita nenhum caminho certo a ser seguido e que traga alguma recompensa. E prende o leitor a quase desejar o fim dos personagens, sem contudo eliminar o fio da esperança.

Paiva 19/06/2021

Aflição e tristeza do início ao fim da leitura!
Apesar disso o amor entre pai e filho prevalece em um mundo devastado, sem esperanças, sem comida, sem abrigo, sem amanhã...
Ótimo livro p repensar no q realmente vale a pena
lumybea 19/06/2021minha estante
é tipo distopia? tenho o livro mas tô no debate se leio ou não

Paiva 19/06/2021minha estante
Lê sim, é muito emocionante e tão repleto de acontecimentos q vc não consegue largar

Rael 05/06/2021

Um livro inesquecível
Ao finalizar este livro, senti o prazer e a emoção que só uma histórias bem escrita pode proporcionar. Acompanhar o sofrimento de pai e filho em um mundo pós apocalíptico foi muito gratificante como amante da leitura. No final da leitura pude perceber o quanto a inocência de uma criança, algumas vezes, pode ser mais racional do que a de um adulto. Um livro espetacular que estará na b minha memória para sempre.
Maria Luiza 08/12/2021minha estante
Meu Deus, como você conseguiu sintetizar tudo em "como a inocência de uma criança pode ser mais racional que um adulto". Isso me fez pensar ainda mais sobre essa leitura. Parabéns!

Dan 07/05/2021

Desolador
A Estrada tem o mundo pós apocalíptico mais desolador e sem esperança que eu já vi, é realmente impressionante o quanto o escritor consegue te passar essa sensação já nas primeiras páginas, uma escrita muito seca e extremamente bem feita (tive a sensação bem distinta de que o livro é escrito em "preto e branco") e diálogos bem curtos ajudam muito nisso. A relação do pai e do filho (nunca nomeados) é uma das mais lindas que eu já vi , admito que senti vontade de chorar logo no início e isso é muito raro. Mas não dá pra falar muito sem spoilar.
Enfim, se tornou um dos meus livros favoritos da vida e não poderia recomendar mais.

Cristiano.Vituri 23/04/2021

Longa demais...
A carga psicológica e a exigência na leitura que Cormac McCarthy nos mostra é bem forte, e sempre foi. Mas é impossível, desgrudar os olhos do livro...

Pai e filho, andam por terras arrasadas, num cenário apocalíptico e de destruição total. Mas nos detalhes que o autor revela o que ele quer passar: OS DIÁLOGOS! Curtos, repetitivos, por vezes estranhos...As vezes até improváveis (poderíamos pensar). Mas na situação que os protagonistas se encontram, tudo é possível.

Além do que McCarthy não alivia nem um pouco, a estrada é longa e nunca de final feliz.

Mary 10/04/2021

Leiam A Estrada
como ninguém fala sobre esse livro?
busquei resenhas e vídeos e vi pouquíssimas coisas.
lendo o livro sinto toda a tensão de cada ato, sinto medo junto com o pai e o menino, sinto vontade de chorar cada vez que o menino chora e pede pro pai não fazer algo, sinto inclusive a desesperança.
esse livro era o que eu precisava tem algum tempo já, um livro que me prendesse e me mostrasse como ler algo bom é BOM.
Will 10/04/2021minha estante
Pela resenha , deu vontade de ler ?

Cida Lucena 18/03/2021

A esperança que move por caminhos desconhecidos
Esse livro é uma lição de esperança, de acreditar em cada passo no caminho, além de triste ele nos mostra que não se pode desistir jamais, mesmo que só se enxergue dias nublados pela frente, a proteção, a doação do pai para conseguir fazer com que o filho siga em frente é encorajadora e dessa forma ele consegue ensinar valores para o garoto.
De uma caminhada lenta, mas profunda nos faz diversos questionamentos em relação de que até que ponto vale lutar pela vida mesmo diante das situação que eles se encontram.
Vale a pena a leitura.

Steph.Mostav 10/03/2021

Pai e filho durante o fim do mundo
Livro de fevereiro do clube, um livro recomendado por um amigo. Foi meu primeiro contato com McCarthy e eu adorei a maneira com que ele escreve. É de um estilo que exige muita experiência, porque ele usa de sentenças curtas e simples que são expressivas ao máximo. Quase como se ele extraísse o máximo do mínimo. Com isso, mesmo a história mais banal seria interessante de acompanhar, já que tão bem escrita. E mesmo usando de um contexto já explorado à exaustão - um mundo pós-apocalíptico -, ele acertou ao focar nos indivíduos em vez de nos dar respostas sobre como o mundo chegou aquele estado de caos. O relacionamento de pai e filho é muito tocante e realista e a devoção deles um ao outro emociona de verdade nesse mundo com pouquíssimos sobreviventes. No entanto, para mim nada supera os questionamentos que surgem dessa jornada dos dois até um destino indefinido: por que continuar vivendo em um mundo que já acabou? Mais parece que o pai não sabe como responder mais a essa pergunta, mas ensinou ao menino que eles fazem isso porque são boas pessoas. E ainda assim o garoto continua perguntando várias vezes o que faz deles tão bons, já que não ajudam a ninguém além de si mesmos. Como se no final do mundo, pensar no próprio bem fosse o máximo de misericórdia perto da realidade cheia de bárbaros canibais.

Jane Cardoso 07/03/2021

Muita desgraça e sofrimentos, mas a história é boa, prende o leitor. Para mim foi penosa a leitura o que não quer dizer que o livro foi ruim.