Outros jeitos de usar a boca

Outros jeitos de usar a boca Rupi Kaur

Resenhas - /////

12/06/2017

Poderia ter sido, mas não foi
Confesso que é bem decepcionante ler algo tão fraco depois de uma certa expectativa acumulada em razão de tanto hype positivo. Me fez relembrar o porquê tenho tanta aversão à hype. Infelizmente, faço parte do grupo minúsculo de pessoas que não conseguiram se sentir cativadas por este livro. Sensibilidade é o que me falta? Honestamente, acredito que não. Não é que o livro seja ruim, ele é apenas muito fraco mesmo. Eu sei, a intenção é das melhores, mas em alguns momentos parecia que eu estava lendo frases clichês de qualquer página clichê do Facebook. Acho que três ou quatro poemas me tocaram de verdade. Não desmereço o sentido da escrita da autora, eu não esperava estruturas complexas, porém me incomoda sobremaneira o tema central sobrepor-se a própria narrativa.

Não chega a ser uma leitura penosa, mas não foi uma experiência valiosa ou inesquecível para mim. Uma pena. Queria mesmo ter gostado.
Indico para àqueles que pouco leem, ou têm a leitura limitada às formas mais acessíveis e simples da poesia.
Daniel Batista | @somdodan 12/06/2017minha estante
Eu senti exatamente a mesma coisa. Foi uma tristeza só ter encontrado quatro ou cinco poemas que realmente tivessem mexido comigo... Minha irmã amou este livro e indicou fortemente, ela sabe como gosto de poesia, e deu no que deu... Thais leu também e sentiu a mesma coisa. Parece que tudo saiu de um tumblr de uma menina de 16 anos que acabou de descobrir sua sexualidade e uma maneira de abordar os próprios relacionamentos afetivos. Penoso...

Bruna.Nogueira 14/06/2017minha estante
Exatamente o que eu pensei, acho que o sucesso se deve mais a temática do livro e o hype de livros feministas e empoderadores. Parece livro bonitinho com frases de adolescente do tumblr (nada contra). Enfim...

Laura Regina - @IndicaLaura 04/07/2017minha estante
Infelizmente, tive a mesma sensação de vocês. Não sou a maior fã de poesia, mas alguns autores sempre moraram no meu coração, como Quintana, Bandeira e Drummond. Mas esta autora tem textos extremamente simples, de linguagem tão simplória que pareciam saídos de uma oficina para iniciantes. Sei que a história dela é de luta, e que estes versos são vistos por muitos como divulgação da quebra de paradigmas, mas eles não encaixam nesta coletânea em si, parecem um compilado de micro textos postados em Tweets. Talvez na sua página no Twitter ou no Instagram eles façam mais sentidos, sendo vistos de vez por outra. Como livro, não rolou. Aliás, vocês acham que talvez a tradução também pode ter prejudicado este livro? Fiquei com esta dúvida (como no título, que, convenhamos, é muito mais bonito em inglês do que em português...).

Jess 11/07/2017minha estante
"em alguns momentos parecia que eu estava lendo frases clichês de qualquer página clichê do Facebook."

Sim!

Senti isso na maioria dos poemas.
Pra mim, a primeira parte é a melhor de todas, com poemas que realmente me tocaram. Eram fortes, muitos bem pesados. Tive a sensação que o hype não passou dessa primeira parte, porque as outras me deixaram bem decepcionada, principalmente, por saber do livro a partir de amigas e blogs feministas. Achei que pensando por essa visão, houve pouquíssima problematização dos textos - que eram de um amor romântico que fez eu me lembrar da adolescência.

Li porque comprei pra uma amiga, mas dei de presente pra ela já dizendo pra gente pensar nos poemas depois. Fiquei me explicando haha

dessapeppers 16/07/2017minha estante
Faço das suas palavras as minhas!

Acredito que eu tenha criado muita expectativa antes da leitura, pelo sucesso que o exemplar está fazendo por aí. Mas foram poucas páginas que me prenderam de verdade. Exceto essas, foi uma leitura rápida e sem emoção. Uma pena mesmo!

Fernanda.Maria 21/07/2017minha estante
Concordo!

