Mitologia Nórdica

Mitologia Nórdica Neil Gaiman

Resenhas - Mitologia nórdica

millena156 23/12/2023

Divertidissimo!!
Todas as 15 histórias contadas por Neil em Mitologia Nordica são mais que interessantes, são fantásticas.

Eu amo que um conteúdo tão vasto tenha caído nas mãos de um autor talentoso o suficiente pra fazer dele uma obra tão curiosa e engajada (e smp mt engraçadinha tb).

O livro te deixa com um arzinho de quero mais e um estranho senso de carinho por loki!

ahparzita 22/12/2023

Viciante e nenhum pouco cansativo.
Eu amo como a escrita do Neil Gaiman sempre me surpreende; sempre fui uma pessoa que era custoso ler um livro. Não porquê eu não tinha vontade, mas a escrita de muitos autores me faziam perder o foco. O Neil Gaiman foi um um achado, sempre será aquele que consegue prender a minha atenção de maneira gostosa e que nunca me deixa exausta, de chegar a perder o foco.

O livro é fantástico; deve ser meu amor pelo autor, mas eu me via viciada em querer ler mais e mais, saber como terminaria cada conto. E acredito que seja um bom livro de introdução para uma mitologia tão rica (foi o meu caso!). O jeito que os personagens são, todos possuem uma carisma, um jeitinho que você se atrai. Meu Deus, que livro gostoso de se ler.

Victoria.Cosate 20/12/2023

Conhecendo a mitologia nórdica
Nesse livro de Neil Gaimam tem personagens que já ouvimos falar e vimos na franquia de filmes da marvel como Thor, Loki, Frigga e Odin. Como gostei muita da maneira que a marvel trabalhou e construiu o Loki e resolvi ler sobre mitologia para conhecê-los a fundo e conhecer também as histórias originais de todos esses personagens.
Apesar de ser visto como um livro mais "didático" ou "chato" pra alguns eu achei bem interessante conhecer uma nova mitologia, tema que eu inclusive sempre gostei de me aprofundar.
Muito engraçado também saber que Loki engravidou e pariu um cavalo, não concordei com determinadas atitudes de Thor, achei muita infantilidade em algumas e por isso foi o personagem que eu menos gostei.
E interessante também ver como Asgard foi construída e como Loki se relaciona a essa história. Ragnarok o fim de tudo e os filhos de Loki que tiveram influência para acontecer o tão temido Ragnarok!
Um livro que me trouxe muitos conhecimentos e gostei de ver a verdadeira origem de um dos meus personagens preferidos das HQs marvel e do MCU o Loki.

Arthenis0 16/12/2023

O que falar...?
O que mais me atraiu pra comprar esse livro, não foi somente a capa e meu interesse por mitologia, quando vi que Neil Gaiman tinha escrito, foi definitivo para comprar.

Minha decepção veio pelo fato de que todas as mitologias escritas aqui, bem narradas pelo autor, são mitologias que eu já conhecia... Pensando em retrospectiva, talvez todos os programas e podcasts que assisti e ouvi sobre mitologia nórdica, leram Neil Gaiman.

Taissa Cruz 11/12/2023

Tinha me esquecido o quanto esse livro é bom e vale a releitura. Inclusive, termina deixando um gostinho de ?quero mais?. Os capítulos curtos deixam a leitura mais gostosa e instigante

dallazem.m 10/12/2023

Passei por Asgard, Midgard e Jotunheim
Facilmente um dos livros mais leves que já li, a cada conto que eu lia mais eu me sentia parte da história; uma atmosfera indescritível com a escrita impecável! Contando tudo sobre o universo desde antes do princípio até um pouco depois do fim; E o melhor: tem glossário!!

Dafni_cris 07/12/2023

Chato
Com esse livro podemos entender é porque a mitologia grega é mais famosa. A mitologia nórdica é extremamente chata. O livro não tem emoção, e não é engraçado como falam que é.

Dann_Oliveira 02/12/2023

Divertido e me prendeu
Gostei muito do livro. Fazia muito tempo em que não lia um livro tão rápido. Chegava a ficar pensando ?preciso acabar logo isso para seguir a leitura?. O livro apresenta histórias sobre a mitologia nórdica e nos faz conhecer melhor os deuses e gigantes, tão famosos hoje nós HQ e nas telas do cinema. Entender a origem da vida e como será o fim dos tempo segundo a mitologia nórdica, foi bem interessante e muito legal.

MasQueTau 28/11/2023

Thor irritante como sempre
Esse livro é muito, muito bom! Neil Gaiman dando aula de mitologia nórdica é perfeito!

Aqui temos vários contos sobre Odin, Thor, Loki e outros deuses nórdicos. Onde podemos conhecer melhor cada um deles, saber melhor alguns fatos já conhecidos, e saber até que, por um erro de Loki, Thor ganhou o seu melhor amigo, Mjölnir.

Meu ponto de vista: todos os deuses são prepotentes, egocêntricos e odiadinhos, sempre tentando se beneficiar, e azar de quem estiver na frente do objetivo deles.
Outro ponto de vista: não confie em um deus!

Loki, eu te amo! Thor, chato como sempre!

João Carvalho 27/11/2023

DOIDERA BICHO
muito muito muito bom, se esse livro tem um garoto propaganda, com toda certeza do mundo sou eu, falo dele pra todo mundo.
Aliás, você quer ouvir a palavra de Neil Gaiman?

