Fraude Legítima

Fraude Legítima E. Lockhart

Resenhas - /////

Tati- Leitora 24/06/2021

Um livro em que a história é contada do final para o início. A leitura foi muito boa, estava super interessada em chegar ao final para descobrir o que aconteceu com as personagens.
Não é meu livro favorito da autora mas é realmente muito bom, recomendo.

Caroline.Casaes 18/03/2021

Esperava mais
Fraude Legítima conta a história de Jule West e como o suicídio da sua melhor amiga, Imogen Sokoloff, afeta a vida e as decisões dela. O livro é narrado em terceira pessoa e cada capítulo contém uma data diferente, o que muitas vezes me deixou confusa.

É um livro de suspense que me prendeu em algumas páginas, mas em geral achei o livro difícil de entender, só vim compreender de fato a história quando cheguei em 40% e mesmo depois disso ainda tinham muitas coisas confusas.

Quando o livro revela o real motivo da morte de Imogen a história fica instigante, mas depois esfria totalmente e não tem nada no livro que tenha me feito pensar: UAU, EU NÃO ESPERAVA POR ISSO.

Pra um livro de suspense eu achei bem previsível, mas confesso que gostei da escrita da autora, a leitura corre muito bem, em uma sentada eu consegui ler muitas páginas porque a divisão dos capítulos é bem feita e apesar da previsibilidade da história, a forma como a autora descreve os fatos dá vontade de continuar lendo pra saber o que vai acontecer.

Enfim, a leitura não me fisgou, não é um livro que eu leria de novo. Mas essa foi a MINHA experiência, pode ser que outras pessoas tenham uma percepção totalmente diferente, e tudo bem!

Thay Gomes 05/08/2022

Podia ter sido melhor
Aquelas né, não é porque um livro é hypado que os outros da mesma autora são igualmente bons. Eu engatei nesse sem entender nada pq começa com a protagonista fugindo de algo que até então não sabemos o que é, e os capítulos vão mudando para os dias anteriores, de onde tudo começou até o final. Mas acho que poderia ter sido melhor, ao meu ver a motivação da protagonista foi meio fraca e ela fez uma merda gigante, mas ok.

Rachel.so.livro 27/10/2022

Finalmente terminei!
Esse livro não foi o que eu esperava, pra mim o mais legal é ele ter sido escrito de trás pra frente, mas isso também faz você meio que prever o que acontece.

Eu já tinha lido um outro livro da autora, Os mentirosos, e gostei bastante, não esperava aquele final e tbm não esperava esse final de Fraude legítima, não porque foi surpreendente, mas pq foi decepcionante pra mim.

Achei fraco toda a história, a mensagem do livro você entende já no começo e depois começa a ficar chato e repetitivo.
Não gostei muito do fechamento desse livro.

Mas ainda darei chance pra autora, espero gostar de um próximo livro dela.

* p i e t r a* 22/07/2022

Esperava mais!
Sou rendida pela escrita da E Lockhart desde "Mentirosos", mas o plot aqui deixou a desejar. Acho que os personagens tinham bastante potencial e me apeguei a eles, porém a história é extremamente confusa muitas vezes, e a autora leva a narrativa para um lado inverossímil em várias partes do livro. A única grande reviravolta é extremamente previsível e um tanto sem sentido já que não há motivações fortes o suficiente para esclarecer isso, então chega a ser forçado e chato. O final também foi bem ruim. Um ponto alto no livro é os capítulos serem em ordem decrescente, mas parece terem sido escritos para ser assim, o que me deixou chateada porque seria mais legal se fossem planejados para serem em ordem normal e só invertidos no final, mas entendo que a autora deve ter feito isso para deixar menos confuso (e mesmo assim é confuso).

amandaox 08/03/2022

Eu gostei da forma como a história é contada, de trás pra frente, ajuda a ir montando o quebra cabeça pouco a pouco. É um livro legal, a escrita é fluida, mas senti que faltou algo, o livro só acaba sem mais nem menos, fiquei com várias dúvidas

isa 29/11/2021

razoável
Conheci o livro através do vídeo "Lendo os livros com piores avaliações da minha estante" do Geek Freak. Achei interessante ler um livro que já sei que é considerado "ruim" e o assunto pareceu legal, mas o que mais me atraiu foi a forma como o livro é escrito, meio "de trás pra frente". Esse é o grande mérito deste livro - e talvez o único. A história é até interessante, mas nenhum personagem parece real ou profundo; tudo "fecha" muito facilmente, e o final é terrível. Você lê aquilo tudo esperando o grande final, mas o livro acaba de forma abrupta e meio "porca" ou "barata".

Aline.Batista 02/12/2017

Opinião...
A narrativa do livro é muito interessante, diferente de tudo que eu já li, por ser contada em uma ordem cronológica avessa, se torna algo novo... Mas a história em si não me agradou... Não consegui me envolver com nenhuma personagem... Achei as expectativas da personagem principal sonhadoras e fora da realidade... Muito heroína... Muito sessão da tarde... Não fluiu, apesar de ser um livro curto, eu patinei.. demorei pra terminar... Torci que acabasse logo pra eu poder dizer que o final valeu a pena e que tudo fez sentido... Só que não. Então pela narrativa diferente e inovadora ele ganha 3 estrelas... Só por isso! Beijos a todos!

Marina 05/09/2022

Perguntas e Datas
É definitivamente um livro bem marcante, seja pela sua construção invertida, seja pela confusão nos primeiros momentos de contato. As datas são imprescindíveis e, dado a sequência nada linear, é recomendável que seja um livro de se ler direto, sem muitas pausas na leitura. O motivo para essa recomendação surge da facilidade de se esquecer de detalhes interessantes para os próximos capítulos, e muitas vezes necessários.

