O beijo do vencedor

O beijo do vencedor Marie Rutkoski

Resenhas - O Beijo do Vencedor

Fernanda631 05/07/2023

O beijo do vencedor (Trilogia do Vencedor #3)
O beijo do vencedor (Trilogia do Vencedor #3) foi escrito por Marie Rutkoski. O terceiro e último livro da Trilogia do Vencedor nos traz um desfecho comovente para o nosso casal Arin e Kestrel.
Em realidades diferentes agora, o jovem casal contará com o amor que sentem um pelo outro para superar as adversidades, apesar de toda mágoa e insegurança que se impôs entre eles.
Anteriormente Kestrel tomou uma decisão que a desgraçou e pôs sua vida em perigo. Tudo isso para ajudar Arin que, sem saber das verdadeiras intenções de Kestrel, voltou para Herran e conseguiu a aliança com o povo do Oriente. E, junto com seus novos aliados do Oriente, encontra-se em guerra iminente contra o povo Valoriano em busca da liberdade.
Iniciamos o terceiro ansiosos e instigados a devorar as páginas para descobrir o que o destino de Kestrel lhe reserva. Apesar da guerra acontecendo, não há nada que impeça Arin de resgatá-la. Então temos muito ação, suspense e drama no reencontro do nosso casal. E quando digo drama, vocês entenderam muito bem: drama. Isso porque quando ela é encontrada está num estado tão debilitado que mal consegue caminhar. Não se lembra de nada, muito menos de Arin.
Enquanto nossa heroína, Kestrel vive numa situação extrema: dentro de uma carruagem como prisioneira indo para as terras gélidas do Norte. Kestrel sacrificou-se para defender Arin e o povo Herrani. O pior de tudo é que o jovem nem imagina o que ela fez por ele e por acreditar que o Imperador de Valória não passava de um louco tirano.
Imagine a reação de Kestrel ser resgatada de um lugar sem conhecer, ao menos, seu salvador? Despois ter sido submetida a diversas atrocidades torna-se difícil entender o que está acontecendo ou quem é Arin. Tudo que é dito por ele gera nela uma desconfiança, apesar de seus instintos lhe dizerem que ele é bom.
Juntos eles vão passar por uma fase de descobertas e reconhecimentos. Kestrel sem memória voltará a Herran em meio à guerra contra o imperador e seu próprio pai. Suas lembranças voltarão aos poucos e ela se juntará aos herranis e orientais, tendo um papel fundamental na formação das estratégias de ataque. Isso porque ela é uma ótima estrategista, superando até o seu próprio pai, o general valoriano.
O relacionamento de Kestrel com seu pai, o General Trajan, é um dos mais intrincados que já vi e novamente ele foi muito bem desenvolvido nesse último livro. Marie fez uma relação entre pai e filha extremamente delicada, onde você vê dois personagens ligados, colocados de lados opostos, semelhantes, mas ao mesmo tempo com idealismos diferentes. Sério, de longe, foi o melhor relacionamento criado dentro dessa história.
O que será que irá acontecer? Será que por fim o amor vai prevalecer entre os dois. Sem mais intrigas, sem mais jogo a políticos? Será que ambos são capazes de se perdoarem por tantas mentiras necessárias, mas ainda sim mentiras que tiveram de contar um ao outro para protegerem um ao outro, mesmo que nenhum deles tivesse conhecimento na época?!
O final dessa trilogia é acompanhado de fortes acontecimentos. A batalha final entre Herran e o Oriente contra Valória terá seu desfecho magnífico. Os reinos aliados serão capazes de liquidar, de uma vez por todas, o Imperador de Valória? E Kestrel terá coragem de lutar contra seu próprio pai, mesmo ele tendo lhe virado as costas?
As narrações das batalhas são envolventes e criativas. As sacadas humorísticas do personagem Roshar também trazem uma leveza ao enredo. Apesar de Marie Rutkoski ter trazido questões emocionais complexas a trama, o casal Arin e Kestrel acabam superando muitas mágoas e conseguem fazer as pazes com seu passado. Os caminhos que antes divergiam para lados opostos, agora convergem para uma estrada de glória, triunfos e superação.
O Beijo do Vencedor evolui de maneira mais devagar que os anteriores, pois a autora coloca o famoso pingo nos is, mas nos mostra também com riqueza de detalhes os sentimentos desse casal.

