Animais Fantásticos & Onde Habitam

Animais Fantásticos & Onde Habitam J.K. Rowling

Resenhas - Animais Fantásticos & Onde Habitam

Gabi Gonçalves 05/02/2021

É um livro dispensável
achei a proposta é super divertida, de trazer os livros de Hogwarts para quem gosta de Harry Potter. Mas é só isso, não interfere em nada, nem é leitura obrigatória.
Jady 05/02/2021minha estante
Prefiro animais fantásticos do que HP. Esse não é o livro que mostra a história de Newt né? seria o livro que "ele escreveu".

Gabi Gonçalves 05/02/2021minha estante
é o livro que ele escreveu, apresentando os diversos animais mágicos. Quero ver o filme, parece ser bom

Jady 05/02/2021minha estante
Tem um livro que é praticamente o roteiro do filme. Esse sim eu gostaria de ler. O protagonista é da lufa-lufa (minha casa) então gostei mais.
Qual é sua casa?

Corvinal

Outra casa incrível!

simmmmm, amo amo

@apilhadathay 19/12/2010

FANTÁSTICO ATÉ NO TÍTULO!
"Draco dormiens nunquam titillandus"

Mais um dos maravilhosos livros extras que JK lançou, só que sob o pseudônimo de Newton Scamander, que na história de Harry Potter, era autor de um dos livros de sua lista escolar – leitura obrigatória para a aula de Trato das Criaturas Mágicas e também como guia caseiro de proteção, nas residências bruxas.

Creio que falo por todos os fãs quando digo... eu quero todos os livros daquela lista!! Adoraria ler Uma História da Magia, de Bathilda Bagshot e Mil Ervas e Fungos Mágicos. São livros de títulos criativos, curiosos e sarcásticos, que sempre nos passam mensagens. Seria, no mínimo, o máximo! Mas JK, ao que parece, não lançará mais livros de Hogwarts. La tortura.

Esta é a 52ª edição da Editora Obscurus Books de Animais Fantásticos & Onde Habitam, a obra-prima dos estudos de Scamander, e apresenta as 75 espécies mágicas que ele pesquisou. Conta com um prefácio pitoresco de Dumbledore, rabiscos do trio protagonista (porque é uma duplicata do livro de Harry Potter), notas de rodapé bem espirituosas e humor a cada página – toques que compõem uma leitura deliciosa e que te fará sorrir até se estiver de mau humor.

Traz um breve histórico da vida de Scamander e das viagens de pesquisa que deram base ao livro; tenta diferenciar seres de animais mágicos (se ele solucionou esta dúvida, você só saberá se ler); fala do furdunço que foi o Conselho de Bruxos, quando da proposição deste problema, já que a diferença entre trasgos e centauros é gritante e sapateante; mostra os subterfúgios que os trouxas usam para fingir que não existe um mundo fantástico ali ao lado.

"O frei não quis acreditar que eu encontrara um furão falante e até me perguntou se eu andara bebendo o vinho de nabos do Irmão Bonifácio." (Irmão Benedito, monge franciscano de Worcestershire)

Durante a leitura, percebemos algo que sempre admirei na professora JK: a grande bagagem que ela possui sobre antigas lendas e como ela utiliza essas lendas para criar novas, sempre relacionadas a fatos históricos reais, numa trama bem amarrada e divertida.

"A maior alga do mundo continua a escapar à captura no lago Ness e parece ter desenvolvido uma verdadeira sede de publicidade."

Ela mostra um mundo onde há confederações internacionais de bruxos, um Ministério da Magia, regulamentos e estatutos de datas incrivelmente antigas... Um mundo que é completamente regido por leis mágicas, inclusive de ocultamento, proteção e controle de criaturas fantásticas, escrevendo de um jeito que nos faz crer que não vemos as criaturas e bruxos PORQUE NÃO QUEREMOS OU NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO.

"A compreensão insuficiente é muitas vezes mais perigosa do que a ignorância."

Eu compraria uma nova edição com gravuras de cada um dos animais descritos!

Minhas espécies favoritas são: Gira-gira, Tronquilho, Dragão Olho-de-Opala, Fiuum, Hipogrifo, Dedo-Duro, amasso, mortalha-viva, briba, pelúcio, nundu, fênix, pufoso, salamandra, unicórnio, lobisomem, cavalo alado, yeti

"De todos os animais mágicos, pode-se dizer que as fadas têm recebido a melhor cobertura da imprensa trouxa."

