Romance em San Marino: Livro I

Romance em San Marino: Livro I Lídia Rayanne

Resenhas - Romance em San Marino: Livro I

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Babi 30/11/2020

Um romance de época nada convencional.
Esse é um livro que já queria ler há muuuito tempo por unir duas coisas que amo: história e romance. E, de fato, o livro me entregou tudo o que eu esperava e um pouco mais.

O desenvolvimento do casal foi meu favorito de livros do gênero, se dando através da convivência. Vê-los crescer, amadurecer e sair da própria zona de conforto, enquanto se apaixonam no processo, foi maravilhoso! Marco era tão pedante inicialmente que me fazia revirar os olhos, por outro lado, Ângela, apesar da determinação e força, duvidava do próprio valor. Ao longo de suas aulas juntos, percebemos a troca de experiências entre os personagens e como isso os faz voltar o olhar não só para o outro como para si mesmo, levando-os não só ao amor como também ao crescimento pessoal. O pano de fundo histórico também não decepcionou, com uma ambientação muito bem colocada e explorada em San Marino, a república mais antiga do mundo e terra da liberdade, que sobreviveu até mesmo ao conquistador Napoleão Bonaparte.

A escrita da autora eu já conhecia de "Peripécias de Uma Estudante de Moda", mas mesmo assim fui surpreendida. Uma característica marcante que já atribuo a ela é sua valorização da educação e apreço pelo conhecimento, que sempre agregam muito aos seus enredos e ao leitor. Eu simplesmente amo como ela aplica isso na história sem deixá-la chata, pelo contrário, nos cativando. Mas, ao contrário do que esperava, a narração aqui foi feita em 3° pessoa, um recurso perigoso pois pode distanciar o leitor do universo proposto, mas que ela soube usar brilhantemente contando várias histórias, explorando o passado e criando diversos segredos e intrigas políticas.

Tracinhas 07/03/2017

por Juliana Arruda
Muita gente vai dizer que minha resenha é suspeita porque sou BFF da Lídia (e porque fui/sou a melhor beta-reader que ela respeita). Mas devo deixar claro pra vocês que eu sei separar as coisas, porque se eu não fosse crítica (e muito Sinhá chicoteadora), dificilmente a Lídia me deixaria ocupar o lugar de beta. De qualquer maneira, serei muito sincera com o que li e garanto a vocês que não há motivo para suspeitar desta resenha (bem, talvez só um pouco, porque mantenho um romance super secreto na campina de trigo com o Marco Casali).

Romance em San Marino é um romance de época ambientado em meados do século XIX, na República de San Marino. Você já deve ter ouvido falar que nessa época, o Imperador Bonaparte gostava de conquistar territórios, mas isso não se aplicou a este país sabe-se lá por qual motivo. Dizem que é porque ele gostou muito da forma como San Marino ainda mantinha ideias tradicionais aplicadas ao governo: apenas dois Capitães Regentes de partidos diferentes governariam a República durante seis meses para evitar a corrupção; outros dizem que foi por causa da beleza do lugar: o Monte Titano faz isso com as pessoas. O caso é que ninguém estava na cabeça do Imperador para saber exatamente o motivo, então, não temos um motivo certo.

De qualquer maneira, esta história está em volta de dois personagens: Ângela Olivério e Marco Casali.

Ângela é a típica garota sonhadora e cheia de ideias. Ela é professora desde os dezesseis anos e ensina as crianças de sua comunidade sobre tudo o que envolve o seu país. É necessário fazer com que elas tenham senso crítico, que saibam ler e escrever; mas parece que o governo não anda muito interessado em uma escola caindo aos pedaços com um bando de crianças sem futuro.

“Como vamos defender aquilo em que acreditamos se não conhecemos as nossas próprias leis? Como vamos preservar séculos de tradição se não compreendemos a importância dela para nossa cultura?”

“Bem, senhorita Nicolini, não é porque nossa sociedade vive sob certos conceitos que significa que eles sejam os únicos válidos. Nós até podemos nascer em circunstâncias desvantajosas, mas nada nos impede de construir um futuro confortável para nós e nossa família. E se existe uma maneira de conseguir isso” Ângela se levantou, caminhou até a mesa para pegar um grande volume da pilha de livros, e o exibiu para a turma “é alcançando o conhecimento.”

