Matéria escura

Matéria escura Blake Crouch

Resenhas - Matéria escura

isadoraes 30/03/2024

Poderia ter sido uma leitura melhor
Eu estava com expectativa altas em relação à esse livro, já que nunca conheci alguém que não falasse super bem. A história tem uma trama bem complexa, mas o autor fez com que eu entendesse tudo o que estava acontecendo por meio da escrita dele. Ele tem uma escrita direta e simplificada dos assuntos científicos que baseiam o livro.

O livro é bom, mas eu não sinto que foi o momento ideal para eu ler ele. Não achei tão fluido quanto outras pessoas, e apesar de estar muito curiosa para descobrir como a trama se resolveria, não conseguia passar muito tempo lendo, por isso demorei muito! Sinto que algumas descrições de ambientes mais travavam o meu raciocínio do que me ajudavam a entender os lugares. Além dessas questões, achei que o desfecho foi bem conveniente para o tamanho do problema que foi construído.

Consigo ver que a maior parte dos "defeitos" aconteceram pelo "mau" momento em que li. O livro em si é bem feito e acho que uma releitura será benéfica no futuro.

30/03/2024

Pertutbador
Trata-se dessas ficções que nos tira do lugar comum e nos faz pensar sob uma perspectiva nada natural a nós, homo sapiens, que evoluímos como evoluímos.
Dentro da proposta da narrativa me agradou muito as soluções dadas pelo autor.
Ótimo livro. Dá pra imaginar um filme sem muito esforço.

Bárbara 30/03/2024

Muito bom!
Fui ler esperando uma narrativa de ficção científica e encontrei uma história de amor. Ritmo eletrizante, teorias de mecânica quântica que colocam a gente pra refletir... eu amei!

Katharina.Pedrosa 29/03/2024

O que poderia ter sido, e não foi
Neste livro, encontramos uma fusão intrigante entre a física quântica, o metaverso e profundas reflexões filosóficas sobre as escolhas que moldam nossas vidas. A narrativa segue Jason, um cientista que leciona física em uma modesta universidade, enquanto ele enfrenta dilemas pessoais. Jason é um homem casado, com um filho adolescente de 15 anos. Embora aprecie sua vida atual, ele guarda um ressentimento por não ter seguido adiante em sua área de estudo e explorado todo o potencial que tinha para alcançar reconhecimento profissional.

Tudo muda, a partir do momento que ele vai encontrar um amigo que está sendo premiado por uma descoberta científica. Na volta para casa, ocorre um acontecimento e quem volta para casa é uma outra versão do Jason. E é aqui, que começa a jornada pelo multiverso.

Apesar da quantidade de informações que vão surgindo sobre cada multiverso, a leitura é envolvente, fluída e dinâmica, ao mesmo tempo, que vamos aprendendo de forma bem acessível sobre os fundamentos da física quântica.

Cada página revela novos acontecimentos que mantêm o leitor ansioso para descobrir qual será o próximo passo de Jason. A história é habilmente desenvolvida, cativando desde o início até o desfecho final.

Renata.Badaro 28/03/2024

Thriller sci-fi muito bom!
Matéria Escura é um Thriller misturado com ficção científica muito bom, com pitadas de reflexões sobre as escolhas que fazemos na vida. Não é um livro difícil de ler, ao contrário, é bem acessível. Li pq vi que vai virar uma série, e realmente, o livro dá um ótimo roteiro para uma série que tem tudo para fazer sucesso. Leitura rápida e recomendada!

Evaldo7 28/03/2024

Um livro que te leva para o Multiverso!

A trama segue Jason Dessen, um professor de física que vive uma vida ordinária com sua esposa e filho em Chicago. Sua existência pacata é abruptamente desviada quando ele é sequestrado e levado para uma realidade alternativa onde suas escolhas de vida foram radicalmente diferentes. Neste universo, ele não é um professor de faculdade, mas um cientista brilhante que alcançou uma descoberta revolucionária. O enredo se desenrola em um ritmo frenético, enquanto Jason luta para entender sua nova realidade e busca desesperadamente um caminho de volta para sua família e seu mundo.

Blake Crouch manipula habilmente conceitos de física quântica e teoria das cordas, tornando-os acessíveis e envolventes para o leitor médio, sem sacrificar a complexidade científica. "Mátéria Escura" é tanto uma meditação sobre as escolhas que fazemos quanto um thriller de ação, equilibrando-se perfeitamente entre reflexões filosóficas e sequências de tirar o fôlego.

