Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Malle 09/02/2022

E falou o pombo: "nUnCa MaIs."
Robert W. Chambers é uma das maiores influências literárias que eu tenho na minha vida. H. P. Lovecraft, apesar de achar o dito cujo insuportável, continua a ser um dos meus escritores favoritos. Mas mesmo após 10 anos consumindo contos e livros de terror e mistério, eu nunca li NADA do Edgar Allan Poe. Uma tremenda tragédia que redimi esse ano.

Essa edição da Darkside, apesar de ter uma qualidade física bem mediana, tem como sempre um trabalho gráfico quase impecável ? mas não justifica um preço maior que 35 reais. O livro contém material extra introdutório e fotos da casa de Poe, que é aberta para visitas em North Seventh Street, Filadélfia. Também possui o texto original de O Corvo, mais as duas traduções realizadas para o PT-BR, uma por Machado de Assis e a outra, por Fernando Pessoa.

Os contos são, de forma prática e que deveria ser obrigatória nessas compilações, divididos em temas com um índice. São eles:
1) Espectro da Morte (O Poço e o Pêndulo, A Queda da Casa Usher, O Baile da Morte Vermelha);
2) Narradores Homicidas (O Gato Preto, O Barril de Amontillado, O Coração Delator);
3) Detetive Dupin (Os Assassinatos da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt, A Carta Roubada);
4) Mulheres Etéreas (Berenice, Ligeia, Eleonora);
5) Ímpeto Aventureiro (Manuscrito Encontrado Numa Garrafa, O Escaravelho de Ouro, Nunca Aposte a Cabeça Com o Diabo);
6) O Corvo.

Todos os contos incluem no começo uma ilustração linda e maravilhosa por Ramon Rodriguez, e notas de rodapé sobre as frases em línguas estrangeiras. A escrita tem uma prosa boa de ler e não possui um vocabulário muito rebuscado.

Agora, com a burocracia fora do caminho, vamos lá: tenho certeza que foram as expectativas descomunais (tanto as criadas por mim, quanto por tantos outros) que foram colocadas sobre suas obras que me fez quebrar a cara.

THE GOOD:
A princípio, os contos em Espectro da Morte e Mulheres Etéreas viraram de longe meus contos favoritos de Poe. Seus desfechos são interessantes, criativos e o suspense é tangível durante toda a escalada até seu ápice. "O Corvo", por si só, é um ótimo poema, e de fato só comprova que a predileção de Poe por estórias que andam na linha tênue do racional e irracional, somente enriquece a trama.

THE BAD:
Por conseguinte, o mesmo não posso falar das investigações em Detetive Dupin. "Os Assassinatos da Rua Morgue" tem o final mais besta que eu já li na minha vida (talvez essa seja a piada e eu não achei graça), "O Mistério de Marie Rogêt" não vai para lugar nenhum e é mais uma peça especulativa, e "A Carta Roubada" me lembrou Agatha Christie (eu não gosto das histórias dela).

Narradores Homicidas, por sua vez, tem O Gato Preto, provavelmente o conto que mais ouvi falar de EAP. Não achei nada muito grandioso, e na verdade achei que ele e O Coração Delator são muito parecidos. O Barril de Amontillado é bem morno. Ao todo, não achei muito memoráveis.

Não terminei de ler os contos de Ímpeto Aventureiro pois não me engajaram o bastante para continuar e eu já estava por aqui com Os Assassinatos da Rua Morgue. Sério, mexeu comigo e eu quase virei um macaco ensandecido.

RESUMINDO:
Apesar das minhas reclamações, eu não me arrependo de ler. Como costuma ser com compilações, alguns eu amarei eternamente e outros, eu só não finjo que nunca li pois aí significa que corro o risco de passar por eles de novo. Aprecio muito incluírem no primeiro volume os trabalhos mais conhecidos de Poe pois já me salva o trabalho de sair comprando mais 3 compilações para poder ler tudo.

Eu recomendo sim para quem quer conhecer mais sobre clássicos da literatura, especialmente de terror. Só... não crie altas expectativas.
Malle 09/02/2022minha estante
tl;dr: gente é bom mas não é BOM BOM, mas aquela coisa né ? conto bom, conto ruim, não vai agradar todo mundo e certamente não me agradou em tudo. nada justifica o livro ser mais que 35 conto. é tranquila a leitura.

bjos

Lord well 07/02/2022

Poe sempre sera o melhor
Acho um livro bem difícil de ler, mais da pra notar sua genialidade ao escrever. Não tenho o que falar pq Poe ele e perfeito ao escrever contos

carla iasmin 02/02/2022

Era um homem para ser frequentado pelas pessoas que medem sua amizade pelo ganho espiritual que podem auferir de uma convivência. (Baudelaire, 1852)
O medo clássico sempre me fascinou. Mary Shelley, Bram Stoker, Oscar Wilde, Arthut Conan Doyle, e alguns outros autores pertencem a minha estante e possuem um local especial na minha lista de leitura.

Ainda assim, o estilo, observações e histórias de Edgar Allan Poe são incomparáveis - principalmente o poema O Corvo. Uma coisa que eu gostei bastante foram as observações sobre ciência, geografia, literatura, e outros assuntos que os personagens do Edgar fizeram no decorrer dos contos; são momentos intertextuais que me encantaram e distinguem Poe. Outro aspecto interessante é que os contos são 'ideais' para a leitura sem interrupções, com atenção máxima aos detalhes, que acabam construindo uma imagem sombria típica do medo clássico.

