Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

AlessandraD. 10/11/2021

O início do livro é bem lento, arrastado, quase desisti nas 100 primeiras páginas, pensei mesmo em abandonar. Porém, vai ficando interessante e nos leva até o final!

Carlos.Magnun 25/12/2020

Ninféias Negras
Achei meio confuso em algumas partes. O desfecho é bom. Mas de um modo geral eu esperava mais da história com um todo

Ana 13/02/2021

No geral, o livro conta uma história de amor e mistério bem desenvolvida cujo desfecho é surpreendente. No entanto, a forma como a personagem principal interage com o leitor para mim torna a leitura enfadonha e repetitiva, e o desfecho final após ser encerrado o mistério se prolonga além do necessário. De toda forma, a leitura vale a pena pois a história é muito interessante!

Gabriel 07/02/2023

"Ninfeu"
Achei a narrativa bem lenta e há vários capítulos que poderiam ser removidos e que não fariam falta na história. Parecia que o livro tinha umas 600 páginas e não 300.

A ambientação, por se tratar de um local existente, deixa a história bem mais real

Você fica com a sensação de estar naquele vilarejo e de estar convivendo com aqueles personagens.

Em diversos momentos pausei a leitura para pesquisar as ruas e os estabelecimentos que são citados no livro.

O pano de fundo da cicade é mais interessante que a história em si, que achei bem fraca.

Mesmo no fim, quando chegou o Plot, achei bem batido e sem originalidade. Não funcinou pra mim.

Dri 02/04/2023

Nessa trama, nós somos apresentados a 3 mulheres de idades e características diferentes. O que elas tem em comum?! A vontade de sair de Giverny, um vilarejo francês agraciado por bons mistérios e belas paisagens que despertaram o interesse e serviram de inspiração para um grande pintor: Claude Monet, aquele que eternizou a cidadezinha francesa em seus valiosos e numerosos quadros, atraindo milhões de turistas ao lugar anos mais tarde.

Mas nem só de arte Giverny é feita, por trás da sua fama e aparências, existem dois crimes a serem desvendados: um assassinato e o desaparecimento de uma pintura famosa. Mas somente 3 pessoas sabem o que realmente aconteceu: a jovem e talentosa garotinha de 11 anos, a sonhadora professora de escola primária e a senhora curiosa que observa tudo da sua janela.

O grande diferencial de Ninféias Negras é a ambientação. Aqui nós somos levados a enxergar Giverny pelo olhar dos amantes da arte.

É um thriller bem pensado e escrito. O tipo de história construída para enrolar o leitor, apresentando várias informações e perspectivas só para dar um nó em nossas cabeças.

Mas confesso que esperei mais. Ainda assim, é muito bom! O que me incomodou foi a demora para obter algumas respostas, porém acredito ser esse o principal objetivo do autor mesmo. O plot é incrível e bem desenvolvido, mas achei o esclarecimento do crime principal previsível.

samscunha 18/04/2023

Ninfeias Negras é aquele tipo de livro capaz de nos prender logo nas primeiras páginas. Com uma escrita envolve, instigante e um tanto quanto sombria, as charadas lançadas no começo fazem com que o leitor tenha a necessidade de continuar lendo, a fim de juntar todas as peças desse quebra-cabeça.

O plano de fundo dessa história é a pequena cidade de Giverny, em Paris, casa de um dos pintores mais populares do impressionismo, Claude Monet e inspiração para suas melhores obras, uma delas, inclusive, acaba sumindo na cidade, configurando um dos mistérios presentes no livro, mas, não o único.

A história nos apresenta a três personagens principais: uma garotinha talentosa de 11 anos, uma jovem e bela professora da escola primária e uma senhora que consegue observar tudo do alto de sua janela. A vida delas se entrelaça devido a um cruel assassinato que ocorre na cidade e somente uma delas sabe o que de fato aconteceu.

O livro é muito bem escrito e a estratégia do autor de utilizar enigmas para nos envolver à história é maravilhosa mas, por vezes, me senti um pouco enrolada, a revelação de alguns elementos importantes para a resolução dos mistérios demorava demais para acontecer, passando uma sensação de estar andando em círculos.

