Aconteceu naquele verão

Aconteceu naquele verão Cassandra Clare...

Resenhas - Aconteceu naquele verão

Annie - @queriaseralice 20/06/2017

Doze histórias de amor completamente diferentes.
“O amor pode ser tão estranho e triste. Pode ser difícil de entender por que, dependendo do momento da vida, corremos ao encontro de certas pessoas, mas fugimos de outras. Por que passamos tanto tempo buscando o que estávamos procurando e saímos correndo quando encontramos.”⠀

Verão me lembra dias infinitos, preguiça, euforia e muito calor, claro. Calor na pele e no coração. Pelo menos é isso que temos em Aconteceu naquele verão, mais uma obra organizada pela linda Stephanie Perkins! ❤⠀

Doze histórias de amor completamente diferentes. Algumas apaixonantes, lindas e que tocam até os que possuem coraçãozinho azul – meu caso 😌.⠀

Outras, porém, nem tão inspiradoras e compreensíveis assim.⠀

Não conhecia a escrita da maioria dos autores e fui surpreendida. No conto Amor é o último recurso (Jon Skovron), o narrador tenta convencer o leitor de que o que virá a seguir não se trata de uma história de amor – embora seja uma, e em Mil maneiras de tudo isso dar errado (Jennifer E. Smith), conhecemos Annie – lindo nome, aliás 🙃 –, que é apaixonada por um garoto especial e, portanto, quase indecifrável. ⠀

Amei o conto da Stephanie e fiquei apaixonada por Inércia, conto da Veronica Roth. Apesar das histórias sem sentido, recomendo muito essa obra! 💙

site: https://www.instagram.com/p/BQOyeqTFBWC/

Ana Lima 28/06/2017

Aconteceu Naquele Verão é uma coletânea de contos organizada pela Stephanie Perkins e tem histórias de autores que já são os grandes queridinhos dos leitores de YA, como Leigh Bardugo, Cassandra Clare, Veronica Roth e Jennifer E. Smith. Os contos giram em torno de histórias de amor e tem as férias de verão como o pano de fundo em comum.

Apesar de serem todos contos com histórias de amor, cada um deles tem uma característica única de cada autor. O conto da Leigh Bardugo, 'Cabeça, escamas, língua e cauda', por exemplo, tem um toque de fantasia que faz toda diferença na história. Já a Veronica Roth, autora da saga Divergente, trouxe um mundo distópico para 'Inércia', que acabou se tornando um dos meus contos favoritos.

É claro que os casais LGBT's não ficariam de fora, e Nina LaCour e Tim Federle nos presenteiam com os casais mais fofos já vistos habitando o mundo dos romances nos contos 'O Fim do Amor' e 'Lembranças'. Ponto pra representatividade, que está presente não só nos casais homoafetivos, mas também nos inter raciais.

Sendo eu uma grande fã de histórias de amor, é óbvio que eu adoraria a coletânea, mas o que mais me encantou foi a forma como cada autor conseguiu deixar sua marca nos contos. Apesar de não conhecer o trabalho da maioria deles, os que conheço deixaram nítidos seus estilos de escrita em cada história.

O fato de vários outros gêneros serem explorados junto ao romance e ao YA também me surpreendeu - li gêneros que eu não leria em outras oportunidades, como é o caso do terror e da fantasia, que são estilos que não estão incluídos no meu repertório de leitura com muita frequência. Ou seja, se você não curte muito romance, o livro ainda assim pode ser uma boa indicação de leitura pra você!

Não vou me prolongar muito em detalhes sobre cada história, principalmente por serem contos curtos e o risco de spoiler ser muito grande. Durante o restante dessa semana falarei mais sobre outros aspectos do livros, dentre eles especificamente sobre meu conto favorito. Fiquem de olho!

Ponto a mais para a capa e toda a arte do livro. É divertidíssimo ler os contos e procurar cada personagem na capa (sim, todos estão por lá!). Se você já leu e gostou, fica também a dica para procurar a coletânea O Presente do meu Grande Amor, também lançado pela Intrínseca, mas que traz contos de amor que se passam nos feriados de natal e ano novo.

site: www.poesiadestilada.com

notmuchcompany 03/01/2018

- Destino do Turista Literário de Janeiro de 2017 -

Se não tivesse sido um livro do Turista Literário, eu nunca teria colocado as mãos nesse. Não é meu tipo de leitura. Não curto contos, nem romances. Teve algumas boas surpresas, mas ainda assim não leria título similar voluntariamente. Achei o último conto o melhor, apesar do final ser meio forçado. Tive vontade de pular as páginas naquele que se passa num resort, com o labirinto. Gods! Os dois contos com romance entre meninos e meninas foram fofinhos, curti a representatividade.

