Romance em San Marino: Livro I

Resenhas - Romance em San Marino: Livro I

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Natty.Debora 17/01/2018

Romance Sam Marino
Gente que livro maraaavigold. Genero romance de época se passa no século XIX, retrata bem as características do povo dessa epoca. Marco Casali é um rapaz privilegiado que quer ser um dos líderes da república de San Marino so que ele não está preparado para tal cargo. Ele contrata Ângela Oliveira uma professora que ainda não se casou e o pai quer por tudo que ela se case. Enquanto Ângela dá aulas para Marco começa a nascer um sentimento entre os dois de professor e aluno passam a ser amigos e dali em diante começam a nascer um sentimento a mais um pelo outro porém Marco tem uma namorada e ele é apaixonado por ela. Como desatar um compromisso para ficar com outra? Aí que vem o desenrolar da história.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 18/12/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Na obra, ambientada no século dezenove, conheceremos Marco Casali, um jovem que nasceu para governar, um rapaz privilegiado que tinha tudo o que poderia querer da vida. Ele desejava seguir os passos do pai e ser um dos líderes da República de San Marino, porém, percebeu de forma vergonhosa que ainda tinha muito o que aprender.

É aí que a jovem Ângela Olivério entra na história. Ela era uma professora que acreditava que a educação podia ajudar as pessoas. Filha de um militar de baixa patente, sempre se interessou por aprender, mesmo vivendo em uma sociedade onde as opiniões das mulheres eram pouco valorizadas e elas deveriam se dedicar apenas ao trabalho doméstico e aos filhos. Ângela estava sendo pressionada pelo pai e pela sociedade a se casar, mas não estava nem um pouco contente com isso, pois provavelmente teria que parar com sua escola após o casamento.

Mas Marco não viu Ângela como uma moça que precisava casar, ele a viu como uma professora que sabia muito mais do que ele a respeito da história de San Marino, e que podia ajudá-lo a ser um líder melhor para o país. Patriota como era, Ângela aceitou dar aulas para Marco.

“Você se acha o máximo, não é?”
“Eu sou o MÁ-XI-MO.” Marco separou cada sílaba como se fosse a coisa mais óbvia do mundo. Ângela revirou os olhos enquanto se aproximava dele.
“A humildade é uma virtude essencial a um líder, signore Casali.”

Gostei muito do livro da Lídia! Acredito que ele possa ser classificado como um romance histórico ao invés de simplesmente como romance de época. A obra tem personagens interessantíssimos. A forma como Ângela ama o seu país é impressionante. Marco é um rapaz com uma autoestima super elevada, ele se acha o máximo, e em alguns momentos ele é mesmo um rapaz perfeito, com um coração muito bom, mas o fato de "se achar" o coloca em algumas enrascadas (tipo despencar do telhado onde teve que se esconder para escapar de uma briga).

Eu sofri muito com as cenas onde o pai da Ângela a pressionava para se casar logo, era revoltante, mas seu amor pelos filhos me fez gostar um pouquinho mais dele. O irmão mais novo da Ângela é uma graça, uma figura! Há algo no passado da mãe dela que deixou marcas na família, uma espécie de segredo. Assim como a família do Marco também passou por coisas complicadas no passado. Além deles, personagens novos surgem para dar uma movimentada na trama.

Agora, vamos ao romance! O relacionamento de Marco e Ângela começa com uma relação entre aluno e professora, e vai evoluindo para uma amizade. Como um "rapaz perfeito", Marco tem uma namorada a quem ama muito. Mas no decorrer dos capítulos, um sentimento diferente vai nascendo entre ele e Ângela. É muito interessante observar como o amor deles nasce aos poucos e vai crescendo. E para quem não curte cenas hot, "Romance em San Marino" é livre para todas as idades!

Diferença de classes sociais, o fato de não ser fácil terminar um relacionamento e os perigos de uma época de guerras napoleônicas ameaçarão o romance dos nossos protagonistas. E esse primeiro livro da duologia termina deixando ganchos para o volume final (já disponível na Amazon). Lembram que comentei sobre o surgimento de personagens novos? Então! Eles devem causar bastante confusão no próximo livro, estou curiosíssima para conferir.