Me decepcionei! Apenas alguns poemas me tocaram de verdade. Ainda assim esses, muito bons.

Evelyn.Olinda 31/08/2017minha estante

Exatamente o que senti. Nada incrível, só bom.

Carol Cadinelli 05/09/2017minha estante
Nossa, mana. A sensação é a mesma. Tinha acabado de ler um livro de poemas incrível e comecei a ler esse. Depois de ouvir várias pessoas falando dele, estava super animada, mas foi uma decepção. Me senti tocada pelo motivo da maioria dos poemas, mas a forma delas é pouco atrativa. Dá aquela sensação de que qualquer coisa que eu escrever sobre dor ou amor pode ser considerada poesia de qualidade. Claro que, também, existe a tradução - sem colocar em xeque a qualidade do trabalho da tradutora -, que afeta a forma do poema, uma vez que jogos de palavras e quase tudo que dá forma a um poema acaba sendo mudado.

Enfim, é um livro bacana e, do ponto de vista feminista, EXTREMAMENTE importante, por trazer todos os assuntos que traz. Porém, é decepcionante pra quem tá acostumado a ler poesia, especialmente poesia brasileira, que conta com autores extremamente habilidosos e inteligentes em relação ao uso do nosso idioma.

Bárbara Soeiro 16/10/2017minha estante
Nossa, exatamente!

Tally 17/03/2018minha estante
que alívio ver que não fui a única com essa impressão!

ehne 04/04/2018minha estante
Sinceramente, talvez sensibilidade tenha sido o que realmente faltou na hora da leitura. Consigo entender o lado do por que tão rejeitado, mas me parece um ódio que não vale a pena ser entranhado nesse livro. Alguns poemas são sim muito rasos, mas acredito eu que o livro eram poemas soltos que foram organizados para que formassem um sentido que fosse. Em alguns momentos me senti lendo um diário, e eu gostei disso, era muito íntimo.
Não sei, talvez eu esteja sendo um pouco sentimental demais, mas como escritora, meio que deu um agrado ver frases que parece que ela pensou enquanto tomava banho. Kaur é bastante famosa no Tumblr, mas não acho que isso a desclassifica como uma boa escritora.
Nada extraordinário ? mas pelo sentimento, todos que não tem uma visão tão crítica em leitura estão descrevendo assim ?, mas não podemos negar que é bom; mesmo que por aquele 1 poema que mexeu a mais com você.
Ele só está sendo mal interpretado.

Leonardo.Piccolomini 16/06/2018minha estante
Sim, pois é... O lado bom é que ele não é longo; bastam duas horas de leitura e o livro já acaba!!

Tatha 14/11/2018minha estante
Achei que tivesse sido a única a pensar dessa forma, vendo as pessoas ao meu redor que amaram a obra.
Algumas poesias refletiram um pouco sobre mim mas nada que tenho sido uma explosão de catarse. Achei uma ordem cronológica em certas partes desconexas, pelo que eu entendi que ela queria passar.
Enfim, uma pena.

S. T. 11/12/2018minha estante
Também senti parecido. Me incomodou um pouco me deparar, em um livro de poesia, com algumas frases feitas, clichês, que davam a impressão que poderiam ter saído de qualquer lugar. Mas alguns poemas eram tão tocantes e bonitos que eu não me arrependi de ter lido, li dois livros da autora em poucos dias.

Raphael.Martins 06/01/2019minha estante
Discordo totalmente de você. Simplicidade não necessariamente é um defeito e complexidade também não é sempre uma virtude.

Não tem nada de clichê nos textos, eles trazem conteúdos profundos e pessoais, coisas que para quem estuda Psicologia é um prato cheio já que dá para perceber que a autoria fez análise e tem até uns poemas sobre complexo de édipo/complexo de electra.

Rupi Kaur é a maior poeta da atualidade.

Rosi 29/02/2020minha estante
Concordo com vc. Eu ganhei o livro e acabei doando pq não gostei mesmo.

