Romance em San Marino: Livro I

Romance em San Marino: Livro I Lídia Rayanne

Resenhas - Romance em San Marino: Livro I

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Flor do deserto 31/03/2021

Não é apenas um romance de época
Eu pensei muito em qual nota eu daria quando terminasse, porque estava buscando algum erro, defeito ou uma vírgula fora do lugar na história, já que eu penso que sempre há uma oportunidade para melhorar. Entretanto, não achei nada que pudesse fazer essa história ser menos do que as merecidas cinco estrelas

E essa nota se dá em razão do quanto a história me surpreendeu, já que esperava a famosa fórmula de bolo dos romances de época e Romance em San Marino vai além disso, muito além.

Além do cenário histórico da Itália nos anos 1800, onde a cidade de San Marino se livrou de ser colônia de Napoleão Bonaparte e dessas consequências temos as brigas políticas, o anseio pelo poder de comandar a cidade, misteriosos cavaleiros negros que assombram a Cidade da Liberdade. Tudo se desenvolve ao seu ritmo e a história é contada de forma que não há ponto sem nó, todos os fatores se interligam e fazem a trama ter sentido.

O foco não é romance apesar de ser um slow burn e por isso repensei a nota, até que pudesse entender que a intenção era de que ele se desenvolvesse de forma lenta, até mesmo pelo plano de fundo turbulento ao qual estavam passando.

Por fim, mesmo não gostando de finais em aberto, Romance em San Marino é completamente fechadinho e foi surpreendente conhecer essa Cidade com uma visão histórica e tão real sobre ela. Eu ameiii

Tici 26/12/2020

Maravilhoso!!!
Romance em San Marino – Livro 1
Autora: Lídia Rayane

Ainda não sei dizer porque demorei tanto para ler esse livro maravilhoso.
Em Romance em San Marino conhecemos a história de Marco, um jovem de 21 anos, filho de um homem importante que vive em busca de aprovação do pai, para tanto, Marco está noivo de uma bela dama e sonha em ocupar a cadeira do Conselha Grande e Geral de San Marino, assim como seu pai ocupa.
Entretanto Marco é arrogânte, mimado e algo prepotente, fora que lhe falta conhecimento sobre a história do país onde vive e também lhe falta senso crítico sobre questões importantes na vida política de San Marino.
Até que uma jovem obstinada, Ângela, surge em seu caminho e Marco lhe propõe um acordo. Ela será sua mentora e lhe ensinará tudo o que sabe, e em troca Marco providenciará para Ângela um encontro com os dois regentes de San Marino, os homens responsáveis pela administração do país.
Sim... Apesar da história se passar no século XIX, ano 1806, Ângela é uma mulher a frente do seu tempo, que não se contenta apenas em cumprir seu papel na sociedade de ser esposa e mãe. Ela é uma jovem extremamente inteligente, professora e sonha em fazer parte das pessoas que construirão um futuro melhor para San Marino.
Ela é uma jovem obstinada que não baixa a cabeça para os homens e que se impõe, principalmente quando é para defender seus ideais.
Mas aí você deve estar pensando...
Ah, outro romance de época onde os mocinhos começam brigando e depois se apaixonam, certo?
Errado!!
Romance em San Marino é muito mais do que o título diz, um romance. Mergulhamos nesse país encantador, nos ideais de liberdade que eles cultivam e de uma forma impressionante, a Lídia consegue fazer uma mistura de ficção com realidade que ficamos nos perguntando se a história não é verdadeiramente real.
Acontecimentos históricos se mesclam com os dramas da história, personagens secundários vão ganhando uma importância fundamental na trama e a cada página lida só temos vontade de ler mais e mais, até que quando finalizamos o livro, sentimos a necessidade imediata de pegar o volume dois e também devorá-lo.
Um romance que vale muito a pena ser lido.

Suellen 22/12/2020

Oi, gente!
Hoje tem resenha de Um Romance em San Marino, livro 1, Lídia Rayanne, Editora Skull.

Indicados para maiores de 12 anos, violência moderada.

San Marino, 1806
Ângela Olivério é uma jovem determinada e se dedica a ensinar seus alunos numa escola improvisada. Sem a ajuda do governo, tudo que ela tem é seu conhecimento e sagacidade.
Mas aquilo um dia iria acabar, seus pais desejam que ela se case e não tenha a reputação maculada, Ângela não quer nenhum dos dois e tenta não pensar em como arrumar um marido que a aceite do jeito que é sem que a reprima em tudo e a veja apenas como uma criada e geradora de filhos.

