Fraude Legítima E. Lockhart

Resenhas - /////

Angell 03/01/2019

Fraude Legítima
Gostei da forma como o livro foi escrito.
Boa narrativa, fácil de ler, uma pegada de mistério.
Fiquei grudada nele porque queria saber o final.
Apesar disso, me decepcionou um pouco o fim da história, acho que esperava mais detalhes sobre a Jule.
Recomendo a leitura, mas não é um livro que eu teria na estante para ler de novo.

Camila Justi | @JustiBooks 07/01/2019

Fraude Legítima
Vocês já terminaram de ler um livro e tiveram uma sensação estranha de não saber definir qual sua verdadeira opinião?? Terminando a leitura e fazendo o questionamento: Gostei ou não gostei??
⠀⠀⠀⠀
Mais uma vez a autora me deixa com essa dúvida. Mentirosos já foi uma leitura com um misto de sensações e Fraude Legítima segue o mesmo caminho.⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
A leitura é muito fluída tendo uma narrativa não linear e nos contando pouco a pouco o que aconteceu no passado de Imogem e Jule, duas amigas com diferentes classes sociais e com muitos problemas psicológicos. ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Envolto num ar de mistério, vamos descobrindo verdades e motivos escondidos por detrás das ações. É aquele tipo de livro que quanto menos você souber antes de ler melhor.

site: https://www.instagram.com/justibooks/

Nnine @virgulasdobradas 07/01/2019

❝Podia ser Immie. Podia ser Jule. Não tinha mais certeza de onde traçar a linha entre elas❞.

Imogen Skoloff se recusava a sonhar com grandes feitos ou a trabalhar por um sucesso que outras pessoas idealizavam. Jule West Williams se recusava a ser a pessoa que ela foi um dia.

O livro se inicia no penúltimo capítulo. Jule se encontra em um resort luxuoso no México. Imogen se encontra morta. As duas eram melhores amigas, mas o que aconteceu antes? Ou melhor: como e porquê.

Em Fraude Legítima, a narrativa é como um túnel do tempo e é através desse enredo contado de trás para frente que autora, E. Lockhart, apresenta uma intrigante história sobre a intensa amizade entre duas garotas nada comuns.

❝Quero dizer... nossas piores ações nos definem? Ou somos melhores do que as piores coisas que já fizemos?❞

Apesar da ordem cronologia parecer confusa, foi interessante ler o antes dos acontecimentos que eu tinha acabado de “presenciar” (e não, os eventos não eram flashbacks). Já sabendo o fim, foi a curiosidade do meio, ou melhor, meu lado xereta querendo saber o que houve antes, que impulsionou a leitura.

Na verdade, essa forma de narrativa deu uma “disfarçada” no enredo, o tornando mais interessante do que realmente é. Uma nova forma de plot twist que eu ainda não conhecia. Achei inteligente.

A minha percepção inicial sobre as personagens variou ao longo da história. Em um momento estava sentindo uma certa empatia por uma certa pessoa e no outro me encontrava em negação... Tipo... Sério que fui enganada? #trouxaliteraria. (Gente, traição é algo que não falta no livro.)

Alguns pontos que foram levantados durante a narrativa não foram bem desenvolvidos na minha opinião, assim como alguns diálogos. Mas (mesma tecla) a forma como o livro foi escrito me fez procurar pistas em cada vírgula.

Recomendo para fãs de um suspense leve ;)

site: https://www.instagram.com/virgulasdobradas/

Assayag 08/05/2019

Fraude legítima
Ilegítimo. Parece um trabalho escolar no qual vc precisar reescrever O Talentoso Ripley.
Para quem não leu o original, pode até gostar desse livro. Porém, parece cópia resumida do livro da Patrícia Highsmith.

Matheus945 14/07/2019

Devia ter lido só mentirosos...
Eu realmente estava com expectativas altas pra esse livro depois de Mentirosos, mas a autora não ajudou...
Um livro ruim, sem movimento, totalmente previsível e que não trás nada de novo pra literatura YA. A única coisa que faz esse livro ser diferente é ele ser contado ao contrário e mesmo assim não convence. As motivações da protagonista são muito fracas e em certos momentos inexistentes. Os capítulos são tão desconexos entre si que em um capítulo você acha que a personagem age de uma forma por causa de um motivo X, mas em outro essa mesma forma de agir não tem a mesma motivação. Não tem linearidade e são eventos totalmente irreais que acontecem nos capítulos, e eu acho que a autora fez isso só pra tentar convencer o leitor de que o livro corre ao contrário.
Além do fraquíssimo desenvolvimento de personagens, como eu disse as ações são independentes em cada capítulo, sem um determinado comportamento e os outros personagens são completamente esquecíveis. Só não dei uma estrela porque eu li esse livro em menos de um dia. Vou pensar 3 vezes antes de voltar a ler algum livro da E. Lockhart. Edit: mudei pra 1 estrela.

sarah 18/08/2020

Não me comoveu.
Acho que esse foi um dos livros mais rápido que já li, não porquê me prendeu, e sim para me livrar da história logo.
Jule é uma garota confusa, que tenta criar a todo instante uma pessoa que não é ela. Acho que eu diria que ela é uma sociopata, não sei.
Um ponto legal e positivo do livro é a ordem cronológica, é bem feita, mas a adaptação é complicada.
Não faz meu tipo de leitura, acho que por isso não gostei tanto, me vi um filme comum de suspense o tempo inteiro, já presumindo o que iria acontecera.

danda 10/09/2020

Uma narrativa muito ágil,que me prendeu bastante. É narrado do presente para o passado. Algumas coisas previsíveis,outras nem tanto.O final achei que poderia ter sido mais claro,pra mim,ficou em aberto.

