Para depois que eu partir

William Croyle

Resenhas - Cartas Para Brianna

Nayara Moraes 15/12/2022

Cada dia conta!
Um achado do blackfriday, um dos livros mais baratos que eu comprei, mas um dos mais "ricos". Eu simplesmente amei, só quem já perdeu algum ente querido para essa doença, sabe como é duro passar por tudo isso.
Foi lindo ver a força e as fraquezas da Heather ao longo de todo o livro, e foi bacana demais aprender a valorizar o agora, com alguém que sabe o valor que cada dia tem.
Estou encantada e espero que a alma dela esteja em paz!
Cada dia conta, ?

Gabi 13/12/2022

Todos deveriam ler!
Esse livro tem um espaço em meu coração, agradeço imensamente à Heather por ter escrito "Para depois que eu partir" em um período tão difícil, mas, sobretudo, repleto de esperança. Fico imensamente feliz que ela tenha aproveitado sua vida ao lado de sua filha, do Jeff e de seus amigos, mesmo quando era complicado por causa de medicamentos tão péssimos. Ela é um lindo exemplo a ser seguido.

"Eu tive uma vida incrível, com zero arrependimentos. Ter câncer é terrível, mas tenho que lhe dar crédito por abrir meus olhos a tantas oportunidades incríveis - oportunidades que sempre estiveram lá, mas que eu não aproveitei antes do câncer, porque não vivia cada dia como se fosse o meu último. Não espere ter câncer ou alguma outra doença ou circunstância devastadora para forçá-lo a encontrar sua esperança. Encontre-a agora. Busque raiozinhos de esperança em tudo o que fizer."

"Esteja você prestes a morrer com a idade de 36, 66 ou 96, a vida sempre lhe parecerá muito curta se você não vivê-la de fato. Encontre a sua esperança. E nunca se esqueça de que cada dia conta."

Ary 12/12/2022

Simplesmente perfeito
Uma lição de vida, e ótimo pra QM não sente vontade de viver. Ler o que uma pessoa com uma doença terminal lutar pra viver cada segundo que tiver é lindo e emocionante. Vou viver por ela e por todos que me amam.
Esse livro toca lá dentro da sua alma, gritando que temos que viver. E quando digo viver é viver; se divertir, amar fazer coisas incríveis. A gnt ainda tem tempo para viver mas vai chegar a hora em que td isso acaba.

Paulo 11/12/2022

Lindoo
O livro é lindooo, tem tanta mensagem importante, ela realmente foi uma guerreira!! E no final parece que ela viveu apenas o suficiente para completar o livro, mds!!

Só não dei mais nota pq apesar de ter gostado, imaginei que o livro seria de outra formaa, outro tipo de jeito de contar a história, não deixa de ser bom mas jurei q seria de outra forma devido a sinopse.

Espero que Brianna saiba o quanto a mãe amou e ama ela ????

Luana 07/12/2022

Para Depois Que Eu Partir
Sabe aquele livro triste, mas que ao mesmo tempo apresenta uma grande mensagem e pode ser lido em apenas um dia? "Para depois que eu partir" é esse livro.

"Mesmo que a vida possa ser dolorosamente injusta, às vezes você tem a capacidade de lutar contra a adversidade e recuperar um pouco de controle." (pág. 12)

Heather McManamy foi diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos e já em estágio terminal. Sua vida começou a desmoronar após a essa trágica notícia. Sua vida mudou completamente de rumo, virou de cabeça para baixo e começou a passar por diversas quimioterapias e cirurgias para combate-lo.

Após o choque inicial, Heather começou a ver a vida com uma nova perspectiva: ela precisava viver cada dia como se fosse o último; precisava dedicar mais tempo a sua filha Brianna de apenas quatro anos, mais tempo para o seu marido aproveitar melhor suas amigas e os momentos que a vida ainda tinha para lhe proporcionar.

"Nós todos temos de fazer coisas que não queremos fazer. Às vezes, respirando fundo, distanciando-nos da pesada carga emocional da situação e abordando-a de forma mais clara ou diferente, ela pode se tornar mais tolerável e mais fácil de lidar." (pág. 46)

Com esse novo pensamento, ela escreveu diversas mensagens de como enfrentar alguns momentos difíceis da vida, o primeiro dia de aula, a morte de um animalzinho querido, o dia do casamento, o aniversário de 21 anos... Heather deixou diversas mensagens para diversos momentos da vida de sua amada filha e seu marido saberia o momento ideal para entregar cada uma.

