Matéria escura

Matéria escura Blake Crouch

Resenhas - Matéria escura

Nathalia1007 14/03/2024

Qual seria a decisão mais importante da sua vida?
Eu iniciei esse livro achando q ia ler uma ficção científica normal, mas sinceramente ele foi um livro de suspense para mim.
A cada página eu ficava muito agoniada com tudo, com medo do q fosse acontecer, e toda essa experiência me prendeu muito.
Eu n consegui parar de ler esse livro e apesar de ser só o 2º livro q eu leio do autor, eu acho q amo dms a escrita dele kkkk
O livro me deixou com inúmeras reflexões, uma delas a importância q damos a determinadas coisas,sempre acreditei que um emprego na nossa vida pode ser trocado, uma profissão pode ser trocada por outra, apesar das dificuldades? mas e o amor ?

Edilson.Emilio 14/03/2024

"Matéria Escura" é simplesmente alucinante! Tipo, você começa a ler e é impossível largar. É como se fosse um daqueles filmes de ficção científica que te deixam grudado na cadeira até o final. A maneira como Blake Crouch mistura ciência maluca com uma história super envolvente é genial. E os personagens? Cara, são tão reais que você se sente na pele deles o tempo todo. A jornada de Jason é de tirar o fôlego, e você fica torcendo pra ele se dar bem o tempo todo. Só tem um porém: o final. Não vou dar spoiler, mas vou te dizer que pode deixar você meio confuso ou até meio na dúvida se gostou mesmo ou não. Mas sério, o resto do livro é tão incrível que vale super a pena dar uma chance.

Laura.Rafaela 14/03/2024

No início achei meio entediante, mas a história foi ficando envolvente e nos últimos capítulos não queria parar de ler.

Luiza Hülle 14/03/2024

Comecei a ler esse livro após ler "Recursão" do mesmo autor, e posso dizer que não me decepcionei. O livro é bem construído e a história é instigante e te deixa preso até o final.

MaryLi.1992 13/03/2024

Matéria escura - Blake Crouch
Acompanhamos Jason, depois de ser raptado de seu lar e ir parar em um mundo que é o seu mas não é o seu. No início ficamos confusos junto com o personagem sobre tudo que está acontecendo a sua volta e quando descobrimos o que houve é interessante acompanhar sua aventura pra tentar recuperar sua vida e sua família. Pra quem gosta de ficção cientifica super indico.

Janine.Ferreira 13/03/2024

Simplesmente Incrível
Esse livro alugou tanto triplex em minha cabeça haha. Com certeza se tornou um dos meus livros favoritos. Agora, assim como Jason: "Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum modo na matemática da nossa identidade".

Fazemos parte de uma realidade muito maior do que podemos imaginar.

Sofi 11/03/2024

Matéria escura
Genial!!! Alugou um triplex na minha cabeça e agora a cada escolha que faço ou decisão que tomo eu me vejo como Jason abrindo uma porta. Houve partes em que fiquei meio perdida e confusa, que achei meio forçadas talvez, mas talvez tenha sido falta de compreensão minha e, mesmo assim, continua sendo genial.

Jessica 10/03/2024

O livro tem uma história fascinante e nos prende a procura de respostas. Por vezes fiquei angustiada pensando em como ele sairia da situação em que se encontrava.

tigresetulipas 10/03/2024

"Sem todos os acessórios de personalidade e estilo de vida, quais os componentes fundamentais que me fazem ser quem eu sou?"

Achei que tinha enlouquecido junto com o personagem principal, e entrei em uma eterna crise existencial.
Já li os dois livros do Blake, e ainda continuo achando repercussão melhor, mas esse é mais intrigante.

Gabriele.Cervantes 10/03/2024

Estar com ela define o que é estar em casa.
Simplesmente magnifico, já se tornou um dos meus livros preferidos. Senti todas as emoções do Jason ao longo da leitura, personagem com uma força indescritível, não tenho nem palavras para descrever a imensidão de sentimentos que este livro me trouxe, sou apaixonada por física quântica e Blake Crouch soube trazer este mundo da melhor forma possível.

