Fogo Contra Fogo

Fogo Contra Fogo Siobhan Vivian
Jenny Han

Resenhas - Fogo Contra Fogo

gilmore girlie 17/08/2017minha estante
Só agora li sua resenha, meses após ter lido o livro. E nossa... Concordo muito!

Sarah 18/08/2017minha estante
Ahhhh que bom que não sou a única!!!

Joice 17/10/2017minha estante
Super concordo. Parecia que a protagonista era Lillia. Notei todos esses furos, mas pra mim o pior foi todo o epígolo.

Fabi | @ps.leitura 15/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
"Fogo contra fogo" é o último livro da trilogia "olho por olho". Para quem ainda não conhece, vou citar um pouco. Em "olho por olho" (resenha) Kat, Lillia e Mary se conhecem. Elas não têm nada em comum, apenas um objetivo: a vingança contra aqueles que a fizeram passar por coisas horríveis. Já no segundo livro da trilogia, "dente por dente" (resenha), após as vinganças, vem os resultados e elas terão que lidar com tudo o que está acontecendo.

Com esse plano de vingança elas ficaram grandes amigas e elas lutarão contra tudo o que for preciso para continuarem viva e salvar aqueles que amam. E é isso que "fogo contra fogo" ocorre. O final do segundo livro te deixa com um gostinho de 'quero mais' e o leitor é surpreendido com o enredo.

O final da trilogia não poderia ser melhor. Algumas partes foram esperadas, mas houve também algumas que surpreenderam. E é possível perceber que houve aquele arrependimento das personagens por conta do que sofreram e fizeram.

Algumas pessoas tem receio em ler essa trilogia pois comparam com Pretty Little Liars. Entendo. Realmente o primeiro livro foi um pouco semelhante devido as vinganças, mas possue um enredo próprio. Garanto que a parceria entre Jenny e Siobhan foi incrível e transformou uma trilogia repleta de vingança e mistério.

Claro que nem tudo foi perfeito. Senti um pequeno furo, digamos assim, nos últimos capítulos. Elas fizeram o que fizeram, pagaram sim por isso, mas as pessoas que sofreram as consequências não souberam e isso,
realmente, eu não esperava. Aliás, queria que houvesse mais brigas, mais páginas para descrever esses fatos. Exceto isso, a trilogia desenrolou muito bem.

É isso. Queria sim descrever muito mais sobre essa ficção pois tem coisas que eu queria muito contar, mas poderia perder o interesse de muitos pela trilogia. Então se o enredo te chama a atenção, invista. Não tenha receio de ser parecido com outro livro, leia. Vocês podem se surpreender!

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/04/resenha-fogo-contra-fogo.html

Rafael 16/10/2017

Os segredos as uniram, mas a verdade poderá separá-las para sempre.
O final de Dente Por Dente foi incrível, por isso eu estava louco pelo terceiro livro da trilogia, que demorou bastante para sair - pensei até que a Novo Conceito havia desistido, e talvez isso deva ter acontecido mesmo, mas voltou atrás depois de inúmeros pedidos dos leitores. Infelizmente, apesar de não ser ruim, o livro não supriu totalmente a minha ansiedade e espera pelo desfecho da história.

Kat e Mary pareceram quase secundárias em comparação à Lillia, que teve inúmeros capítulos aqui e muito mais destaque - o que já havia acontecido em Dente Por Dente. O fato de Mary estar mais apagada nesse volume é até compreensível, por conta de seu plot, mas Kat merecia mais espaço na história, principalmente porque quase 98% dos momentos de Lillia são em torno de seu romance com Reeve, casal que não me desce. A mudança de Mary, apesar de me parecer mais uma tentativa de nos fazer simpatizar com Reeve, até faz sentido e rende bons momentos na história. Já Kat, apesar de esquecida, teve alguns momentos com Alex, o que me deixou bem feliz, pois adoro os dois.

O final foi um pouco decepcionante, pois foi extremamente corrido e as coisas se resolveram quase num piscar de olhos. SPOILER (caso não queira saber de detalhes importantes, pule para o próximo parágrafo): As meninas deveriam ter a chance de fazerem as pazes e terem uma última conversa com Mary, e isso foi decepcionante. Odiei o final de Kat, principalmente por ela ser minha favorita. No fim, ela se deu mal e perdeu praticamente tudo; enquanto Lillia teve a chance de ficar com Alex, e nem o merecia. Ele e Kat - que nem um capítulo final teve a chance de ter - combinavam bem mais. Ambas sofreram, por isso é injusto uma se dar bem e outra terminar quase sem nada, principalmente a que mais fez tudo para ajudar à todos.