Mariana Navarro 26/11/2023

Mitologia nórdica
Eu sempre adorei mitologia e esse livro me apresentou uma que eu ainda não conhecia, de uma maneira simples que me prendeu! Perfeito pra quem gosta de mitologia e quer conhecer os mitos e deuses nórdicos.

Maria.Eduarda 26/11/2023

Mitologia Nórdica
Livros de contos sempre tem um lugar especial no meu coração. Eu sempre leio eles rápido, e sempre me envolvo bastante com as histórias. Eu adoro que elas são rapidinhas e sempre deixam um "que" de quero mais.

Mas vamos falar desse livro em específico. Aqui você vai encontrar contos da mitologia nórdica narrados de forma original (ou o mais original possível). O Autor faz isso muito bem, pois apesar de os eventos acontecerem em tempos diferentes (meio jogados) ele tenta trazer uma ordem cronológica para que o entendimento não fique muito confuso. Também é importante ressaltar que os personagens não são nada parecidos com o que é retratado no cinema (Thor é mais 🤬 #$%!& que Loki na minha opinião) o que pode desanimar um pouco os leitores despreparados. No mias é isso, para mim foi uma boa leitura e uma experiência maravilhosa. Acho que vale a tentativa. Gostei bastante.

Yura.Ichigo 24/11/2023

Thor é...
Conheci esse livro por conta de Magnus Chase e só li porque tinha na biblioteca da minha escola, gostei bastante porque tenho curiosidade sobre diversas mitologias, então achei esse livro muito legal

J. B. 23/11/2023

APRENDAM MITOLOGIA NÓRDICA COM NEIL GAIMAN
Conheci os deuses nórdicos como qualquer criança de minha geração, nas histórias do Poderoso Thor, que saia nas HQs SuperAventuras Marvel, Heróis da TV e em algumas edições de Capitão América e Grandes Heróis Marvel (Sim eu lia Marvel antes da Editora Abril ter os direitos de publicação da D.C.).

E assim como ocorreu com a mitologia grega, me apaixonei pela nórdica, mas diferente da grega sempre tive uma grande dificuldade de conseguir material de leitura, fora do mundo das HQs, das aventuras dos asgardianos. Então já podem imaginar minha alegria ao saber que um dos maiores roteirista/escritor dos últimos anos, o inglês Neil Gaiman.

Neil é o criador da HQ Sandman e escritor de excelentes livros como Stardust, Coraline, American Gods, Anansi Boys, The Ocean at the End of the Lane, Neverwhere e Good Omens, havia escrito um livro com histórias e lendas desses deuses. Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos?

Pacientemente esperei o livro Mitologia Nórdica ser lançado no Brasil, onde foi publicado pela Editora Intrínseca, e principalmente, ter condições de adquiri-lo. E posso garantir que valeu cada segundo de espera e cada centavo gasto. A obra é organizada de forma bacana e facilita a vida daqueles que não conhecem as lendas nórdicas. Para começar, Gaiman nos apresenta um prefácio, onde muitos detalhes são esclarecidos, logo depois, os deuses mais importantes nos são apresentados e, finalmente, chegamos aos capítulos.

A escrita de Gaiman consegui nos levar para as frias paragens do extremo norte da Europa, onde em volta de uma grande e quente fogueira, comendo javali assado e bebendo hidromel, somos transportados para os salões de Asgard, onde ouvimos os feitos bravos e ousados de Balder e Thor, os conselhos do sábio Odin, Pai-de-Todos, e as arapucas e artimanhas armadas pelo ardiloso Loki, que diferente de sua versão quadrinística, não é um deus totalmente voltado para o mal.

Nossa jornada se inicia na origem do universo e termina em sua destruição, no Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo, onde Gaiman vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra, o autor sempre foi, assim como eu, um leitor fascinado por essa mitológico desde a infância, e com esse amor ele consegue compor uma coletânea de quinze contos, mostrando a relação conturbada entre deuses, anões e gigantes. Cada capítulo é um conto fechado, porém todos se unem de forma coesa, formando uma linha temporal linear.

Aqui, aprendemos com Neil Gaiman sobre Odin que se enforcou na árvore dos mundos em troca de conhecimento. Sobre como o mundo foi criado do corpo do monumental Ymir e sobre como Thor ganhou seu famoso martelo graças às artimanhas de Loki. Para realizar este trabalho Neil teve de adaptar a Edda em prosa e a Edda poética e empregar sua visão, há uma prosa muito convidativa e dedicada aqui, onde eu acho, o Neil se divertiu tanto escrevendo esse livro quanto eu lendo.

Todas as lendas que acompanhamos ao longo dos ótimos capítulos desde livro, surgiram como uma tentativa de explicar os fenômenos da vida e da realidade de outrora, creio que elas são como achados arqueológicos no quais podemos admirar o pensamento de uma cultura muito antiga que não existem mais.

Assumindo que você aceite meu conselho e leia esse livro, na melhor das hipóteses, você correrá em busca de mais conteúdo sobre a mitologia dos guerreiros nórdicos, pois ele te encantará do começo ao fim. Na pior das hipóteses, você aprenderá que as nuvens surgiram quando o cérebro do gigante primordial Ymir foi arremessado para o céu no princípio do mundo, aprenderá que Odin é o pai de todos nós e que o primeiro homem foi feito por ele de um tronco de Freixo e a primeira mulher de um tronco de Olmo e, finalmente, saberá que devemos temer e respeitar os deuses, mas nunca confiar neles.

Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias, é uma obra de referência, um novo e precioso registro dos pouco conhecidos mitos escandinavos.