A Comic Relief, que angaria todos os fundos da venda deste livro, reverte o apurado a projetos que ajudam populações pobres e crianças do mundo inteiro através de organizações como a SAVE THE CHILDREN e OXFAM. Então, se adquirir um volume, pode dizer que, mesmo anonimamente, você já ajudou alguém nesta vida, e melhor: ajudou sorrindo!!! E isto contará muito.

PALAVRAS NOVAS

Algaravia = linguagem pouco compreensível
Incautos = imprudente
Maçaroca = espiga de milho ou fio que o fuso enrolou em si
Rotundo = redondo
Rutilante = brilhante
Marina 02/12/2012minha estante
a melhor resenha!!

@apilhadathay 03/12/2012minha estante
Obrigada, Marina!
Espero que possa ler o livro. É lindo! ^^

Isaías 01/07/2013minha estante
"...escrevendo de um jeito que nos faz crer que não vemos as criaturas e bruxos PORQUE NÃO QUEREMOS OU NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO." Adorei essa citação, e concordo plenamente com vc...

@apilhadathay 02/07/2013minha estante
Obrigada, Isaías! Esta foi uma das resenhas mais gostosas de escrever, amo reler o livro e sempre dou muita risada. Ótimo presente para todas as idades. Abraços!

Carol 18/12/2016minha estante
Ameeeeeeei!! Quem me dera uma prof assim aushausha

Ca Agulhari @literario_universo 16/05/2017

Precisa de resenha?
JK Rowling é simplesmente maravilhosa!
Lorena 16/05/2017minha estante
Tem razão, ela dispensa maiores comentários.
:D

Ca Agulhari @literario_universo 16/05/2017minha estante
É uma rainha.

Lorena 16/05/2017minha estante
Esse livro é como se fosse o didático mesmo né?

Ca Agulhari @literario_universo 16/05/2017minha estante
Sim.

Welliton.Moreira 20/02/2021

Livro muito interessante para todos os fãs da saga
ROWLING, J.K. Animais Fantásticos e Onde Habitam. Ed. Rocco. 2001.

Foi minha leitura mais rápida até agora, este livro é como um guia das criaturas mágicas que o Newt documentou por todas as suas viagens pelo mundo como Magizoologista. Contêm em ordem alfabética os nomes dos seres e animais e o seu grau de classificação de acordo com o Ministério da Magia. Além da descrição e comportamento de cada animal, há uma breve introdução de como foi feita a separação entre ser e animal, e em como os centauros e sereianos possuem um tipo de dependência que os fazem manter-se longe tanto de humanos como de trouxas.
Eu achei muito instrutivo para quem é fã da saga, afinal é mais um do universo de Harry Potter, sou suspeito a falar porque é minha saga favorita e defendo de unhas e dentes. Eu recomento para os fãs, mas será melhor entendido e interpretado por quem já leu os livros da saga ou assistiu o filme e conhece já um pouco dos animais listados aqui.
O livro meio que já avisa sobre o Quadribol através dos séculos onde explica a importância do Pomorim (um dos animais fantásticos) e a relação dele com o pomo de ouro do quadribol.
Enfim, eu gostei, já li so contos de Beedle o Bardo e estou ansioso por ler o último da biblioteca de Hogwarts que é o Quadribol através dos séculos.
Carol Poupette 21/02/2021minha estante
Tenho o da criança amaldiçoada (já li a saga de HP), mas ainda não li. Você já leu? Que acha dele?

Welliton.Moreira 22/02/2021minha estante
A criança amaldiçoada eu também não li, eu vi uma grande quantidade de pessoas que não gostou, mas acho que vai do gosto, eu vou ler ainda e vou colocar minhas conclusões aqui, espero muito que não me decepcione kkk mas se quiser podemos debater sobre ele depois

Mimica 13/09/2021minha estante
Alguém me explica como eu leio nesse troço de app?

Carol Poupette 14/09/2021minha estante
Não dá pra ler aqui pelo skoob. É só uma estante virtual onde você organiza seus livros virtualmente , lê resenhas.. dentre outras coisas.