Marco Casali se considera lindo e ele realmente é, porém é imaturo e não está preparado para ser um dos governantes naquela República. Depois de um incidente, ele acaba por descobrir uma jovem que entende de política e que pode muito bem ajudá-lo a se tornar um orgulho para o pai.

O começo dos dois jovens é um pouco conflituoso, Marco chega a ser um pouco soberbo e não percebe que algumas palavras machucam a jovem Olivério mesmo que ela revide.

A política envolvida tem um fundo conspiratório, há uma ameaça do passado que parece ressurgir, enquanto Ângela tem que lidar com pretendentes indesejáveis e o sentimento que cresce por Marco ainda que ele seja encantado pela sua pretendente, Alessa.

Já Marco amadurece aos poucos e percebe que sente algo a mais por Ângela.

Eu gostei muito, confesso que torci mais por um possível casal do que pelo principal, mas como nem tudo são flores, vamos esperar o livro 2 para ler kkkkk.

maria 07/12/2020

? ROMANCE EM SAN MARINO - Lídia Rayane
? Ângela Olivério não é uma moça comum para a época em que vive. Diferente da maioria das mulheres de sua idade, ela está mais preocupada em realizar seu sonho de tornar-se uma professora reconhecida, levar a educação para todas as crianças e ainda tornar seu país, San Marino, mais igualitário.

? Por todas as suas ambições e personalidade forte, Ângela já está acostumada a ser criticada por todos. São poucos os que a admiram pelo seu caráter destoante. Para sua surpresa, Ângela não esperava que Marco Casali se enquadraria nessa pouca quantidade de admiradores.

? Uma das coisas que admiro na Lídia, desde meu primeiro contato com sua escrita em Peripécias de Uma Estudante de Moda, são os seus personagens jovens e cativantes.

Ângela e Marco fogem do padrão de idade que normalmente vemos em Romances de Época. Isso não me impediu nem um pouco de me apegar a eles, pelo contrário, admirei muito o crescimento de caráter de ambos durante o livro, principalmente de Marco.

? Diferente do que estamos acostumados, Romance em San Marino é narrado em terceira pessoa com o ponto de vista de diversos personagens da história.

Uma escolha sábia da Lídia já que, além do romance, um mistério regado a vingança dá emoção às páginas do livro. Aliás, o final te deixa com um gostinho de "quero mais" justamente por isso, tudo só será explicado no Livro II.

? O cenário da história também me conquistou de primeira, não fazia ideia de que San Marino realmente existia.

Como se não bastante romance e mistério, Lídia Rayanne molda o universo do livro com fatos históricos, nos inserindo mais e mais na vida de seus personagens.

Babi 30/11/2020

Um romance de época nada convencional.
Esse é um livro que já queria ler há muuuito tempo por unir duas coisas que amo: história e romance. E, de fato, o livro me entregou tudo o que eu esperava e um pouco mais.

O desenvolvimento do casal foi meu favorito de livros do gênero, se dando através da convivência. Vê-los crescer, amadurecer e sair da própria zona de conforto, enquanto se apaixonam no processo, foi maravilhoso! Marco era tão pedante inicialmente que me fazia revirar os olhos, por outro lado, Ângela, apesar da determinação e força, duvidava do próprio valor. Ao longo de suas aulas juntos, percebemos a troca de experiências entre os personagens e como isso os faz voltar o olhar não só para o outro como para si mesmo, levando-os não só ao amor como também ao crescimento pessoal. O pano de fundo histórico também não decepcionou, com uma ambientação muito bem colocada e explorada em San Marino, a república mais antiga do mundo e terra da liberdade, que sobreviveu até mesmo ao conquistador Napoleão Bonaparte.

A escrita da autora eu já conhecia de "Peripécias de Uma Estudante de Moda", mas mesmo assim fui surpreendida. Uma característica marcante que já atribuo a ela é sua valorização da educação e apreço pelo conhecimento, que sempre agregam muito aos seus enredos e ao leitor. Eu simplesmente amo como ela aplica isso na história sem deixá-la chata, pelo contrário, nos cativando. Mas, ao contrário do que esperava, a narração aqui foi feita em 3° pessoa, um recurso perigoso pois pode distanciar o leitor do universo proposto, mas que ela soube usar brilhantemente contando várias histórias, explorando o passado e criando diversos segredos e intrigas políticas.

