Fraude Legítima

Fraude Legítima E. Lockhart

Resenhas - /////

Quero ler

Lina DC 29/09/2017minha estante
Eu recebi a prova dele ;)

Gostou??

Lina DC 29/09/2017minha estante
Sim, achei bem interessante. Me lembrou o talentoso ripley

Hum.. Vou ler

Adri_Alline 25/03/2019minha estante
Amiga, olha o spoiler kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Evelyn Marinho 25/03/2019minha estante
Culpa do Skoob que não coloca filtro de spoiler pros amigos kk

Adri_Alline 25/03/2019minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda bem que dessa vez nao fui eu, a rainha spoilera

K.G | @kennedy guedes 06/11/2017

Pra ler com um GPS na mao
ENTAO EU LI FRAUDE LEGITIMA ( O novo livro da autora de Mentirosos) E É DE DAR NÓ NA CABEÇA!
Esse livro é tao diferente que é até meio dificil falar sobre ele sem dar spoiler, mas vamos lá kkk
A historia é centrada na Julie, uma jovem que começa o livro fugindo de um cara que ela deve dinheiro, batendo nele e depois se escondendo na cabine do banheiro masculino.
A julie apesar de " pequena" é muito forte ( LITERALMENTE) no livro cita que ela malha bastante, faz musculação, uma mini Graciane Barbosa. e tambem tem uma historia de vida que é apresentada nos primeiros capitulos muito forte, aconteceu algo tipo muito terrivel com os pais dela. E a gente acompanha essa personagem ao longo da historia.
Junto a Julie conhecemos a IMOGEM ( EU AMEI ESSE NOME!) que é a melhor amiga da julie, Riquissima, poderosissima, e mortissima, ela comete suicidio. Tudo isso logo nos primeiros capitulos e a historia vai se desenrolando.
narrado em terceira pessoa, gente ESSE LIVRO E DE BUGAR A CABEÇA. ELE COMEÇA NO FIM. E VAI DO FIM PRO COMEÇO, OU SEJA O PRIMEIRO CAPITULO É NA VERDADE O ULTIMO CAPITULO DA HISTORIA QUE NAO VERDADE ESTA NO COMEÇO DO FIM QUE É O COMEÇO ENFIM.... NAZARE CALCULANDO...
Não Flashback, a historia é contada do final pro começo kkk e por isso que eu nao quero entrar muito no enredo porque acaba virando spoiler.
E essa forma de narrativa pra mim É O PONTO ALTO DESSE LIVRO! é uma experiencia MUITO DIFERENTE, pelo menos eu nunca tinha lido nada assim, pra mim é uma nova forma de construção da historia... E EXIGE MUITA ATENÇÃO
As coisas acontecem e voce so vai entender Varios capitulos depois. ( FIQUE ATENTA) É um livro fluido, que prende bastante, curtinho de leitura rapida.
PRA MIM, chegou em um ponto da historia QUE FICOU TOTALMENTE PREVISIVEL O FINAL/COMEÇO
Entao nao foi um livro que conseguiu me conquistar muito, nao me fez surtar, não me impactou. É uma leitura interessante.... sabe tipo " OK".
O que realmente valeu a pena pra mim na historia foi a forma narrativa, desse jeito de tras pra frente, dá aquela agregada na nossa " Bagagem literaria"
Faz tipo uns 200 livros atras que li mentirosos, e lembro que amei, QUE FUI IMPACTADA! ( Pelo menos na epoca) esse eu achei uma leitura " Ok" bacaninha, mas nada muito marcante.

Ps: Essa capa nao parece que é Miojo? kk
Jubs 09/11/2017minha estante
"Riquíssima, poderosíssima, e mortíssima..." EU GARGALHEI!
KKKKKKKKKKKKKKK

AMEI A RESENHA!!! ?