Helena_ 18/06/2023

Trilogia muito boa
Eu queria mais, precisava de mais para entender a relação entre o imperador e o pai da Kestrel, para compreender porque os dois eram assim. Eu esperava que resolvesse mais alguns problemas também, pq ficou algumas pontas soltas por aí.
Mas a escrita dessa mulher é incrível, gostei bastante de como ela foi poética e tocante em certos momentos.
A Kestrel é uma boa personagem, a maneira como ela marca a presença dela na obra, com a sua mente e personalidade.
Já o Arin tem seu próprio charme, conquistando os leitores com seus capítulos, mostrando porque ele é assim, e o que aconteceu para ele chegar onde chegou.
A parte como a escritora desenvolveu o romance deles foi ótima, em pouquinho a pouquinho, algo bem mais sentimental do que outras coisas.
Gostei bastante dessa trilogia, lógico que não vai agradar todos os gostos, mas ela é ótima a sua maneira.

BrunaCeotto 12/05/2023

Esses personagens ficarão gravados na minha memória para todo o sempre.

@estantedajulia 29/04/2023

Trilogia mais do que recomendada

A guerra está eclodindo e Arin está à frente dela. O que ele não imagina é que sua verdadeira mariposa está a caminho de um campo de trabalho forçado. Ele tem absoluta certeza que Kestrel o traiu, nunca o amou ou se quer esteve ao seu lado. Mas, nem desconfia da verdade. A jovem era a sua informante, a mariposa, e está prestes a pagar muito caro por isso.

A protagonista está sem esperanças, sabe do olhar de reprovação que recaiu sobre ela por parte do próprio pai e de Arin. Mas, antes de cair em total descrença e se entregar as crueldades do campo de batalha, tenta entregar uma última mensagem. Será que o líder a frente do povo de Herran pode voltar atrás, colocar a cegueira de lado e enxergar a verdade? O romance será mais forte que os horrores da guerra?

É visível como este livro está muito mais intenso e eu diria até violento. Além disso, fica evidente que todos os acontecimentos dos volumes anteriores os levaram exatamente onde estão. Tudo está conectado. Preciso dizer que a autora trabalhou muito bem o relacionamento dos dois e que não precisamos de um romance carnal, cheio de beijos e toques, para nos apaixonarmos e torcemos por um casal.

Outro ponto a ser destacado são os cenários da guerra. Mare Rutkoski possui uma escrita tão envolvendo que em diversas cenas eu estava lá, sendo mais uma do exército de Herran. Há capítulos de perder o fôlego e parecer que não vai encontrar nunca. Fiquei sim com o coração na mão.

Foi difícil me despedir de Kestrel. Ela é uma protagonista forte, destemida e segura de si. Não teve medo de arriscar e muito menos de perdoar, ou qualquer coisa que chegue perto disso. Kestrel nos mostrou que não é preciso força quando se tem a inteligência e que uma guerra pode ser vencida dessa maneira. A personagem fará falta!

Trilogia mais do que recomendada!

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

Taty 21/04/2023

Você é sua própria arma.
Nota pessoal - contém spoiler:

Nesse terceiro livro, fiquei angustiada com a história apavorante de Arin durante a invasão valoriana, quando sua família foi dizimada. Certamente compreendi ainda mais seus sofrimentos.

"Você vai ser solitário, mas vai se tornar forte. Um dia, terá sua vingança."

Alguns capítulos foram mais longos do que nos livros anteriores e no começo da leitura, vemos mais da perspectiva de Arin do que da protagonista. Mergulhamos nos acontecimentos de sua infância e os conflitos de sentimentos em relação à Kestrel - o que me deixou de coração partido -, e sua crença de que a mocinha nada fez pelo seu amor.

"Arin sabia que algumas coisas doíam para sempre, mas Kestrel não era uma delas. Essa era uma ferida que enfim cicatrizara."

O romance continua poético e sofrido. Kestrel precisa reviver e relembrar seus sentimentos por Arin, o que deixa a história dos dois mais tensa e angustiante. Ainda não temos uma definição de casal até mais da metade da leitura. Eles estão perto, mas não definitivamente juntos. Arin ama a mocinha com todas as forças. Mas ela não consegue entender seus sentimentos por ele - justamente pela amnésia. O que deixa a interação deles um eterno "será que agora vai?". Confesso que fiquei um pouco irritada com isso, apesar de saber que era completamente compreensível e que fazia sentido para o enredo.
Continuo amando a força do amor que esse dois tem.

"Não vou jogar com você porque, mesmo quando ganho, eu perco. Nunca foi apenas um jogo entre nós."

Acredito que o que Kestrel passou na Tundra, foi para provar na própria pele o sofrimento dos povos escravizados. A autora certamente nos quis passar essa mensagem. E esse acontecimento, sem dúvida iria endurecer o coração da mocinha para com os valorianos. Em todo caso, sofri com todas as provações que a jovem passou naquele lugar.

"Kestrel ignorou que havia nascido valoriana. Tinha escrito o que sentia. Amo você. Sinto sua falta. Faria tudo por você."

Kestrel é uma protagonista maravilhosa e apreciei demais o quanto ela foi amadurecendo durante a jornada. Sempre irei exaltar as suas estratégias inteligentes, sua coragem e bondade.

O relacionamento da mocinha com o pai foi bem desenvolvido. A autora soube explorar essa parte delicada de uma relação entre pai e filha, onde seus ideais e a lealdade estão em lados opostos. É assustador e triste ao mesmo tempo.

"Seria uma benção esquecer. Afinal, o que havia para ser lembrado? Alguém que ela nunca poderia ter. Amigos mortos ou deixados para trás. Um pai que não a amava."

Achei maravilhoso poder entrar na mente de Arin por mais tempo. O rapaz me conquistou! Ele é incrível, tem um coração de ouro. Um líder corajoso e destemido. Um destaque especial para o quanto ele respeitou a mocinha em seu tempo de recuperação, e posteriormente reconquistou seu coração.

Roshar foi um personagem magnífico. Meu favorito nesse volume! Ele é carismático demais e seu humor sarcástico deu uma leveza a todo esse sofrimento e guerra que o livro aborda. Amei demais a amizade dele com Arin - um bromance encantador. Fiquei triste com sua partida no final e queria que a autora tivesse lhe dado um desfecho melhor.

"- Vai dar um abracinho nele, vai. Ele viajou todo esse caminho só para ver você. O mínimo que pode fazer é dar um dos seus braços para ele comer. Acha demais? Que tal uma mão? Alguns dedos, pelo menos. Arin, cadê a sua hospitalidade? Arin, rindo, abraçou seu amigo."

"Defendo o seu direito de manter o que lhe pertence, pelo amor que tenho por ele e que ele tem por mim."

A leitura é bem fluída e - não me canso de dizer - mesmo em terceira pessoa, a autora soube transmitir muito bem todos os sentimentos e pensamentos de Kestrel e Arin.

Gostei da descrição das guerras, estratégias e o uso de cliffhanger no meio do conflito maior, alternando as perspectivas e me deixando obviamente apreensiva e curiosa.

O segundo volume, foi superior à essa leitura. Infelizmente temos algumas pontas soltas, sem uma explicação razoável e aprofundamento. Mas acredito que a trilogia tenha concluído da melhor maneira.

Foi uma viagem incrível, em um universo rico, com um romance fascinante. Me arrependi de não ter lido antes. Eu amei demais!

Isa 16/02/2023

O beijo do vencedor
Último livro da série e agora posso dizer com certeza que o segundo volume é o melhor deles. Neste livro temos o resgate de Kestrel por Arin, sua amnésia devido as drogas na prisão e as batalhas contra o império valoriano. A aliança entro o povo Herrani e os Dacranos foi fundamental para o desfecho. Livro sem reviravoltas, apenas o óbvio, mas escrita de fácil leitura.

Naty Araujo 01/02/2023

Essa trilogia me envolveu de todas as maneiras possíveis! Fui sem expectativas e me surpreendi! Me deparei com uma trama, história, escrita e personagens tão bons que não consigo entender como ela não é mais conhecida por aqui.
Essa história me arrebatou. Ao mesmo tempo que queria ler sem parar, não queria terminar tão rápido e ter que me despedir de algo que gostei tanto de ler.
Se você gosta de intrigas políticas, luta por igualdade, drama, romance, amor proibido, personagens fortes e escrita envolvente, você precisa ler A trilogia do Vencedor.
Amei amei amei ???????

Erick 27/01/2023

Sem palavras pra essa trilogia, os personagens são fascinantes, incríveis e divertidos. É uma leitura sobre política, comédia e acima de tudo romance.

Lary 01/12/2022

Uma ótima trilogia, uma história que se tornou uma das minhas queridinhas.
Gostei e recomendo bastante.

Jade Ricieri 01/12/2022

Gostei bastante do livro, o texto é bem escrito e a dinâmica das lutas e diálogos é incrível, o que torna a história muito boa.
Porém, achei o final um pouco corrido e senti falta de algumas coisas, mas nada que atrapalhasse a leitura.
Se você procura um livro com muita intriga política e personagens fortes, eu indico essa trilogia.

Anna Eloisa 30/11/2022

Ah, Kestrel (suspiros)
"Você não precisa ter talento com uma espada. Você é a sua própria arma."

O Arin é perfeito, eu me apaixonei pelo quanto ele é genuíno, o quanto é leal e corajoso, as vezes beira até a ingenuidade. É um personagem maravilhoso!

Mas a Kestrel???
A Kestrel conquistou meu coração!
Ela não arrasa nas lutas, não é boa com armas, mas como disse a Risha, ela é sua própria arma, mais especificamente sua mente. A Kestrel é genial! Por isso me doeu tanto ver ela perdida em si mesma nesse livro, eu senti sua dor. Senti a dor do Arin também.

Eu não gostei do final, não gostei da forma como tudo se resolveu fácil demais. Construíram uma guerra por 3 livros e resolveram tudo em um piscar de olhos e o pior, não foi nada la muito digno da Kestrel e do Arin. Eles já fizeram melhor. Poderiam ter feito muito melhor.

Mas ainda assim dei 4,5 estrelas. Eu nem sei explicar o que eu amei tanto nesse livro, pq fato é que não acontece lá muita coisa em boaaa parte dele. Mas eu amei o desenvolvimento dos personagens e da relação entre eles. Acho que eu tinha ficado com a sensação nos livros anteriores que tudo foi muito extremo por razão nenhuma, do tipo te conheci ontem e já posso morrer por vc. Mas nesse livro a relação deles foi aperfeiçoada, foi refinada! E a romântica incurável que vive em mim amou cada segundo ??

Eu fico com a sensação que li esses livros ao contrário, pq pelas resenhas que vejo o pessoal gostou muito mais da parte romantica dos outros livros e do desenvolvimento político desse. Quando pra mim foi o contrário. O primeiro é um misto das duas coisas, mas ainda tudo muito introdutório. O segundo foi o desenvolvimento político perfeito, cheio de artimanhas de todos os lados. E esse foi o desenvolvimento romantico de milhões!!!

PS. Ainda não decidi se acho a escrita poética e conceitual ou ruim e confusa.

Kyni 17/11/2022

Não tenho palavras para isso
Tudo que Arin e Kestrel passaram foi nescessário para esse final, depois de tudo, brigas e etc eles finalmente vão poder ficar em paz.
O jeito que eles amadureceram juntos foi incrível, tudo que eles fizeram e pensaram foi algo que fez para a mudança do possível final triste deles.
Eu não sou mt fã de livros que se passa em época antigo, mas esse livro é a pura prova que tudo pode mudar em dentro dias.

airles 08/08/2022

Um final incrivel pra uma trilogia incrivel
A autora consegiu fechar todas as pontas ainda entregando um desenvolvimento muito bom pros personagens. O começo me estressou um pouco porque não teve um reencontro imediato e eu não aguentava mais sofrimento. Esse casal se tornou um dos meus favoritos e essa autora também ela tem uma escrita linda e poetica que eu amo. A cena do jogo de morder e picar??? achei muito brilhante eu tava tremendo de ansiedade pra saber o final. É uma trilogia incrivel, é um YA eu acho mas parece um livro adulto nao tem uma cena mais feliz só desgraça e tensão (de um jeito bom).

"-Ele mudou nós dois. Eu penso em você, tudo que você perdeu, quem você era, quem você foi forçado a ser e talvez ainda seja, e eu- eu me tornei essa pessoa incapaz de...
- Kestrel - ele diz calmamente - eu amo essa pessoa."