O Último Olimpiano

Rick Riordan

Resenhas - O Último Olimpiano

Adressana 28/03/2024

Percy Jackson
Que livro incrível amigos!!! Acho que da série toda foi o que mais me deixou aflita, nervosa e ansiosa querendo ler mais e mais. A descrição da luta de guerra dos monstros é incrível, muito bom mesmo!! Já estou ansiosa pra ler os outros! Indico muito PJ de tão bom que é.

Danielle374 28/03/2024

Estava muito ansiosa para chegar a este livro, havia apenas começado a série tempos atras, mas, nunca cheguei até o fim. Percy chegou a grande batalha, juntos com os outros campistas, eles saem em busca de salvar o Olimpo dos Titãs.

Temos novas descobertas sobre a profecia, novos monstros surgindo e novas uniões sendo formadas. Aqui, todos os semi-deuses se unem para salvar o Olimpo, porém, entre eles a um traidor, mas, mesmo isso não impediu deles seguirem para a batalha.

Todos precisam tomar decisões difíceis, colocar a vida em risco e salvar o mundo. Além disso, precisam deixar as diferenças de lado por algo maior, o que mais foi apresentado neste livro, é que podemos voltar atrás nas nossas decisões, e isso pode sim fazer muita diferença, e que precisamos também, buscar entender o que leva o outro a fazer certas escolhas.

Gio.potes 28/03/2024

A alma do herói a lâmina maldita ceifara..
-Coloquei como meta desse ano(e um pouquinho da vida) de ler todos os livros de Percy Jackson esse ano ou antes de fazer 17,e acho que isso mudou minha experiência de leitura,todo mundo sempre fala que ler Percy Jackson na adolescência faz a experiência ser única está extremamente correto,pois você acaba crescendo com os personagens por ter a mesma idade deles e entender que surtos de raiva,irritação e ciúmes são normais,Percy Jackson com today certeza me marcou de uma forma inexplicável,quero que um dia meus filhos leiam esses livros e tenham essa experiência,Essa com toda certeza será uma saga inesquecível para mim,espero que um dia todas as pessoas tenham a vontade de ler e conhecer esse mundo incrível que é esses livros do rick
-AGORA FALANDO MAIS SOBRE O LIVRO E MOSTRANDO MEU VERDADEIRO SURTO DE CHOROS E TUDO MAIS?MDS OQ FOI ISSO,O ESPIÃO SENDO OQ EU MENOS ESPERAVA!!??!?EU CHOREI TANTO MDS DO CÉU,DESIDRATEI DE TANTO SOFRIMENTO,além de tudo agora a Rachel ganhou pontos comigo por não poder mais tocar no namorado da minha favoritinha,e mds o passado do Luke e da a história da Maria di-angelo me quebrou mto mds,Luke morreu como um herói no fim(viva a annabeth que sempre acreditou nele)E OQ FOI AQUELE FINAL DELE PERGUNTANDO SE ELA O AMAVA!?!??MDS SURTEI MTO DE SEI LÁ QUE SENTIMENTO,enfim acho que é isso?agora partiu ler heróis do Olimpo (tô triste pq agr não vou mais ler os pensamentos do Percy por um inteiro por um bom tempo??)

Fim.

joaododicaprio 28/03/2024

"porque a esperança sobrevive melhor no seio de nosso lar."
Depois de 2 meses voltei para o skoob e vim fazer a review desse livro que acabei tem mais de 2 meses.
sem dúvida esse é o melhor de toda a saga, a hestia sendo a melhor deusa do olimpo, os resquícios de percabeth acontecendo e o percy sendo o melhor semideus de todos.

Heloisaa 28/03/2024

MELHOR LIVRO DO MUNDO
Esse livro é simplesmente incrível. Em minha opinião é o melhor livro da saga. Nele são trazidos batalhas épicas, história emocionante e um romance muito bom.

IsabelleManfredini 28/03/2024

Último olimpiano-pjo
O livro é muito bom! O desenvolvimento de como o percy descobri a profecia, a relação do Percabeth e como a história consegue ser emocionante, tudo isso ao mesmo tempooo!!!! AMEI!!!!!

Kaua.Nicanor 27/03/2024

Acabei relendo, pq sim
Incrível como eu sempre vou amar essa saga, podem tirar a minha pessoa de Percy Jackson mas nunca iram tirar Percy Jackson de mim

batataboss 27/03/2024

Não é um herói, é um prefeito.
Simplesmente incrível, ação do começo ao fim. Não deu pra "descansar" nesse livro porquê a cada capítulo era algo a mais pra Percy enfrentar ou tio Rick fechando uma ponta que foi aberta nos livros anteriores.

