Fraude Legítima

Fraude Legítima E. Lockhart

Resenhas - /////

Maria 06/12/2022

Legal
Esse tem tempo que li e esqueci de escrever sobre. Li pois amei outro livro da mesma autora, ?Mentirosos?. O livro foi bom mas foi tudo muito esperado, não achei o plot twist surpreendente. Mas é um bom livro.

Juliahelenrq 11/12/2022

Livro legal mas não uau
Depois de ler as avaliações fui ler o livro sem grandes expectativas e isso deu muito certo djdksksjsj o livro não é ruim ( mas tbm não é incrível tipo uauuuu) a leitura dele foi super rápida, a escrita é super simples, achei uma delícia de ler, ele é escrito de trás pra frente, nunca tinha lido um livro assim, achei bem legal.

this is doia trying 29/12/2022

Pq ninguém ta falando que esse livro é uma cópia barata de O talentoso Mr. Ripley???
É igualzinho, sem tirar nem pôr. Não percam o tempo de vocês lendo esse livro.

Sofia 24/01/2023

Legal mas falta algo
Eu vi muitas críticas negativas sobre o livro, mas, gostei dele. A história começa no futuro, e vai indo pro passado até voltar pro futuro novamente no final (O que é bem confuso no começo).

Não gostei muito dos personagens, nenhum presta KKKKK, as ?duas protagonistas? são surtadas; a única diferença é a conta bancária das duas.
No geral a história é bem legal, e eu me senti em um filme de ação sobre espiões e etc.
Na minha opinião faltou uma explicação mais detalhada sobre o passado da Jule (personagem principal), porém nada que atrapalhe o entendimento da história.

Manu5550 01/02/2023

Quem era a menina de cabelo azul????????????????????????????????????????????????????????????????????

Kety Samantha 16/02/2023

Apenas... tudo mt chato e mt esperado, só gostei da narrativa ser de trás pra frente, fora isso: q personagens chatos do crlh, q motivação bosta e q plot twist inexistente

Guilherme 16/03/2023

Quem é mais perturbada? Jules ou E. lockhart?
O livro começa com uma trama interessante que chamam bastante atenção:

1. A protagonista rouba a identidade das pessoas, não sabemos como, de quem ou quando começou, inclusive não sabemos se ela é quem diz ser logo de cara

2. A história é contada de trás para frente, começando com o capítulo 18 até o 1, o ?começo? da história da personagem

Contudo a história é confusa, mal planejada e os personagens são pouco cativantes.

O fato da história começar com capítulos decrescentes parece ser apenas um artifício da autora para tornar o livro interessante, mas na prática ?a ordem não faz sentido e deixa vários furos narrativos e ao longo do livro todo.

A protagonista é uma personagem rasa, sem motivação e sem personalidade, mesmo tendo como hobbie principal ou furto de identidade de outras pessoas.

O único ponto positivo da história é a escrita da autora, que apesar de mal executada e planejada consegue entreter com uma narrativa simples.

Um fato que me surpreendeu sobre história foi o comentário da autora no final da obra dizendo que se inspirou no livro o talentoso Ripley para escrever fraude legítima, sei que muitos outros leitores comparam as duas obras?? e Dizem que a segunda é uma cópia do clássico de Patricia Highsmith. Agora, quero lê-lo para comparar as duas narrativas, os protagonistas e a qualidade de ambos os livros.

Nath 19/05/2023

Resenha Pobre Leitora
Terminei esse livro por pura força de vontade, ô história chata! Quando eu li Mentirosos da autora, achei ótimo, pensei que esse também pudesse ser, mas me enganei. Eu detestei esse livro. Desculpa. Ele é confuso, não só por ser escrito cronologicamente de trás para frente, quanto pelo excesso de locais, acontecimentos e mudanças na história da personagem principal. Acabei o livro sem saber realmente qual era a história de vida dela, e juro que não foi por burrice minha.
Todos os personagens são extremamente chatos, não salva ninguém. Nenhum tem uma motivação plausível, muito menos a Jule, personagem principal. Pra mim, tudo que ela faz só é explicado se for louca. Não é boa sendo vilã, não é boa sendo vítima, não é boa sendo nada. Conclusão: história chata, confusa demais e não recomendo.

