A Melodia Feroz V. E. Schwab

Resenhas - ///

Fernanda631 31/07/2023

A Melodia Feroz
A Melodia Feroz (Monstros da Violência #1) foi escrito por Victoria Schwab.
Este é um futuro distópico, onde cidades e distritos se ergueram sobre o que antes eram os Estados Unidos. Mas cada ato de violência gera um monstro que passa a ser parte dos locais onde o ato aconteceu. Os Malchais se alimentam de sangue, os Corsais de carne e osso e os Sunais, os mais raros, alimentam-se das almas das pessoas. A mensagem do livro é direta e bem óbvia: violência gera violência. E mesmo sabendo disso, as pessoas continuam cometendo agressões, assassinatos, chacinas, gerando mais e mais monstros.
August e Kate vivem em um mundo marcado pela guerra. Uma cidade dividida em dois setores; um deles controlado pelo pai de Kate Harker, um comandante cruel que tem poder sobre os monstros que habitam aquela área, e o outro lado comandado pelo pai adotivo de August, um líder que equilibra a paz frágil com a ameaça de um novo confronto.
A diferença entre os dois jovens protagonistas é uma só: Kate é filha de um controlador de monstros e August Flynn é um monstro. O mais raro deles. Porque esse mundo pós-guerra é palco de um cenário sobrenatural. A violência criou monstruosidades, e essas criaturas são um risco para os humanos que vivem ali.
Quando August recebe a missão de espionar Kate do outro lado da fronteira, na parte da cidade que o pai dela controla, as coisas começam a desandar. Primeiro porque Kate é um espírito rebelde, e segundo porque August é um monstro em meio a humanos. Com a eminência de um novo conflito pairando sobre suas cabeças, o livro se desenvolve através da ideia de que as diversas formas de violência são a provisão da própria guerra.
O que eu achei mais genial nessa obra foi esse conceito de violência. A autora conseguiu desenvolver o sobrenatural dentro da sua trama de maneira bastante crível; você acredita que a violência poderia criar monstros, porque é isso que ela faz. Ela mata, destrói, traz caos. A violência é uma coisa instável e voraz, insaciável.
Ela está ali nas sombras dos homicidas, perseguindo terroristas; a violência é a sombra de um monstro que se disfarça de humano. Quando acontece, a sombra se desprende da pessoa e se torna a forma física do crime cometido. Existem os corsais - que surgem de atos violentos não letais, e perseguem pessoas na escuridão e nos becos escuros.
São disformes, feitos de ébano e crueldade. Depois deles, os malchais, que nascem dos homicídios. São monstros mais humanos, mas seus olhos vermelhos e sua sede de sangue insaciável os tornam mortíferos. E, por fim, os sunais. Esses surgem dos crimes mais hediondos.
August é um sunai, e o fato de um garoto com tantos medos e fragilidades ser um dos monstros mais temidos dessa sociedade mostra muito a balança delicada que compõe o mundo criado pela Victoria Schwab. O que faz de você um monstro? A violência que você aplica ou a violência que te cria? O que diferencia August do pai de Kate?
August é um monstro em todas as definições da palavra, mas o pai de Kate é quem comete as atrocidades. A força dessa obra reside na sutileza do desenvolvimento da história; no modo como a autora introduz a violência em suas diversas formas para mostrar os horrores que ela pode trazer ao mundo.
E o August foi um protagonista tão, tão carismático. Sua convivência com os "irmãos", outros dois sunais adotados pelo líder, é ótima. Ilsa é o coração e o arrependimento. Leo é a coragem e o terror. August é o equilíbrio. Ele teme o que eles são, mas precisa aprender a aceitar e entender.
Suas histórias são fortes; de onde eles surgiram, como surgiram, o que significa seu poder, tudo isso é explicado no momento certo pra dar a sensação de choque e reconhecimento. E em quesito personalidade, de novo, pontuo que August é precioso demais para o mundo; ele é gentil e conciso, querido até o último fio de cabelo. O título do livro remete à sua condição de monstro. O significado da Melodia Feroz é impecável.
Enquanto August é a razão e o cuidado, Kate é uma rebelde intrépida, ansiosa para se provar para o pai - o líder de monstros -, para mostrar que está pronta para viver o que a guerra deixou para trás. Sob isso, encontramos seus temores e receios, o que a perda da mãe significou para a menina e como isso ajudou a construir sua personalidade irrefreável.
Ela e August formam uma ótima dupla, e os caminhos que os colocam lado a lado são pautados por decisões arriscadas. Outro ponto positivo do livro? O romance não existe. Ele é uma possibilidade, sim, mas não nesse livro. Nessa obra é tudo sobre se aproximar e confiar um no outro. É o nascimento de uma amizade forte e inesperada, marcada por desavenças e por diferenças óbvias dentro das suas jornadas de vida. Ao mesmo tempo em que Kate e August se diferem, eles também são idênticos. Dois jovens assustados que precisam aprender a sobreviver - a viver.
A questão da guerra e o envolvimento dos sobreviventes nela: tudo é maravilhoso. No núcleo da Kate, temos uma visão mais sombria e quase humanizada, eu diria, dos malchais. Não que eles sejam bons ou compreensíveis, mas eles são formas sombrias e cruéis. São monstros ansiosos pela violência. Um malchai em questão, Sloan - servo do pai de Kate, servidão essa conquistada através do medo - tem um arco fantástico na história.
A violência cria monstros. Através da guerra, da tortura, do assassinato. Através do caos ou mesmo da ordem. A violência fala através da Melodia Feroz e instaura seu reinado de terror com as sombras que nascem com ela.

