O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Bruno Oliveira 20/11/2020

UM LIVRO PARA SE RELER SEMPRE
O Livro dos Cinco Anéis é um livro guia para os verdadeiramente interessados em trilhar o Caminho correto da espada/estratégia militar. Dito isso, é um livro com preceitos, dicas, críticas e filosofias de seu autor, que viveu e trilhou esse Caminho. Para os ocidentais e leitores atuais, pode ser um livro complicado e até mesmo difícil de entender a princípio, porém, quem realmente se interessar, se dedicar e insistir no que seu autor sincera e honestamente está transmitindo, perceberá que seus ensinamentos transcendem ao mero estilo de espada que ele prega — são lições de uma vida disciplinada, guerreira e iluminada que ele pôs ali. Então, para você que acredita/pensa que a vida é muito mais do que isso que comum e rotineiramente vemos, esse livro é para você. Treinar, refletir e instintivamente intuir sobre essas coisas, sobre a vida em si, são lições eternas. Um livro para se reler sempre.

Zeca 26/12/2009

Tradução tem erros
A tradução dessa edição tem erros, devido o fato deste ser focado como um livro de auto ajuda e administração ofuscando o principal foco que se trata um livro sobre Kenjutsu e não Kendo, pois o Kendo veio durante a era Meiji, quando o Japão começa a aceitar a presença de ocidentais e a modernização enauqnto que Miyamoto Musashi viveu na era Tokugawa (1603-1868)... A melhor tradução do livro encontra-se na edição feita pelo Dr. Jorge Kishikawa mestre de Kendo do Instituto Niten.

raphael 06/01/2010minha estante
Esta edição (de Kishikawa) - em especial - está nos créditos. Kishikawa não pode ensinar os estilos e se refere de maneira errônea ao atual shihan do estilo niten por ele utilizado no instituto de mesmo nome. Tenho esta tradução, e já começa problemática.

Finger 13/01/2021

Razoável
Pouco aplicável para o público em geral, mas alguns insights que podem ser replicados a diversas situações da vida.

Laize.Bozetti 15/02/2021

Musashi e sua obra
Musashi é sem duvidas um dos personagens mais famosos do Japão, encarnou o verdadeiro samurai que ele pregava, também se destacava nas virtudes militares, e nas artes civis, como cerimônia do chá, poesia, pintura, nanquim e aquarela, e escultura. Foi um prodigio também na arte do duelo.
Com Musashi aprendemos a ter foco em nossas batalhas e principalmente focar no objetivo de conseguir vencer em todos os ambitos.

gnaky 21/04/2022

Para ler com paciência e mente aberta
o livro fala sobre taticas militares de uma forma bem "didática", por esse motivo se deve ter paciência e mente aberta ao ler o livro, caso faça isso, podera extrair bons ensinamentos militares e até mesmo sobre atitudes do dia a dia

Caroline 13/04/2021

Fico pensando a razão que alguns pensadores orientais acabam sendo associado ao meio corporativo e de superação. O livro do 5 anéis é sempre um dos citados como uma dessas leituras, porém, a temática chega a ser até anacrônica se pensarmos assim. Musashi em seus últimos anos de vida resolve escrever esse livro para poder repassar ensinamentos para seus alunos, além de refletir sobre sua própria trajetória. Portanto, não espere mais do que descrições de kenjutsu misturados com ensinamentos zen.

Acabei lendo o livro dos 5 anéis mais pelo misticismo por trás do grande nome de Musashi. É uma leitura rápida, mas como ele mesmo coloca deve ser revisada e refletida pelo leitor que esteja praticando seus ensinamentos marciais.

Paulo 05/07/2022

De início parece um manual simples, de duelo de espadas, mas que pode ser extrapolado para outras áreas. Como ele repete várias vezes, "é preciso ponderar e meditar sobre o que foi dito".

Marcos 15/07/2014

Comparado ao original(estou lendo, está versão de bolso é extremamente incompleta. Tanto que preferi da-lo em um show do Humberto Gessinger para pagar meia entrada. Não recomendo.

FerMagyar 01/05/2012

Gorin no Sho Resenha
Essa vai ser a menor resenha que eu já fiz, e provavélmente vou fazer, pois não sei resenhar sobre esse tipo de livro.

O Livro dos Cinco Anéis (Gorin no Sho), fala sobre a doutrina de um samurai, de um guerreiro. Falando sobre estratégias, combate, as espada e treino.

Eu realmente gostei desse livro, porque fala de algo que eu já amo, que é a história do Japão, não em si, mas da pra relacionar. E a coisas que da pra levar para a vida atualmente.

Anderson 07/09/2014

O Livro dos Cinco Anéis
Sinopse
O Livro dos Cinco Anéis - Gorin No Sho - é o mais importante tratado estratégico dos samurais. Seu autor, Miyamoto Musashi (1584-1645), é considerado o samurai mais famoso de todos os tempos. Em sua época, derrubou escolas consagradas e venceu guerreiros formidáveis, impondo-se como um guerreiro imbatível. Lutou mais de 60 duelos, esteve presente em diversas batalhas e nunca foi derrotado.

