Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

skuser02844 23/01/2024

O Xadrez nórdico
Neil Gaiman pega a mitologia nórdica e faz dela uma história épica do começo ao fim, adaptando os principais arcos de sua perspectiva sem fugir da essência.

As histórias são bem contadas e, é bem fácil de entender(um ponto bem positivo).

O livro gira em torno de Odin, Thor e Loki; os outros personagens apesar de não terem muita participação não são esquecidos na história

O final é grandioso, magnífico, digno de um Ragnarok. O final agrega ainda mais para o livro. Porém bem no final não se sabe se aquilo tudo aconteceu ou foi apenas uma partida de xadrez, penso eu que vai da interpretação do leitor. Enfim um ótimo livro para quem quer conhecer a mitologia nórdica.

Naiana 22/01/2024

(Re?)Contos Nórdicos
Neil Gaiman é um dos meus autores favoritos da atualidade, com um jeito próprio de envolver mitologia e o universo fantástico com elementos atuais. O título deste livro me intrigou desde o princípio, Deuses Americanos já traz elementos da Mitologia Nórdica e de outras mitologias antigas com os pretensos deuses da atualidades, o que esperar de um livro de Gaiman intitulado apenas Mitologia Nórdica?

Já na apresentação o autor explica que a intenção dele nessa publicação seria trazer algumas das lendas nórdicas que tanto o encantaram na sua infância, cujo o primeiro contato veio do universo Marvel, contudo sua grande referência, a qual optou não revisitar em seu processo de escrita, foi a obra de Roger Lancelyn Green, Myths of the Norsemen. Desta maneira Neil Gaiman selecionou 15 histórias sobre os deuses Nórdicos, antecedidos por uma breve apresentação inicial daqueles deuses que exercem papel fundamental ao longo das histórias, no qual retrata desde a origem da mitologia nórdica e seu universo de deuses, gigantes, elfos, trolls, até o dia do seu juízo final, o Ragnarök, o fim e início de tudo.

Com uma escrita bem fluída, é possível ler a obra em poucas horas, ou estendê-la para aproveitá-la mais em poucos dias, contudo deixa aquele gostinho de quero mais, conhecer mais desses deuses, seus hábitos muitas vezes lembrando crianças que querem que seus desejos sejam sempre atendidos, e iniciando brigas e guerras quando contrariados, mas que também aparentam ter um cuidados com aqueles que consideram ser de suas responsabilidades.

Creio que aquilo que mais me chamou atenção é um detalhe da apresentação de Gaiman sobre esse livro, a vontade de conhecer mais sobre as grandes divindades femininas que foram apagadas da história quando da dominação romana e cristã na região escandinava e do norte do reino unido. Dominação esta que preservou os deuses que poderiam ser utilizados como meio de introduzir sua própria religião naquela região, às deusas ficou o esquecimento, apenas breves citações que não são capazes de retratá-las com toda a glória que merecem.

Enfim, se deseja ter uma leitura leve, descontraída e conhecer um pouco das lendas nórdicas, esse livro é um bom pontapé inicial, mas para um maior aprofundamento da mitologia nórdica, Neil Gaiman apresenta alguns autores que utilizou como referência para escolher os contos que representaria, os quais parecem abordar de forma mais profunda a natureza de cada um deles.

williamfelopes 21/01/2024

Neil Gaiman e sua mitologia
Baita livro! Melhor livro que já li sobre mitologia, a maneira como Neil Gaiman conta as histórias é surreal vale muito a pena para você se aprofundar nas histórias dos deuses nórdicos.

Irigarai 18/01/2024

Muito interessante. Leitura fluida, fácil, agradável. Conta brevemente a história da mitologia nórdica através de contos, desde o início dos tempos até a destruição final (ou não) no Ragnarok.

Uma excelente opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre a temática e fugir das adaptações cinematográficas.

rreadery 17/01/2024

Neil entregando tudo
Foi o primeiro livro que eu li do autor e referente ao assunto, e simplesmente mergulhei na intensidade e nos detalhes das histórias e contos que foram descritos.

ojuarana 17/01/2024

Conto é um dos meus gêneros preferidos. E esse livro, que mais parece uma grande fofoca, deixou meu coração quentinho. No geral, apesar de grandes falha, valeu a pena. Agora quero ler mais sobre mitos nórdicos.

