Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

ahcorsuehtam 15/04/2024

Incrível
Amei muito a indagações de tolstoi, ainda mais pensando o contexto que ele estava inserido e como a busca pelo sentido da vida se estende por séculos.

todas as perspectivas do livro são incríveis e a forma que o autor coloca a fé na balança é incrível.

um dos pontos mais interessantes foi quando ele falou que somente pessoas que estavam foram da roda que tinham tempo para essas indagações, pois o trabalhador estava ocupado gerando um mundo melhor. o cara colocando os ricos e a burguesia como desocupados e desnecessários!!

naotemlogin 21/04/2024

Como o próprio título sugere, este livro, trata-se de uma confissão a respeito da jornada de fé do autor.

igsuehtam 25/04/2024

Uma confissão
Acabei.

Isso aqui, na verdade é uma introdução de um estudo que ele fez entre as religiões para descobrir as verdades e as mentiras delas que enchem os fiéis de esperanças ou falsas esperanças.

É um livro com muitas discussões. Concordei com a maioria das coisas. Um livro pequeno que nos deixa muito atentos, me fez até me questionar se minha religião é realmente a certa, como sempre ouvi. No mundo há várias religiões. E qual delas está a certa para se acreditar?

lubzwp 26/04/2024

?Só conseguimos viver enquanto estamos embriagados pela vida; mas, quando ficamos sóbrios, é impossível não ver que tudo isso é apenas ilusão, e uma ilusão tola! Na verdade, não há nada aqui de engraçado nem de espirituoso, é apenas cruel e absurdo.?

maxine. 27/04/2024

"Só conseguimos viver quando estamos embriagados pela vida; quando ficamos sóbrios, é impossível não ver que tudo isso é apenas ilusão, e uma ilusão tola! Na verdade, não há nada aqui de engraçado nem de espirituoso, é apenas cruel e absurdo."

Luca47 05/05/2024

Racional, perturbador e relevante
Comprei esse livro porque a sinopse me interessou bastante, pessoalmente por eu acreditar em Deus, mas ter minhas críticas às religiões em geral e à igreja, algumas vezes até aversão.

E esse livro retrata exatamente isso, mas de uma forma um tanto quanto ?sombria?, não sei se seria a melhor palavra. Basicamente: é o relato de uma depressão (pensamentos suicidas, etc) que o autor se viu submerso ao procurar responder qual o sentido da vida.

Não gosto muito de resumos, porque acho que tiram o brilhantismo das coisas, mas o livro seria uma dissertação desse momento na vida do autor, cujo dilema principal é a linha tênue entre a razão e a fé, o racional e o irracional, por assim dizer.

Apesar de curto (127 páginas), vale a pena ler com calma, até porque em diversos momentos eu parei e fiquei refletindo sobre as falas trazidas pela obra. Há razão em todas as coisas, mas ela em si não explica as perguntas mais fundamentais, dentre elas ?qual o sentido da vida??.

Vale muito a pena ler esse livro.

Danielle.Pires 09/05/2024

Tolstói é bom
Dei três estrelas só pelo fato de não concordar com tudo e de resto é um livro muito reflexivo e doído igual o autor mesmo kkkk

bookcaseofmari 13/05/2024

O livro é basicamente Tolstói em um período depressivo, com inúmeras reflexões quanto ao sentido da vida. Ele mostra todas as linhas de raciocínio que teve e porque foram descontinuadas. No final, o que eu entendi é que não é possível separar a fé do sentido da vida, as duas são interligadas, numa relação insolúvel. E ele apresenta que a religião é um misto de verdades e mentiras, contém coisas que são impossíveis de negar e também coisas que são impossíveis de se confirmar.
O livro é legal, curto. Em alguns momentos parece que a reflexão é a mesma, então é necessário ter atenção para observar as diferenças e os pensamentos apresentados.

stcarvalho0102 22/05/2024

Livro maravilhoso. Foi meu primeiro livro do autor e já estou encantado. Com uma linguagem flúida, sem retirar os méritos do tradutor, Tolstoi narra sua trajetória de fé.