"Quando não puder mais ser enganado pelos outros homens, terá finalmente compreendido a sabedoria da estratégia."

Myiamoto Musashi é considerado o maior samurai do Japão feudal. Trilhou a sua vida pelo Kenjutsu, o Caminho (ou Arte) da Espada, um conjunto de regras virtuosas baseadas no Zen, Xintoísmo e Confucionismo. Reza a lenda que venceu o seu primeiro duelo aos treze anos de idade e até morrer (de velhice, é claro) nunca conheceu a derrota. Prevendo que seu fim se aproximava, resolveu deixar escritos os ensinamentos da sua escola Niten Ichi Ryu para a posteridade. O seu estilo era o de duas espadas, uma longa e uma curta.

Escritos em 1645, seus conselhos são estudados até hoje como referência sobre estratégia para homens de negócios e de marketing. Parece barbárie considerar técnicas de duelo de espadas e formas de matar o oponente como leitura educativa em um mundo civilizado. Mas é preciso ter em mente que viver e morrer pela espada era o ideal mais nobre e elevado que existia naquela época. "De modo geral, o Caminho do guerreiro é a aceitação resoluta da morte." Acima de tudo, o Caminho da Espada deveria ser seguido como filosofia de vida. "É necessário manter a posição de combate na vida diária e fazer da posição diária a sua posição de combate." "Estude a estratégia no decorrer dos anos e conquiste o espírito do guerreiro. Hoje é a vitória sobre o você de ontem; amanhã será a sua vitória sobre os homens inferiores."

Os cinco anéis são tópicos chamados de Terra, Água, Vento, Fogo e Vazio. Musashi ensina que os samurais não deveriam ser somente os melhores na espada e na palavra, mas aprender um pouco sobre todas as outras artes. "O Caminho do guerreiro é o da palavra e o da espada, e ele deve apreciar ambas as coisas. Mesmo que um homem não possua nenhum talento natural, pode tornar-se um guerreiro se aderir assiduamente às duas divisões do Caminho."

É interessante notar as analogias utilizadas pelo autor para tornar o seu ensino mais compreensível. Em uma delas ele compara a batalha do guerreiro à construção de uma casa, em outra a um jogo de futebol (é, o futebol era um jogo de quadra no Japão medieval). A maioria de seus princípios traz a aplicação em combates homem-a-homem e em grande escala (batalhas). Isso mostra a visão estratégica, tanto individual quanto coletiva, que Musashi tinha. "Na estratégia, é importante ver as coisas distantes como se estivessem próximas e observar de longe as coisas próximas."

site: comandoliterario1.blogspot.com

w.Ever.t.On 31/12/2022

O livro dos cinco anéis
Um livro escrito em 1645 por um mestre da arte da batalha. Ele resume neste livro várias técnicas de ataque em uma batalha, sempre tendo em vista subjulgar o adversário, no menor tempo, boa sendo ensinamentos de movimentos bonitos e sim, práticos pra serem usados em batalhas reais, onde sua vida está em jogo. A certa medida é um livro nas linhas de "A arte da guerra".

Façam uma excelente leitura meus amigos!!!
Até mais...
@weverton.santosr

Ella.Ribeiro 08/02/2023

Filosofia Samurai
O livro é interessante, partindo do ponto de vista filosófico e histórico (e não para uma filosofia de vida nos dias atuais). Primeiramente, é interessante pensar como era a vida naquel época do Japão feudal e a forma como essas pessoas levavam os ensinamentos e a honra de sua escola militar num nível de respeito tão grande que não sou capaz de colocar em palavras. O livro é bom e bem legal para conhecimento da espada, mas nada a se levar no dia a dia se quiser vencer uma batalha com o mínimo de respeito pelo próximo (e de vida também, pois "desferir o golpe da espada longa com força" não serve de muito no quesito conversa ahahHhaha).

ILG 13/09/2020

Ensinamentos de baltalha de um espadachim
Livro interessante para quem tem apreço por curiosidades históricas, artes marciais e grandes espadachins. Gostei do livro porque tenho mais ou menos esse perfil, mas este livro me chegou como sendo algo voltado para estratégia em geral, o que não creio que se aplique. De fato, fala sobre estratégias em lutas com espadas, e um e outro conselho sobre batalhas, mas não espere encontrar nele nada muito profundo sobre estratégia de um modo geral. Entretanto, não me arrependo da leitura pois é de fato interessante.

Daniel.Paulo 08/11/2020

"O espirito precisa ser forjado"
Depois de ler todo o box eu considero esse o livro mais fraco dos três, mas não quer dizer que ele é ruim, muito pelo contrario, assim como, o principe e a arte da guerra, o livro dos 5 aneis( ou o livro dos 5 elementos) aborda taticas super interessantes sobre como deve ser um verdadeiro samurai, e todas essas normas de condulta também podem ser usadas para a vida em geral, assim como todos os livros do box, fora que as notas de rodapé ajudaram badtante, super recomendo.

Kristele.Vieira 16/02/2023

Apesar de ser um livro extremamente prático, achei sua leitura chata. A falta de um simbolismo que possa ser aplicado para várias questões da vida em si me fez dar essa nota.