Letícia Miranda 29/05/2023

Fraude legítima
Tenho pouco a dizer sobre esse livro. Não foi uma leitura que fiz gostando da história e enredo.
Foi escrito de uma forma curiosa, começando pelo final, mas nada muito inovador.

Achei a história lenta e chatinha, com uma escrita simples. Não me apeguei a nenhum personagem e não achei as motivações da personagem principal inovadoras.

Um livro básico, pra passar o tempo quando não tiver outras opções.

Mafê 17/07/2023

Esse livro é bem rapidinho, prende bastante mas não é o tipo que se pode ficar 3 ou mais dias sem ler, sabe? se nao esquece tudo. amei o fato de ser escrito "de tras pes frente", amei a inteligencia da personagem, muito bom. talvez eu ate leria de novo

Ruan Mattia 28/07/2023

Me deu ressaca
Depois de ler a obra-prima "Mentirosos" e "Família de Mentiroso", fui sedento ler "Fraude Legítima" e quebrei a cara. E ainda, para piorar, peguei algumas muitas semanas de ressaca literária. Eu estava lendo bem desde o começo do ano, mas esse livro cresceu como uma parede no caminho. Finalmente a quebrei (que alívio). Não sei bem o que houve, talvez muita expectativa da minha parte, talvez a própria narrativa confusa, ou as personagens chatas... Enfim, não funcionou comigo.

Sei bem que a ideia do livro não é ter uma heroína, mas sei lá, vilões podem ser irresistíveis, mas a dessa história não foi. A narrativa começa pelo final (porém depende), e isso torna tudo confuso, personagens aleatórios surgem do nada, depois somem, muitas questões em aberto, não teve profundidade, não consegui entender a personagem... a construção virou uma desconstrução.

Estou com um enorme ponto de interrogação pairando acima de mim. Achei chatinho, depois larguei o livro na metade por dias e quando voltei... Sou fã da autora e ainda lerei seus outros livros, mas devo confessar que "Fraude Legítima" se traduz em seu próprio título.

Nhyx0 13/08/2023

Manual de como criar, alterar e fragmentar a realidade, por E. Lockhart
Que livro estranho! Não me agradou muito. A escrita de E. Lockhart é fácil, mas sendo bem honesto, essa história não instigou muito. Tinha certos momentos que eu parecia empurrar com a barriga...
Fraude Legítima conta a história de Jule, que se um dia ela reencarnar como um animal, provavelmente seria o cruzamento da serpente mais peçonhenta do mundo com um camaleão. E. Lockhart só te joga no meio da história, em uma narrativa não cronológica.
Duas coisas sobre essa personagem, ela é invejosa - parece não ter noção disso, e obsessiva. Lendo com certeza, você pode compreender. Em certos momentos consegui ter empatia por ela, mas em outros... A narrativa da autora, e o ponto de vista da personagem me fizeram criar um monte de teoria. Achei que ela era tão perturbada quanto Kevin em Fragmentado. As vezes achava que estava lendo uma HQ da Wanda. O tanto que a protagonista desse livro cria, altera e fragmenta a realidade não está escrito...
Sobre o enredo, acho que a autora desperdiçou o plot-twist. Depois que ela expos o que a protagonista dela fez, consegui deduzir tudo. Toda trata que ela estava envolvida. O motivo dela agir como uma rata psicótica.
...
Uma coisa que me deixou bastante curioso com E. Lockhart é que nos seus três livros que li, sempre mencionava Martha's Vineyard. Estou muito curioso pra saber a relação dela com esse lugar. Mas sou preguiçoso demais para pesquisar sobre isso. Fiquei imaginando como seria se Cadence, Jule e Frankie se encontrassem em Martha's Vineyard.