O plot é sensacional, achei bastante criativo, apesar de já ter pensado qual seria ele logo no início da leitura (agatha christie me mando aulas), fui duvidando se aquilo que pensava estava realmente certo, o autor conseguiu construir bem o enredo e nos surpreender.

Ca Agulhari @literario_universo 02/09/2018

Decepcionante.
Esse é o segundo livro do autor que leio: o primeiro foi "O vôo da libélula" que inclusive resenhei no blog. Precisei ler porque amigos ficaram me pressionando e isso não é mentira, juro, dizendo que ele era melhor que o outro que li, que era incrível, que era foda, etc etc. Enfim...

As menções à Monet e todo o cenário do livro são encantadores. Não posso negar. O autor fez uma pesquisa intensa para ambientar seu livro em um cenário real e crível. Pontos para ele nesse quesito. Mas, a minha leitura do livro foi arrastada. E faz tempo que isso não me acontece. Os meus últimos livros foram todos tão bons de ler, a leitura simplesmente fluía! Mas em Ninfeias Negras um tédio me engolfou, fui lendo o livro de forma arrastada e maçante, antes de dar fim à ele eu consegui parar a leitura e ler todo o livro "O fantasma da casa da colina" de Shirley Jackson e mesmo voltando à Ninfeias, a mesma sensação de ler, ler ler e não sair do lugar me assomava. Em resumo: todo o desenvolvimento pra mim foi maçante, um mistério forçado, confuso, o que notei ser algo proposital feito pelo autor. Mas pra mim não foi um proposital que me instigou mas sim que me deixou bem entediada enquanto lia. Achei a investigação policial solta dentro da história, enquanto que ela deveria ser o centro, senti que era constantemente levada a pensar que estava lendo um romance policial, um mistério dos bons, mas não estava. Não consegui ter empatia por nenhum personagem a não ser no final que explica tudo (ufa, que bom!) mas que não fez o livro se tornar um mega blaster pra mim, o que aconteceu com amigos que o leram. É um drama até que legal mas eu teria aproveitado mais a história se ela tivesse sido escrita de uma forma menos enfadonha. Queria ter gostado, tentei, mas nem o ''plot twist'' (em aspas porque nem foi tão chocante assim pra mim) me fez amar o livro. Achei apenas ok. O autor floreou demais uma coisa que pra mim, não havia necessidade. Quis dar um ar de mistério para o livro e a mim não convenceu. Achei ''O vôo da libélula'' bem mais legal, pois me fez não conseguir largar o livro enquanto o mistério não era desvendado. Uma pena.

Você é do time que achou o livro foda ou do time que achou apenas ok, como eu?

Resenha originalmente postada em: https://cagulhari.wixsite.com/universoliterario

site: https://cagulhari.wixsite.com/universoliterario
Pandora 11/10/2019minha estante
Apenas ok

Ca Agulhari @literario_universo 11/10/2019minha estante
Exato.

Wania Cris 03/06/2023minha estante
Pois é... terminei ontem e parecia que tava lendo há anos. Achei arrastado também e o autor não teve tanto talento para semear a confusão, teve que fazer de forma bem mais artificial e, ainda assim, peguei a essência do que seria o plot. Não me senti tapeada, feita de trouxa ou enganada no sentido bom. Foi como numa charada forçada, uma piada sem graça, algo bem mecânico mesmo. No fim eu já tava torcendo pra todo mundo falecer...

Giselly 04/09/2021

Que autor é esse? Estou apaixonada pelo Michel Bussi! Você quer se transportar para um local diferente? Obter informações históricas importantes e relevantes com riquezas de detalhes e verdadeiras? Se apegar aos personagens e no final das páginas fechar o livro e pensar: "Pqp, o que foi isso que eu li"??? Então leia os livros desse autor! É o segundo que leio e não me decepciono. Confesso que demorei muito para finaliza-lo, me arrastei e arrastei, mas valeu a pena demais! Que final foi esse? Eu já sabia que podia esperar por uma revelação que explodisse a minha mente, assim como foi com um dos meus preferidos da vida e escrito por ele também: O Vôo da Libélula, e até desconfiei de algo que realmente aconteceu, porém como esse cara consegue interligar tudo de um modo tão crucial e perfeito, eu sinceramente não sei! O que sei é que ele é genial, que se tornou um dos meus autores favoritos, que desejo ler todos os seus livros e que ele conquistou o meu coração!