Os personagens são meticulosamente elaborados, com Jason Dessen servindo como um protagonista relutante, mas determinado, cuja jornada é tanto física quanto existencial. A narrativa é intensamente pessoal, ancorada em suas experiências, medos e esperanças. Crouch tem a habilidade de fazer os leitores se importarem profundamente com o destino de Jason, torcendo por ele enquanto ele enfrenta desafios que são ao mesmo tempo estranhamente familiares e inimaginavelmente estranhos.

Lennon.Durval 28/03/2024

Eu confesso que ler algumas resenhas me animaram pra esse livro. Achei mesmo que fosse gostar

Mas ler esse livro se equipara pra mim em estar assistindo um filme de ficção científica extremamente genérico
Um repertório de clichês e plots que não levam a lugar algum
edu basílio 28/03/2024minha estante
partilho da sua opinião. um amontoado de coisa sem pé nem cabeça, enlatada (e bem vendida) como se fosse uma admirável construção de sci-fi. ?

edu basílio 28/03/2024minha estante
partilho da sua opinião. achei um amontoado de coisa sem pé nem cabeça, enlatado (e bem vendido!) como se fosse uma admirável construção de sci-fi. ?

Lennon.Durval 28/03/2024minha estante
eu comprei essa ideia também, foi uma cilada haha

edu basílio 28/03/2024minha estante
atire-nos a primeira pedra quem nunca se deixou seduzir por um canto de sereia que não passa de rabo de foguete... ?

Fabi Aragão 27/03/2024

Comecei a ler após ter me apaixonado por ?Recursão? do mesmo autor. E, sim, narrativa é maravilhosa e a história é muito empolgante; mas confesso que não consegui me identificar tanto com o romance do casal (talvez porque já era pré-estabelecido e não os vi se apaixonarem) a ponto de chorar - como chorei em Recursão.

Marília 27/03/2024

" Você não é substituível. Nem por você mesmo"
Eu adoro a forma que Blake consegue tornar a ficção científica em uma reflexão sobre a vida e em romance tbm kkk.

" Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum modo na matemática da nossa identidade"

Esse livro me fez pensar nas diferentes versões minhas se tivesse feito outras escolhas na vida. Me fez refletir sobre a importância de aproveitar o presente e se responsabilizar por ele, tomando cada atitude da forma que mais condiz comigo. E também me fez valorizar mais essa versão da vida, que apesar dos percalços, sinto que é a melhor possível e que me proporciona oportunidades de ser cada dia mais eu e melhor.
Mariiiss 27/03/2024minha estante
Só de ler as resenhas tô doida pra ler esse e recursão..

gabrielequeiroz 29/03/2024minha estante
Uau. Adorei! Já quero ler também kkk

emy_72 26/03/2024

O Blake sempre entrega né
Esse é meu segundo livro lido do autor e estou muito satisfeita com essa leitura. É incrível como o autor explica conceitos complexos de entender de maneira fácil para nós leitores, além é claro de construir personagens tão cativantes e cenas tão envolventes. Ansiosa para minha próxima leitura desse autor.

Ka 29/03/2024minha estante
Compartilho do mesmo sentimento, fui ler esse livro pq o Gaveta(do canal gaveta) falou que era um livro bom pra caramba, fui toda empolgada ler e fiquei com raiva de ter perdido meu tempo lendo isso

cauerzis 26/03/2024

Matéria escura
Leitura sensacional, como amante de thriler sci fi, esse livro caiu dos ceus.. e o melhor, todo o tema de ficcao e trabalhado em conjunto com uma historia e personagens muito cativantes, que leitura boa, há tempos nao lia um livro em tão pouco tempo

Sanara.Luiza 25/03/2024

Mediano
Decidi começar por esse livro do Blake porque já li gente falando que Recursão é muito bom e espero que seja mesmo, porque esse achei bem mediano.
A história é interessante e tem horas que dá uma boa guinada, porém em outras achei tão sem graça, sem falar que o personagem frequentemente dava umas voltas imensas pra chegar no mesmo lugar.
Achei a experiência legal, mas não colocaria minha mão no fogo indicando ele pra alguém rs
Leia por sua conta e risco, tem gente que gosta ?????

Casal geek 25/03/2024

Fora da caixa
Esse livro é perfeito. É um livro super diferentão que trabalha muito bem o multiverso e que o traz de uma forma totalmente inovadora (o fato de não poder ir para o passado ou futuro). O plot é super fácil de se acertar, porém você só pensa nele 1 página antes do personagem, então foi uma experiência sensacional.