Fraude Legítima

Fraude Legítima E. Lockhart

Resenhas - /////

Belo 13/11/2018

O que aconteceu?
O livro é sobre duas amigas, uma se mata de forma misteriosa que ninguém entendi o porquê e a outra começa o capítulo do livro fugindo de qualquer pessoa que quisesse prejudica-la.
Gostei da estória, achei envolvente, leitura fluida e sem enrolação. A ordem cronológica é de trás pra frente mas não me incomodou, na minha opinião deu até um pouco mais de mistério ao livro.
Eu gostei das habilidades que a Julie tem e achei bastante parecida com a menina do filme "A Colombiana".

O motivo que eu não dei crédito para esse livro foi pelo final sem noção e sem cabimento. Antes dos capítulos finais uma coisa é revelada que me deixou intrigada, assustada e bastante surpresa, mas depois disso a autora colocou mais capítulos e eu me senti obrigada a empurrar a leitura por que me cansou, achei que tava naquela enrolação toda por que iria ter outra revelação que me deixasse boquiaberta mas, não aconteceu. O final foi um completo desastre, parece que a editora pediu um tanto de páginas e a autora foi obrigada a empurrar um monte de linguiça. Se o final fosse com o acontecimento que fiquei intrigada, teria sido muito melhor, bem mais instigante e eu poderia até um dia voltar a ler ele novamente, mas não aconteceu.

elly 03/12/2018

Plágio puro.
Não é a primeira vez que E. Lockhart copia uma outra obra, seu segundo livro, Mentirosos, é um claro plágio da série Lost.

Mas Fraude Legítima deixa tudo isso mais claro, com até mesmo falas iguais ao do filme "O Talentoso Ripley" (adaptado do livro de mesmo nome). Vergonhoso.

Ignorando tudo isso, Fraude Legítima é um livro com uma trama bem construída (mesmo sendo óbvio) que, por ser contado do passado para o presente, de trás pra frente, nos deixa querendo saber as motivações da personagem para ter chego a aquele ponto inicial.

O último capítulo, este que volta para o final a fim de fechar a história, é péssimo e poderia ter dado mais já que foi esperado por longos 18 capítulos.

A edição vem com um marca página para recortar da orelha traseira.
Allan Lemos 08/08/2019minha estante
Isabelly vc aqui

Mokumura 12/08/2022

A forma como esse livro é contado te deixa ansiosa pra saber o que já tinha acontecido e conforme vai voltando os capítulos vai ficando óbvio que é tudo mais extremo que o esperado.

Guynaciria 21/01/2019

O livro se inicia com Jule em um resort luxuoso no México, nesse ponto Imogen já se encontra morta,  é o leitor começa a montar o quebra-cabeça que é essa história.

Jule e Imogen eram amigas, do tipo improvável, já que uma não tinha nada e a outra era dona de uma imensa fortuna.

Fica claro que existia uma relação de abuso psicológico entre as duas, mas temos que nos perguntar até que ponto o que nos é passado condiz com a realidade, já que o livro tá sendo narrado a partir do ponto de vista da sobrevivente, de suas lembranças do acontecido. Sendo Jule uma narradora pouco confiável.

A ordem cronológica do livro é um pouco confusa, ela começa a partir do penúltimo acontecimento e regride até o inicio, para enfim ser concluída.

Não consegui sentir empatia pela personagem principal, uma vez que ela sempre passou uma sensação de desconforto é desconfiança, isso dificultou um pouco a leitura, já que nenhum personagem era de fato interessante.

O que salvou a leitura foi o tipo de escrita da autora, que não é muito usual, além do fato de que a edição está linda, com uma diagramação confortável que facilita a leitura.

Adri_Alline 25/03/2019minha estante
Amiga, olha o spoiler kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Evelyn Marinho 25/03/2019minha estante
Culpa do Skoob que não coloca filtro de spoiler pros amigos kk

Adri_Alline 25/03/2019minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ainda bem que dessa vez nao fui eu, a rainha spoilera

Jon O'Brien 28/05/2019

Um livro bom, rápido e esquecível
Certo, esse é um dos livros mais diferentes que já li, e nesta resenha falarei por quê. Da mesma autora do aclamado Mentirosos, E. Lockhart, Fraude Legítima é um suspense jovem-adulto que, apesar de alguns problemas no desenvolvimento, surpreende no modo como é escrito. Quer saber mais? Acompanhe o artigo!