?Estamos apenas vagando através da tundra de nossa existência, atribuindo valor ao inútil, quando tudo que amamos e odiamos, tudo em que acreditamos e pelo que lutamos, matamos morremos é tão sem sentido quanto imagens projetadas sobre acrílico.?

Nota 1000 para este livro, apenas leiam!

Melsb 10/03/2024

Você é feliz com a vida que tem?
"Não posso ser todas as pessoas que quero e viver todas as vidas que quero. Não posso desenvolver em mim todas as aptidões que quero. E por que eu quero? Quero viver e sentir as nuances, os tons e as variações das experiências físicas e mentais possíveis da minha existência."

Joao.Almeida 10/03/2024

É uma obra que te prende do início ao fim e traz inúmeras reviravoltas. Aqui, acompanhamos Jason, um professor universitário, vivendo sua vida ao lado de sua esposa e filho, até que ele se vê em uma realidade diferente da qual estava habituado. Histórias que trazem a temática do multiverso costumam me deixar bastante confuso para entender as múltiplas possibilidades existentes, mas o autor conseguiu facilitar o processo de entendimento. Assim, mesmo que a narrativa seja frenética, ainda é possível acompanhar e entender os fatos.

Willy 10/03/2024

Amei muito o livro em si, estou louca para ler o outro livro do blake crouch recursão, dizem que é melhor ainda! Eu adoro essas teorias da física

debora-leao 10/03/2024

Um livro maduro que mostra tudo que o multiverso deveria ser
De fato, como muitos aqui já disseram, senti muitas emoções lendo esse livro. E é com isso mesmo que começarei esta resenha.
Eu costumo ser bem razoável em prever plots, em filmes, livros e até clássicos. Neste livro, me botaram no chinelo por quase 400 páginas, sem interrupções. Previ um total fantástico de 0 plot twists. Tudo foi inesperado e surpreendente, algumas coisas me fizeram parar para respirar, chorar, fumar um cigarro. Zero previsibilidade. Porém... É importante dizer que tenho quase 0 conhecimento de multiverso. Na verdade, ele se resume ao que vi nos filmes da Marvel. Eu entendo a premissa, claro, mas sinto que nesse tema os desdobramentos são muito mais importantes. E eu tinha muita dificuldade em conseguir prever e pensar desdobramentos dessa teoria até ler esse livro - e tenho a impressão que agora ficarei pensando nisso por muito tempo.

A leitura pra mim começou meio chata. O primeiro capítulo e parte do segundo meio que são só suspense, e eu não gosto muito de suspense... Sou ansiosa demais pra gostar. Ativa minha ansiedade demais pro meu gosto. Mas rapidinho o livro mistura outras coisas: ficção científica propriamente, desenvolvimento de personagem, romance, filosofia. Foi um exercício filosófico mesmo, quase como algo que poderia ter sido produzido em uma aula de faculdade com 2-3h de duração, conduzida por um(a) bom(oa) professor(a).

Tudo é muito crível no livro. Não achei nada forçado. A forma que o narrador se sente, as decisões que toma, as horas que decide ser racional, as versões de si mesmo que encontra (aliás, me peguei pensando frequentemente nas que não encontrou: quantas morreram, decidiram ficar em outros mundos, enfim? Nós apenas não sabemos pq o nosso narrador não sabe).

O livro pode ter um potencial gatilho. Por causa de questões psiquiátricas eu alucino às vezes. Está cada vez mais espaçado, eu faço tratamento e etc. Porém, o MAIOR gatilho de absolutamente TODOS pra mim é justamente algo que esse livro acaba produzindo: um questionamento de sua própria identidade. Como você sabe que você é você? Me peguei, no fim do livro, pensando se o nosso narrador era de fato o mesmo que conta o capítulo um. Como ter certeza? E se nessas trocas de capítulos, nos saltos temporais que o autor dá (um ótimo recurso para não tornar a entrada em vários mundos cansativa), outra versão passe a contar a história? Não sei.

