Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Danniki 22/06/2022

Será que você é um ótimo detetive?
A pista está bem na primeira página, bem debaixo do seu nariz. Depois de ler 24 livros da Agatha Christie, consegui acertar bastante coisa e isso não me impediu de divertir, ficar indignado com a história. Uma história genial e de arrepiar!

Pena que o livro é pouco conhecido no Brasil...

site: https://www.instagram.com/livros.daniellamartins/

arlete.augusto.1 11/09/2019

Uau! Que suspense!
Esse suspense me pegou, não consegui imaginar qual era a verdade, fiquei surpresa mesmo e parei para repensar tudo que tinha lido, percebi que tinha uma ponta solta ... até que o autor amarrou!
A ambientação em Giverny entrelaçando com as obras de Monet, é fantástica, se vc conhece esse cidade mágica, um jardim lindo preservado, a leitura vai ser ainda mais deliciosa.
Qualquer coisa que diga a mais será spoiler, melhor lerem!

bia moreira 12/12/2023

O plot é muito foda mas é um livro muito denso e cansativo de ler, cheio de detalhes. merece as 4 estrelas mas eu não leria de novo..?

Luany 13/05/2020

Amei
Muito bom. Vale a leitura!!!

Luísa 04/07/2023

O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado
Surpreendente é a palavra que eu usaria para descrever esse livro. Admito que em alguns momentos senti uma dificuldade para me conectar com a narrativa, principalmente no que se diz respeito às referências artísticas que ele traz já que sou bem leiga no quesito da história da arte. Porém, no que se diz respeito à narrativa investigativa acredito que esse livro cumpriu seu papel de me deixar cada vez mais instigada e envolvida na história. O plot final explodiu minha cabeça, eu pensei em milhares de possibilidades mas nenhuma delas chegou perto da realidade. Super recomendo a todos os amantes de um bom livro policial!

Adriana 01/06/2020

Ideia genial
Você termina o livro sem acreditar no desfecho! O engraçado é que o autor nem sequer tenta nos enganar no desenrolar da estória. É tudo claro como a água, e mesmo assim, a gente não vê.
A falta de profundidade nos diálogos vai ser inteiramente compensada pelo final esplêndido! A originalidade da narrativa é daquelas que, após o término da leitura, faz você ficar pensando continuadamente em cada detalhe, cada frase..

Lais Machado 02/06/2020

Muito bom o livro!! Me surpreendeu bastante. Indico super pra quem gosta de mistério e investigação policial

Ana Emerich 03/06/2020

Ainda não consigo expressar meus sentimentos com o final desse livro. Mesmo não sendo uma leitura tão fluida, com tantos cenários distintos, nomes e expressões tipicamente francesas, pintores impressionistas e paisagens, só queria chegar logo no fim e descobrir quem diabos matou Jerome Morval.
E mesmo quando todas as sinopses e resenhas te dizem que o final é surpreendente, você pensa que será o diferentão, que você é sim esperto o suficiente pra descobrir a teia que envolve todos nessa trama.
Fui trouxa, não fui a diferentona... Mas, melhor assim, afinal, quem se surpreendeu e se emocionou ao final fui eu mesma.

Jon O'Brien 04/06/2020

Provavelmente o suspense mais genial que já li
Ninfeias Negras é um livro que li já há algum tempo, cuja resenha só foi sair agora porque eu não tinha palavras para descrever a genialidade do autor, Michel Bussi, ao escrever essa trama diferentona que está presente neste universo. Curioso? Venha ler uma resenha bacana de um livro mais bacana ainda!

O universo de Ninfeias Negras é situado em Giverny, uma cidadezinha da França que todos os anos recebe visitantes de todo o mundo por conta da história artística que foi fecundada ali. Foi em Giverny que Monet morou e, depois de conseguir o seu laguinho, pintou suas ninfeias.

Nesse cenário, um renomado oftalmologista é encontrado morto, e então uma investigação é iniciada para que seja descoberto quem foi o assassino. Tirando o lugar exótico para uma ambientação de livro de suspense, a trama parece absurdamente simples, mas garanto que não é.

O livro é narrado por três perspectivas diferentes: a de uma criança, que sonha em ser uma grande pintora; a de uma professora muito interessada em arte; e uma velha ranzinza que, para mim, foi a melhor personagem do livro.