Déborah - @lisossomos.lisos 30/07/2018

#ResenhaDeby - Aconteceu naquele verão

Sou apaixonada por contos, mas quando esse livro veio na caixinha do turista eu não fiquei com muita vontade de ler porque acho que essas coisas de verão são muito irreais para nós brasileiros.

Mesmo assim resolvi dar uma chance e me aventurei na leitura. São dez contos de autoras que a grande maioria eu nunca tinha nem ouvido falar quem dirá lido algo, mas algumas achei a escrita muito fluida e fiquei bem curiosa para conhecer mais obras escritas delas.

Alguns contos são muito bons, pois envolve um quê de sobrenatural. Adoro esse tipo de narrativa, mas outros eram sem pé e sem cabeça até mesmo para algo de fantasia.

Na verdade, a nota do livro foi alta porque os contos que me chamaram atenção eu gostei muito mesmo.

O livro é uma boa pedida para quem não conhece as escritas das autoras e quer conhecer. Porém recomendo não ir com muitas expectativas ou se decepcionará.

Nanda 13/10/2018

Aconteceu Naquele Verão
Demorei mas terminei, ufa.
Como no outro livro de contos, ou era 8 ou 80, contos bons que eu queria mais ou contos chatos que eu tinha vontade de pular.

Letícia 17/12/2018

De tudo um pouco com romance
Aconteceu Naquele Verão é uma coletânea de doze contos de romance, e o ponto comum entre eles é que todos se passam nas férias de verão. Temos estórias de imaginação, drama e suspense, cada uma delas com um par romântico como personagens principais.

Gostei de todos os contos, alguns mais, outros menos, mas alguns me chamaram mais a atenção por elementos específicos da estória, como o da Cassandra Clare, “Nova Atração”, que gostei muito de ler porque fazia muito tempo que eu não lia livros de aventura/imaginação. Eu nunca havia lido nada dessa escritora e achei a narrativa dela bem parecida com a do Rick Riordan. Outro conto que achei um dos melhores foi “Inércia”, da Veronica Roth, principalmente porque ele mexe com o tempo e tem pessoas visitando lembranças, algo que amo em livros e filmes, e também porque foi um dos únicos que me fez ficar angustiada pra saber se os dois personagens iam ficar juntos (li esse de uma vez só, pra se ter uma ideia).

Mas, entre todos, com certeza o meu favorito foi “O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas”, do Lev Grossman. Eu não conhecia esse autor e é certo que vou procurar outros livros dele, pois esse conto fechou a coletânea de um jeito que me fez querer que o livro não acabasse nunca (também li esse de uma vez só). Ele fala sobre um menino que, de alguma forma, ficou preso no dia 4 de agosto. Após cada noite ele acorda novamente no mesmo dia, e parece ser o único a perceber que o dia se repete, pois todas as outras pessoas fazem a mesma coisa todos os dias achando que é a primeira vez. Só aí esse conto já me ganhou de cara, pois, como disse anteriormente, amo estórias que mexem com o tempo. Pra deixar ainda melhor, quando ele encontra uma menina que também sabe que o dia está se repetindo, eles resolvem criar um mapa com todos os “momentos perfeitos” que encontram: colocam a hora exata e o lugar em que eles acontecem pra poder visitar sempre que querem. E além de tudo isso ainda tem um mistério sobre algo que acontece no dia da menina. Perfeito.

Os contos que não gostei tanto foram “Prazer Doentio”, da Francesca Lia Block, que achei a estória completamente sem propósito, “O Último Suspiro do Cinemorte”, da Libba Bray, que era pra dar medo, mas não deu, e “Amor é o Último Recurso”, do Jon Skovron, que achei meio bobinho. Um dos contos, “Em Noventa Minutos, Vá em Direção a North”, da Stephanie Perkins, é a continuação de outro que foi publicado pela autora na coletânea “O Presente do Meu Grande Amor”, que vou procurar, pois gostei muito.

