As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Gabriel.Safo 18/07/2020

Vale a leitura
O livro pode começar um pouco confuso, pois ele vai te explicando o enredo no meio do caminho mas, conforme nos acostumamos, fica mais fácil.

Ir descobrindo esse universo é muito interessante. No começo a leitura voa, pois sempre queremos saber mais detalhes, e como muitas vezes os capítulos intercalam entre as vidas de harry, não encontramos as respostas logo em seguida, incentivamos esticarmos sempre por mais um capítulo (que são curtos, o que facilita a pausa na leitura).

O enredo é envolvente, no entanto se perde um pouco ao longo do caminho, se tornando um pouco arrastado. Além disso, o clímax do terceiro ato é um pouco sem sal, e alguns pontos acabam sendo tratados de forma um tanto superficial. Alguns personagens são inseridos com a impressão de que podem ter uma importância numa parte posterior da história, mas nada acontece, o que pode contribuir pra uma eventual confusão por parte do leitor.

Contudo, a parte filosófica da obra é muito boa. As reflexões que Harry faz sobre a essência da vida, seus diversos conflitos internos, enriquecem bastante a história.

No fim das contas é um bom romance do qual você não se arrependerá de ler

Bia Calbucci 15/07/2020

Todos devem ler!
Um dos meus livros favoritos da vida (até agora!). Esse livro de ficção científica conta a história de Harry August um menino/homem aparentemente normal, até a sua morte pela primeira vez. Quando acorda, Harry volta para onde começou, criança, porém com a memória de toda uma vida. O “loop” (kalachakra no livro) se repete todas as vezes.

É uma espécie de viagem no tempo “fechada”, porque Harry acaba revivendo os mesmos anos sempre, porém sua memória e conhecimento só aumentam. A partir dessa premissa, o livro segue por um caminho maravilhoso.

Uma leitura rápida, e pra quem gosta de ficção é um prato cheio! Harry nasce em 1919, e em algumas vidas vive até aos anos 2000, então o livro narra acontecimentos importantes da nossa história, como as duas guerras mundiais. Na visão de Harry, tudo fica muito interessante.

Indico de olhos fechados para qualquer um, mesmo para quem gosta de uma leitura mais sofisticada. Uma pena que não seja mais famoso, é um livro perfeito para ser adaptado para filme!

site: https://www.instagram.com/biaelivros/?hl=en

Maira 13/07/2020

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August (North, C.)
Criatividade e originalidade! Construção exemplar; tanto os aspectos históricos quanto os científicos foram bem pesquisados e expostos!

"Parece que, no fim das contas, o tempo não é tão sábio."

Emilly Fernandes 12/07/2020

Confesso que no começo não esperava muito, logo de cara achei um livro muito bem escrito mas achei que ele ñ ia me prender... no final li as últimas 200 páginas de uma vez... um livro incrível!

Sol 08/07/2020

Diferente
Foi uma leitura que comecei pela curiosidade que seguiu o fim do primeiro capítulo, ao longo do livro fui surpreendida, porque essa história pode ser tudo, menos previsível.

Nick 06/07/2020

Um livro muito bom, a leitura flui muito, um capítulo vai puxa do o outro.

Anderson.Santana 01/07/2020

Ótimo Enredo
Li esta obra logo após Revivente. Para quem gosta desse tipo de enredo (reviver várias vezes a própria vida) esta é uma das melhores obras.

Igor 27/06/2020

Criativo
O livro como um todo é ótimo. Tem um enredo que me prendeu a história, muito embora não diria que chegue a ser um "page-turner" (motivo pelo o qual não dei 5 estrelas).

Antes de eu lê-lo ouvi dizerem que era necessário ter um bom conhecimento de fatos históricos do século XX. Mas a real é que basta ter feito o ensino médio minimamente bem para acompanhar.

O esclarecer da realidade do enredo é muito cativante. Histórias ao redor de uma certa visão do tempo sempre me proporciona grandes reflexões, principalmente na tentativa de encontrar contradições e paradoxos. A autora trabalhou a sua ideia muito bem, sem deixar grandes furos.