As narrações se dividem entre primeira e terceira pessoa, e, apesar de em vários momentos algumas não parecerem interessantes, no final elas se juntam, formando uma espécie de quadro difícil mesmo de acreditar mas, ao mesmo tempo, muito engenhoso. Trata-se de uma reviravolta suportava pela perspicácia do autor em quebrar regras de construção de um suspense de uma forma que terminei o livro pensando: meu pai, quero escrever como esse cara!

Outro baita ponto positivo para Ninfeias Negras é o modo como o autor usa e abusa de descrições reais. Não só as descrições parecem reais; elas o são, desde a constituição física da Giverny até fatos que ocorreram com pessoas que, na história, não são meras personagens. Além disso, há um aprofundamento da figura de Monet que achei bacana conhecer.

Apesar dessas questões, a história tem alguns contras que, embora não tenham-me feito deixar de dar a nota máxima ou favoritar, foram incômodos durante o início e mesmo o meio do romance. O livro é rápido, mas não desperta interesse de imediato; eu fiquei penando por várias páginas até a história me fisgar de verdade.

Outra coisa que poderia ser chamada de defeito é a construção dos personagens. Eles são simples, com motivações que não são fora do comum. Portanto, foi difícil me apegar a eles. A razão de a senhora ser minha favorita é a sua maldade; sua personalidade fria e raivosa compensou a construção parca dos demais.

Termino esta resenha, que mal sei se está boa, com dois comentários que fiz no Skoob ao longo da leitura:

“Mano, o que foi isso? Minha cabeça tá doendo até agora. Foram as maiores reviravoltas que vi na vida inteira. Só espero que faça sentido, porque pelo que me parece é algo impossível.” (ao chegar à página 316)

“Não pude ler mais. Se eu ler mais desse livro hoje, eu morro. Minha cabeça deu um nó ainda mais apertado. Como pode? Não faz sentido! E não é nada do que você está pensando. É algo que não tem cabimento, não pode ter explicação possível. Puta que pariu, não vou dormir hoje.” (ao chegar à página 330)

E fez sentido, sim. Só leia e, por fim, sinta vontade de reler o livro para entender direito.

site: https://redipeblog.wordpress.com/2020/06/04/resenha-ninfeias-negras-michel-bussi/

Jessica Dias 20/06/2020

Entrou para a lista de livros favoritos da vida
No início fiquei um pouco confusa com o desenrolar mas logo a história me fisgou.
A sinopse desse livro não faz jus à grandeza dele.
Tem uma frase que me marcou muito e que vou guardar pra sempre:
"Não existe amor feliz... Exceto aqueles que nossa memória cultiva."
O autor escreve daquela forma mágica que apenas alguns autores conseguem, e você realmente sente como se estivesse em Giverny acompanhando a história.
Adorei conhecer um pouco mais de Monet, que apesar de permear o livro não é o ponto principal.

Jhenyfer 03/03/2021

Um plot que eu não esperava.
Esse é aquele tipo de livro que faz a gente de trouxa, em nenhum momento eu previ qual seria o plot, afinal eu estava tentando descobrir quem era o assassino kkk
Uma leitura que no início eu tive dificuldade pra engatar, mas depois que você pega o embalo não consegue mais parar.
Luke 05/03/2021minha estante
Verdade, um baita plot twist. O autor consegue nos enganar direitinho. Muito bom!

Carlos.Magnun 25/12/2020

Ninféias Negras
Achei meio confuso em algumas partes. O desfecho é bom. Mas de um modo geral eu esperava mais da história com um todo

Bárbara @barbaraapedroso 21/07/2020

Um livro surpreendente
Impossível não se sentir em uma viagem por Giverny, com tantas descrições das paisagens da região e das famosas obras impressionistas.
O autor é um pouco prolixo demais em alguns momentos, descrevendo excessivamente lugares já descritos, o que torna a leitura um pouco cansativa em algumas partes (poderia, facilmente, ter umas 50 páginas a menos, sem prejuízo nenhum da história), mas vale muito a pena ler até o final.
A história é muito mais do que a resolução do mistério de um assassinato. Não é difícil deduzir quem matou, mas essa não é a reviravolta final do livro. O desfecho é realmente surpreendente, e a vontade é de reler tudo imediatamente, dessa vez já sabendo o que acontece.
Adorei o livro e indico muito!

Adriana.Souza 22/07/2020

Surpreendente
Esta história gira em torno da investigação de um crime, mas no meio da trama aprendemos um pouco sobre arte e nos surpreendemos com a trama, que se fecha de maneira surpreendente.