Pra terminar, só posso dizer que é um livro muito bom e que provavelmente agrada a muitos leitores, pois tem um pouco de tudo. Recomendo muito ler agora nas férias, já que ele tem esse clima de verão, mas também é legal para ler durante o ano porque dá pra matar a saudade de vários tipos de livro com estórias curtas que dá pra ler facilmente no curto tempo livre entre as tarefas.

site: https://conversandosobrelivros.com/2018/12/29/aconteceu-naquele-verao-resenha/

Ronevia 30/12/2018

"Todo verão tem sua própria história"
Aconteceu Naquele Verão é uma antologia organizada por Stephanie Perkins, contém doze contos de autores variados.
São histórias de amor das mais variadas formas, que se passam no verão. Não sou muito chegada em contos, histórias rápidas que acabam do nada quando se espera mais, não me agradam muito, mas gostei bastante desse livro, alguns contos mais que outros, foi definitivamente uma leitura positiva. Teve fantasia, mistério, romance, drama, thriller, sobrenatural, teve risos e lágrimas da minha parte😄... teve de tudo um pouco.
Não coloquei muitas expectativas nele, mas me surpreendeu positivamente, fechei 2018 com uma leitura tranquila e agradável.

Aicha Cruz 10/01/2019

Leve
Aconteceu Naquele Verão traz contos leves, mágicos, românticos, com muita aprendizagem e superação.
Não tem como dizer qual o melhor conto, pois todos nos ensinam alguma coisa, como viver com as dificuldades, enfrentar nossos medos e doenças, e principalmente, como amar.

ana lima 14/01/2019

Bom, porém genérico
Os contos são bons, nada além disso, alguns são ótimos, porém nenhum perfeito. A maioria são genéricos apenas com dois personagens que se encontram no início e depois formam um casal. Li o primeiro da "coleção" - "O Presente do Meu Grande Amor" e realmente é bem melhor que esse, porém o que me conquistou nesse foram os contos LGBTQ+ e com outras narrativas (fantasias, terror, etc).
Outro ponto que observei também é que a maioria dos personagens tem problemas com os pais, etc, pode ser um ponto importante, porém achei bem cansativo.

teia 25/01/2019

Livro bom para passar o tempo, bem levinho, alguns contos eu me diverti muito, outros achei absurdo e sem nexo! Bacana no geral.

Pipoca Nerd 07/10/2019

Resenha do livro “Aconteceu Naquele Verão” da editora Intrínseca
Aconteceu Naquele Verão, doze historias de amor. São casos de amor e desamor reunidos de forma bem organizada e escrito com uma linguagem bem jovem e adulta, detalhada e dando ênfase as férias dos americanos. São historia que remetem lagos, praias, calor, pouca roupa, amizades, ganhos, perdas e claro os amores.

Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes – talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar… e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.

Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz.

A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.

Quem não gostaria de viver uma historia de verão, uma paixão de momento ou algo que não tivesse proporção?

Eu sou uma pessoa que amo títulos, isso mesmo (títulos), fui lendo cada um dos contos pra ver qual me interessaria logo, vi alguns autores que poderiam me interessar mas o título não me chamou muita atenção até que “O Fim do Amor” e “Inércia” me chamaram atenção.

O Fim do Amor, Nina Lacour.

Esse conto me surpreendeu, ele trata a vida de Flora, uma jovem que esta passando por um momento delicado na vida, a separação dos pais. Ela relata tudo que esta sentindo sobre essa situação que aparentemente seus pais estão levando numa boa e estão mais felizes até. Para evitar passar o verão todo presa em casa com eles, ela decide se inscrever em um curso de verão de Geometria, ela era a melhor da classe. O próprio professor da matéria não consegue entender o que ela está fazendo ali, já que é uma ótima aluna e poderia aproveitar melhor suas férias. Mas o universo não falha e são nessas aulas que ela reencontra Travis, Hope e Mimi (esta última foi/é a primeira verdadeira paixão de Flora). O conto me chamou atenção pelo nome, imaginei algo bem trágico, uma forma de finalizar esse amor, outra parte que chamou atenção foi a forma como ela se sentia em relação a separação dos pais, meus pais são separados também. Adorei como ela conseguiu entender tudo que estava acontecendo, com ela, com os pais e seus sentimentos. A autora me segurou do inicio até o final, me surpreendeu quando entendi que Mimi era o grande amor de Flora, ela detalha de uma forma gritante.

