Fraude Legítima

Fraude Legítima E. Lockhart

Resenhas - /////

Bianca 25/08/2021

Cheguei na história sem nenhuma expectativa, sem conhecer nada a respeito e nem ter lido a sinopse e acredito que tenha sido uma boa escolha.
O livro se apresenta do presente para o passado, narrando todos os fatos que fizeram Jule chegar aonde está hoje.
Uma garota órfã, despretensiosa, e com habilidades escondidas. Seu objetivo, se tornar a heroína da sua própria história, e para alcançar esse objetivo, ela decide traçar caminhos e criar histórias que justifiquem os seus atos.
Achei a narrativa interessante, com algum suspense, apesar de se tornar previsível depois de um tempo, fluiu rápido, nenhuma dificuldade pra entender os fatos.
No geral, um livro "sessão da tarde", que você lê rapidamente, cria um laço com os personagens, ama e odeia eles e acaba de forma leve.

Sofia Duarte 17/04/2022

nhe
foi legal ler e tal, mais pro meio eu tava bem curiosa com oq ia acontecer, mas não é grande coisa não
geefe vc me paga!!!

Naylla.Carlins 17/03/2022

Comecei a ler esse livro e não tava entendendo nada, quando cheguei no fim, parecia que estava no começo.
Pelo menos é uma leitura rápida e fácil de fazer.
lay 17/03/2022minha estante
Chocada com a nota

Nath 19/05/2023

Resenha Pobre Leitora
Terminei esse livro por pura força de vontade, ô história chata! Quando eu li Mentirosos da autora, achei ótimo, pensei que esse também pudesse ser, mas me enganei. Eu detestei esse livro. Desculpa. Ele é confuso, não só por ser escrito cronologicamente de trás para frente, quanto pelo excesso de locais, acontecimentos e mudanças na história da personagem principal. Acabei o livro sem saber realmente qual era a história de vida dela, e juro que não foi por burrice minha.
Todos os personagens são extremamente chatos, não salva ninguém. Nenhum tem uma motivação plausível, muito menos a Jule, personagem principal. Pra mim, tudo que ela faz só é explicado se for louca. Não é boa sendo vilã, não é boa sendo vítima, não é boa sendo nada. Conclusão: história chata, confusa demais e não recomendo.

Nhyx0 13/08/2023

Manual de como criar, alterar e fragmentar a realidade, por E. Lockhart
Que livro estranho! Não me agradou muito. A escrita de E. Lockhart é fácil, mas sendo bem honesto, essa história não instigou muito. Tinha certos momentos que eu parecia empurrar com a barriga...
Fraude Legítima conta a história de Jule, que se um dia ela reencarnar como um animal, provavelmente seria o cruzamento da serpente mais peçonhenta do mundo com um camaleão. E. Lockhart só te joga no meio da história, em uma narrativa não cronológica.
Duas coisas sobre essa personagem, ela é invejosa - parece não ter noção disso, e obsessiva. Lendo com certeza, você pode compreender. Em certos momentos consegui ter empatia por ela, mas em outros... A narrativa da autora, e o ponto de vista da personagem me fizeram criar um monte de teoria. Achei que ela era tão perturbada quanto Kevin em Fragmentado. As vezes achava que estava lendo uma HQ da Wanda. O tanto que a protagonista desse livro cria, altera e fragmenta a realidade não está escrito...
Sobre o enredo, acho que a autora desperdiçou o plot-twist. Depois que ela expos o que a protagonista dela fez, consegui deduzir tudo. Toda trata que ela estava envolvida. O motivo dela agir como uma rata psicótica.
...
Uma coisa que me deixou bastante curioso com E. Lockhart é que nos seus três livros que li, sempre mencionava Martha's Vineyard. Estou muito curioso pra saber a relação dela com esse lugar. Mas sou preguiçoso demais para pesquisar sobre isso. Fiquei imaginando como seria se Cadence, Jule e Frankie se encontrassem em Martha's Vineyard.

@babi.teixeira 02/02/2022

O ponto alto do livro é a escrita retroativa, mas a história é previsível e o final não surpreende, os capítulos são curtos e é uma leitura bem rápida. Criei expectativas depois de ler "Mentirosos" e não teve o mesmo efeito, se a narrativa fosse linear seria mais uma história clichê.

Iparisclarke 01/08/2022

Nem fede nem cheira
O livro tem uma temática bem interessante de começar pelo final e vai voltando até o começo, geralmente apenas mangá se escreve assim, mas foi bacana de se tentar. A história é bem fraca e a protagonista nem se fala.

Meneva 06/04/2022

Fraude mesmo
Falaram que a história era boa mas mentiram feio.
Os primeiros 20% foram até interessantes depois foi vários nadas e terminou muito ruim. leitura ruim livro ruim, história ruim, tudo ruim
Gaby 06/04/2022minha estante
O título ???

lay 18/03/2022

Dei 3 estrelas pq a leitura é muito tranquila, flui super bem e amei o formato cronológico. Porém a história é bem fraca,sem muita coisa interessante e o final é péssimo

Barbara 26/07/2022

É... a princípio eu gostei muito da premissa da história e como ela foi contada de trás pra frente. Mas chegou no final eu não entendi nada e achei a motivação da Jule meio??? Eu até tava esperando que tivesse uma explicação melhor mais pra frente sobre o próprio passado da Jule e o motivo da obsessão dela pela Imogen. Achei que teria algum distúrbio psicológico ou sei lá, e em certas partes até achei que teria algo entre as duas. Mas num geral até que me divertiu.

poor_lizzy 21/05/2021minha estante
isso aí

lafacchini 01/04/2024

Livro mais louco do mundo, começa do final, e a cada capítulo a história vai fazendo sentido.
Endoidei. Recomendo.

Pereira 23/05/2021

uma maravilhosa confusão
Comecei o livro bem perdida com a forma como ele é escrito mas fui pegando o jeito e me surpreendendo mais a cada capítulo. O final ficou meio em aberto e meio confuso mas no geral eu AMEI, recomendo muito a leitura