Fraude Legítima é um livro com uma ideia magnífica, mas ao mesmo tempo eu penso que não foi desenvolvido da melhor forma. Este livro tem uma estruturação, uma forma de contar, muito diferente da maior parte de obras. Fraude Legítima é contado de trás para a frente, onde vamos do capítulo 18 (onde a história começa) ao 01, para então embarcarmos no capítulo 19, que fecha a história.

A sinopse do livro no Skoob não entrega muita coisa, mas eu vou adiantar alguns elementos apenas para você se situar melhor e compreender a atmosfera da obra. Desde o início do livro (e do fim da história) conhecemos a trajetória de Jule West Williams, uma garota que tem a habilidade de se adaptar a qualquer situação, por mais difícil que ela seja para outras pessoas. Ela se considera uma heroína. Por que as mulheres não podem ser, afinal?

Do outro lado do espectro, nós temos Imogen Sokoloff, uma garota rica que fugiu dos pais abusivos para ter a vida própria. Imogen e Jule são melhores amigas, e, de tão unidas, às vezes até mesmo parece que são a mesma pessoa. As duas são esteticamente parecidas e, ao fugirem, passam dias de luxo em lugares maravilhosos, até que eventos estranhos acontecem, começando pelo suicídio de Imogen.

Por ser um livro que começa de trás para a frente, é quase certo que o conteúdo viria confuso e que o leitor não entenderia todas as mensagens que ele passa. Entretanto, as reviravoltas contidas no livro não são nada geniais. O modo como é feito indica que a autora não queria dar dicas, mas, mesmo sem dar grandes dicas para as reviravoltas, são facilmente decifradas as coisas que vão acontecer mais à frente.

Fraude Legítima é um livro rápido, com um ritmo muito mais rápido do que Mentirosos, e isso no início foi difícil de engolir, pois parecia muito mais um rascunho do que um livro pronto. Entretanto, o ritmo rápido depois fez sentido ao mostrar que o livro se passa em poucos dias e que a vida de Jule estava tão frenética quanto a nossa leitura.

Para mim, Fraude Legítima é um bom livro, mas que para apenas no bom. Mentirosos é muito superior e há uma infinidade de livros melhores, mas, se você vai sair por uns dias e quer uma leitura rápida e esquecível, pode contar com a companhia desse livro. Nele, há a representação de diversas cidades famosas e pontos turísticos, e a autora escreve com a naturalidade de quem já visitou todos esses lugares.

No final das contas, dei 4 estrelas para o livro. Dizem que ele é um plágio descarado d’O Talentoso Ripley, mas não li o livro então não posso opinar. Espero ler um dia e tirar minhas conclusões. Em breve, este artigo sairá em vídeo, então não deixe de acompanhar o REDIPE nas redes sociais para ficar por dentro de tudo.

Obrigado por ler até aqui e até mais!

site: https://redipeblog.wordpress.com/2019/05/28/resenha-fraude-legitima-e-lockhart/

Mandy 10/08/2019

Estava louca pra ler esse livro por causa da autora e de como "Mentirosos" me fascinou. Não rolou nesse.
A história é contada de trás pra frente, ok, a gente já imagina q não vai surpreender tanto, mas pela experiência anterior com Lockhart a gente espera um
final tipo AAAAAAAAA COMO ASSIM?!?! Mas o q senti foi "o q??? Cabou assim, sem pegadinha?"
Estou num mix de gostei e não gostei, durante o livro eu ficava me questionando sobre as atitudes e escolhas da Jule/Immie, mas ao mesmo tempo já previa muitas ações.