Apesar de vários pontos negativos, Fogo Contra Fogo é um bom livro. Poderia ser melhor, mas ainda assim nos prende desde o início, pois a escrita das autoras é boa e o desenvolvimento da história também. Fico feliz de poder terminar a trilogia e a indico, apesar de tudo. Mas como já dizia Confúncio, "Antes de embarcar em uma vingança, cave duas covas". Ou seja, nem sempre serão finais felizes e dignos de contos de fadas para todos.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/

Núbia Esther 18/01/2018

Com muitas páginas a menos do que Dente por Dente, e mesmo em meio ao luto que permeia toda a primeira parte da trama, Fogo contra Fogo entrega uma narrativa fluida e ágil que lembra muito à do primeiro livro. Nele Han e Vivian enfocaram mais os sentimentos e os relacionamentos de seus personagens. A culpa e o luto que caminham de mãos dadas. A paixão, o ciúme e a amizade, relações que surgem justamente entre quem já esperávamos, mas também entre quem nem cogitávamos. Tudo isso envolto em uma camada de romance sobrenatural que prenuncia tragédia desde o começo.

Dente por Dente terminou em tragédia. Os acontecimentos serviram para que Mary finalmente percebesse a verdade sobre si mesma (ainda que Kat e Lillia nem desconfiem) e para as coisas na Ilha Jar desandarem de vez. Rennie morreu e o luto abateu-se sobre a escola. Kat lida com a tristeza da perda daquela que durante muito tempo fora sua melhor amiga. Lillia lida com a culpa de seu breve relacionamento com Reeve. E Mary, após descobrir do que é capaz e percebendo que está presa à Ilha Jar, decide se tornar uma espécie de anjo vingador dos oprimidos da ilha, enquanto alça seus planos de vingança à novos patamares.

“Por que estou sendo torturada desse modo? Forçada a observar Reeve seguindo em frente com sua vida, a olhar para ele conseguindo o que quer. Observar como ele toma minhas amigas e me apaga deste mundo. Ele não merece ser feliz. Não depois do que fez comigo.

(…)

Eu estava errada. Estava tão errada em relação a tudo. Não somos amigas. Elas não sentem minha falta, não pensam em mim. Se pensassem, isso não aconteceria de jeito nenhum.

A última coisa que me fazia sentir humana, só um pouquinho humana, se foi.” (Página 121)

Desde que o drama adolescente ganhou ares de romance sobrenatural com um toque de terror a la King, era de se esperar que os atos vingativos de Mary tornassem-se mais dramáticos e tivessem consequências mais drásticas. Inspiradas por Carrie (será?), Han e Vivian não decepcionam e Mary ganha mais determinação e uma raiva latente que não se direciona apenas à Reeve (ainda que ele seja o alvo principal), mas também à Lillia e Kat. Em atos crescentes que nos preparam para o embate final. No lado mais normal da história, temos o fortalecimento da amizade de Kat e Lillia e tenho que dizer que a união das duas tornou a Lillia bem mais tragável do que aquela garota que antes só se preocupava com a roupa ideal para cada ocasião e sofria da eterna indecisão de saber de quem queria ser amiga. É por meio dos diálogos das duas, que as autoras não relegaram ao esquecimento o que aconteceu com Lillia, Em Kat ela encontra sororidade. O romance também tem vez com Lillia e Reeve não conseguindo ficar longe um do outro, mas também não assumindo seu relacionamento e com direito até à triângulo amoroso. O drama romântico adolescente está garantido.