Ananda 27/11/2017minha estante
Acabei de ler e concordo contigo, achei a leitura apenas OK. Fui toda empolgada por que eu AMEI Mentirosos e todo o seu misterio até o final, foi um livro que me impactou também rsrsrs, mas este é sem graça, sem graça... Só não larguei no meio nem sei pq rsrsrsrs

Lucy 11/02/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkk eu amo suas resenhas, sempre adiciono td na lista

RUDY 01/11/2018

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
A primeira coisa que quero comentar, é a forma como o livro foi escrito: ele começa no presente, dias atuais e vai regredindo até quando tem início a fuga de Julie, um ano atrás e o último capítulo, volta ao tempo atual. Gostei demais dessa forma criativa que a escritora “armou’ a confecção do enredo, porque já começamos com o que está prestes a acontecer e vamos entendendo aos poucos como tudo realmente acontece a cada capítulo retrocedido.
Outra coisa que achei bem interessante foi a construção da trama, porque leva o leitor a ir analisando todas as pistas que vão sendo deixadas pelo caminho e ir c0onhecendo mais profundamente todas as personagens e suas características que são marcantes para o desenrolar da história. O leitor tem de estar atento e ter raciocínio lógico para poder entender as nuances da história.
Gostei muito também do fato da autora ter criado a protagonista Julie quase como uma anti-heroína, ela se considerava uma justiceira, o que trouxxe um tom mais jovial ao livro, não quer dizer que aceitava algumas atitudes dela, nem alguns pensamentos que por vezes pareciam desconexos e fantasiosos.
O que não me agradou muito foi a personagem Imogen, porque não queria assumir as responsabilidades familiares e sociais, entretanto, gostava de usufruir dos benefícios que o dinheiro e sua posição social, proporcionavam. A personificação da riquinha mimada, manipuladora, gosta de humilhar as pessoas e depois, se fazer de coitadinha.
Outra coisa que me encabulou um pouco e não me fez dar nota máxima ao livro, foi o final... Não porque ficou aberto, não por isso, porque acho que até cabia o final assim, mas porque a meu ver, ficou confuso. E até peço que se alguém já teve oportunidade de ler esse livro, se puder comentar o que achou e entendeu do final, agradeço.
O livro é muito bom, não resta dúvida e recomendo para quem gosta de um enredo intrincado, irreverente e mais juvenil.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/09/resenha-56-fraude-legitima-e-lockhart.html
Michelle 06/01/2022minha estante
bem interessante

Angela Cunha 15/05/2022minha estante
Se tem uma personagem irritante, já me agrada rs sei lá, eu vejo tanta realidade em enredos assim!
Já tinha lido sobre esse livro,mas nunca senti vontade de fato de ler.
Mas quero sim rs
beijo

Luann 07/04/2022

O começo é meio difícil de entender e até você pegar o ritmo do estilo da escrita o livro se torna meio cansativo, porém, quando você se acostuma é fácil de ler. Me deu vontade de ler uma segunda vez, mas dessa vez acompanhando os capítulos de forma crescente.
Meneva 08/04/2022minha estante
Será se eu não entendi o livro? Kkkk

Gaby 08/04/2022minha estante
Coragem em querer ler esse livro de novo

Paula 30/11/2017

Legítima fraude
Esse livro é uma cópia barata de "O Talentoso Ripley" da Patricia Highsmith. A autora não teve um pingo de originalidade ao replicar absolutamente TODAS as cenas sem modificar nem mesmo a ordem dos acontecimentos. O único trabalho que ela teve foi alterando o nome e gênero dos personagens. Só.

Senti vergonha lendo isso. O mínimo que ela podia ter feito era ter colocado na capa que o livro é uma "releitura" de o talentoso Ripley. E ainda seria pouco, uma vez que ela não usou o livro como base, ela seguiu cada acontecimento e detalhe da história. E ainda teve coragem pra citar a Patricia Highsmith nos agradecimentos, pela "inspiração" proporcionada.

Quem ainda não leu, aqui vai uma dica: não percam seu tempo com esse embuste, vão beber da fonte original que a qualidade é garantida.
Caroline 30/11/2017minha estante
Eu passei tanta, mas tanta raiva lendo esse livro! Os personagens são odiáveis, os diálogos são irritantes... e eu nem sabia que era uma legítima fraude, literalmente.
Vou procurar O Talentoso Ripley, sobre o qual já ouvi falar bastante e muito bem, pra tentar apagar esse aqui da minha mente.

LetAcia237 27/12/2017minha estante
obrigada por expressar exatament eo que eu pensei!! é uma cópia descarada de o talentoso ripley, que é UM MILHÃO DE VEZES MELHOR

elly 03/12/2018

Plágio puro.
Não é a primeira vez que E. Lockhart copia uma outra obra, seu segundo livro, Mentirosos, é um claro plágio da série Lost.

Mas Fraude Legítima deixa tudo isso mais claro, com até mesmo falas iguais ao do filme "O Talentoso Ripley" (adaptado do livro de mesmo nome). Vergonhoso.