Inércia, Veronica Roth (meu conto preferido)

No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. Bem, me apaixonei por esse conto, simples assim. Me surpreendeu, fez meu coração acelerar e sentir a raiva, desespero, dor da perda, um bom conto tem que fazer isso, te deixar vivenciar os momentos. O Conto já começa no meio da madrugada com alguém que não fala com Claire a muito tempo, esse alguém é Matt, ele quer falar com ela na sua ultima visita, (explicando o que é a ultima visita: quando a pessoa esta prestes a morrer, ela pode ter acesso as suas memorias com outra pessoa de sua escolha e lá pode reviver esse momentos ou dar apenas um adeus), ela não entende bem o que se ex-amigo quer falar com ela em sua ultima visita, mas mesmo com todo receio ela vai até o hospital dar esse “adeus” ao seu ex-amigo. Matt então mostra a ela as suas lembranças favoritas e Claire retribui, com os momentos favoritos e os mais dolorosos que passaram juntos. Então ele diz a ela o que pelo visto ela não enxergou, ele a ama. Mas, Claire esta passando por um momento difícil, entrou em depressão devido sua mãe biológica ter a deixado pela segunda vez, sem explicações. Ele pede em suas lembranças que ela lute. Matt passa pela cirurgia que decidiria se ele morreria ou viveria, ele mostra aos médico que ficará mais tempo em terra e Claire recebe a tão desejada pergunta:

-Claire… você me ama?

-Isso. Eu amo você.

Gente nunca chorei tanto em um conto como em “Inércia”, alguns rumos da vida, muito parecidos com o conto ajudaram nas lágrimas, mas o livro todo é incrível. Cada conto com sua peculiaridade.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-do-livro-aconteceu-naquele-verao-da-editora-intrinseca/

Rafaela Tulino 21/02/2020

Comprei esse livro juntamente com "O Presente do Meu Grande Amor" também organizado pela autora, Stephanie Perkins.
Confesso que gostei mais desse do que o outro citado, tendo em vista que esse possui mais leveza e histórias divertidas. Entretanto, como todo livro de contos, há seus episódios não tão prazerosos assim.
Uma leitura leve.
Um livro bom e não tão clichê quanto o primeiro.

Marcia 07/10/2020

Para mim não foi uma experiência arrebatadora. Não foi um livro pelo qual eu ansiava ler. No entanto, foi um livro de beleza estética sem igual, com histórias para todos os gostos. Da mais fantasiosa e cheia de firulas à mais realista. Da mais dramática, à mais cômica. De inspirações shakespearianas às inspirações dickiniana, com direito a pitada de terror. Além de ser a forma perfeita para conhecer um novo autor e seu estilo. Particularmente, amei os contos "O último suspiro do cinema" e "Inércia". Mas se tivesse um prêmio para melhor conto "A amor é o último recurso" teria ganhado com seus ares de Sonhos de uma noite de verão e Muito barulho por nada. O segundo lugar teria ficado com "Mapa das pequenas coisas" com suas nerdices e os implícitos.

izzystorm 31/01/2021

Aconteceu Naquele Verão - Resenha #34
É uma coletânea de contos bem interessante mas, achei bem exaustiva, dificilmente conseguia ler mais que um conto por dia ou me envolver com os personagens das histórias.

Teve uns contos que partem de uma premissa bem genérica e de uns estereótipos bem batidos que quando acabei nem me lembrava direito de nada. Prazer Doentio foi o pior conto desse livro e tem um final meio estranho e desconfortável.

Os meus preferidos foram Cabeças, escamas, língua e cauda de Leigh Bardugo, Boa Sorte e Adeus de Brandy Colbert e Nova Atração de Cassandra Clare. Também achei bem divertido O Último Suspiro do Cinemorte de Libba Bray e Mil Maneiras de Tudo Isso Dar Errado de Jennifer E. Smith.

Em geral, o que mais gostei foram as reflexões bonitas, o realismo fantástico e as interações hilárias e fofas que esses contos conseguiram me passar de maneiras maravilhosas.