Para Ângela, ensiná-las é a sua vida, e é por isso que ela se dedica tão intensamente. A cada certo período, ela envia uma carta ao Conselho para que eles enviem verbas, livros, qualquer coisa pra ajudar em sua escola, mas sua voz nunca é ouvida. Quem irá ouvir uma garota simples que é filha de um dos Guardas da Rocca? Pior ainda: que é professora sem um dote e que é inteligente o suficiente para fazer um homem com o dobro da sua estatura ficar constrangido somente com as suas respostas?

Bem, é por isso que seu pai não gosta da ideia de ela ser professora. Fazer Ângela ler livros não vai lhe trazer um marido, e é por isso que ele pretende arranjar o casamento da filha para acabar logo com aquela ideia absurda de ensinar. Só que Ângela não quer se casar. Na verdade, ela quer se casar sim, mas por amor e no tempo certo. Ela não quer um casamento arranjado com sabe-se lá quem.

“Só não quero me envolver com alguém que se importe apenas com a minha aparência física ou com o que meus atributos femininos têm a oferecer.”

Analisando essa primeira parte, você deve está pensando: nossa, que clichê. O caso é que esta história é totalmente diferente dos romances de época que todos vocês, leitores, estão acostumados: mocinha recatada e do lar que é revolucionária, se apaixona pelo cafajeste, duas semanas depois perde a virgindade com ele, para somente depois se casar e ser feliz para sempre.

Bem, sinto em lhe dizer que Romance em San Marino passa bem longe disso. Não sei se você sabe, mas nessa época também tinham cavalheiros — não cafajestes — e que eram muito honrados. A honra acima de qualquer sentimento carnal — e isso inclui respeitar a mocinha em questão. Isso inclui falar primeiro com os pais da mocinha antes de cortejá-la. Isso inclui se casar antes de “aliviar as necessidades”. E é por isso que eu sou perdidamente apaixonada pelo Marco.

Bem, já que eu toquei no nome do personagem, não é justo deixá-lo de fora, especialmente porque ele é tão importante na história quanto a Ângela.

Marco Casali é filho de um dos Capitães Regentes, e isso quer dizer que ele sempre teve uma vida muito boa: tinha dinheiro, casa, comida, todas as moças aos seus pés, inclusive a mais bela de todas: Alessa Vicini, por quem é apaixonado. Quando se interessou por ela, flertar com as outras garotas não importava (veja bem: flertar, apenas flertar). Ele não a cortejava porque ainda não podia fazê-lo até que ela completasse dezoito anos, mas respeitou o tempo dela e da família dela.

Se casar com Alessa Vicini era tão certo quanto o momento que ele um dia governaria a República de San Marino — exatamente como já aconteceu com o seu pai e seu avô. No entanto, em uma reunião dada pelo seu pai em sua casa, Marco acaba falando besteiras sobre assuntos que não conhece e passa por vergonha. A decepção no rosto do seu pai é bastante visível, logo Marco decide orgulhá-lo. Mas para isso acontecer, ele precisa de um mentor que entenda tudo sobre o que ele procura: política.

Não é surpresa quando Marco conhece Ângela e ambos se tornam amigos. E dessa amizade surge o companheirismo, o carinho, a diversão e o amor.

Bem, pra saber mais sobre a história você pode ir no SITE DA LÍDIA e clicar no link que redireciona para a compra do ebook na Amazon. Se você está apenas curioso para dar uma olhadinha na narrativa é só ir no WATTPAD e ler os três primeiros capítulos.

E, ah: Eu, que já li a segunda parte, só posso dizer pra você uma coisa:

VAI TER COISA MELHOR QUE CENINHA EM CAMPINA DE TRIGO, SIM!

site: http://jatracei.com/post/157454245152/resenha-243-romance-em-san-marino

Suellen 22/12/2020

Oi, gente!
Hoje tem resenha de Um Romance em San Marino, livro 1, Lídia Rayanne, Editora Skull.

Indicados para maiores de 12 anos, violência moderada.