Ignorando tudo isso, Fraude Legítima é um livro com uma trama bem construída (mesmo sendo óbvio) que, por ser contado do passado para o presente, de trás pra frente, nos deixa querendo saber as motivações da personagem para ter chego a aquele ponto inicial.

O último capítulo, este que volta para o final a fim de fechar a história, é péssimo e poderia ter dado mais já que foi esperado por longos 18 capítulos.

A edição vem com um marca página para recortar da orelha traseira.
Allan Lemos 08/08/2019minha estante
Isabelly vc aqui

Meneva 06/04/2022

Fraude mesmo
Falaram que a história era boa mas mentiram feio.
Os primeiros 20% foram até interessantes depois foi vários nadas e terminou muito ruim. leitura ruim livro ruim, história ruim, tudo ruim
Gaby 06/04/2022minha estante
O título ???

Naylla.Carlins 17/03/2022

Comecei a ler esse livro e não tava entendendo nada, quando cheguei no fim, parecia que estava no começo.
Pelo menos é uma leitura rápida e fácil de fazer.
lay 17/03/2022minha estante
Chocada com a nota

Suellen 13/07/2020minha estante
E o pior é que os pais n foram assassinados, foi mais uma história inventada

Patty 04/01/2018

É uma fraude, mas é legítima!
Quando vi o título, fiquei pensando: oie?!
Como assim?
Geralmente os títulos falam bastante sobre o conteúdo do livro e esse me deixou muito confusa, mas ao chegar ao fim de Fraude Legítima entendi completamente o mesmo.
Que livro fantástico!
Amei e odiei a protagonista (ou seria antagonista?!) e seus pensamentos. Ela divaga o tempo todo e isso nos confunde, mas no final você acaba entendendo tudo porque a leitura é fantástica. Quando vi que o livro começava pelo penúltimo capítulo fiquei muito curiosa, ao ponto de sentir aquela vontade de dar uma espiada no capítulo final. Mas ao seguir a ordem da leitura, sem pular as partes, fiquei encantada e motivada a continuar a ler para entender como a protagonista chegou naquela situação. E no final, num misto de emoções, me encontrei sorrindo, pois eu mesma criei várias teorias e no fim, me surpreendi. Tem coisa melhor do que ser surpreendida?
Shirlei.Martins 05/01/2018minha estante
Uau!!!

poor_lizzy 21/05/2021minha estante
isso aí

Caroline 12/11/2017

Até o fim, uma interrogação constante
Sem qualquer expectativa a respeito do conteúdo e sem prévia informação sobre outros trabalhos da autora, iniciei a leitura, que se revelou bastante truncada até aproximadamente a metade do livro.
Essas primeiras páginas não parecem revelar qualquer aspecto relevante para a história: há frequentes menções ao que a protagonista come e veste, a como se maquia, a como se exercita, ao que lê, a como paga suas contas... Pequenos trechos sobre como ela, de modo geral, gasta ou perde seu tempo (deixando a impressão de que também desperdiça minutos de vida do leitor).
Somente quando os fatos mais relevantes são revelados é que alguns desses detalhes ganham importância, como pequenas detalhes ao leitor sobre acontecimentos significantes que estavam por vir.
Pra mim, o melhor da narrativa é sua estrutura não-linear. O começo pelo fim, assim como a constante alteração de locais e datas, é um pouco incômodo a princípio, mas é nessa narrativa que o suspense ganha sua força.
A história, em si, possui certa carga de originalidade, mas, pra mim, foi impossível não ficar incomodada com o quão desagradáveis são todos os personagens. Absolutamente todos. A maior concentração de personagens odiáveis que já li.
Até as últimas páginas foi impossível sentir qualquer empatia por eles, até mesmo pela protagonista Jule, a justiceira, o que me impediu que a leitura fosse rápida ou prazerosa.
Comparada ao péssimo caráter de todos os outros, no entanto, me vi induzida já no desfecho de tudo a (quase) torcer pela (anti)heroína.
No geral, "Fraude Legítima" é uma leitura surpreendente, que mantém o leitor atordoado numa interrogação constante até a última página, na qual a história de certa forma se redime, caso o leitor tenha a paciência de chegar até lá e não desista antes com tanto aborrecimento.
@estantedabrena 22/12/2017minha estante
Compartilhamos de opinioes parecidas

mlenamartins 03/06/2018minha estante
Você é a terceira pessoa que leio dizendo que esse livro é uma cópia de O Talentoso Ripley. Acho que é realmente questão de plágio...