Paizinha 11/03/2020minha estante
Acho que de tanto falarem nesse livro, criei expectativas demais. Não é ruim. Só não é o que eu esperava. Aí o problema é meu, né? Rsrs

cristal reis 11/03/2020minha estante
Concordo plenamente!!! Estava doida para ler e então peguei emprestado com uma amiga. Foi uma decepção a cada página, botei muita expectativa nele. Outro que também está sendo decepção atrás de decepção é o A Bruxa Não Vai para a Fogueira Nesse Livro, tinha lido um poema avulso que tinha amado e decidi comprar, péssima escolha!!

Mariana.Batista 02/05/2020minha estante
Concordo plenamente! Mesmo sentimento

Ebano 04/05/2020minha estante
Também senti o mesmo, li por indicação de uma amiga que adorou . Criei expectativas e no fim detestei. Rs

Mary 17/05/2020minha estante
Concordo plenamente. Se você for uma pessoa que tem costume de ler poemas mais antigos sente de cara a diferença nos poemas de hoje em dia. Parece que as pessoas ficaram mais "rasas".

Mayra Félix 23/05/2020minha estante
Eu esperava mais do livro. Poucos poemas me cativaram.

Clara 31/05/2020minha estante
Achei que eu devia ta num momento ruim quando avaliei como fraco. Mas vejo que outros compartilham da opinião. Da mesma forma, 4 ou 5 poemas legais. Depois me pareceu um diário desabafo.

mariahlemos 03/07/2020minha estante
Me definiu!!!!!

Lu 21/10/2020minha estante
Eu acho que isso varia muito de pessoa pra pessoa, sabe? Poesia é arte e arte é tradução do que sentimos. Muitas vezes, o que vc sente não se traduz da mesma forma que o que a autora sente se traduz, e ta tudo bem :) eu já tenho uma visão diferente da sua: o livro, pra mim, foi um abraço. Combinou com minha arte, minha tradução e minhas vivências. E é legal ver como isso muda pra cada um :)

Tiara.Brito 23/10/2020minha estante
Esperava um pouco mais, no entanto compreendo que poemas são sentimentos e não podemos classificar os sentimentos alheios.

Senhorita_morland 02/02/2021minha estante
Siim

j.⨠13/03/2021minha estante
sim sim, e depois de ler o que o sol faz com as flores esperava mais

Amme 18/04/2021minha estante
Eu achei o livro incrivel kkkk a leitura realmente varia muito de pessoa pra pessoa

Henrique0 30/06/2021minha estante
Vix, nem vou ler

Gabriella.Santos 20/12/2021minha estante
Também tava com uma super expectativa e achei absolutamente nada demais.

Nikki 07/01/2022minha estante
Para mim esse livro da Rupi tem que ser lido de forma limpa.
Todos os poemas dela, ela trás um questionamento, ou algo que ela se vivenciou. O poema sobre a mãe dela para mim foi belo e para muitos simples. Além de tratar assuntos delicados, mas com sutileza.
?Você tinha tanto medo
da minha voz
que eu decidi
ter medo também? é sútil assim como os desenhos de Kaur.

araL 20/01/2022minha estante
acho que nunca concordei tanto com alguém

Yuuchi 19/04/2022minha estante
A

Thalita 28/04/2022minha estante
Com q faz pra Ler?

N tô conseguindo

RA 13/05/2022minha estante
Foi exatamente o que senti ao ler esse livro

Beatriz 01/08/2022minha estante
Faço das suas, minhas palavras.

Andresa 13/10/2022minha estante
eu quero muito comprar esse livro porém não tenho dinheiro, estou louca por ele

Emilly 15/11/2022minha estante
Eu simplesmente amo esse livro , não acho a escrita dele fraca.Ele e simplesmente meu livro de poesia favorita,n intendo como as pessoas falam mal dele, mais enfim eu recomendo muito!

Leonardo 22/12/2022minha estante
Muito fraco mesmo!

JULIE 27/12/2022minha estante
Concordo com tudo

JULIE 27/12/2022minha estante
Concordo com tudo

Sasa.kacchan 04/01/2023minha estante
O livro é muito bom ! Mas não crie uma grande expectativa! O segunda dela é muito melhor " o que o sol faz com as flores " ...