Gostei muito da caracterização dos três protagonistas: Odin, Thor e Loki. Enxergar o Pai de Todos como alguém cujas ameaças são tão fortes quanto a lança é muito interessante. Gosto de notar como, embora Thor quem seja seu parente, ele é muito mais parecido com o Loki. Esse, por sinal, ganhou mais da minha empatia do que eu pensei que ganharia. Suas trapaças nem sempre são sua culpa e, em várias vezes, ele está tentando resolver os problemas dos outros. Os deuses não o querem por perto, mas querem que ele suje as mãos com aquilo que os outros não tem coragem suficiente. Queria que a ideia de falta de pertencimento dele fosse melhor abordada, porque imagino como deve ser extremamente difícil viver num lugar onde você é menosprezado por algo que nem escolheu. Devo dizer que a ideia de entender o Thor como estúpido não me agrada muito, fiquei levemente irritada quando ele foi retratado como imprudente e impulsivo durante toda a narrativa para, no final, não entender o conceito de rede.

Além deles, chamo atenção para Freya. Eu imaginava que Frigga teria uma participação muito maior, mas ela praticmente não aparece e, quando o faz, seu orgulho é um dos precursores para a morte do próprio filho. Freya é inabalável. Uma loba. Por que ninguém quer deixar essa mulher solteira?!

Fiquei extremamente chateada por não existir um romance entre Loki e Freya. Não consigo discernir se o ódio que ela sente por ele foi um recurso do Gaiman ou se é uma parte real dos mitos, mas eles tem química demais! Vou procurar no Wattpad.

Alguns contos são bem medianos. Eu entendo que alguns foram apenas para mostrar cenários e elementos que seriam importantes no futuro, como a panela gigantesca, a rede de pesca, a espada foda do Frey, mas isso não é justificativa para apresentar uma história ruim e, as vezes, incompleta. Tiveram partes muito maçantes, o suficiente pra eu tirar um breve cochilo.

Arthur 17/01/2024

Ótimo!
Muito interessante!! Composto por histórias curtas, conta os principais eventos da mitologia nórdica. Terminei muito mais rápido do que o costume e ainda fiquei inspirado para jogar e ver como esses pontos foram tratados nos últimos jogos do God of War kkkk sugiro que façam o combo: Mitologia Nórdica + God of War 4 e Ragnarok.

Capiss. 13/01/2024

Mítico.
Um ótimo livro para a introdução da mitologia escandinava (nórdica), em momentos era como se eu tivesse realmente vivendo um dos contos citados. Pude sentir o medo, a fantasia, o frio das noites estreladas e principalmente ouvir os trovões gerados pelo Mjolnir. Este livro não só atendeu minhas expectativas mas também me gerou interesse pelas de mais obra de Neil Gaiman voltados a este gênero; é certo que não será a primeira nem a última obra que lerei deste autor.

[?] - Afinal, o que realmente é o Ragnarok? O fim ou o recomeço de tudo? É o que deu a entender.
~ Ryan.

Thalita 13/01/2024

Divertido e envolvente
Neil Gaiman nos presenteia com uma jornada mágica e bem-humorada pelos confins da Mitologia Nórdica. Com sua narrativa única, ele transforma deuses, gigantes e seres míticos em personagens tão vivos que você meio que espera encontrá-los no supermercado. Entre o sarcasmo divino e a ironia celestial, Gaiman cria uma atmosfera encantadora que nos faz rir enquanto nos encantamos com as intricadas tramas e mitos fascinantes. Uma leitura que não apenas ilumina os deuses nórdicos, mas também adiciona um toque de humor celestial ao panteão literário.

Alysson - @alyssonhp 12/01/2024

Mitologia Nórdica
Se você procura uma leitura leve e superficial sobre mitologia nórdica, talvez este livro atenda às suas expectativas. No entanto, para aqueles em busca de uma abordagem mais profunda e inovadora, coisa que o Gaiman gosta de fazer, esse livro aqui não tem nada disso mas é um bom passatempo, principalmente pra quem curte mitologia.

Marina 11/01/2024

O início é até interessante, mas no meio as histórias vão ficando chatas e sem graça, fui lendo bem dinamicamente pra terminar logo, porque já estava meio sem saco.

larasiimoes 11/01/2024minha estante
eu sou completamente apaixonada por esse livro!!!

Ju 09/01/2024

Acredito que Thor tenha dado origem ao mito das loiras
Um dos meus comentários no início do livro foi “Lendo "Antes do princípio, e o que veio depois" percebi que eu não dou a mínima para mitologia nórdica.” e acho que isso ainda se mantém. Consegui rir de alguns absurdos em mitos ao longo das contações (e das besteiras do Thor), mas é isso. Imagino que entusiastas aproveitem muito essa obra que, obviamente, foi idealizada e realizada com cuidado por Neil Gaiman. Beijão, Neil Gaiman.

Sara.Cristiny 09/01/2024

Mitologia Nórdica
Não é o estilo de livro que eu gosto de ler, mas é interessante para quem quer saber mais da mitologia Nórdica.