vanlarue_ 31/07/2023

Surpreendente
É uma leitura totalmente diferente de todas que eu já tive, me surpreende com toda história, e me prendeu bastante, só não conclui mais rápido por conta do tempo corrido e do cansaço.

A história dos dois é triste, eu sinto isso, e sinto que eles podem dar ainda mais certo estando juntos, apoiando um ao outro, espero que no segundo eles possam dar uma chance a algo novo pros dois.

Mas, posso dizer que gostei muito.

Wanessa Pereira 30/07/2023

A Melodia Feroz
Que livro SENSACIONAL, a história é simplesmente perfeita, os protagonistas são extremamente inteligentes, carismáticos e fáceis de serem amados. Todos os acontecimentos encaixaram perfeitamente na história, todas as falas, a forma que cada personagem age tem uma explicação por trás, eu estou tão em choque e pasma com esse final que nem sei o que falar kkkk mas esse livro é perfeito e merece muiito ser lido.
( Preciso urgentemente ler o próximo)

Loh.br 28/07/2023

Não é romance, mas é bom d+
Gostei bastante da história, apesar de que meu pensamento era que o livro seria um enemies to lovers, apesar dessa pequena decepção gostei bastante da história e o desenvolvimento dos personagens, o plot é chocante, pelo menos para mim foi bastante, saborear cada palavra, que dá aquele gostinho de "Quero mais" foi ótimo.

Beatriz 27/07/2023

8/10
O que fala:
Em uma cidade onde violência gera monstros, literalmente, August e Kate tentam sobreviver de seu próprio jeito. Especialmente, quando a trégua entre as duas regiões da cidade ameaça acabar, o que pode gerar em guerra.

Como foi minha leitura:
Rápida e fluida, uma vez que engatei, não consegui parar de ler.

Sobre os personagens:
Apesar de gostar bastante do jeito que Kate enfrente seus medos e luta, faltou algo para me conectar com ela.
Em contrapartida amei August e seu desenvolvimento, muito interessante ver o jeito que ele compreendia o mundo. Os seus irmãos também eram bem legais.

Sobre a história:
Uma premissa muito interessante, bem desenvolvida. Eu já imaginava quem estava por trás de tudo, mas ainda sim foi legal de ver todo o plot sendo revelado. Um ponto que eu gostei foi o fato de não ter romance.

Justificativa da nota:
Apesar de ser bem legal, eu provavelmente vou esquecer boa parte da história. O fim não me deixou ávida para ler a continuação. Mas no geral, uma fantasia bem legal e que eu recomendo.

Wanny2 26/07/2023

A Victoria sempre me surpreende achei que não ia gostar mas no fim estava louca para que August conseguisse se salvar e que apesar de ser um monstro ele conseguisse se manter o mais humano possível.