Nesse livro mostra como estávamos certos e errados esse tempo todo, gostei bastante que deram atenção ao deuses menores e reconheceram sua importância. Pra ser sincera ele foi meu favorito junto com o primeiro.

alicegranger 27/03/2024

Maravilhoso! simplesmente assim.
o livro não para UM MINUTO, pra mim é impossível ficar entediado lendo PJ. cara, que doideira. além de cenas de ação INCRÍVEIS, tem história, e plot twist!! me amarrei demais, acho que tudo foi muito bem feito nesse livro(não tô dizendo q ele é perfeito pq acho difícil algum livro ser, mas assim, independente irmão kk)

Raquel621 26/03/2024

Amei com todas as minhas forças!
Aii, foi incrível. Não tenho palavras para falar o quão bom foi essa saga. A questão é que o Rick conseguiu trazer tantas emoções no livro que você fica com um gostinho de mais.

Eu amei como terminou essa saga, amei a relação do Percy e da Annabeth! Amei cada pedacinho de quando todos juntaram forças, ficaram fortes uns com os outros. Foi simplesmente incrível.

Eu realmente recomendo essa saga para todos. Leiam! Se tornou uma das minhas favoritas.

hav1lliards 26/03/2024

Esse livro foi uma mistura de emoções pra mim, eu amei muito mesmo com o início sendo meio entendiante
surtei muitooo com percabeth, chorei por certos personagens, ai gente eu ameii essa saga do fundo do meu coração ?? super ansiosa pra ler os outros livros do autor!!!

vanszx 26/03/2024

PERFEIÇÃO!
Caraaaa! Eu não lembrava como o último olimpiano é simplesmente PERFEITO! A partir do momento que você começa a ler é praticamente impossível parar de ler até o final, são momentos de luta, de tristeza e de esperança misturados que fecharam a primeira parte da saga de maneira genial, vou começar agora mesmo a ler o box de Heróis do Olimpo e não sei o que esperar além de superação de expectativas, se é que é possível superar essa obra prima!

Feliz451 26/03/2024

O Fim Do Mundo Começou Quando Um Pégaso Pousou No Capô Do Meu Carro...
Essa aqui foi uma resenha que custou e muito para sair, mas finalmente vou terminar meu ciclo da saga Percy Jackson aqui no Skoob! (Mais ou menos na verdade, já que ainda vai ficar faltando um pequeno detalhe). "O Último Olimpiano" tá bem longe de ser um livro perfeito, e até e questiono as vezes se ele merece ter 5 estrelas, mas o jeito que ele fecha essa primeira parte da história de forma magistral, explorando vários elementos diferentes e não deixando nada a desejar, na maior parte do tempo, é simplesmente incrível e não consigo pensar num final melhor para a história do Percy até aqui.

Nesse livro, o Rick já deixa claro desde o início que os riscos estão maiores do que nunca, já que antes quando eventualmente um personagem perdia a vida isso acontecia mais para o clímax da narrativa, mas aqui o capítulo de abertura já dá um soco no estomago não só do protagonista, mas também do leitor com a morte de um dos personagens secundários do Acampamento. Ainda acho que, sim, ele poderia ter sido melhor explorado quando estava vivo e que sem "Os Arquivos do Semideus" eu não teria sentido tanto assim essa perda, mas a cena toda é descrita com um senso de urgência e de derrota tão grande que fica muito difícil você não ficar vidrado com essa história desde a primeira página. O livro começa forte, e nem em seus momentos mais calmos antes de voltarmos para a agonia da batalha ele deixa a peteca cair.

A história tem um ritmo bem acelerado, e isso não é um defeito, mesmo tendo uma estrutura um pouco embolada as vezes, com flashbacks e sonhos sendo intercalados com os capítulos de batalha para não só explicar mais sobre os plots secundários desse livro, como para também responder algumas perguntas da saga como um todo que ainda estavam em aberto, essas envolvendo Luke, Nico, a grande profecia e até mesmo o Oráculo do Acampamento. Na maior parte do tempo, depois de uma reintrodução necessária aos elementos dos livros anteriores e de uma preparação para o confronto final, no iremos acompanhar os Semideuses lutando um cerco em Manhattan contra Cronos e o exército de monstros e Titãs. A justificativa para o cerco e o motivo de os deuses (em sua maioria) não participarem da batalha, já que, né, se eles participassem não teria tanta tensão assim. E aqui nesse livro é onde a fórmula do autor de dar um prazo que gera tensão no leitor mais funciona e mais consegue ficar disfarçado dentro da estrutura narrativa.