Bruna 18/07/2021

Até agora a pior leitura do ano
Li ?mentirosos? da mesma autora esse ano e gostei muito, então pensei que gostaria desse livro, mas não me desceu. Ela começa contando a história de trás pra frente, e desde o começo eu já imaginava o que tinha acontecido e odeio quando é tão previsível. Além disso, tem umas coisas extremamente desnecessárias que a protagonista fez que tiveram zero relevância na história, ent da a sensação que a autora só dava um jeito dela conseguir qualquer coisa que quisesse, tudo muito conveniente.
Sinceramente não recomendo muito.

Le.Alves 18/11/2021

"Quando se fica longe tempo o bastante, não parece haver muito motivo para voltar."
Devo começar dizendo que eu amo a escrita da E. Lockhart, mas Fraude Legítima foi definitivamente, um livro denso e arrastado. Os capítulos "alternados" foi o diferencial desse livro, porém, achei a protagonista chata, não gostei do plot e nem do final desse livro.

Cherry Moon 13/12/2021

Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio.

A narrativa, preciso alertar, é bastante confusa. Contada de trás pra frente, é necessário atenção para não perder nenhum detalhe ou se deixar enganar pelas falas de personagens.

A autora desenvolveu uma personagem única, forte, confusa e que trás todo um ar de suspense para os eventos estranhos que começam a se suceder após Jule e Imogen terem se reencontrado.

Acredito que não vá agradar a todos, principalmente pela forma confusa que a história é contada. Mas deixa eu dizer uma coisa? O esforço vale a pena pelo plot final, o qual foi realmente bem pensado.

Se você gostou de mentirosos e gosta de um suspense com thriller, esse livro é para você.

site: @cherrymoonreads

Aninha 25/12/2021

Uau,
esse me pegou completamente desprevenida. Os primeiros capítulos são beeem arrastados, mas fiz uma forcinha. Já tinha lido outros da autora e ela sempre me pareceu saber o que estava fazendo. Pegou no tranco. E a partir do momento que eu entendi COMO a história estava sendo contada foi minha mente explodiu. Supreendente de maneira que poucos conseguiram. Sempre falam tanto se 'Mentirosos' mas esse, pra mim, é um nível bem acima.

Edô 08/01/2022

essência por que tão essencial?
Lembro-me bem de uma frase dita pela ilustre Clarice Lispector, esta que dizia em suas belas palavras que a essência é inconsciente de si própria e é por isso que deve ser seguida cegamente. Deixando de forma clara e um tanto quanto explícita as semelhanças presentes entre essa citação e o livro escrito pela aclamadíssima E. Lockhart. Fraude legítima aborda temas constantes em nosso cotidiano e o que se mostra mais evidente é a dificuldade de se achar a sua própria essência, o seu próprio eu, ou seja, na atualidade em que vivemos, em um mundo rodeado por influências externas, nos sentirmos nós mesmos se torna um grande desafio. Lockhart trás por meio de Jule West Williams, temas como o crescimento de uma criança que não teve a presença em sua totalidade de seus pais, bem como Immie, uma jovem que, igualmente como Jule, se tornou órfã. Dessa maneira, não podemos esquecer do ponto abordado pela autora que enfatiza o espaco da mulher na sociedade e sua presença em qualquer meio. Dando continuidade, Jule e Immie tornaram-se amigas e dividiam de mesmos interesses, porém a primeira encantou-se pelo jeito de ser da amiga e acabou transformando-se na própria, esquecendo do que correga consigo, esquecendo de quem realmente era. Assim a narrativa se desenvolve de uma forma um tanto quanto atípica, pois o livro inicia-se no momento atual e vai voltando no tempo, despertando no autor uma sede por mais e tornando, dessa forma, o livro extremamente rápido de se ler e interessante! Portanto, concluo por meio dessa leitura que, mesmo com as inúmeras dificuldades que nos rodeiam e nos distanciam do nosso verdadeiro eu, devemos, jamais, esquecer de quem somos e por que estamos aqui! ( diferente da Jule, né kkkkkkk????? )
leeeiam o livro!!

Lali 08/01/2022

A estrutura da narrativa é super interessante. O fato de iniciar com o final e retornar um pouco no tempo a cada capítulo, torna a história muito mais interessante do que seria se estivesse estruturada de maneira linear e tradicional. O interessante é ter a cada capítulo um ?ah então é por isso? novo rsrs.

chaechae 12/01/2022

me prendeu do começo ao fim
eu gostei bastante do fato de ser contado de trás para frente é uma ótima maneira de fazer você prestar atenção durante o livro inteiro, a jule é uma personagem muito bem escrita ela virou uma das minhas personagens favoritas, a lockhart está de parabéns mais uma vez, é um ótimo livro, queria que as pessoas dessem atenção a esse livro como deram a mentirosos