Luann 07/04/2022

O começo é meio difícil de entender e até você pegar o ritmo do estilo da escrita o livro se torna meio cansativo, porém, quando você se acostuma é fácil de ler. Me deu vontade de ler uma segunda vez, mas dessa vez acompanhando os capítulos de forma crescente.
Meneva 08/04/2022minha estante
Será se eu não entendi o livro? Kkkk

Gaby 08/04/2022minha estante
Coragem em querer ler esse livro de novo

Marina 22/01/2021

No começo a linha do tempo montada pela autora me deixou confusa e dificultou um pouco a leitura, mas alguns capítulos depois eu ja estava totalmente investida na história. O final me decepcionou um pouco, mas não comprometeu a história como um todo.

Raquel 15/02/2021

Não me convenceu
Como que se conhece uma pessoa e já leva para dentro de casa?
Como acreditar no que o outro diz, sem que se lembre nada?
Imogen se convenceu de algo que não era verdade. E Patti, foi além, afirmou algo, que não era. Mãe e filha, mas a ingenuidade não era genética.
Achei confuso e bem pouco convincente.

@brulelivros 30/06/2021

Surpreendente
“ 𝐸𝑙𝑎 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑡𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑎𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑝 𝑝𝑒𝑙𝑎𝑠 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠. 𝑁𝑎̃𝑜 𝑙ℎ𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑚, 𝑛𝑢𝑛𝑐𝑎 ℎ𝑎𝑣𝑖𝑎𝑚 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑑𝑜 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎 𝑛𝑒𝑙𝑎, 𝑛𝑎̃𝑜 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑖𝑎 𝑓𝑎𝑙𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑛𝑖𝑛𝑔𝑢𝑒́𝑚“

Nota: 4⭐️
Capa: 3⭐️

Jule é a verdadeira camaleoa, passa seus dias comendo besteira, bebendo e mentindo. Imogen sempre fugiu de suas responsabilidades herdeira milionária, tentando achar seu lugar no mundo. O que liga ambas? Uma grande amizade. Entretanto a vida de Jule vira de ponta cabeça quando Imogen se suicida e ela precisa se redescobrir sem sua melhor amiga.

O livro mostra a jordana de Jule nossa anti-heroína no caminho para entender melhor seu lugar no mundo e o que fazer a seguir ...

👉🏻 Minha Opinião:

Antes de mais nada eu queria dar meu coração para a autora, que conseguiu escrever dois livros muito bons. E. Lockart me fez ler esse livro em dois dias, nos quais eu só pensava nele e na trama toda. Jule é um misto de amor e ódio , ela tem uns pensamentos muito surreais e se imagina como uma grande heroína em um filme de ação, então tem passagens incríveis de pensamentos fora da caixinha.

A trama toda se desenrola de maneira leve e fluida e você chega no final e pensa: já?

Apesar dessa leitura deliciosa, encontrei falhas na escrita da autora ,coisas que me fizeram tirar um pontinho, o final foi muito corrido e um desfecho que poderia ser melhor trabalhado, Jule merecia ...

✨ Eu amo o fato que mais uma vez a autora mostra que não existem mocinhos e vilões e que todos temos falhas, ela trabalha essas falhas lindamente no livro.

▪️ Confesso que teve um ponto do livro que eu falei : bem feito vaca ... VAI LER PRA SABER DO QUE TO FALANDO 🙊

Essa foi minha escolha para o @bookselos 🖤

site: @brulelivros

leituras 16/07/2021

Fraude
Li esse livro já não esperando muita coisa, não vi ninguém falando, ninguém recomendando, achei o livro por causa de Mentirosos, mas não excedeu minhas baixas expectativas.
Os personagens não me apegaram, todo o livro foi confuso e não consegui entender metade do que estava acontecendo.
Se você gostou de Mentirosos e quer ler Fraude Legítima por causa do tal, não recomendo porque não é nada parecido, mas aqueles que quiserem ler um livro diferente e com uma ?linha do tempo? diferente (o livro começa pelo fim e termina pelo começo) é uma escolha interessante. Não quero dizer aqui que não recomendo a ninguém, acho que foi apenas um livro que não se encaixou com o que eu estava procurando, mas que pode ser o ideal para outro alguém.

Júlia 05/10/2021

Muito bom, nunca tinha lido nada nem parecido com esse livro. A história tem várias inspirações, mas o jeito que ela foi contada é extremamente novo para mim.