Atalita.Zonzini 28/04/2022

É um manual
Não é bem uma história, é mais um manual mesmo. Como uma enciclopédia.
Não sei dizer direito o que achei.
Não é ruim pra quem gosta do mundo Harry Potter, mas não leria de novo.
Calebe.Coimbra 28/04/2022minha estante
Nossa eu gostei muito dos filmes. Até mais do que os filmes do Harry Potter

Atalita.Zonzini 28/04/2022minha estante
Os filmes são Maravilhosos!!!! Mas o livro é mais um manual do que um livro de história mesmo

Calebe.Coimbra 28/04/2022minha estante
Triste, vou ler Harry Potter msm então kkkk

Carol Pita 03/02/2021

Leia depois de ter lido a saga!
Para fãs de Harry Potter e todo esse universo, é um livro bem legal. Me senti na época de colegio estudando pra uma prova de biologia. É bem cara de material didático mesmo, interessante pra se aprofundar.
Onde você comprou??

Carol Pita 05/02/2021minha estante
Ixiii, era do meu pai, ha muito e muito tempo! Não sei te responder :(

Jujubs 05/02/2021minha estante
Ok, obrigada msm assim :))

Mateus 19/02/2011

Apenas os livros da série Harry Potter não foram o bastante para o contentamento do imenso mar de fãs que acabou surgindo em todo o mundo. J. K. Rowling precisou lançar, entre um livro e outro, livros extras da série para suprir a necessidade dos fãs de informações e novidades sobre o mundo mágico de Harry Potter. E ela não poderia suprir melhor essa necessidade com outro livro a não ser Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Primeiramente, J. K. não assina o livro com seu nome, e sim, como Newt Scamander, um grande conhecedor de animais fantásticos e mágicos. Só isso já garante pontos ao livro. Para completar, em várias páginas encontramos comentários e desenhos de Harry (a quem pertence o livro), Rony e Hermione, que garantem grandes e boas gargalhadas. Além disso, temos um ótimo prefácio de Alvo Dumbledore e, claro, um desfile de criatura curiosas e realmente fantásticas que irão satisfazer a sede por novidades de qualquer fã.

Acredito que J. K. Rowling foi a primeira autora a escrever um livro extra de uma série. Um bom exemplo de como faturar uma graninha a mais, além de prolongar ainda mais uma série. Não digo isso com ar de crítica. Estou falando de forma elogiosa, J. K. foi muito esperta! Depois dela, vários outros autores resolveram escrever livros extras também (não tão bons quanto este, é claro). Mas mesmo assim, acredito que a ideia inicial partiu dela.

Muitos podem dizer que Animais Fantásticos e Onde Habitam é um livro inútil e se não tivesse sido escrito não faria diferença nenhuma. Mas eu discordo. É extremamente interessante e divertido. Claro que não é como os outros livros da série, mas onde é que você irá ficar sabendo dos Quintípedes, animais perigosíssimos encontrado em uma ilha na Escócia, dos Farosutis, estranhas cobras de três cabeças, e de diversas outros animais fantásticos? Pois entre nesse livro e aumente ainda mais seu conhecimento sobre o mundo bruxo, você não irá se arrepender.
Marina 02/12/2012minha estante
eu achei o livro interessante demais, Rowling realmente é uma autora muito criativa... Acho que muita gente não entendeu ainda q esse livro é um extra, e uma copia de um livro de Hogwarts, e não uma ''continuação'' da historia, por isso que muitos nao gostaram.

Miranda 22/04/2013minha estante
Você não pode esquecer que o dinheiro arrecadado vai para uma instituição e não para ela.

Duda1569 21/01/2021minha estante
Onde eu compro?

Cilmara Lopes 05/10/2016

É um livro simples, porém bem instrutivo. A leitura é válida, pois é mais um livro que solidifica esse universo.
A introdução é genial, transpõe a nossa realidade para a do livro, justifica a ausência ou desparecimento ou extinção de animais, como: Dragões, unicórnios, troll´s entre outros.
Tudo é bem narrado, didaticamente falando,
Porém, deveriam já ter lançado algo mais bonito, páginas envelhecidas e imagens para cada animal descrito, imaginei alguns desenhos de Dave Mckean ...seria incrível!
z..... 05/10/2016minha estante
O livro cita a mitologia nacional?