P.s: Netuno, meu crush literário, te amo! (Entendedores, entenderão!)

Jess 12/04/2023

Uma adorável surpresa
Achei a história um pouco arrastada, e teve vários momentos que precisei voltar algumas páginas para ver se entendi ou se deixei passar alguma coisa?.

O livro retrata bastante sobre Giverny, e fiquei com vontade de conhecer o famoso regato de Monet e buscar alguns dos lugares que foram mencionados no livro?

A história é toda narrada por octogenária, amargurada, a bruxa do moinho, e várias vezes ela prolonga a história mais do que deveria..

O que salvou esse livro na minha opinião, com certeza foi esse final, genial e surpreendente, vc pode ler e elaborar mil teorias, mas já adianto que dificilmente vc irá chegar aos pés do que realmente aconteceu?

Kathy.GRodrigues 29/08/2021

É um pouco repetitivo, se tirassem as infirmações iguais o livro teria um ritmo mais rápido, o plot eu imaginei mas é pq eu faço um milhão de teorias, o que não deixou de ser uma surpresa pq ele fez isso de forma genial

Janaina Vieira - Escritora 17/05/2021

Uma história surpreendente!
Quando li algumas resenhas sobre esse livro, o que me instigou foram os diversos comentários sobre a reviravolta no final, então me animei. Adoro reviravoltas! Porém, eu não estava preparada para o que li... Tomei um susto imenso, acho que fiquei de boca aberta por uns cinco minutos, sem exagero!

A trama é muito bem construída desde o início e o final é simplesmente incrível, mas o meio do livro às vezes se arrasta um pouco. Por causa disso, não li tão rapidamente, demorei mais do que o normal para um livro de suspense. Apesar disso, a surpresa no final da história, que foge a qualquer lugar-comum, merece muitas palmas! Não me lembro de já ter lido algo parecido... Acho que não. A solução é simples, porém complexa! :)

Esse não é um romance policial que segue o padrão clássico que conhecemos. Na verdade, passa bem longe disso o tempo todo. A investigação não apresenta deduções brilhantes, pistas misteriosas decifradas ou o uso de ferramentas fortemente tecnológicas. Por isso, há momentos em que começamos a duvidar da capacidade detetivesca dos personagens policiais, o que torna tudo, na verdade, ainda mais misterioso. Até que chegamos aos capítulos finais, mas sem que estejamos prontos para o susto! Depois disso, tudo se esclarece e cada detalhe é colocado em seu lugar para completar o quebra-cabeça. Genial!

Recomendadíssimo, sem dúvida!

Rafaela 21/09/2021

Talvez seja porque eu não leio muitos livros de investigação policial, mas esse me impressionou muito no final ?

arlete.augusto.1 11/09/2019

Uau! Que suspense!
Esse suspense me pegou, não consegui imaginar qual era a verdade, fiquei surpresa mesmo e parei para repensar tudo que tinha lido, percebi que tinha uma ponta solta ... até que o autor amarrou!
A ambientação em Giverny entrelaçando com as obras de Monet, é fantástica, se vc conhece esse cidade mágica, um jardim lindo preservado, a leitura vai ser ainda mais deliciosa.
Qualquer coisa que diga a mais será spoiler, melhor lerem!

Luísa 04/07/2023

O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado
Surpreendente é a palavra que eu usaria para descrever esse livro. Admito que em alguns momentos senti uma dificuldade para me conectar com a narrativa, principalmente no que se diz respeito às referências artísticas que ele traz já que sou bem leiga no quesito da história da arte. Porém, no que se diz respeito à narrativa investigativa acredito que esse livro cumpriu seu papel de me deixar cada vez mais instigada e envolvida na história. O plot final explodiu minha cabeça, eu pensei em milhares de possibilidades mas nenhuma delas chegou perto da realidade. Super recomendo a todos os amantes de um bom livro policial!