San Marino, 1806
Ângela Olivério é uma jovem determinada e se dedica a ensinar seus alunos numa escola improvisada. Sem a ajuda do governo, tudo que ela tem é seu conhecimento e sagacidade.
Mas aquilo um dia iria acabar, seus pais desejam que ela se case e não tenha a reputação maculada, Ângela não quer nenhum dos dois e tenta não pensar em como arrumar um marido que a aceite do jeito que é sem que a reprima em tudo e a veja apenas como uma criada e geradora de filhos.

Marco Casali se considera lindo e ele realmente é, porém é imaturo e não está preparado para ser um dos governantes naquela República. Depois de um incidente, ele acaba por descobrir uma jovem que entende de política e que pode muito bem ajudá-lo a se tornar um orgulho para o pai.

O começo dos dois jovens é um pouco conflituoso, Marco chega a ser um pouco soberbo e não percebe que algumas palavras machucam a jovem Olivério mesmo que ela revide.

A política envolvida tem um fundo conspiratório, há uma ameaça do passado que parece ressurgir, enquanto Ângela tem que lidar com pretendentes indesejáveis e o sentimento que cresce por Marco ainda que ele seja encantado pela sua pretendente, Alessa.

Já Marco amadurece aos poucos e percebe que sente algo a mais por Ângela.

Eu gostei muito, confesso que torci mais por um possível casal do que pelo principal, mas como nem tudo são flores, vamos esperar o livro 2 para ler kkkkk.

Tici 26/12/2020

Maravilhoso!!!
Romance em San Marino – Livro 1
Autora: Lídia Rayane

Ainda não sei dizer porque demorei tanto para ler esse livro maravilhoso.
Em Romance em San Marino conhecemos a história de Marco, um jovem de 21 anos, filho de um homem importante que vive em busca de aprovação do pai, para tanto, Marco está noivo de uma bela dama e sonha em ocupar a cadeira do Conselha Grande e Geral de San Marino, assim como seu pai ocupa.
Entretanto Marco é arrogânte, mimado e algo prepotente, fora que lhe falta conhecimento sobre a história do país onde vive e também lhe falta senso crítico sobre questões importantes na vida política de San Marino.
Até que uma jovem obstinada, Ângela, surge em seu caminho e Marco lhe propõe um acordo. Ela será sua mentora e lhe ensinará tudo o que sabe, e em troca Marco providenciará para Ângela um encontro com os dois regentes de San Marino, os homens responsáveis pela administração do país.
Sim... Apesar da história se passar no século XIX, ano 1806, Ângela é uma mulher a frente do seu tempo, que não se contenta apenas em cumprir seu papel na sociedade de ser esposa e mãe. Ela é uma jovem extremamente inteligente, professora e sonha em fazer parte das pessoas que construirão um futuro melhor para San Marino.
Ela é uma jovem obstinada que não baixa a cabeça para os homens e que se impõe, principalmente quando é para defender seus ideais.
Mas aí você deve estar pensando...
Ah, outro romance de época onde os mocinhos começam brigando e depois se apaixonam, certo?
Errado!!
Romance em San Marino é muito mais do que o título diz, um romance. Mergulhamos nesse país encantador, nos ideais de liberdade que eles cultivam e de uma forma impressionante, a Lídia consegue fazer uma mistura de ficção com realidade que ficamos nos perguntando se a história não é verdadeiramente real.
Acontecimentos históricos se mesclam com os dramas da história, personagens secundários vão ganhando uma importância fundamental na trama e a cada página lida só temos vontade de ler mais e mais, até que quando finalizamos o livro, sentimos a necessidade imediata de pegar o volume dois e também devorá-lo.
Um romance que vale muito a pena ser lido.

Geisiany 15/09/2018

Apaixonante
É um romance incrível, cheio de mensagens lindas, é envolvente, divertido e profundo. A escrita é muito fluida, e cresce no decorrer do livro. A história não gira em torno apenas do romance, temos a apresentação de personagens fortes e muito bem criados, grandes amizades, o amor em família, questões políticas e sociais de um país incrível, e a luta da mulher por um papel na sociedade do séc. XIX.
O desenvolvimento do casal é escrito de uma forma encantadora, e tem também um mistério no ar que não te deixa parar de ler.
Super ansiosa para conhecer o final dessa história no livro dois. Recomendo muito a leitura. ?