Enfim, "Romance em San Marino" é um livro completo, durante a leitura você pode se divertir, ficar com o coração na mão quando os problemas surgirem, suspirar em alguns momentos e também se encantar ao aprender um pouco mais sobre a história de San Marino, essa república com características super interessantes. Eu li o e-book em um final de semana, mas se você não gosta de ler e-books, a boa notícia é que VAI TER LIVRO FÍSICO! A autora assinou contrato com a Editora Skull, e com toda certeza vou querer adquirir o livro impresso para poder reler (anda mais com essa capa linda).

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/12/resenha-livro-romance-em-san-marino.html

One Books Oficial 06/10/2017

Resenha - Romance em San Marino: Livro 1 - Lidia Rayanne
Resenha - Romance em San Marino: Livro 1 - Lidia Rayanne

Romance em San Marino é um romance de época que acontece em 1806 que traz a história de Marco, filho de um membro importante do Conselho Geral de San Marino, e Ângela, que vinda de uma humilde família é filha de um guarda. San Marino é um pequeno país independente, que de seis em seis meses escolhe dois capitães-regentes para governar a cidade, para evitr a corrupção. Quando Marco se vê constrangido ao perceber que quase nada conhecia da politica de seus país, tem a brilhante ideia de pedir para que alguém o ensine sobre política, pois assim como o pai pretendia ser um capitão-regente um dia. E é aí que entra Ângela, uma jovem que não se importava com a aparência e não concordava com a ideia de que a mulher servia apenas para cuidar de sua casa mas também podia - e devia - ser incluida em situações políticas. Ao contrário da vontade dos pais ela não tinha a mínima intenção de se casar tão cedo, pois sabia que qualquer marido não apoiaria seu grande sonho de continuar a dar aula para as crianças de sua cidade. Quando Ângela e Marco se conhecem, porém, tem su

as vidas mudadas pela grande amizade dos dois que logo se torna em um grande amor.

O que dizer desse romance? Devo confessar que o andamento da leitura no inicio da história não fluia de jeito nenhum, pois as situações são baseadas em momentos de convivências ,que mais tarde descobri serem muito importantes, porque somente quando eu estava quase na metade da história, foi que todo o enredo começou a me arrebatar. Tenho muitos pontos bons dessa história. O romance é um daqueles que é construido através da convivência, de conversas, de atitudes, muito ao contrário daqueles romances de primeira página, isso torna a história tão especial porque mesmo antes dos personagens saberem que estão apaixonados, nós percebemos que o amor está crescendo entre os dois, o que torna o momento de descoberta muito importante para todos. Outra coisa é o valor histórico e político, como a inclusão de Napoleão Bonaparte e um enredo de um país baseado nele, e cultural, como o papel da mulher na sociedade. Ângela é uma mulher que acredita que deve se casar por amor, em uma relação que o parceiro a apoie, que acredita que a mulher tem um papel fundamental na política. Os personagens são super bem construídos, suas personalidades não se perdem com o decorrer da história e tem uma narração em terceira pessoa de qualidade. A narração traz uma lingua culta, misturada com palavras francesas. Mas, algo a ser notado é que a narração é uma daquelas que te fazem sentir da mesma forma que os personagens, como se você estivesse vivendo aquilo. A trama construida me deixou louca de curiosidade e mal posso esperar pela continuação. Então, se você é fã de romances leia esse maravilhoso que está à venda na Amazon

site: http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/08/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Começo essa resenha dizendo que Romance em San Marino não foi nada do que pensei e foi uma leitura completamente surpreendente e maravilhosa.

Ângela tem as características das típicas mocinhas de época. Uma mulher a frente do seu tempo, que ser dona do seu futuro e acha que não deveria ser privada de muitas coisas somente por ser mulher. Ao mesmo tempo, Ângela é uma filha dedicada e disposta a se sacrificar se isso significar o bem de sua família. Em muitos momentos, a senhorita Olivério me lembrou muito Bela (A Bela e a Fera), sempre rodeada de livros e disposta a passar os ensinamentos para frente, porém sofrendo um certo “preconceito” por não se importar em arranjar um marido.