@estantedabrena 22/12/2017

Fraude Legítima
Fraude Legítima é o mais recente livro da autora e. Lockhart, lançado pela editora seguinte. Sem dúvidas um livro bastante esperado pelos fãs de Mentirosos, que amaram a escrita e a narrativa dele. Mas, que talvez os decepcione, uma vez que tenham criado expectativas altíssimas a respeito do mesmo, assim como eu.

Em fraude legitima somos apresentados a Jule, uma garota que tem uma incrível capacidade de se adaptar a diversas situações e assumir diversas identidades, e a Imogen, sua melhor amiga, que é uma herdeira milionária, sem mais. Ambas são órfãs e tem uma conexão muito bacana. Até que Imogen se suicida e daí vem a maior parte do mistério do livro.

"Ela acreditava que a melhor forma de evitar ter o coração partido era fingir
não ter coração."

A narrativa desse livro é um pouco desafiadora. Pois é dada na ordem decrescente, ou seja de trás para frente. Começamos a ler pelos últimos capítulos e terminamos no que seria o começo da história. Porém isso foi algo que eu gostei em geral, pois mostra um pouco da versatilidade da autora, e é um bom "gancho" para prender o leitor. Isso me lembra o livro "Onde cantam os pássaros" da autora Evie Wild. Que soube executar muito bem essa proposta.

De início a leitura não flui rapidamente, mas a partir da pagina 100 o livro vai evoluindo pro mistério e te prende a atenção.

Entretanto, diferente de Mentirosos, Fraude Legítima não tem um plot twist. Talvez eu não seja nenhuma Sherlock Holmes mas consegui desvendar o "mistério" bem rapidamente. Isso não prejudica a leitura, todavia, o resto da história não tira a atenção desse detalhe.

Os personagens não são muito bem construídos. Mas, talvez isso tenha sido de propósito já que a personagem principal, Jule é uma espécie de anti heroína.

Mesmo Jule sendo antagonista não conseguiu me convencer nenhum pouco, não chegou a me conquistar, já que na minha cabeça tenho uma ideia de personagens com personalidade forte como "Malévola" no quesito anti heroína.

Os diálogos são um pouco desconexos, ou talvez os personagens não sejam interessantes a ponto de você querer prestar atenção no que dizem, uma vez que foge muito da proposta da história.

Assim como em mentirosos a autora passa a ideia de como o dinheiro mexe com a cabeça das pessoas e as leva fazer coisas Inimagináveis. Talvez tenha sido das poucas coisas que gostei. Além das cenas de ação bem descritivas.

— Acha que uma pessoa é tão ruim quanto suas piores ações?
— Está me perguntando se acho que sua amiga vai para o inferno por ter se
matado?
— Não. — Não era aquilo que Jule estava perguntando. — Quero dizer…
nossas piores ações nos definem? Ou somos melhores do que as piores coisas
que já fizemos?

No geral é um livro que vai gerar muitas controvérsias, e diferente de mim muita gente vai amar. Ou seja, tirem suas próprias conclusões. Mas, ainda recomendo muito mais "Mentirosos". A autora se mostrou muito flexível ao escrevê-lo..

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2017/12/resenha-fraude-legitima
Almeida 27/01/2018minha estante
Oi! Acabei de ler o livro e fiquei tipo: What? Vim ver as resenhas aqui porque não acredito até agora no desfecho desse livro. Tipo: Jule estava se passando por Imogem e ao contrário do que Forrest achava (que Imogem tinha criado um falso suicidio para se passar por Jule), não tinha nada a ver no fim das contas a teoria dele, e que de fato Jule era Jule e Imogem era Imogem, mas que Jule tinha assumido a identidade de Imogem por fim. Eu entendi isso. Estou certo ou eu que não entendi? rsrsrsrsrs. Sério. Foi o que entendi. Eu esperava uma revira volta surpreendente e me frustei totalmente porque não consigo acreditar que esse foi o desfecho da história, pois se foi isso mesmo achei o livro mais previsível que li até hoje. Pra mim somente o que se salvou foi a narrativa que achei muito boa, mas esse final foi uma decepção esse ano :/ e não entendo o burburinho dos booktubers sobre esse livro. Mas acontece né?