Lissa - @lissa.studiies 13/08/2017

SUA VIDA NÃO VAI SER MAIS A MESMA, DEPOIS DE LER ESTA HISTÓRIA!
Romance em San Marino conta a história de uma jovem chamada; Ângela. Que luta para um futuro melhor para a população de San Marino, e um jovem chamado; Marcos. Que se importava apenas com o seu próprio nariz e com a sua amada Alessa Vicini.

Ângela Olivério é uma jovem doce e muito dedicada para a tudo que faz. Sempre tenta conseguir livros ou qualquer coisa que ajuda o aprendizado dos seus alunos. Ela tem apenas 19 anos e já ensina alguns alunos a ler, escrever e também um pouco sobre a politica de San-Marino. Ângela não tem muitos pretendentes por causa do seu gênio forte e sua língua muito afiada. Mas é claro que ela não se preocupa com isso, pois sabe que assim que se casar, o seu marido ira proibir de lecionar.
Marco Casali sempre foi um jovem muito bonito. Ele foi criado pelo pai e pela madrasta (que sempre o amou como se fosse a mãe), ele tem 21 anos e desde o momento que colocou os olhos em Alessa Vicini, se apaixonou. Ele nunca a comparou a nenhuma outra garota, pois sempre dizia que ela era unica. Até finalmente abrir os olhos e ver quem ela realmente é; uma garota fútil.

Marco desde cedo, estudou para ser um capitão-regente do Conselho Grande e Geral. Como seu pai havia sido a muito tempo atrás, quando teve um evento proposto pelo seu pai para melhorar a imagem de Marco entre os políticos e regentes atuais. Marco acaba propondo algo que não poderia nunca acontecer em San Marino, e por isso passa por uma vergonha e todos percebem que ele ainda não está pronto para assumir o cargo.

Para tentar corrigir o seu erro, Marco procura por ajuda com Ângela. Ele a conheceu dois dias antes (do evento), quando ele à viu dar um discurso de moral/politico em seu amigo Pietro, na frente de todos na praça. Quando ele foi atrás dela para saber se ela poderia ajuda-lo, ela pediu apenas uma coisa em troca; ter a oportunidade de falar com o Conselho Geral. Com as aulas todos os dias ou finais de semana, Ângela e Marco acabam ficando super amigos, e claro que com essa amizade, acaba surgindo algo mais...
Ademais, para dificultar a "relação" que os dois tem, aparece o primo de Marco o jovem Vitore Bonelli, foi ele que fez a pergunta a Marco no evento e fez o coitado passar uma vergonha daquelas.
Vitore acaba se encantando pelo gênio de Ângela e tenta de toda forma cortejá-la, já que ela foi a primeira garota que não caiu de amores por Marco e se tornou amiga do mesmo. Ele é inimigo declarado de Marco e vai tentar roubar Ângela a todo custo.

Mas a história não para apenas nesse "suposto" triângulo amoroso. Ainda tem muita coisa pra acontecer, como por exemplo; a visitante francesa Justine - que tem planos de criar um vírus para conseguir o que quer no conselho, o novo empregado do pai de Marco o senhor Beaumont - que sabe mais do que você imagina, o que ocasionou o acidente que levou a morte à Mãe de Marco e finalmente o que vai acontecer com a Ângela agora que seu pai está a procura de um marido?
Todas essas coisas que vão começando a aparecer durante a leitura que você fica chocada, e tenta ler o máximo possível apenas para sabe o que vai acontecer com todos. Por incrível que pareça, o livro não tem muitos protagonistas, são todos ligados uns com os outros e que no final, você pensa que acabou de ler a melhor série da vida, quando na verdade leu apenas o primeiro livro de uma duologia ♥

site: http://blogenjoybooks.blogspot.com.br/2017/07/resenha-romance-em-san-marino-da-lidia.html

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/08/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Começo essa resenha dizendo que Romance em San Marino não foi nada do que pensei e foi uma leitura completamente surpreendente e maravilhosa.