Marco é o tipo de personagem muito perfeito pra ser verdade, ao mesmo tempo sendo um cara que poderíamos encontrar nos lugares certos. Marco quer honrar o nome da sua família e, ao mesmo tempo, lutar por um futuro melhor à população de San Marino. Ele pode até demorar a admitir que está errado, mas quando o faz está disposto a aprender e reparar seus erros.

Durante a história, vamos acompanhando o nascimento da amizade - e outros sentimentos - entre Ângela e Marco. Motivados pela vontade de ajudar os cidadãos de San Marino, os dois veem nesse ponto algo em comum. Antes mesmo dessa amizade se tornar algo maior, os dois já lutam contra as opiniões de que, por serem de classes sociais diferentes, os dois não podem ser amigos. Apesar do que se é esperado tanto de um homem quanto, e principalmente, de uma mulher naquela época, os dois se respeitam e sempre são honestos um com o outro, falando o que vem à mente, mesmo que suas opiniões sejam diferentes em alguns aspectos.

Os personagens secundários foram bem construídos e explorados. Um que rouba atenção é Augusto, irmão mais novo de Ângela. Assim como sua irmã, ele também tem uma amizade maravilhosa com Marco e é bem fofo ver as interações dele com Ângela e Marco. Nesses momentos, percebemos que é uma amizade verdadeira entre os três.

Não só de romance vive San Marino. Ao longo do livro, temos intrigas, conspirações, intrigas políticas. A narração é feita em terceira pessoa e não só focada no casal principal. Ao focar em outros personagens, Lídia nos dá uma visão mais ampla de tudo que acontece em San Marino.

Destaque da história vai para toda a ambientação de San Marino. Nas descrições, San Marino tem aquele ar das cidades italianas e deixa aquela vontade de dar uma visitinha. Lídia não pensou somente nos lugares que fazem parte da república, mas também de todo o esquema político. A política nessa república foi algo bem diferente, interessante e super inovador. E, se formos parar pra pensar, ele poderia sim dar certo na vida real, principalmente em certos países. COF COF BRASIL COF COF

Romance em San Marino não é aquele romance de época que estamos acostumados. Lídia traz uma abordagem completamente diferente dass autoras mais famosas e confesso que amei esse diferencial. Terminei a história já querendo o Livro II na minha mesa pra ontem!

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/08/resenha-200-romance-em-san-marino-livro-1.html

Elane.Magre 23/07/2020

Um livro super bem escrito, não poderia te espetado menos da autora. Amei os personagens dessa história.

Bianca 08/08/2020

Superou as expectativas
Com certeza uma das melhores leituras do ano. Confesso que comecei sem muita expectativa, porém a história vai crescendo de uma forma muito positiva e envolvente.
O livro conta a história de Angela Olivério, uma jovem humilde e batalhadora que não tem medo de mostrar sua opinião. Por conta disso acaba atraindo a atenção de Marco Casali, um rapaz de família rica e importante. Porém a forma como os dois se aproximam e como cada momento é descrito, é realmente cativante. Além dos dois, é claro, muitos outros personagens interessantes fazem parte da história, e muitos mistérios vão surgindo. Não consegui largar antes de terminar, e agora não vejo a hora de ler o segundo volume.

Rapha 28/06/2022

AMEI!!!
O começo do livro foi confuso pra mim, entender onde tava cada personagem e o suspense que faziam, mas depois que teve a conexão com eles foi bem mais esclarecedor e tranquilo!

A autora foi ótima em abordar romance de época com política!!! A história te envolve todo em um romance que nasce de uma amizade, é cheio de reviravoltas, e te prende de um jeito que não dá! Você entra na história e a autora consegue te trazer as sensações e os sentimentos, além de você ficar curiosa pelo suspense que ela cria no desenvolvimento do livro!