O final não traz surpresas. Já dá pra ter uma ideia do que vai acontecer aos 70% do livro. No entanto é muito bom, principal pela relação de amizade contraditória que fica em foco.

Paulinha 13/06/2020

Uma história interessante
Até a metade do livro eu tive dificuldade para me engajar na leitura. Era meio confuso - acredito que teve o tempo para me  acostumar com a leitura, cheia de referências (momentos históricos, datas e pessoas) e os vai e vem no tempo também.

Mas é uma narrativa interessante, que conta a história do que Harry August, um kalachakra (pessoas que ao morrer, retornam ao dia em que nasceram para voltar a viver a mesma vida, mas com o conhecimento das vidas anteriores), faz após receber, em seu leito de morte, a mensagem de que o fim do mundo se  aproxima.

leticia 07/06/2020

impressionante
No começo achei meio confuso, mas depois que você entende a escrita e se acostuma com ela, tudo sai mais fluído e claro. Ela pode cansar um pouco por ser bem minuciosa, mas esse foi justamente o ponto que eu mais gostei do livro.
A história se trata de viagem no tempo, uma vez que o personagem morre e renasce no mesmo lugar com todas as suas lembranças da vida anterior. Até que certo momento, quando estava prestes a morrer mais um vez, ele recebe uma mensagem do futuro dizendo que o mundo estava acabando.

Eu peguei ele pela sinopse, nunca havia lido algo relacionado a viagem no tempo, apenas em filmes ou series, e fiquei curiosa em saber como seria em um livro. Pode apostar que não me decepcionei com este.

Os detalhes dos pensamentos são precisos, o desfecho é satisfatório e o personagem é encantador.
Para mim, em nenhum momento a história ficou com a linha solta, pois tudo o que o personagem passa na vida não é em vão, cada lembrança, cada conversa que teve e cada pessoa que conheceu tem alguma importância para suas escolhas futuramente.
Confesso que no meio tive que voltar algumas páginas para lembrar de algum fato que deixei passar, mas isso me fez entender mais a história e prestar mais atenção nos acontecimentos.

Ficou grande minha resenha, mas eu precisava dizer tudo isso. Eu amei o livro por inteiro, ele é reflexivo e nos deixam ansiosos por saber como tudo irá acabar. Recomendo para aqueles que gostam de entrar realmente na historia e se encantar com os detalhes, e para aqueles que gostam de uma leitura um pouco mais lenta para absorver tudo.

Caroline.Rota 25/05/2020

Tive a impressão que até a metade do livro a autora teve dificuldade em certos momentos em passar com clareza suas ideias, mas depois disso acabei me surpreendendo com a leitura

Juliana.Soares 19/05/2020

decepcionante
vi muitas pessoas falando bem e fui bem animada para essa leitura, mas me decepcionei bastante. a leitura é densa e tem muitos detalhes irrelevantes, na minha opinião.

a ideia é muito interessante e tem várias partes fascinantes. o tema é muito criativo, mas não me desceu. terminei mais por obrigação

Esther 29/04/2020

Bem..
Comprei esse livro pela recomendação de booktubers. Estava bem empolgada para ler. Li umas 150 paginas e encostei. Ele ficou lá por uns 2 anos, coitado.
Eu fiquei meio confusa ao ler, não sabia onde estava, em que ano estava, qual vida era...
Terminei mais por obrigação.
Acho que ele deve ser muito bom se vc ler ele sem parar.
Daria um bom filme.
O final podia ser um pouco mais longo.

Ana Paula Avila 18/04/2020

Uma viagem no tempo
Gostei demais desse livro. No começo achei cansativo, parei por quase 1 mês mas quando voltei a ler tudo fluiu maravilhosamente bem. Uma ficção cientifica muito bem escrita que nos faz prender a respiração nos últimos capítulos e que, de forma nenhuma teve um final clichê. Me surpreendi com todo o desfecho e o final foi quem me fez dar a quinta estrela para este livro. Como gosto de falar em quase todas as minhas resenhas, apenas leiam!