Matéria escura

Matéria escura Blake Crouch

Resenhas - Matéria escura

Debora815 23/05/2024

Um mundo dentro de um mundo, dentro de um mundo.....
Este livro me lembrou muito uma pessoa que dizia que tínhamos que alinhar todos os nossos corpos. Depois de ler este livro fico pensando se um dia poderemos nos unificar com nós mesmos a ponto de não mais precisar abrir novos e novos e novos mundos.

Ailime1 23/05/2024

Não sei o que esperava do final talvez por isso eu tenha ficado meio seila kkkkk mas no geral o livro é bom, faz a gnt refletir bastante sobre oq realmente queremos p nossa vida, é o jeito q foi abordado eh foda do comum

Matheus Fellipe 23/05/2024

Matéria Escura vai te levar para o multiverso
Você é feliz com a vida que tem?

Essa pergunta está estampada na contracapa do livro e eu te garanto que você vai refletir sobre ela no decorrer dos acontecimentos.

Imagina estar vivendo sua vida tranquilamente com sua família, e após ser raptado você acordar num mundo onde nada do que você estava vivendo faz sentido?

É exatamente isso que acontece com o protagonista de Matéria Escura! Jason Dessen vai ter sua vida e sua sanidade reviradas pelo avesso. E muitos questionamentos surgirão na sua cabeça: Será que ele está sonhando ou a sua vida anterior era um sonho? Ele enlouqueceu ou estão pregando uma peça nele?

Você vai entrar na mente do personagem e descobrir junto com ele a verdade por trás desses acontecimentos.

Já te adianto que o autor Blake Crouch é um mestre em mesclar gêneros literários, então você vai encontrar ficção científica, suspense, romance, drama... e esse é aquele tipo de livro que eu particularmente amo, repleto de diálogos, com um ritmo eletrizante e que vai te prender até a última página!

Enquanto eu lia eu já ficava imaginando esse livro nas telas, seja no cinema ou na TV, e para minha alegria, o livro já foi adaptado e os episódios estão sendo lançados na AppleTV com o nome Dark Matter.

“Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum modo na matemática da nossa identidade.”

Matéria Escura vai te levar para um multiverso com infinitos cenários, onde cada escolha feita se desdobra numa outra realidade, paralela e diferente de tudo.

Blake Crouch tem alguns outros livros traduzidos aqui no Brasil, como o primeiro volume da trilogia Wayward Pines (que eu li o ano passado e amei), Recursão e Upgrade (ainda não lidos).

site: https://www.instagram.com/coisasde1leitor/
Jenni 23/05/2024minha estante
Eu amo os livros dele

Matheus Fellipe 23/05/2024minha estante
São ótimos né? Eu li dois apenas até agora, mas os outros dois já estão na estante!

Jenni 23/05/2024minha estante
Demais, preciso ler Pines, é o único que falta, difícil é decidir um favorito

Scolari 23/05/2024

Demorei muito pra querer ler esse livro justamente porque trata de um assunto que me interessa zero. Mas dei uma chance por ter visto muita gente indicando e pelo lançamento da série na Apple TV+.
O livro vale a fama que tem e até para quem não tem o hábito de ler livros com temos de multiverso, física, química e etc, ele te prende. O autor é realmente muito bom e sabe como construir uma história de forma fluida que não seja cansativa.
Gostei bastante e foi muito bom ter saído da minha zona de conforto referente ao tipo de tema de leitura.

Vanessa 22/05/2024

Eletrizante
No inicio pensei que fosse algo que exploraria mais sobre matéria escura no universo, mas me surpreendeu pelo thriller com capítulos bem corrido que instiga a vc querer saber como vai terminar. Se vc ja leu sobre sobreposiçao de realidades é disso q o livro vai tratar em forma de romance. Como o autor, que eu nao conhecia, é roteirista, a estória ficou bem com cara de filme. Trata da natureza humana e sobre as escolhas que fazemos a cada dia, e nos leva a refletir como poderia ter sido a nossa vida se essas escolhas fossem diferentes. Valeu muito a leitura!

BooktokBookBia 22/05/2024

Plot?
Comecei o livro MUITO receosa, foi um dos primeiros livros que li aonde o foco não era o romance. No início achei que não ia gostar, e realmente, não gostei. A M E I! Gente, logo de cara fiquei fissurada na história, nos personagens, não consegui parar de ler, e quando finalmente chegou no Plot twist.... Realmente não tem o que dizer, a escrita do autor é envolvente e detalhista, o personagem é perspicaz, e a história muito bem escrita. Vale totalmente a leitura!

Cris Oliveira 22/05/2024

Um livro que mistura ficção com suspense na medida certa.
A narrativa instigante te prende até o final com grandes reflexões sobre as decisões que tomamos no dia a dia, escolhas, consequências, sucesso profissional e família.
Ele nos convida a refletir sobre nossas próprias escolhas e o que realmente importa em nossas vidas. E com um final inesperado!

"Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum modo na matemática da nossa identidade."

lela 21/05/2024

Acredito que foi minha primeira ficção científica e eu amei demais, a história é tão fluida e o autor escreve muito bem, não enrola nas coisas e tá sempre acontecendo algo diferente, o que te prende do início ao fim, com certeza quero ler mais livros dele.

eu gostei bastante da história e do protagonista também, mas acho que faltou um pouco de sentido no final da história pra mim, antes do momento final, houve algo que achei que não fez muito sentido com o que estava acontecendo anteriormente, então fiquei meio ????, e também ainda não me decidi se apesar da história ter passado muito rápido pra mim, não faltou certa profundidade nos outros personagens, além do Jason, não sei.

tô anjmada pra ler Recursão já que falam que é melhor que esse.

beeresenhas 21/05/2024

"Como você vê seu lugar no mundo?"
Uau! Pergunta complexa essa não é?