Helio Oliveira 26/07/2023

A história em si é boa, mas peca um pouco pois demora para pegar no tranco, quase desisti, pois as primeiras 100 páginas são muito paradas, e você fica sem entender praticamente nada. Mas após isso, a leitura fica muito melhor e mais fluida

Aline Maia 21/07/2023

Nem parece YA
"A Melodia Feroz" é o primeiro livro de uma duologia que estava pegando poeira na minha estante fazia quase três anos. Um dos motivos de enrolar para ler foi porque não quero diminuir a quantidade de livros não lidos da Schwab na minha estante. Gosto demais da autora e sempre acabo amando seus livros.

A história se divide em dois pontos de vista sendo um de Katherine Harker e o outro de Agust Flynn. Os dois personagens são ótimos e mesmo sendo um YA não irritam. Possuem seus conflitos, mas não tem enrolação e chatisse. Estar em suas cabeças é curioso e instigante, não é aquela tortura de odiar os pensamentos bestas de adolescentes kkkk.

Kate quer ser um monstro a todo custo no sentido de querer não ter nenhuma fraqueza. A sua vida gira em torno de se tornar fria e forte para receber a aprovação do pai. August é um monstro que quer ser humano. Sua vida gira em torno de segurar suas trevas a medida que consegue sair da superproteção de sua família.

Corsais, Malchais e Sunais são os monstros que habitam nesse universo. Schwab não perdeu tempo buscando uma forma lenta e didática de explicar como são. As informações breves aparecem em uma canção infantil e suas descrições vão sendo mais claras a medida que os monstros aparecem na história. É muito interessante a forma como esses monstros surgem, sempre oriundos de algum crime. Achei a criação de um sunai a mais impressionante, gostei muito de como a Schwab pensou cada detalhe desse universo que criou.

A atmosfera urbana foi um ponto positivo para mim, ainda mais da forma que foi escrita. Me sentia nessa cidade, conseguia ver as ruas podres da zona vermelha e as sombras com vida nas pessoas que já tinham cometido atrocidades. A cena em que August toca o violino iluminando os tuneis do metrô foi uma das minhas preferidas: o contraste de toda a coisa podre com um monstro trazendo luz com sua melodia mortal.

Nada me incomodou em "A Melodia Feroz". Não me pareceu manjado, exagerado ou mal feito. É uma história com suas complexidades e que nos é contada de maneira muito fluida. O fato de não ter enrolação foi o maior ponto positivo para mim. A segunda parte do livro já é uma fuga frenética tendo até roubo de carro. Amei demais.

Esse livro é a prova de que uma série pode ser curta, porém bem elaborada. "A Melodia Feroz" aprofundou a história na medida certa, então agora estou super curiosa para o que vem na próxima parte.

Saturno.19 21/07/2023

A melodia feroz
Neste livro irá ter duas percepções de vista que são Kate e August. Na introdução do livro, mostra o esquema de Kate para queimar a capela do internato onde estava (não vou mentir achei essa garota louca no início) e fez isso para poder retornar para sua casa com seu pai. E o pai dela é uma pessoa muito importante.

E já August, ele é um menino que aparentemente possui uma condição diferente e diz de não aceitar em si memso que inicialmente não entende qual seria a condição dele, mas só vai ao decorrer da leitura dar muitas respostas. E ele vive com seus pais e dois irmãos.

Neste mundo criado pela autora, as duas cidades que estão brigando pelo poder ideológico que é no lado Callum Harker e no outro Henry Flynn.

Eu gostei muito de ler esse livro, pois uma leitura muito rápida e ambientação de distopia muito envolvente de saber mais o que vai acontecer (é primeira vez conhecer o livro da autora) e gostei dos personagens.

Juju 19/07/2023

Uma fantasia muito boa!
Começando por: que livro foi esse, me tirou de uma ressaca que estava a muito tempo e eu não pensei que iria me impressionar tanto, mas foi completamente ao contrário!!
É o primeiro livro que li da autora então não sei muito seu estilo, mas a escrita desse livro me cativou bastante, a leitura foi bem fluída e os capítulos variam entre pequenos e médios, o que facilita muita na minha opinião!!!