Uma história completamente real e comovente. Você já imaginou ser diagnosticada com câncer já em fase terminal e seus dias serem contados até a sua morte? Heather enfrentou momentos difíceis, mas mostrou que é possível aproveitar a vida da melhor forma possível enquanto ainda há tempo.

É completamente triste ver como ela descreve os cartões que ela deixou para a sua filha. Ela sabe que não estará presente em muitos momentos da vida dela, então ela quer lhe dar apoio nesses momentos de alguma forma, fazendo com que esteja sempre presente na vida e no coração de Brianna.

"Não existe isso de tempo "certo" para fazer o que você quer fazer. Sim, temos algum controle sobre nossas vidas, mas sou a prova viva de que grande parte do nosso destino está além do nosso controle." (pág. 59)

Nesse livro também somos apresentados aos momentos vividos pela Heather e como ela aproveitou o último ano de sua vida. Mostra todas as experiências que ela aprendeu desde que o câncer tomou conta dela e faz tudo isso com humor.

A mensagem mais linda que esse livro representa é para você viver sua vida o máximo que puder: chore, sorria, grite, se divirta, seja feliz! Faça tudo que desejar no momento que desejar. Não deixe para outro dia porque não sabemos o nosso caminho, não sabemos o dia de amanhã. Aproveite o máximo da vida!

"Vida o momento. Esqueça o passado. Esqueça o futuro. Eles não importam. O que importa é o agora. Viva. Ria. Ame." (pág. 86)

Essa é uma história sensível e completamente tocante. Aborda um tema forte, mas apresenta também amor, esperança e compaixão, e mostra que, apesar do câncer ser devastador, o amor de uma mãe é capaz de superar qualquer dor e sofrimento.

Mauri Kobs 04/12/2022

VIVA, apenas isso!
Caramba, eu tô chorando demais pra sequer pensar claramente, caramba, essa é uma história real, caramba isso doeu de verdade, isso doeu muito.
Heather, infelizmente vão se fazer 7 anos que você se foi, mas cara, que mulher incrível, que resiliência, acho que não existem palavras que descrevam a importância dessa mulher, esse livro não é pomposo, não é cheio de técnica e regras que tornam a leitura mais atrativa, esse livro é apenas sobre uma mãe em fase terminal que escolhe viver o hoje da maneira mais intensa e verdadeira possível, é sobre uma mãe que quer se fazer presente mesmo quando não estiver mais, sobre uma mãe que acima de tudo se preocupa com o bem estar da filha e que isso a move, isso que a faz ter forças para aguentar dois anos de tratamentos sofridos, esse livro é simples mas de uma beleza, de uma importância, absurda.

?sem o desejo e a vontade de encontrar alguma esperança em algum lugar todos os dias, mesmo durante as situações mais amargas, a vida não é nada.?

LetAciaNaves 04/12/2022

Que Livro Bom
Mano ler esse livro foi muito emocionante mesmo, Heather uma mulher inspiradora que sofreu bastante pelo câncer mas invés de perder tempo se doendo, ela literalmente viveu a vida até o último suspiro, saber que essa história é real é mais emocionante ainda, e outra eu quero um Jeff na minha vida, que homem meus amigos que homem, o amor dela pela filha é lindo de se ver, uma pena que a Heather nunca participou da vida da Brienne com 6 anos e o resto da vida dela ?

"Esteja você prestes a morrer com a idade de 36,66,96, a vida sempre lhe parecerá muito curta se você não vivê-la de fato. Encontre sua esperança. E nunca se esqueça de cada dia conta."- Heather McManamy

Jessika 30/11/2022

Lindo lindo lindo
Livro emocionante, cheio de lições de vida (e morte) que vou levar comigo. Aprendi muito sobre câncer, sobre como ver a vida e ter uma vida mais leve, eu realmente espero que a filha dela e seu marido estejam bem sem uma pessoa maravilhosa ao seu lado.