A narração é bem feita e traz a fluidez que o livro precisa, mantendo o desencadeamento do raciocínio de ?pergunta-resposta? que o leitor pede, mesmo após alguns capítulos em que outras perguntas surgem no decorrer da trama e as dúvidas se acumulem.

O motivo para não ter dado 5 estrelas ou 4,5 é justamente o tema central do livro. A história é muito bem contada, principalmente pelo seu jeito único e criativo, mas os personagens não são capazes de criar nenhum laço considerável e, por mais que o plot seja chocante, não surtiu em mim o efeito do: ?NOSSA QUE MARAVILHOSO?.

Larissa3929 10/09/2022

Sem graça
No começo eu não tava entendendo nada e no final parecia que tava no começo.

O livro é bem confuso, principalmente por contar a história de trás pra frente. O plot twist, que na verdade nem deveria ser chamar assim, foi super fraco. Todo mistério do livro você já sabe na segunda página e o motivo é horrível e sem sentido.

Não é um livro que prende, e ainda do jeito que foi escrito deixou ele confuso.

Não gostei da leitura e nem recomendo.

Vivi Csordas 28/03/2022

Decepção legítima

"Acreditava que a forma como se falava era, na maior parte das vezes, mais importante do que qualquer coisa que se tivesse a dizer."

Infelizmente fico até desanimada de escever uma resenha. Fraude Legítima até que inicia legal, fiquei um pouco curiosa logo no início. Não sei se eu que estou ficando velha e chata, mas logo depois das primeiras páginas a história ficou muito boba.

Não vou ser injusta e falar que o livro é ruim, pois eu não sou o público alvo. Mas eu já li muitos young adults que gostei muito, então o meu problema foi com a história mesmo.

Nao é uma trama muito criativa, e achei bem previsível. Acho que pela minha bagagem e pelos livros que já li, achei bem mais do mesmo. Tirando a estrutura escolhida pela autora, que eu achei bacana, achei tudo meio sem sal e pouco desenvolvido.

Pode ser que eu esteja muito exigente, mas esse eu só recomendo para jovens que ainda estão entrando no mundo da leitura.

Gle 04/01/2022

Fraude Legítima
"Ela sabia que mulheres raramente eram o centro desse tipo de história. Não passavam de um refresco para os olhos, companheiras, vítimas ou interesses amores. Em geral, existam para ajudar o grandioso herói branco e heterossexual em sua jornada épica e muito foda. Quando havia uma heroína, ela era muito magra, usava quase nenhuma roupa e tinha dentes perfeitos. Jule sabia que não não parecia com aquelas mulheres. Nunca ia parecer. Mas ela era tudo o que aqueles heróis eram - e, em certos aspectos, mais ainda."

RUDY 01/11/2018

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
A primeira coisa que quero comentar, é a forma como o livro foi escrito: ele começa no presente, dias atuais e vai regredindo até quando tem início a fuga de Julie, um ano atrás e o último capítulo, volta ao tempo atual. Gostei demais dessa forma criativa que a escritora “armou’ a confecção do enredo, porque já começamos com o que está prestes a acontecer e vamos entendendo aos poucos como tudo realmente acontece a cada capítulo retrocedido.
Outra coisa que achei bem interessante foi a construção da trama, porque leva o leitor a ir analisando todas as pistas que vão sendo deixadas pelo caminho e ir c0onhecendo mais profundamente todas as personagens e suas características que são marcantes para o desenrolar da história. O leitor tem de estar atento e ter raciocínio lógico para poder entender as nuances da história.
Gostei muito também do fato da autora ter criado a protagonista Julie quase como uma anti-heroína, ela se considerava uma justiceira, o que trouxxe um tom mais jovial ao livro, não quer dizer que aceitava algumas atitudes dela, nem alguns pensamentos que por vezes pareciam desconexos e fantasiosos.
O que não me agradou muito foi a personagem Imogen, porque não queria assumir as responsabilidades familiares e sociais, entretanto, gostava de usufruir dos benefícios que o dinheiro e sua posição social, proporcionavam. A personificação da riquinha mimada, manipuladora, gosta de humilhar as pessoas e depois, se fazer de coitadinha.
Outra coisa que me encabulou um pouco e não me fez dar nota máxima ao livro, foi o final... Não porque ficou aberto, não por isso, porque acho que até cabia o final assim, mas porque a meu ver, ficou confuso. E até peço que se alguém já teve oportunidade de ler esse livro, se puder comentar o que achou e entendeu do final, agradeço.
O livro é muito bom, não resta dúvida e recomendo para quem gosta de um enredo intrincado, irreverente e mais juvenil.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/09/resenha-56-fraude-legitima-e-lockhart.html
Michelle 06/01/2022minha estante
bem interessante

Angela Cunha 15/05/2022minha estante
Se tem uma personagem irritante, já me agrada rs sei lá, eu vejo tanta realidade em enredos assim!
Já tinha lido sobre esse livro,mas nunca senti vontade de fato de ler.
Mas quero sim rs
beijo

Manu5550 01/02/2023

Quem era a menina de cabelo azul????????????????????????????????????????????????????????????????????

Vanessa @LarLiterario 04/12/2022

Um livro confuso, senti todos os meus neurônios queimando dentro da minha cabeça, mas no final: Gostei muito! Totalmente fora de qualquer zona de conforto, a psicóloga que há em mim só queria levar a protagonista pra fazer um estudo no mínimo… minucioso. Vale a pena ler!