Já sabemos logo na sinopse que há uma cidade onde todos os tipos de violências geram monstros reais, uma cidade onde é divida entre norte e sul (bem e mal), onde os líderes de cada território são inimigos, com cada um busca sua causa e uma coisa que gostaria é que a autora tivesse explorado um pouco mais sobre isso, o fenômeno que falam, as guerras ou como chegaram na trégua, mas tirando isso o universo foi bem construído, ela explica os monstros e suas dinâmicas!!

Sobre os personagens, eu gosto do "somos filhos de inimigos, deveríamos ser também", mas não é bem o que acontece. August é muito complexo e foi muito bem aprofundado, todos seus pensamentos sobre não querer ser o que é, sobre qual o seu verdadeiro propósito no mundo e seu potencial de fazer o bem (ou não), o personagem é muito bem elaborado e a gente se apega a ele. Já Kate cumpre o que promete, tem grande potencial e quer viver no limite, poderia ter sido um pouco mais elaborada e ser talvez uma "caçadora de monstros" mas acho que isso vai ficar para o próximo livro e vou adorar ler!!

Os personagens tem uma relação boa mas não tem romance, a confiança vem com o tempo e mesmo eu querendo muito, eu acho que autora não vai fazer deles um casal!!

Eu recomendo, o livro na minha opinião foi muito bom e bem escrito e to louca para ler o próximo e descobrir o que vai acontecer depois daquele final!!

hxronjemz 17/07/2023

2,5 só pelo final e pelo apego que tenho com a autora.
Eu estou há um ano enrolando para ler esse livro e, sinceramente, deveria ter enrolado muito por mais tempo. Por se tratar de um livro da V.E, achei que quase chegaria ao nível de Vilão ou Tons de Magia, mas aconteceu o contrário.

Eu achei a proposta do livro muito boa, é interessante ver dois lados opostos juntos e conhecendo suas diferenças e semelhanças. Porém algo não casou com essa proposta, a escrita pareceu arrastada e eu não achei os personagens interessantes o suficiente para ter algum apego (exceto o gato e a irmã do protagonista). E com isso quero dizer que eles são interessantes no que diz respeito aos pensamentos deles; a Kate como uma como uma garota que cresceu sabendo da violência, dos monstros que a rodavam e querendo mostrar seu valor ao pai que não lhe dava atenção e August, que cresceu naquele impasse de ser um monstro mas não querer agir como monstro e querer conhecer a vida lá fora. E apesar de tudo isso, eles não são personagens que fui de criar um apego ou ter um favoritismo.

Para mim, a história só começou a andar de verdade depois dos 50%, onde a ação começou real e fragmentos do passado começaram a se encaixar. Devo dizer que já desconfiava desses fragmentos, mas deixei minha teoria guardada até o final para ver se estaria certa ou não. E falando em teorias, não imaginei uma das revelações finais. Estava na cara? Sim, mas acho que essa foi a parte que eu mais identifiquei uma história da V.E e até que gostei.

Os personagens ? apesar dos seus defeitos ? conseguiram me cativar no final, onde deu para ver que uma ligação começou a crescer ali, uma parceria bem pequena mesmo com seus receios. Querendo ou não, os dois funcionam bem juntos. Inclusive em várias partes os dois falaram que se sentiam calmos um na presença do outro, acho que isso ajudou em boa parte da história. E quanto aos outros personagens, eles foram exatamente o que eu esperava num livro que se passa numa situação "delicada", num mundo onde não pode confiar em quase ninguém.

Em resumo de tudo, para mim, só o final presta. Um final que foi agradável e até me lembrou a duologia de Vilão. Está longe de ser um dos meus favoritos da autora, mas recomendo a leitura pela experiência.

Luana 16/07/2023

Que surto... a história é incrível, os dois personagens principais são cativantes, e preciso do segundo livro

edwarda 12/07/2023

Ruim
O livro deveria ser bem desenvolvido, achei a história muito jogada e com umas coisas muito sem sentido, além de não haver explicações em algumas coisas. Terminei só de raiva.

drebarrow 10/07/2023

Esse livro foi um surto!! Estava louca pra ler ele, e já sabia que ia gostar bastante. Estou louca para começar o segundo volume da duologia.
Gostei muitos dos personagens principais, principalmente do august. Muito bom.