Também questiona nossas escolhas. Escolher aleatoriamente, escolher com racionalidade e escolher com a emoção. Quando usar cada uma? Eu tentarei pelo menos pensar mais e mais sobre isso. Quando vale não gastar energia e deixar a aleatoriedade existir, quando vale pensar nas minhas emoções e quando apenas a racionalidade vai me fazer sobreviver.

Eu me emocionei muito com a forma que família é descrita. Achei um pouco romântica, visto que ele sabia que tinha tantas possibilidades, com outras pessoas, inclusive, de ser feliz... Mas me parece um atrelamento da família como o senso de enraizamento do personagem. Não achei propriamente romântico demais ou falso, só raro. Possível, mas raro.

Gostei muito da escrita. É simples, fluida, com capítulos longos mas parágrafos em geral curtos, bem dividido, com respiros narrativos múltiplos em cada capítulo. Eu li o ebook, que está muito bom, assim como a tradução e edição de forma geral. Palmas para Blake.

(SPOILER ABAIXO)

Eu, diferentemente de muita gente, não tive raiva do Jason2. Se eu consegui entender bem, do que não tenho certeza, a partir do momento que ele pensou que queria fazer o que fez o multiverso já criou uma versão dele que fez, certo? Então qual seria a solução? Garantir que nenhuma versão dele que tenha construído a caixa tenha desejado isso? Como é possível pensar assim, de forma acusatória para Jason2 e ao mesmo tempo não julgar o Jason1, o narrador, quando ele espreitou a Chicago tão parecida e suas versões de Jason e Daniela dormindo e pensou, ele próprio, em fazer o mesmo que o 2 fez com ele?

Fiquei triste com o abandono da personagem da Amanda, mas me pareceu real. Quando o Jason narrador conversa com o Jason com o qual tomou cerveja, ele comenta que ele se perdeu dela durante a nevasca, lá no início, e nunca mais a viu. Pq o nosso Jason seria especial? Quantos entraram sem a Amanda, a abandonaram eles próprios, em quantos mundos pós apocalípticos, pandemicos etc a Amanda morreu? E por aí vai. Faz total sentido dentro da história, mesmo que triste. Não contar a história dela depois dali é um lembrete de que o multiverso não engloba apenas o Jason. Fiquei pensando em uma coisa, durante a leitura, que acho que nasceu ali: se ficamos tão embasbacados com a extensão desses desdobramentos para UMA pessoa, imagine com toda a humanidade? Paro por aqui.
Cleber 10/03/2024minha estante
Adorei a resenha!

debora-leao 10/03/2024minha estante
Que bom, Cleber!! Gosto muito de fazê-las. Essa foi logo depois de acabar a leitura. Fico sempre feliz quando vcs lêem e gostam. ??

Vania.Cristina 11/03/2024minha estante
Também gostei da sua resenha, Debora. Eu li esse livro ano retrasado, mas acho que preciso reler porque ficou pouco comigo. Eu gostei quando li, (diferente de você gosto até de suspense...rs). Você já leu Recursão dele? É muito bom também.

debora-leao 11/03/2024minha estante
Vania, é um livro com muitos detalhes... Mas acho que vale uma releitura. Acho que farei o mesmo daqui a alguns anos.

Não li esse outro livro dele não... Foi o meu primeiro do autor. Fiquei bem surpresa e feliz com a leitura. Pretendo ler esse e outros mais dele :)
Estou começando a adquirir gosto por ficção científica, então tenho pesquisado livros bons com essa temática!

Vania.Cristina 12/03/2024minha estante
Ah, Debora... ficção científica é tudo de bom

murilou 09/03/2024

NÃO TAVA CONSEGUINDO PARAR DE LER!!!
Eu já gostava de filmes e séries de ficção científica, então tava com medo se ia gostar ou não dos livros, mas pro primeiro, foi muito bom. Quanto mais eu lia, mas eu ficava envolvido na história do jason e como ele resolveria tudo e no final de tudo a gente fica se perguntando ?se eu tivesse feito uma escolha diferente, será que ej estaria triste ou feliz??