Cilmara Lopes 06/10/2016minha estante
Não..que lembre Rogério. Só mitoliga grega/romana...

z..... 06/10/2016minha estante
Ah... ok! É que tenho essa preferencia no tema.

gabi 05/02/2021

Muito bommm
Adorei! Só achei que faltaram alguns animais q aparecem nos filmes do HP como o cão de 3 cabeças, mas é muito legal
recomendo a leitura pros fãs de HP
Onde você comprou?

gabi 05/02/2021minha estante
Comprei em Portugal

Ah, obg :)

JP_Felix 30/04/2024

Animais zuados e onde ficam seus barracos
É uma leitura interessante, a imagem formada das criaturas é bem criativa, é uma pena que nem todas tenham ilustrações e que não tenham muitas descrições. Os testrálios, por exemplo, são brevemente mencionados quando se fala dos cavalos alados, não há menção à sua relação com a morte ou seus hábitos alimentares, e é meramente sugerido que os tipos de cavalos alados são muito diferentes, já qué o M. M. varia de XX a XXXX, sem realmente explicar essa diferença.

É legal como curiosidade, mas deixa um pouco a desejar. Não que eu quisesse toda a biologia dos bichos, mas pelo menos um pouco mais de detalhes seriam interessantes, como mais hábitos alimentares, reprodução e principalmente história de origem, já que a maioria são seres criados por magia, não seres naturais.
Sophia1137 02/05/2024minha estante
Mas, mesmo com esses defeitos, vc recomenda para uma Potter Head que nem eu? ?

JP_Felix 02/05/2024minha estante
Ah, sim, sim. É um livro interessante de conhecer pelas curiosidades. Tem uma introdução curiosa sobre oq define um animal e um ser, já q tem trasgos, sereianos e centauros q são difíceis de classificar. Mesmo p quem só viu o filme é interessante

Sophia1137 02/05/2024minha estante
Certo João Pedro, obrigada

Giovanna 11/08/2021

Recomendo!
Um livro literal... pensei que contasse a história com base no mesmo enredo do filme, mas é literalmente sobre os animais e onde eles habitam kkkk
É um livro curto, que expõe algumas curiosidades e características sobre os animais e sobre como o mundo bruxo lida com eles para que não haja exposição aos trouxas.
Se você já é fã da saga, recomendo!
PWGAraujooh 07/09/2021minha estante
Existe o livro do roteiro de Animais Fantasticos e onde habitam, ele sim conta a historia do filme.

Giovanna 09/10/2021minha estante
Bom saber, obrigada!!

Andy.Domingos 11/06/2021

Um ótimo livro didático
Este livro aborda vários dos animais fantasticos do mundo da magia na qual nós, trouxas, infelizmente não podemos ver.
Newt Scamander, um famoso magizoologista nos mostra desde as criaturas mais inofensivas a mais perigosas com suas características únicas.
O livro é interessante, serve como um ótimo complemento aos livros da saga e alguns comentários do Rony sobre os animais nos diverte.Entretanto, achava ser algo mais parecido com o filme.
Maria0116 24/06/2021minha estante
Quero muito ler esse livro, deve ser incrível

Andy.Domingos 25/06/2021minha estante
Ele é bem legal!

Mirella 27/11/2016

Muito legal!
Depois do denso "Stoner", precisava de um alívio cômico. Como sempre gostei de Harry Potter, a leitura de "Animais Fantásticos e onde habitam" deu-me exatamente o que eu procurava! Divertido e curioso. Quem disse que adultos não gostam de Harry Potter?!?
As anotações feitas pelo Ron Weasley nas páginas do livro são muito engraçadas. ?????
Patricia Dias 28/11/2016minha estante
Também faço isso, uma leitura amena depois de uma que me deixa com ressaca...rsrsrs. Ainda não li Harry Potter. Está na minha lista!

Mirella 28/11/2016minha estante
Muito legal!!!! Eu adoro.

leaoliterario 21/07/2021

?O clássico compêndio sobre criaturas mágicas de Newt Scamander, deliciou gerações de leitores bruxos.?
Thur 21/07/2021minha estante
Este livro por mais que não tenha um história nos faz viajar e ficar de frente com estes Animais Fantásticos

leaoliterario 21/07/2021minha estante
Sim, ele é bem incrível, mesmo sendo um glossário sobre os animais