Eu amei que cada personagem tem seu próprio mistério e suspense, a descrição de cada um nao falhou! Amei o desenvolvimento que a autora deu pra cada personagem. Além do mais contextualizar o momento pela visão dos personagens foi muito significativo! Conhecer as histórias por trás da visão de cada um foi brilhante.

Enfim, amei e já vou começar o segundo ??

Vanessa Comenta 17/09/2018

Resenha original no blog Diario de Vanessa (@DiarioDeVanesa)
Os autores BR estão me surpreendendo com relação aos romances de época, Lídia esta de parabéns por ter criado uma história tão cativante e gostosa de ler, senti uma enorme vontade de viver em San Marino e ter Angêla Olivério como minha melhor amiga.

A história foi muito bem construída, alguns personagens despertaram minha curiosidade outros minha admiração e um deles até chegou a despertar minha raiva. O romance entre o casal demorou a acontecer e isso só fez com que eu ficasse mais curiosa para saber como tudo se desenrolaria. No início da história confesso que não simpatizei muito com Marco, achei ele muuuito arrogante. Foi muito interessante a maneira como Angêla conseguiu transformar o rapaz e fazer dele um personagem realmente admirável.

Mas foi Angêla quem realmente me conquistou nessa história, uma garota extremamente bondosa e humilde que defende seus ideais com unhas e dentes e que está disposta a fazer a diferença em uma sociedade onde somente os homens se acham capazes de comandar.

O gancho no final da história me deixou com uma vontade imensa de ler o segundo livro o mais rápido possível, muitas duvidas ficaram no ar e acontecimentos inesperados podem mudar o futuro do nosso querido casal.

Romance em San Marino foi uma leitura muito proveitosa, com uma escrita simples que fluiu muito bem Lídia conseguiu despertar diferentes sentimentos no leitor.

site: https://diariodevanesa.wordpress.com

Leticia Ribeiro 13/03/2024

Romance em San Marino
Mas um nacional para minha lista, adorei o livro, com certeza vou ler o segundo, achei um pouco longo o livro pq ainda tem a parte dois, porém como ele é um pouco mais extenso, os personagens são mais bem construídos, por ser um romance de época tem q ter toda um história de gerações, provavelmente os acontecimentos maiores, o "caos" vai ser no livro 2

Kah 31/10/2021

ROMANCE, HISTÓRIA E MISTÉRIOS NA OBRA 'ROMANCE EM SAN MARINO' DA AUTORA LIDIA RAYANNE
Confesso que não sou muito adepta a romances, mas esse me surpreendeu de uma forma gostosa. O enredo e personagens de 'Romance em San Marino' me fizeram devorar a estória em poucos dias, peguei em um final de semana e li 393 páginas, quase o livro todo. Terminei o que faltava hoje.

No inicio somos apresentados a história por trás de San Marino, conhecendo seu povo e costumes, metodologia governamental, com conteúdos históricos para ajudar na imersão do leitor sobre a trama que será desenrolada. E por falar em trama a autora com o passar dos capítulos e linhas escritas cria uma intrínseca teia de acontecimentos e mistérios que nos deixam ávidos por sabermos mais. Alguns personagens vão surgindo, no meio da estória, cheios de segredos para desenterrarmos.

Não se engane achando que Marco Casali é inteligente até o último fio de cabelo, que não é! Apesar de saber que é bonito e desejado pelas damas nobres e plebeias, o jovem rapaz não demonstra saber tanto de política quanto seu próprio pai gostaria que o mesmo soubesse. Então é preciso pisar em seu próprio orgulho e pedir ajuda a jovem professora Ângela. Com o decorrer do enredo vemos o quanto o jovem é imaturo, no entanto, gentil, altruísta, verdadeiro e um perfeito cavalheiro. É diferente percebermos que o rapaz é inexperiente quando se trata de moças, pois em vários momentos o vemos se sentir "envergonhado" com a jovem Ângela, ou até mesmo se sentindo inseguro em relação a ela.

Resenha completa no link:

site: https://karolinibarbara.blogspot.com/2021/10/romance-historia-e-misterios-na-obra.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5