Meus contos preferidos: O baile da Morte Vermelha; Manuscrito encontrado numa garrafa; A queda na casa de Usher & Nunca aposte a cabeça com o diabo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=8lgg-pVjOok

Valentin 30/01/2022

Um clássico favoritado
A edição da Darkside que reune os principais contos de EAP é impecável. Possui ilustrações e é dividido em temas, tornando-se mais organizado. Alguns contos eu já havia lido em outra edição, mas a maioria eram inéditos.

Cada conto tem sua poesia e sua peculiaridade. A maneira gótica e trevosa que Poe constroi a narrativa é invejável.

Poe se tornou um dos meus escritores favoritos logo quando conheci e tive meu primeiro contato (lendo ?O Corvo?). Por esse motivo fiz questão de adquirir os dois volumes da edição da Darkside em capa dura, que vale muito a pena!

Julianna 29/01/2022

Horripilantes pensamentos
O que te faz ter pesadelos à noite? Certamente o terror de Poe eleva o medo do terror a outro nível e com a maestria de um dos primeiros a escrever esse gênero de literatura. Só quem já leu um de seus contos sabe o quanto ele é genial.

Beca 27/01/2022

Terrorzinho de estimação
Eu conheci o gênero terror com Poe quando era bem nova, e me apaixonei. Ler hoje, foi nostálgico e me fez lembrar como a Rebeca de 12/13 que era apaixonada por terror.

Dani 17/01/2022

Medo Clássico (Edgar Allan Poe)
Lindo, perfeito, nunca errou!!!! As histórias, apesar de título, não dão medo e são extremamente gostosas de ler. Da para se devorar o livro sem ao menos perceber isso.

Thalezito 15/01/2022

Nevermore
Edgar Allan Poe é um mestre, e também um dos melhores autores americanos do século 19.
Essa coleção de contos da Darkside é uma prova da imortalidade de Poe, que mesmo 200 anos depois te deixa sem fôlego com seus contos poderosos e aterrorizantes.
Edgar Allan Poe é eterno.

Isa 10/01/2022

Obra de arte
O livro junta alguns contos do escritor Edgar Allan Poe que, sem dúvidas, consegui inserir vários sentimentos ao leitor, de forma inconsciente o mesmo segue a leitura com uma angústia, mesmo sem terror aparente na escrita.
A obra carrega contos melhores e mais emocionantes, alguns mais longos e que se tornam cansativos, mas nenhum pode ser considerado de todo ruim. Além de uma parte explicando, pelo próprio autor, a forma que conduziu a escrita de seu poema mais popular " O corvo".

Romulo 05/01/2022

Ótima literatura!
Por incrível que pareça eu não conhecia Edgar Allan Poe até pouco tempo atrás.

Felizmente o descobri, autor incrível sem igual, discorreu na primeira metade de1800 sobre temas da psicanalise ( Id, ego e o superego) antes mesmo do surgimento da mesma décadas mais tarde.

Os gêneros de suspense, ficção cientifica, horror, policialesco, terror psicológico da atualidade seja na literatura ou cinema são pautados pela escrita de Poe.

Adorei esse 1º volume da darkside com vários contos famosos e em especial "O Corvo" que conta com 2 traduções dentre elas uma do Machado de Assis que é a minha preferida, enfim livro com bela gramatura, diagramação, acabamento e arte. Com toda certeza lerei mais livros dessa coleção do Poe.

price; 02/01/2022

Nunca mais houve um autor como Poe.
Edgar Allan Poe é considerado por muitos como o "pai do terror" e é com esse livro que pode-se perceber a veracidade dessa afirmação. O livro é repleto de contos de mistério, suspense, terror e horror que prendem o leitor do início ao fim. A genialidade que Poe conduz cada conto faz com que todos eles possam transmitir um impacto e uma sensação diferente a cada trecho lido.

O poema "O Corvo", presente no fim do livro com o idioma original (em inglês) e também as suas duas traduções para o português, é um dos pontos máximos da obra que nos permite entender pelo menos um pouquinho da genialidade de Poe. Começarei o ano com a ótima experiência que foi ter terminado de ler mais um incrível livro da Darkside.

SSandes 31/12/2021

O começo é muiito bom, tem contos realmente incríveis; que da medinho; calafrios; ou tem uma ambientação maravilhosa.
Mas, dos 40% em diante, mais precisamente "com o senhor perfeitinho e arrogante Detetive Dupin", ficou um saco. Contos enormes, trechos repetitivos, muitos detalhes, muita explicação, apenas chato e cansativo.

Everton.Paulo 31/12/2021

Contos clássicos de terror
Tenho percebido que ler contos de terror funciona melhor para mim do que ler um romance inteiro nesse estilo.
E nada melhor que esse primeiro volume caprichosamente feito pela @darksidebooks para conhecer o universo sombrio de Edgar Allan Poe.
A obra, muitas vezes confundida com a própria vida do escritor, traz terror, histórias de fantasmas, monstros, investigações e muito mais que um bom conto de terror pode ter. Já havia lido alguns contos aqui presentes. Os meus favoritos são A queda da Casa de Usher, O gato preto e O baile da Morte Vermelha, aliás, super relevante em tempos pandêmicos.
Além, é claro, do clássico poema O corvo, em versão original e nas traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa.