O Sol Também é Uma Estrela

O Sol Também é Uma Estrela Nicola Yoon

Resenhas - O Sol Também é Uma Estrela

laupresotto 30/09/2023

Um livro que me tocou demais
Já tinha visto o filme quando lançou e achei que não ia me surpreender tanto, mas, como sempre, o livro sempre acaba sendo o melhor.

Amei demais esses dois, ele totalmente gamado nela e ela se fazendo de difícil de se apaixonar. Ele sendo todo sonhador, e ela toda pé no chão.

Tirei muitas citações boas demais - sério, foram muitas, tomou três páginas do meu caderno de citações. É uma leitura que tu aprende lendo, já que tem alguns capítulos que ensinam sobre algo que se relaciona com o que eles estão vivendo, conversando ou sentindo. Por exemplo, tem um capítulo que ensina sobre uma expressão jamaicana chamada irie, outro sobre teorias de como o universo foi criado, etc. Amei demais esse tipo de leitura.

No geral, o livro é bem rápido de ler, com a leitura super fluida, a história muito boa e comovente, muito realizada por ter me apaixonado por ela pela segunda vez. Recomendo muitoo.

lucca 28/09/2023

"Corações não se partem. Só param de funcionar."
Que dia é esse que tem mil horas? É legalzinho, mas sinto que o epílogo foi meio paia.

Citações:

Para fazer uma coisa simples como uma torta de maçã, você precisa criar o mundo inteiro.

Só para esclarecer: não acredito no destino. Mas estou desesperada.

Nomes são coisas poderosas. Servem como marcadores de identidade e uma espécie de mapa, localizando a pessoa no tempo e na geografia.

As palavras não deveriam ter permissão de mudar de significado. Quem decide que o significado mudou, e quando?

É melhor ver a vida como ela é, e não como a gente quer que seja. As coisas não acontecem por algum motivo. Simplesmente acontecem.

Se a neve cai numa cidade e não há ninguém para sentir, mesmo assim faz frio?

Se a pessoa que deveria amar você eternamente para de amá-lo repente, em que acreditar?

Talvez Ele (ou Ela... Ah, até parece. Deus é, definitivamente, um cara. De que outro modo explicar as guerras, as doenças e as ereções matinais?)

As pessoas passam a vida inteira procurando o amor. Mas como a gente vai confiar numa coisa que pode acabar tão subitamente quanto começa?

Mas ele não é nenhum planeta, é só a última luz desbotada de uma estrela morta.
E não sou um satélite. Sou lixo espacial, me distanciando dele o máximo que posso.

Meu tipo são garotas. Todas. Por que iria limitar as opções de namoro?

? Porque não vou me apaixonar por você.
? Como você sabe?
? Não acredito no amor.
? O amor não é uma religião. Ele existe, quer você acredite ou não.

? E você se sente bem acreditando que a vida não tem sentido?
? Que opção eu tenho? A vida é assim.

? E se eu dissesse que poderia fazer com que você se apaixonasse por mim cientificamente?

Desse modo nós vivemos vidas múltiplas.

Rapaz tenta usar ciência para ganhar garota.

De qualquer modo, meus olhos são como quartzo (do tipo esfumado) e as garotas (pelo menos uma) curtem isso.

? Os cientistas não devem fazer experimentos em si mesmos.
? Nem mesmo para o bem maior? Para aprimorar o conhecimento da humanidade sobre si própria?

? Você pode ser cética quanto quiser, mas muitas vidas podem ser salvas com poesia.

? Não. De mim só viria benevolência. Eu decidiria o que é bom para todo mundo e faria isso.
? E se o que é bom para uma pessoa não for bom para outra?

? Então você vai morrer como um herói incompetente?
? Vou morrer tentando.

Quando dizem que o coração quer o que quer, estão falando do coração poético ? o coração das canções de amor e dos solilóquios, o que pode se partir como se fosse vidro recém-feito.

Por isso sabe: o amor não passa de substâncias químicas e coincidência.
Então por que Daniel parece algo mais?

E o amor não é amor se não for retribuído, certo?

Às vezes a verdade pode doer mais do que a gente espera.

Crescer é se afastar.

Ninguém quer se machucar quando cai de amor. Só quero cair como todo mundo cai.

Quem somos nós, senão produtos dos nossos pais e da história deles?

? É DIFÍCIL AMAR ALGUÉM que não ama a gente ? digo a ele.

? Não disse.
? Na minha cabeça, eu disse.
? Eu estou na sua cabeça?

? As estrelas são importantes ? afirmo, rindo.
? Claro, mas por que não existem mais poemas sobre o sol? O sol também é uma estrela, e é a mais importante para nós. Só isso deveria valer um ou dois poemas.

? Não há nada de errado em ter sonhos. Posso ser um sonhador idiota, mas pelo menos eu tenho sonhos.
? E isso é uma virtude? Vocês, sonhadores, acham que o Universo existe para vocês e para sua paixão.

A vida não passa de uma série de decisões, indecisões e coincidências idiotas às quais decidimos dar significado.

Dizemos a nós próprios que existem motivos para as coisas que acontecem. Mas, na verdade, só estamos contando histórias para nós mesmos. Inventando. Elas não significam nada.

Será que devo dizer que acho que os sonhos nunca morrem, nem quando estão mortos?

Não sabem que a pobreza é uma faca afiada cortando a gente.

Às vezes o mundo da gente balança com tanta força que é difícil imaginar que quem está ao redor não perceba também.

Achamos que queremos ter todo o tempo do mundo com a pessoa que amamos, mas talvez a gente só precise do contrário. Só de uma quantidade de tempo finita, para acharmos que o outro ainda é interessante. Talvez não precisemos do segundo e do terceiro atos. Talvez o amor seja melhor no primeiro.

Acho que o clichê é verdadeiro. As pessoas apaixonadas querem que todo mundo esteja apaixonado.

? Eu achava que os poetas não brigavam.
? Está brincando? Nós somos os piores. ? Ele sorri para mim, mas se encolhe de dor.

? Mas que inferno! Vocês, poetas, são perigosos.

O sol nasce todo dia e cede espaço para a lua toda noite.

? Não acha engraçado que nossas lembranças prediletas tenham a ver com as pessoas de quem nós menos gostamos agora? ? pergunto.

E, se a confiança é um dos fundamentos do amor, talvez o costume de olhar nos olhos seja um modo de construí-la ou reforçá-la. Ou talvez seja mais simples do que isso.

O problema de elevar a esperança às alturas é: a queda é muito longa.

Corações não se partem.
É só outra coisa que os poetas dizem.
Os corações não são feitos
De vidro
Nem de osso
Nem de qualquer material que possa
Rachar
Não
Se desfazem.
Corações não se partem.
Só param de funcionar.
Como um velho relógio de outro tempo, sem peças para o conserto.

E se formos apenas um desvio na história de outra pessoa?

Beacmn 27/09/2023

Destino?
Sobre inesperados encontros e desencontros!

Um romance rápido, mas muito intenso, te faz torcer até a última página, eu particularmente amei (apesar do final e das revelações que as coisas poderiam ter sido diferentes), fala sobre a importância que as pessoas tem umas na vida das outras, pequenos segundos podem literalmente salvar uma vida!

Lindo e inspirador!! ??

Malu Batista 22/09/2023

Nicola vc não tinha esse direito
Amo como a Nicola nos prende nos seus livros. O livro se passa em um dia inteiro (menos) e mesmo assim a gente fica preso em uma história curta, mas ai mesmo tempo que nos faz emergir, adentrar linha por linha.

O livro me prendeu desde o começo, a escrita da Nicola é leve, fácil de ler e ainda deixou a gente com um gostinho de quero mais. Estou ansiosa para ver o filme.

Acho que o que me fez tirar 0,5 estrela foram as inúmeras referências científicas, não lia elas depois de um tempo.

Melissa.Zanetti 22/09/2023

Li em um dia
Eu adorei esse livro, ele é muito interessante e com capítulos extremamente curtos que te fazem ir longe com a leitura e mergulhar muito na história.

Eu adorei toda parte mais técnica e até meio sobre estudos e o jeito que os protagonistas se conectam é maravilhosa mas o romance atrapalha um pouco, eu acho que seria melhor eles terem apenas uma conexão ou algo do tipo.

Sophia 14/09/2023

Um dos livros de romance que eu mais gostei. Foge um pouco do ?super clichê?, o que eu não costumo gostar. Muito gostoso de ler e nada monótono.

Mistfey 06/09/2023

Queria que o meu dia tivesse essa duração...
"Somos capazes de grandes vidas. De uma grande história. Por que aceitar menos? Por que escolher a coisa prática, a coisa corriqueira? Nós nascemos para sonhar e fazer as coisas com as quais sonhamos."

Uma garota chamada Natasha, está prestes a sofrer uma remoção voluntária por imigração. Ela mora nos Estados Unidos e vai ter que voltar pra sua terra Natal, a Jamaica, com os pais e o irmão mais novo. Ela só tem mais um dia nos Estados Unidos e o livro vai contar o que acontece durante esse último dia dela antes de se mudar.
Para ela isso é algo horrível, afinal ela sequer lembra direito da infância na Jamaica, e ela realmente acredita que a vida dela tá ali nos Estados Unidos, amigos e os sonhos e etc.
Então, em uma última tentativa de tentar mudar essa situação, ela resolve ir até o departamento de imigração uma última vez em vez de arrumar as malas. E é aí que ela conhece o outro protagonista da história, Daniel.
O Daniel é um jovem filho de coreanos que tem uma entrevista de admissão pra uma faculdade nesse mesmo dia, o que é algo que ele não tem interesse, mas os pais meio que obrigam ele a isso. Ele e a Natasha não são muito parecidos em questões ideais. Ele acredita que o destino existe e ela não, por exemplo.
Conforme a história se desenrola, a gente conhece os dois personagens, tanto a personalidade deles, quanto os dramas familiares, o que aconteceu pra chegar nesse ponto em que a Natasha vai ter que ir embora, etc.
O livro é interessante, traz um pouco da questão imigratória, somado ao protagonismo amarelo e negro, um pouco das questões relacionadas ao porquê dessas pessoas saírem de seu país de origem em busca de novas oportunidades, principalmente nos Estados Unidos, já que é o cenário em que a história acorre, e como na maioria das vezes a realidade daquele pais quebra totalmente a ilusão do famigerado" sonho Americano" que é tão vendido mundo a fora e tudo mais.
Tem muita discussão sobre futuro, escolhas de vida, como tornar a perseguição do sonho ou sua vocação o mais simples possível, a fim de não sofrer tanto quanto se você tivesse escolhido opções mais vantajosas pra sua vida que não envolvem o seu querer.
Os dois personagens estão um certo drama familiar, tentando descobrir o que eles querem apesar das escolhas dos pais e do que eles acham que é o certo, ou o que eles acham que eles devem ou realmente querem ter.
Tem capítulos curtinhos, e além dos pontos de vistas dos dois protagonistas, a autora vai intercalando com os pontos de vistas das pessoas com quem eles vão cruzando na rua ao longo do dia como os pais deles, o advogado, a secretária do advogado, o zelador, o motorista do táxi, a dona do restaurante, e por aí vai. Eu achei isso bastante interessante.
Apesar de tudo isso, essa característica do livro de se passar um em um só dia não casou muito comigo. Eu particularmente Não gosto muito quando um livro inteiro se passa em 24 horas ( no caso esse teve menos horas que isso), principalmente envolvendo um suposto romance. É um livro mediano, leia se você realmente quiser.
Liaaa2 18/01/2024minha estante
A situação está em que página?

Liaaa2 18/01/2024minha estante
Citação *

Mari 05/09/2023

O sol também é uma estrela
" - A maioria dos poemas que li são sobre amor, sexo ou as estrelas. Vocês, poetas, são obcecados pelas estrelas.

-As estrelas são importantes - afirma, rindo.

- Claro, mas por que não existem mais poemas sobre o sol? O sol também é uma estrela, e é mais importante para nós. Só isso deveria valer um ou dois poemas.

- Feito. De agora em diante só vou escrever poemas sobre o sol."

Minha nossa demorei muito pra terminar esse daqui, só consegui ler de verdade depois da metade do livro, o começo é muito xoxo. É uma história boa, mas poderia ter tido um finalzinho melhor hein.

Apesar de ter sido uma leitura bem arrastada, gosto da escrita da Nicola e como ela coloca vários pontos de vista nese livro e foi meio legal me ver um pouco e concordar com alguns traços de personalidade dos pps.

Raquel958 03/09/2023

Já li e reli, já assisti o filme tantas vezes mas ainda assim essa história sempre me pega...sou muito apegada aos personagens, amo a história

skuser02844 03/09/2023

Livro que traz esperança
Vivi o drama da Natasha junto com ela,já havia visto o filme então já conhecia a história mas posso garantir que no livro algumas partes são diferentes,com mais detalhes e também a forma como o livro é organizado me agradou muito,mostra como os personagens vêem e sentem os acontecimentos da história. A história se passa em um dia mas cara,parece que eles viveram uma vida juntos de tanta conexão! A história do pai da Natasha é linda e o desfecho surpreendente. O final aberto deixou um pouco a desejar mas como diz Jão: "acontece" ????

wsx.will0 28/08/2023

Ok
O livro é até bom. Esse livro não é para todo mundo fala sobre ciências, teorias, paradoxos, universo e muitas outras coisas que envolvem esses mundos.

Comprei esse livro pq estava na promoção na Amazon, nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, ent comprei ele para ver.

Isabella250 24/08/2023

"Não acredito mais em Deus.Também não acredito no meu pai"
O livro não me prendeu, mas mesmo assim é bom, depois que eu acabei fiquei refletindo sobre algumas frases desse livro, adorei o romance e adorei que mostra o ponto de vista de várias pessoas que se interligam.Recomendo