Ângela tem as características das típicas mocinhas de época. Uma mulher a frente do seu tempo, que ser dona do seu futuro e acha que não deveria ser privada de muitas coisas somente por ser mulher. Ao mesmo tempo, Ângela é uma filha dedicada e disposta a se sacrificar se isso significar o bem de sua família. Em muitos momentos, a senhorita Olivério me lembrou muito Bela (A Bela e a Fera), sempre rodeada de livros e disposta a passar os ensinamentos para frente, porém sofrendo um certo “preconceito” por não se importar em arranjar um marido.

Marco é o tipo de personagem muito perfeito pra ser verdade, ao mesmo tempo sendo um cara que poderíamos encontrar nos lugares certos. Marco quer honrar o nome da sua família e, ao mesmo tempo, lutar por um futuro melhor à população de San Marino. Ele pode até demorar a admitir que está errado, mas quando o faz está disposto a aprender e reparar seus erros.

Durante a história, vamos acompanhando o nascimento da amizade - e outros sentimentos - entre Ângela e Marco. Motivados pela vontade de ajudar os cidadãos de San Marino, os dois veem nesse ponto algo em comum. Antes mesmo dessa amizade se tornar algo maior, os dois já lutam contra as opiniões de que, por serem de classes sociais diferentes, os dois não podem ser amigos. Apesar do que se é esperado tanto de um homem quanto, e principalmente, de uma mulher naquela época, os dois se respeitam e sempre são honestos um com o outro, falando o que vem à mente, mesmo que suas opiniões sejam diferentes em alguns aspectos.

Os personagens secundários foram bem construídos e explorados. Um que rouba atenção é Augusto, irmão mais novo de Ângela. Assim como sua irmã, ele também tem uma amizade maravilhosa com Marco e é bem fofo ver as interações dele com Ângela e Marco. Nesses momentos, percebemos que é uma amizade verdadeira entre os três.

Não só de romance vive San Marino. Ao longo do livro, temos intrigas, conspirações, intrigas políticas. A narração é feita em terceira pessoa e não só focada no casal principal. Ao focar em outros personagens, Lídia nos dá uma visão mais ampla de tudo que acontece em San Marino.

Destaque da história vai para toda a ambientação de San Marino. Nas descrições, San Marino tem aquele ar das cidades italianas e deixa aquela vontade de dar uma visitinha. Lídia não pensou somente nos lugares que fazem parte da república, mas também de todo o esquema político. A política nessa república foi algo bem diferente, interessante e super inovador. E, se formos parar pra pensar, ele poderia sim dar certo na vida real, principalmente em certos países. COF COF BRASIL COF COF

Romance em San Marino não é aquele romance de época que estamos acostumados. Lídia traz uma abordagem completamente diferente dass autoras mais famosas e confesso que amei esse diferencial. Terminei a história já querendo o Livro II na minha mesa pra ontem!

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/08/resenha-200-romance-em-san-marino-livro-1.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 18/12/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Na obra, ambientada no século dezenove, conheceremos Marco Casali, um jovem que nasceu para governar, um rapaz privilegiado que tinha tudo o que poderia querer da vida. Ele desejava seguir os passos do pai e ser um dos líderes da República de San Marino, porém, percebeu de forma vergonhosa que ainda tinha muito o que aprender.

É aí que a jovem Ângela Olivério entra na história. Ela era uma professora que acreditava que a educação podia ajudar as pessoas. Filha de um militar de baixa patente, sempre se interessou por aprender, mesmo vivendo em uma sociedade onde as opiniões das mulheres eram pouco valorizadas e elas deveriam se dedicar apenas ao trabalho doméstico e aos filhos. Ângela estava sendo pressionada pelo pai e pela sociedade a se casar, mas não estava nem um pouco contente com isso, pois provavelmente teria que parar com sua escola após o casamento.

Mas Marco não viu Ângela como uma moça que precisava casar, ele a viu como uma professora que sabia muito mais do que ele a respeito da história de San Marino, e que podia ajudá-lo a ser um líder melhor para o país. Patriota como era, Ângela aceitou dar aulas para Marco.

“Você se acha o máximo, não é?”
“Eu sou o MÁ-XI-MO.” Marco separou cada sílaba como se fosse a coisa mais óbvia do mundo. Ângela revirou os olhos enquanto se aproximava dele.
“A humildade é uma virtude essencial a um líder, signore Casali.”