Na resenha de Dente por Dente eu comentei que apesar da vibe a la Carrie que as autoras haviam adotado, o final seria muito menos sangrento e o lado romântico e de redenção prevaleceria. Não me enganei. Não foi uma escolha ruim, ainda que a conclusão do drama de Mary tenha sido até um pouco anticlimático. No final das contas, foi uma boa conclusão. Han e Vivian conseguiram imprimir um bom ritmo e trabalharam bem todo o lado fantasmagórico da coisa, mas deixaram a desejar no final dado aos personagens. Tendo como Kat como minha personagem favorita, foi impossível não notar que o melhor foi reservado para Lillia. Os outros personagens mereciam finais menos simplórios e melancólicos. Para os que gostam de drama adolescente com uma pegada sobrenatural (mas nada de vampiro, anjo ou lobisomem) e um toque (bem mínimo) de terror, a trilogia pode ser uma boa pedida.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/11/18/fogo-contra-fogo-jenny-han-siobhan-vivian/

Marcelle 30/03/2018

Esperava outro final
Depois de tudo o que Reeve e Lilia viveram, não esperava um final tão sem graça. Reeve foi tão maravilhoso ao longo do livro, que não acreditei quando terminou.

Laís Anulino 06/02/2019

Não foi como eu esperava
Esse é o último livro da trilogia Olho por olho, e o que falar dele?

Bem... a escrita das autoras continua viciante, comecei a ler ele a noite e só consegui largar quando terminei, o que é muito raro já que nunca viro a noite para ler pois o sono fala mais alto.
Kat continua sendo minha personagem preferida, com sua personalidade e sarcasmo ela com certeza conquista o leitor e foi a personagem que mais amadureceu durante a trilogia, na verdade para mim ela foi a única que amadureceu.
Mary se tornou insuportável, sério, ela sempre foi chata, mas nesse livro só consegui sentir raiva dela. E tudo o que eu queria falar era: Moça, o mundo não gira ao seu redor, todo mundo já sofreu ou vai sofrer na vida, apenas vê se supera e segue em frente pelo amor de God!!
Já Lillia está mais indecisa do que nunca.
Eu realmente amei os livros anteriores, mas esse foi bem difícil de engolir, aqui o foco está totalmente nas consequências dos planos de vingança das meninas e no sobrenatural e numa tentativa de fazer um final inesperado as autoras acabaram não o deixando satisfatório. Até agora não consigo entender o que foi aquilo e porque Kat que para mim é a grande estrela do livro mereceu tão poucas linhas. Sério que não tinham mais a dizer sobre ela? Fiquei bem triste com isso.
Mas não pense que é a leitura é ruim, por incrível que pareça você vai ler esse livro muito rápido, eu não estava conseguindo me concentrar em nenhuma leitura e essa com certeza me tirou da ressaca, talvez eu tenha ficado decepcionada simplesmente porque ela não terminou como eu queria.

site: https://www.instagram.com/p/BtbGDwJAl2D/

Tha 28/01/2020

Lillia e seus dramas amorosos me irritaram o livro inteiro

Aline @maesliterarias 30/01/2020

O melhor sem dúvidas! E um final nada previsível. A essa altura é difícil não dar spoiler então minha opinião termina por aqui.
A maior lição de todas essas páginas, é como a amizade pode tornar a vida mais fácil, que os problemas podem ser divididos e resolvidos sem chegar a extremos de se pagar na mesma moeda.

Carolina 11/03/2020

O melhor final possível.
Sem sombra de dúvidas, a trilogia não poderia ter terninado de maneira melhor. O segundo livro é, com toda a certeza, um dos melhores que já li e esse não poderia ser diferente (falo apenas do segundo e do último volume pois, infelizmente, ainda não consegui ler o primeiro - sim, comecei a ler a partir do segundo volume e, por incrível que pareça, não atrapalhou em nada minha experiência com as obras, apenas me deixou extremamente curiosa e ansiosa para preencher algumas lacunas). Jenny Han e Siobhan Vivian escreveram verdadeiras obras de arte. Esse livro, assim como o outro, tem seus pontos beeeem clichês mas nada disso tira o brilho incrível da trama. Clichê e impressionante ao mesmo tempo.

Fer 21/11/2020

Acho que desde o início não curti muito como os eventos aconteciam, mas tive esperança que algo mudaria, esperei até os últimos capítulos e quando parecia que tudo ia mudar... não mudou. Uma pena, parecia uma história cheia de potencial.

Susan.Kelle 01/12/2020

Uma ótima resolução, só não achei que a morte de Rennie tenha sido necessária. Queria que a tia de Mary tambem tivesse mais participação na conclusão espiritual da coisa. Com certeza a trilogia vale mto mto a pena.

mel(iriel) 14/12/2020

Uma história incrível, com um final impactante. Amei muito!!