Como sempre dei bastante foco no romance nas minhas resenhas anteriores da saga, também vou dar aqui para manter a coerência. O triângulo amoroso Percy/Rachel/Annabeth é bem cansado para mim (como qualquer outro triângulo amoroso existente), e sendo sincero, não vi isso muito como um triângulo, já que até o beijo entre Percy e Rachel parte completamente dela e ele foi pego tão de surpresa que nem reação consegiu ter direito. Para mim ele passar tanto tempo assim com ela entre um livro e outro é bem justificado com ele só querendo fugir da parte "divina" da vida dele e espairecer um pouco, mas não senti em momento algum que ele ficou em dúvida entre ela e a Annabeth. Tirando a Calipso no livro anterior, não teve um único momento desses livros em que a Annabeth fosse a única opção que existe na vida amorosa do Percy, e o fim desse livro meio que fortalece esse ponto que eu tenho. O relacionamento deles foi sendo desenvolvido com calma e delicadeza ao longo da saga e aqui finalmente desabrocha por completo, sendo simplesmente impossível não sorrir para as páginas quando os dois finalmente se entendem de vez. Acredito que tenha sido um dos primeiros casais fictícios por quem torci na infância e continua até hoje sendo um dos meus absolutos favoritos. Aproveitando a deixa, tem UMA cena em específico que a Annabeth me irritou com um crise de ciúmes fora de hora, já que tinha coisas bem mais importantes para lidar naquele momento, mas ela é uma adolescente de 16 anos em uma situação extremamente estressante, então é compreensível ela surtar quando a garota com quem o crush dela passou muito tempo no último verão aparecer do nada no campo de batalha.

Esse livro retrata todos os Olimpianos de forma magistral, e mostra que nenhum deles deve ser subestimado, nos lembrando através de Poseidon, Hermes e Hades em algumas cenas o quão poderosos, antigos e difíceis de se entender são esses seres, e o quanto é perigoso os irritar. Falando em Olimpianos, aquela que dá nome ao livro não poderia ficar de fora da resenha. A participação de Héstia não é das maiores, mas ela é essencial para a trama do livro, e tenho certeza que o desfecho do livro e por consequência, da grande profecia que pairou sobre toda a saga seria diferente. Não quero falar demais, mas vocês vão entender quando lerem.

São tantos momentos épicos acontecendo dentro da Batalha de Manhattan que fica até difícil não falar de todos eles, mas essa resenha já tá grande o suficiente então vou me segurar. Mas, o modo como essas batalhas ocorrem, as estratégias por trás delas e principalmente os momentos de brilho de cada personagem são excelentes, já que, por mais que alguns como Grover e principalmente Thalia (e as Caçadoras como um todo) fiquem meio jogados para escanteio, diversos outros tem seus momentos de brilho além do Percy. A cena que a Clarisse ganha a benção de Ares e toca o terror no exército de titãs sozinha é uma das melhores de toda a saga, sou suspeito para falar já que ela é uma das minhas favoritas, mas é raro você encontrar alguém que discorde disso. Percy, Selena, Annabeth, Nico, Michael e até os irmãos Stoll também tem destaque, mas não irei me demorar falando de cada um individualmente. O "Tio Rick" além disso dá uma justificativa bem inteligente para essa batalha toda acontecer numa das maiores cidades do mundo e mesmo assim os deuses permanecerem escondidos da maior parte das pessoas, já que a luta dos olimpianos é vista como uma grande tempestade pelos olhos mortais, e todo aquele que não é um deus ou semideus e está em Manhattan é posto para dormir pela influência de Morfeu.

O clímax é satisfatório, apesar de poucos personagens ativamente participarem dele e o modo como a profecia se cumpre? Uma sacada muito boa! O livro consegue fechar perfeitamente tudo aquilo apresentado anteriormente e deixar espaço aberto do que ainda estar por vir, com as mudanças que o Percy causou para o acampamento, com um novo oráculo e uma nova grande profecia que nos deixa encucado com o que está por vir. O final em si é de certa forma aberto, mas tudo o que precisava ser fechado é. O autor termina a história deixando um gostinho de "quero mais" na sua boca, ansiando por mais aventuras nesse mundo e com esses personagens. E para o bem ou para o mal, realmente tivemos muitas outras depois do fechamento desse primeiro círculo. Mas isso, é assunto para outro dia!

Em conclusão, se você gostou da série até aqui, é simplesmente impossível não amar esse fim e tudo o que ele trás. Mas ei, não é um adeus! É só um até logo, antes que as próximas missões apareçam e nossos queridos personagens entrem em perigo mortal outra vez e mais cedo ou mais tarde, iremos nos encontrar com todos eles de novo...Muito obrigado se você leu até aqui e/ou acompanhou minha jornada escrevendo sobre esses livros que foram tão importantes para mim e para mais uma legião de outros semideuses! Até logo!