Gostei muito do livro da Lídia! Acredito que ele possa ser classificado como um romance histórico ao invés de simplesmente como romance de época. A obra tem personagens interessantíssimos. A forma como Ângela ama o seu país é impressionante. Marco é um rapaz com uma autoestima super elevada, ele se acha o máximo, e em alguns momentos ele é mesmo um rapaz perfeito, com um coração muito bom, mas o fato de "se achar" o coloca em algumas enrascadas (tipo despencar do telhado onde teve que se esconder para escapar de uma briga).

Eu sofri muito com as cenas onde o pai da Ângela a pressionava para se casar logo, era revoltante, mas seu amor pelos filhos me fez gostar um pouquinho mais dele. O irmão mais novo da Ângela é uma graça, uma figura! Há algo no passado da mãe dela que deixou marcas na família, uma espécie de segredo. Assim como a família do Marco também passou por coisas complicadas no passado. Além deles, personagens novos surgem para dar uma movimentada na trama.

Agora, vamos ao romance! O relacionamento de Marco e Ângela começa com uma relação entre aluno e professora, e vai evoluindo para uma amizade. Como um "rapaz perfeito", Marco tem uma namorada a quem ama muito. Mas no decorrer dos capítulos, um sentimento diferente vai nascendo entre ele e Ângela. É muito interessante observar como o amor deles nasce aos poucos e vai crescendo. E para quem não curte cenas hot, "Romance em San Marino" é livre para todas as idades!

Diferença de classes sociais, o fato de não ser fácil terminar um relacionamento e os perigos de uma época de guerras napoleônicas ameaçarão o romance dos nossos protagonistas. E esse primeiro livro da duologia termina deixando ganchos para o volume final (já disponível na Amazon). Lembram que comentei sobre o surgimento de personagens novos? Então! Eles devem causar bastante confusão no próximo livro, estou curiosíssima para conferir.

Enfim, "Romance em San Marino" é um livro completo, durante a leitura você pode se divertir, ficar com o coração na mão quando os problemas surgirem, suspirar em alguns momentos e também se encantar ao aprender um pouco mais sobre a história de San Marino, essa república com características super interessantes. Eu li o e-book em um final de semana, mas se você não gosta de ler e-books, a boa notícia é que VAI TER LIVRO FÍSICO! A autora assinou contrato com a Editora Skull, e com toda certeza vou querer adquirir o livro impresso para poder reler (anda mais com essa capa linda).

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/12/resenha-livro-romance-em-san-marino.html

Natty.Debora 17/01/2018

Romance Sam Marino
Gente que livro maraaavigold. Genero romance de época se passa no século XIX, retrata bem as características do povo dessa epoca. Marco Casali é um rapaz privilegiado que quer ser um dos líderes da república de San Marino so que ele não está preparado para tal cargo. Ele contrata Ângela Oliveira uma professora que ainda não se casou e o pai quer por tudo que ela se case. Enquanto Ângela dá aulas para Marco começa a nascer um sentimento entre os dois de professor e aluno passam a ser amigos e dali em diante começam a nascer um sentimento a mais um pelo outro porém Marco tem uma namorada e ele é apaixonado por ela. Como desatar um compromisso para ficar com outra? Aí que vem o desenrolar da história.

#PandS 18/03/2018

Um cenário histórico de invejar
Em San Marino, pequena República francesa que se mantém livre com ajuda do Imperador Napoleão Bonaparte, dois jovens de classes sociais distintas se conhecem e, após um acordo, anseiam estar um passo mais perto da realização de seus sonhos.

Marcos Casali, de família influente, deseja orgulhar seu pai seguindo seus passos, conquistando a regência da República. Ângela Olivério, de família simples, deseja uma reunião onde possa expor suas ideias sobre política para melhorar San Marino. Inteligente e conhecedora da história, a jovem sofre com a sociedade machista da época, onde uma mulher tem a função única de casar e ter filhos. Prioridades estas que estão em último lugar de sua lista, já que para isso teria que abandonar as suas crianças e as aulas amadoras de história que ministra.
_
Consciente de que a moça poderia ser uma ótima tutora, o rapaz solicita seus serviços oferecendo em troca uma tentativa de contato com a regência.
_
Mesmo relutante, uma amizade será construída com a promessa de algo ainda maior. Mas em tempos de guerras, não se pode confiar em todos. Desconhecidos podem trazer uma surpresa que mudará San Marino.
_
Em meio a casacas escuras e vestidos rodados com muitos laços e camadas, me encantei com o rico cenário histórico apresentado. A escrita impecável e de fácil compreensão me conduziu para o século XIX, onde torci pelo sucesso dos personagens e me apaixonei pela peculiaridade de cada um.