Rhis 30/11/2022

Chorei
Uma sensibilidade enorme, delicadeza e um amor tão grande que só é possivel vindo de uma mãe.
Livro que faz pensar e abre sua mente pra diversos assuntos.

Elena 29/11/2022

subestimei
já começo dizendo que acho meio ?? dar nota pra livro não ficcional mas não consigo deixar em branco, me dá uma agonia.
Confesso que logo no começo eu não tava confiante em terminar a leitura. Eu senti uma ar de positividade tóxica e essa é uma posição que abomino, mas também mantive em mente que é a história da vida de uma mulher real. Ainda bem que decidi continuar. É uma leitura tocante, afinal, é uma pessoa com cancer em estágio IV. Além de toda a questão a respeito de como encarar a vida após o diagnóstico, a Heather trouxe reflexões muito interessantes, como a invisibilidade dos pacientes em metástase em campanhas sobre a conscientização de cancer de mama e a também invisibilidade de programas a prevenção para outros tipos de cancer, como o de ovário. Também abordou de forma muito real como introduzir a ideia de luto e perda para crianças pequenas e como amigos e afins devem se portar diante dos pacientes e sua família. Achei surreal de interessante e muito por isso devorei o livro. Apesar de não fazer o meu estilo essa percepção tão linda da vida, não posso negar que a visão dela é inspiradora. Ver oportunidades onde a grande parte das pessoas enxergaria apenas dor é muito bonito. De resto, eu espero que ela tenha encontrado paz e que a filha e o esposo tenham forças pra lidar com a partida dela. Minha próxima taça de vinho ao pôr do sol eu dedicarei a Heather.

Daniela694 21/11/2022

Lindo e triste. Incrível ver a força da Heather, que mulher incrível, a forma como ela lidou com o câncer eu jamais conseguiria imaginar. Com bom humor e esperança. Obviamente tiramos de lição desse livro aproveitarmos o presente, que é somente o que temos.

Cinthia 20/11/2022

Emocionante!
A história real de uma mulher que com 33 anos descobre um Câncer de mama, aos 34 anos recebe a notícia que o câncer evoluiu para o estágio 4 apesar de todos os tratamentos e tem aproximadamente 18 meses de vida. Então resolve escrever cartões para sua filha de 4 anos, e deixá-los com o marido para entregar a filha em inúmeras ocasiões: formatura, casamento, etc...
Você pode pensar que é um livro muito deprimente, mas é o contrário. A visão otimista da Heather é contagiante e faz VC querer viver cada dia intensamente!

Gomes109 20/11/2022

Para depois que eu partir
Sabe aquele livro triste, mas que ao mesmo tempo apresenta uma grande mensagem e pode ser lido em apenas um dia? 'Para depois que eu partir' é esse livro.

Heather McManamy foi diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos e já em estágio terminal. Sua vida começou a desmoronar após a essa trágica notícia. Sua vida mudou completamente de rumo, virou de cabeça para baixo e começou a passar por diversas quimioterapias e cirurgias para combate-lo.

Após o choque inicial, Heather começou a ver a vida com uma nova perspectiva: ela precisava viver cada dia como se fosse o último; precisava dedicar mais tempo a sua filha Brianna de apenas quatro anos, mais tempo para o seu marido, aproveitar melhor suas amigas e os momentos que a vida ainda tinha para lhe proporcionar.

"Não existe isso de tempo 'certo' para fazer o que você quer fazer. Sim, temos algum controle sobre nossas vidas, mas sou a prova viva de que grande parte do nosso destino está além do nosso controle."

A mensagem mais linda que esse livro representa é para você viver sua vida o máximo que puder: chore, sorria, grite, se diverta, seja feliz! Faça tudo que desejar no momento que desejar. Não deixe para outro dia porque não sabemos o nosso caminho, não sabemos o dia de amanhã. Aproveite o máximo da vida!

16/11/2022

Pam 17/11/2022

Com esse livro refleti muito sobre o significado da vida e quanto as vezes não aproveitamos cada segundo.

Viver e ter saúde é um privilégio que precisa ser comemorado. Tudo pode acabar em um piscar de olhos e fico me perguntando quantas coisas eu me arrependeria de não ter feito.

A vida é agora! Então temos que aproveita-lá.