Madu Olifotet 23/05/2024

Olho para esse abismo do céu e tento esquecer o abismo de baixo e, de fato, esqueço. O infinito de baixo me repele e me apavora; o infinito do alto me atrai e me sustenta. Assim, estou pendurado à beira do abismo, sobre as últimas tiras que ainda não deslizaram por baixo de mim; sei que estou pendurado, mas só olho para cima e meu medo passa.

isa.geffer 28/05/2024

Certas coisas vêm no momento certo para a gente. Alguns meses venho pensando qual seria nosso propósito, por que eu ainda tentava ver um raio de sol ao meio a tempestade.

Acompanhando ao noticiário, a gente vê guerras e desastres como o do Rio Grande do Sul, o que me levou a questionar porque fazemos o que fazemos? Sendo que a vida só tem uma cena final?

Fiquei alguns dias com esse tipo de pensamento, a angústia de ter que trabalhar, estudar e pra que? Sendo que no final não vai servir de nada?

Em alguns momentos até me identifiquei com o Tolstoi. Em alguns momentos da vida não nos sobra nada além da angústia da vida.

"Minha vida parou. Eu podia respirar, comer, beber, dormir, porque não podia ficar sem respirar, sem comer, sem beber, sem dormir; mas não existia vida, porque não existiam desejos cuja satisfação eu considerasse razoável. Se eu desejava algo, sabia de antemão que, satisfizesse ou não meu desejo, aquilo não daria em nada."

Nota: 4/5

Ygor 04/06/2024

Reflexões filosóficas muito profundas sobre o sentido da vida, questionamentos sobre a utilidade da ciência e religião. Leitura profunda e ao mesmo tempo triste. Recomendo a leitura.

Josi 05/06/2024

Afinal, qual a finalidade de nossa existência? Essa é uma complexa questão abordada por Tolstói nesse pequeno e intenso livro.

"Eu mesmo não sabia o que queria: tinha medo da vida, desejava me livrar dela e, no entanto, ainda esperava dela alguma coisa."

Publicado em 1882, esse relato autobiográfico, de tom bastante intimista e pessoal, é resultado de uma crise existencial pela qual o autor se viu acometido, ao passar a se indagar sobre o real propósito da vida.

Em uma época em que a depressão ainda não era uma doença reconhecida, Tolstói expõe, de forma bastante melancólica e pessimista, sua apatia diante da vida, que o faz buscar insistentemente uma razão para seguir em frente e até mesmo cogitar pôr um fim ao seu sofrimento.

Em sua incessante tentativa, por diferentes meios, de encontrar as respostas que procurava, o autor faz alguns questionamentos bastante pertinentes sobre a postura e a utilidade da religião e da ciência. Achei particularmente interessante (e de uma atualidade impressionante) quando aborda a divisão e o antagonismo entre as diferentes vertentes religiosas, cada qual defendendo sua doutrina como a verdadeira.

Diante de todo esse vazio existencial, é entre os mais humildes que chega a uma resposta minimamente satisfatória para sua busca. Sendo parte da elite intelectual e financeira, Tolstói encontra na resiliência e simplicidade dos camponeses a motivação para viver e se reencontrar com a fé.

Assim, seu breve relato, tão sombrio no início, ganha ares mais otimistas no final.

Em diversos momentos, me reconheci nos sentimentos do autor, pois já me peguei fazendo muitos dos seus questionamentos, então foi um livro que me despertou uma forte identificação.

Para quem gosta de não-ficção, com teor mais filosófico, recomendo fortemente essa leitura, que apesar de curta, é intensa, por vezes pesada, mas traz uma profunda reflexão sobre o sentido da vida.

VivianRayna 07/06/2024

Um sonho marcado em meu peito
Eu não dava nada por esse livro. Demorei um pouco para lê-lo e uau.

Essa obra é o retrato de um homem real que se perde nas dúvidas. Não entende sua existência, se afasta do seu Salvador e tenta buscar em inúmeros caminhos, pq ele vive.

Creio que é uma experiência em que milhões de pessoas se deparam e o Tolstói encontra e nos expõe a resposta.

Ele estava confuso e perdido, até que finalmente, ele encontra de verdade o Criador. Não me entenda mal, o autor não encontra diretamente todas as respostas, mas ele acha o que precisava achar. E passa a viver com sentido.

O sonho que foi a resposta de Deus para as dúvidas dele, me marcará para sempre.

Se vc busca sentido para a sua existência, recomendo profundamente essa obra!

rwf4s 16/06/2024