Barbara - @estantedabinha 19/09/2020

Muito mais que um simples romance de época
O livro, ambientado em San Marino e durante o Império Napoleônico, nos traz a história de dois personagens principais, Marco Casali e Ângela Olivério, Marco faz parte de uma das famílias mais ricas e influentes de San Marino e Ângela é uma simples moça, filha de um guarda, mas muito inteligente e idealista.?
Marco é filho de um dos membros do Conselho Grande e Geral de San Marino (o parlamento do país), e um dia irá assumir o lugar de seu pai no Conselho, mas não se sente totalmente instruído para o cargo e resolve procurar um tutor para auxiliá-lo. Logo pensa na Senhorita Olivério, que conheceu devido uma situação curiosa. O resto da história, só lendo para saber ?.?
O livro é muito bom, conta com personagens carismáticos, bem desenvolvidos, com profundidade, o romance existente vai acontecendo aos poucos e ganhando o leitor enquanto ocorre, você realmente torce pelo casal. Além de romance, o livro também levanta debates políticos e sociais que ainda são relevantes hoje em dia. Também há intriga e jogos de poder, um prato cheio para o leitor.?
Kellynha637 21/12/2020minha estante
Oiii amore por onde vc leu esse livro?

Barbara - @estantedabinha 22/12/2020minha estante
Pelo Kindle Unlimited e tb sou parceira da autora

Kellynha637 22/12/2020minha estante
Ah que bom

Kellynha637 22/12/2020minha estante
Eu queria muito ler ele mas eu não acho em nenhum site ??

Verônica 31/08/2020

Ângela nasceu em uma família simples, mas isso não a impediu de receber instrução de seu tio que era padre. Tornando-se assim uma mulher culta e também professora.
A vontade de Ângela de ensinar era tão grande, que ela lecionava as crianças samarinesas numa igreja cedida pelo seu tio.
Enquanto a maioria dos homens temem Ângela por seu temperamento considerado impróprio para a época, com esse mesmo temperamento ela acaba conquistando a afeição de homens muito influentes. Surpreendendo até mesmo seu pai que queria lhe arrumar um casamento, temendo que Ângela já estivesse passando da idade de se casar.
Ângela acaba interrompendo um protesto, e assim ela ganha a atenção e a admiração de Marco, um dos futuros conselheiros de San Marino.
Marco vê em Ângela a oportunidade de aprender mais sobre seu povo e Ângela recebe em troca a promessa de ser ouvida pelo Conselho, e quem sabe assim, conseguir melhores condições para ensinar seus alunos.
No decorrer das aulas a amizade entre Marco e Ângela cresce e eles acabam ficando encantados um pelo outro. Mas as coisas não são tão fáceis, Marco é comprometido e algumas pessoas não vão facilitar essa união.
Adorei saber mais sobre a República de San Marino, a terra a liberdade.
Ansiosa para ler a continuação. Estou na torcida por Ângela e Marco.

Kassiane.Mendes 30/08/2020

Maravilhoso!
Meu primeiro romance de época não podia ser outro, se não dá minha autora nacional preferida ?? Lídia maravilhosa arrasou mais uma vez! Foi um soco no estômago ler como as mulheres eram tratadas antigamente e o final me deixou com gostinho de quero mais kkkk
Super recomendo!

Francassia 16/08/2020

Existe um sentimento indescritível dentro de mim, toda vez que termino algum livro bom, e esse sentimento é maior ainda quando leio um livro de um escritor nacional. Não tem palavras que definam o orgulho que sinto de dizer:
- Temos ótimos escritores nacionais, escritores incríveis e que lutam todos os dias por um espaço não muito exigente, mas um pequeno espaço em nossos corações leitores.
Hoje terminei o livro Romance em San Marino da Lídia Rayane, e para conseguir demonstrar metade do meu sentimento por essa leitura tão rica e linda, vou dizer a vocês pelos menos 3 motivos do porque devem dar uma chance para essa história.

- Não é só pelo Romance, é pela riqueza de detalhes que existe em cada cantinho das páginas que li. E não falo de detalhes monótonos, daqueles que te faz ficar empacado na leitura e que não precisavam ser descritos. Estou falando do tipo de detalhe histórico sabe, daquele detalhe que se você pesquisar para entender mais sobre, ele está lá brilhante pra você.