Ora tensa, ora descontraída, a leitura foi muito fluída e acredito que parte dos sorrisos que dei deve-se a presença de Augusto, irmão mais jovem de Ângela, um garoto elétrico e muito corajoso que vive sonhando acordado em meio a suas brincadeiras.

Certas vezes tive vontade de dar uns tapas em Marcos (carinhosamente apelidado de “Maximus” por causa de sua alto confiança exagerada) e Ângela me fez ter ainda mais orgulho de todos os direitos conquistados pelas mulheres até os dias atuais. O despertar desses sentimentos em um leitor, para mim, é a confirmação do quanto o livro é maravilhoso.

site: https://www.instagram.com/p/BgWXzFajWt9/?taken-by=pagesandseasons

Isabela | @sentencaliteraria 03/07/2018

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
Romance em San Marino: Livro I / @skulleditora / 4,5 ⭐️’s

Tudo começa na república de San Marino, e a história se passa durante as guerras napoleônicas. É graças ao Imperador Bonaparte que San Marino é independente e vive em paz. De seis em seis meses são escolhidos dois capitães-regentes para governar a cidade, de forma a evitar a corrupção.

A jovem Ângela Olivério não vive em paz. Pressionada por seus pais para aceitar um casamento arranjado, ela se pergunta quem em pleno século XIX iria querer casar com uma professora cheia de sonhos idealistas. Já Marco Casali vive um dilema, pois apesar de ter aparentemente tudo que um jovem pode desejar, ele também é filho de um dos governantes mais importantes de sua geração, e o peso das responsabilidades da família vão começar a cobrar seu preço.

Marco se sentia preparado para substituir o lugar do pai no Conselho, mas depois de ser envergonhado diante de seus líderes, ele decide que precisa aprender mais sobre a história do país que pretende governar. E é aí que o caminho dos dois jovens irão se cruzar, pois ele recorre à Ângela, que é professora e sabe muito sobre a história de San Marino. Com o tempo ela vai se tornando uma amiga, mas eles logo irão descobrir que o destino tinha planos diferentes para seus futuros.

🌿 ❝Eu não me importo mais se ela é meu nebuloso ponto de interrogação. Eu só não consigo mais conviver com a ideia de que ela seja meu grande ‘e se’.❞

Conhecia pouco do livro antes de começar ele, e nunca imaginei que esse romance nacional tivesse uma história tão rica. Acredite, tem de tudo um pouco: um romance bem construído (nada de amor instantâneo), uma república criada pela autora de forma tão bem escrita que parece que estamos lá vivendo tudo com os personagens, intrigas e suspenses que efetivamente influem na história. Nada lá foi por acaso, e cada um dos personagens tem seu propósito.

E isso foi outra coisa que eu amei na leitura. Como a narração é em terceira pessoa, e pelo ponto de vista de diversos personagens, sabemos de tudo que acontece em San Marino. Sabemos mais sobre a família de Ângela e Marco, e até sobre os planos de dois franceses que chegam na república e vão começar a bagunçar a vida de todos. No livro todo, só achei devagar o começo, por ser um pouco detalhista. Mas depois que a leitura engatou, só parei até chegar no final. E estou bem animada para ler o segundo livro 😍

site: https://www.instagram.com/sentencaliteraria/

Letyciah 23/07/2018

Superou todas as expectativas!
Sou apaixonada por romances de época. Esse livro foi além do que já li até agora. Você consegue rir, suspirar e querer matar alguns personagens em um único capítulo.
Uma leitura interessante em cada página, personagens bem construídos e alem de tudo um final que faz você querer ler o segundo desesperadamente.

Rosângela 24/08/2018

Romance em San Marino.
O Livro foi muito bem escrito, com uma trama que lhe prende dês do primeiro capítulo e lhe faz viajar pela história com a história dos personagens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5