Matéria Escura conta a história de Jason Dessen Físico Nuclear e Professor Universitário na Lakemont College na cidade de Chicago e de sua esposa Daniela Dessen Artista Plástica e Professora de Artes para alunos do ensino fundamental. Tudo na vida do casal é dentro da ?normalidade? até que Jason é convidado para beber um drink com seu amigo da faculdade Ryan Holder que acabou de ganhar o prêmio Pavia* por sua publicação científica de identificação do córtex pré-frontal como gerador de consciência. A partir desse encontro com seu amigo sua vida muda completamente e tudo o que Jason pensava ser verdade começa a ser questionado por ele.

A trama é repleta de reviravoltas desde o início do livro, os acontecimentos e desenvolvimento da história são bem rápidos e bem dinâmicos, tornando a leitura eletrizante. Mostra situações e atitudes que tomamos ou poderíamos tomar baseadas nas adversidades dos fatos que temos diante de nós.

O autor soube mesclar perfeitamente ficção científica, romance, drama e suspense, em uma história que faz você pensar e refletir em como seria nossa vida se tivéssemos feito escolhas diferentes. É o tipo de leitura para abrir os olhos e valorizar o que realmente é importante em nossas vidas.

Matéria Escura é perfeito para quem gostou de Black Mirror e DARK.

*na história o prêmio Pavia é concedido por realizações nas áreas das Ciências Físicas e Naturais.

"Para todos aqueles que já se perguntaram como teria sido sua vida se tivessem pegado a outra estrada."

"Estamos apenas vagando através da tundra de nossa existência, atribuindo valor ao inútil, quando tudo que amamos e odiamos, tudo em que acreditamos e pelo que lutamos, matamos e morremos é tão sem sentido quanto imagens projetadas sobre acrílico."

"Nada existe a não ser o espaço vazio? e você! E você não é você. Não tem corpo, nem sangue, nem ossos, você é apenas um pensamento."

"Todos nós vivemos, dia após dia, totalmente alheios ao fato de que fazemos parte de uma realidade muito maior e mais estranha do que se pode imaginar."

"Sem todos os acessórios de personalidade e estilo de vida, quais são os componentes fundamentais que me fazem ser quem sou?"

"Cada momento, cada respiração, contém uma escolha ? diz ele. ? Mas a vida é imperfeita. Fazemos escolhas erradas. Então, acabamos vivendo em perpétuo arrependimento. Não existe nada pior que isso. Construí algo que realmente pode acabar com o arrependimento. Que vai deixar você encontrar mundos onde fez a escolha certa."

"Acho que tudo se resume a querer o que não tive. Aquilo que poderia ter tido se tivesse feito outras escolhas. Mas a verdade é que eu fiz essas outras escolhas. Porque eu não sou apenas eu."

stephany :) 21/05/2024minha estante
amei a resenha ???

Obrigada?

.Igor 21/05/2024minha estante
Mais uma resenha incrível, Fabricia!

Marcos.Leste 21/05/2024minha estante
Resenha tão boa quanto o livro ?

Obrigada meninos ?

Amanda S 21/05/2024minha estante
Dark e Black Mirror??? Parece realmente instigante! Ah, e amei a resenha, parabéns!!

Obrigada Amanda ?

Grazylivros 22/05/2024minha estante
Que resenha maravilhosa, agr quero mt ler esse

beeresenhas 22/05/2024minha estante
? Obrigada Grazy

Thabi.Almeida 22/05/2024minha estante
Maravilhoso né???
É para explodir a cabeça. Vamos do início praticamente de um suspense policial para uma viagem filosófico sobre nossas escolhas na vida.

beeresenhas 22/05/2024minha estante
@Thabi verdade, resumiu bem.

niel 23/05/2024minha estante
quero muito ler

Jenni 27/05/2024minha estante
Eu amo todos os livros desse autor

Eduarda.7 29/05/2024minha estante
Eu li recursão desse autor e amei demais, tô com esse pra ler esse ano e já estou com altas expectativas dps da minha primeira experiência incrível com o autor?. Agr quero ler tudo q ele lançar.

WeirdBoy 20/05/2024

Blake Crouch eu te amo
Sério, fazia um tempinho que eu não pegava um livro tão bom. A história te prende do inicio ao fim e tem um plot antes do meio do livro, o que eu achei maravilhoso.

Me informaram que o autor Blake Crouch manda muito bem em misturar ficção científica com suspense. Matéria escura é sobre realidades paralelas, o famoso multiverso (Alô, Marvel). O personagem principal é muito bem construído e da pra sentir toda a angústia e desespero dele conforme ele vai descobrindo a ?realidade?.

Enfim, eu vou recomendar pra todo mundo porque vale a pena! Te faz pensar sobre as escolhas da vida, sobre o que realmente importa e o que você faria pra ter ?aquilo? (amor, casa, família?) de volta.
Morango.Azedo 20/05/2024minha estante
LEIA RECURSÃO TAMBÉM!!! preciso de alguém para falar sobre essa obra de arte dele (obs: me deixou ainda mais ansiosa para ler esse)

WeirdBoy 20/05/2024minha estante
amg ?? que ódio tá mt caro eu quero mt ler, coloquei na minha lista

Morango.Azedo 20/05/2024minha estante
Oração para abaixar o preço ????????????

josedanielfx 19/05/2024

Você é feliz com a vida que tem?
Um livro fenomenal. Leitura muito fluida e o autor explica conceitos quânticos para quem é leigo no assunto - como eu - muito bem. Leitura obrigatória para quem gosta de ficção científica!!