- Da para sentir o cuidado que a autora teve ao criar a personagem principal, Ângela. Ela é inacreditável, forte, destemida, do tipo que não se deixa vencer por qualquer coisa, ela é inteligente, é mais do que beleza, ela tem aquele Q de mulher a frente da sua época sabe, ela quer espaço e luta para tê-lo.

- Cada personagem, e digo isso com ênfase, cada um - mesmo os códiovantes - tem seu espaço na história. Cada um tem a sua história, mesmo que pequena, mas que faz uma diferença enorme. E não é do tipo maçante e o tipo de história que você se pega envolvida e querendo saber mais e mais.

E se isso não for o suficiente para te fazer conhecer essa história, acrescento ainda mais 2 pontos, e esses é para aquelas fãs de carteirinha de um bom romance.

- Gente o que esse esse jeito único que eles se chamam carinhosamente pelo amor de Deus!! - Mio ragazzo - Aiiii o coração até derreter feito bala de açúcar. Não dá não kkkkk...

E por último. Eu não consegui ler a história sem comparar e claro imaginar San Marino com o lugar onde a Bella, do desenho A Bella e a Fera, vive. Não consigo evitar! ?

Vanessinha:) 08/08/2020

Romance em San Marino
Conheci esse livro através da autora Lídia Rayane.
Confesso que me surpreendi com a escrita, é um livro Incrível.
Apesar do romance ser o ponto principal da história ela também conta com plano de fundo político bem construido, aborda sobre temas familiares, fora o fato da nossa protagonista ser bem divertida.
A Lídia tem uma escrita fluida, os diálogos são divertidos.
Estou anciosa para ler o proximo.

Bianca 08/08/2020

Superou as expectativas
Com certeza uma das melhores leituras do ano. Confesso que comecei sem muita expectativa, porém a história vai crescendo de uma forma muito positiva e envolvente.
O livro conta a história de Angela Olivério, uma jovem humilde e batalhadora que não tem medo de mostrar sua opinião. Por conta disso acaba atraindo a atenção de Marco Casali, um rapaz de família rica e importante. Porém a forma como os dois se aproximam e como cada momento é descrito, é realmente cativante. Além dos dois, é claro, muitos outros personagens interessantes fazem parte da história, e muitos mistérios vão surgindo. Não consegui largar antes de terminar, e agora não vejo a hora de ler o segundo volume.

Elane.Magre 23/07/2020

Um livro super bem escrito, não poderia te espetado menos da autora. Amei os personagens dessa história.

Giullia.Barsi 09/07/2020

Romance em San Marino
Primeiramente, oq vou escrever aqui é meramente minha opinião, n necessariamente se aplica a todos, então se por acaso vc for contrário ao q digo por favor n me critique, apenas tente compreender q existem mais de uma versão para a mesma história.

Enfim... Romance em San Marino tem uma linguagem mais fluida, diálogos humorados e muita política.
Os livros q estou habituada a ler tratam o romance em primeiro plano, por isso creio q n me identifiquei tanto com esse livro que traz uma bagagem de conflitos além do próprio amor entre os personagens. Mas super indico para aqueles q n são restritos apenas a esse gênero literário (romance), pois além de aprender sobre costumes da época (século XIX), é também interessante a história de San Marino e a estrutura do governo.

Bianca.Sanches 06/07/2020

Romance de época convencional? Não,obrigada.
Faz um tempo que leio romances de época e percebo que eles sempre seguem alguns padrões, alguns parâmetros preconcebidos que guiam a história até o seu final amoroso e, até certo ponto, clichê, com figuras masculinas dominantes e com forte senso de possessividade. Mas o que acontece quando a mocinha é de uma grande força e inteligência, que leva um cavalheiro a admitir sua inferioridade intelectual e pedir ajuda à mesma?
E é exatamente isto que temos em Romance em San Marino.
Personagens bem desenvolvidos, com um pano de fundo cultural e patriótico incrível, além de uma discussão sobre o papel da mulher na sociedade e o que significa a liberdade de um povo.
Um romance nacional que abre espaço para a imaginação de uma sociedade no início dos anos 1800, orgulhosa, e ao mesmo tempo, desigualitária, que luta por suas tradições e ainda assim anseia por novos ideais.
Uma narrativa 5 estrelas já finalizada com o desejo pela leitura da sua continuação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5