Sasa.kacchan 04/01/2023minha estante

beatris 11/01/2023minha estante
eu amei.

Maria Cecília 11/02/2023minha estante
Discordo profundamente ???? O livro é maravilhoso!! Super indico ??????????

Rita.EmAlia 08/04/2023minha estante
Como q faz pra ler???

Polly 14/06/2023minha estante
Olha, pra mim foi gatilho atrás de gatilho. Minha experiência foi péssima, eu estava em uma fase péssima e essa leitura só aflorou mais ainda meus sentimentos de medo e minhas inseguranças, vai ver é porquê os poemas são bastante sobre isso, né?! Mas a escrita é boa, ele fluido, mas mesmo assim não consigo ver ele na minha estante e não ter sentimentos ruins. Enfim? fomos, eu e o livro, vítimas de um péssimo timing. Talvez um dia eu consiga reler?

Eduardo 12/07/2017

Forte nos temas, fraco em essência
Outros Jeitos de Usar a Boca, para início de conversa, é um título que minimiza demais o conteúdo da obra em relação ao título original (Milk and Honey). Talvez tenha sido por isso que muitos leitores tenham notado um distanciamento do "tema original" no decorrer do livro, quando, na verdade, me parece que a autora não traçou um "tema original", e sim englobou vários temas, a maioria deles relacionada ao feminismo, ao sentimentalismo como um todo, à dor, à submissão, ao corpo, à procura do amor próprio, à cura de suas feridas emocionais e físicas e à superação. Dizer que houve distanciamento do tema original é errado, e nesse ponto eu defendo o livro; o que houve foi um título adaptado no Brasil desprovido do conceito maravilhoso que tange o livro. Entretanto, houve distanciamento na essência, e isso merece um parágrafo à parte.
O início do livro o faz parecer extremamente carregado de emoção, como se a autora expurgasse sua alma através dos poemas. Sexo, abusos, machismo, amores, família: tudo isso caminhava bem até que, em dado momento, os poemas passaram a ser meras narrativas montadas a partir de frases prontas. Ora, nada de mal nisso, afinal de contas, como um clichê diz, "todo clichê só é clichê porque é verdade", então qual o problema em criar poemas a partir de clichês? O problema é que clichês não formam poemas, porque poemas são únicos, são reflexos do autor, e não meras cópias do que outros já disseram. Se assim fossem, que continuassem com seu nome original: clichês. Talvez estejam aí a melhor e a pior parte do livro: os temas retratados de forma profunda em algumas páginas e extremamente superficiais em outras, como se uma parte negasse a outra, como se a profundidade da autora fosse esquecida por ela mesma pela falta de essência das próximas linhas. E acredito que é nessa superficialidade onde mora a fama do livro: assim a poesia da autora conseguiu atrair mais público, principalmente o público não acostumado com ela. Juntaram-se os temas fortes, bastante debatidos na atualidade, com o estilo moderno de poesia, uma receita infalível. Mas o que coalhou a mistura foi a dose exagerada de frases prontas, cujo conhecimento popular sobre elas é tão amplo que já perderam até seus significados, servindo de legendas para um punhado de fotos banais em redes sociais. Se uma das intenções da autora foi resgatar a essência perdida dessas frases, infelizmente não deu muito certo. Uma pena.
Outro ponto interessante a se destacar é o uso constante do amor próprio como objeto de poesia. Isso soaria perfeito como objeto de cura para o tema da obra, não fosse a disparidade entre o humano real e sentimental e o senso comum de sua poesia, além dessa mistura com a banalidade das frases de efeito de fim de romance adolescente. E isso é errado? Não, não é. A literatura é livre, cada um escreve sobre o que quer, da maneira como lhe convier. E isso é bom de se ler? Depende. A autora escolheu temas fortes, eu apenas imaginei que o peso de suas palavras seria forte do início ao fim. E a interpretação do que é forte depende de quem lê.
Todavia, o livro é único. É sim uma pedra preciosa. Não precisa ser lapidada, já que a autora, nos seus 24 anos, a quis assim. É sua experiência, é seu ponto de vista, é pessoal e único, mas faltou a essência, e isso não pode ser negado. Os temas são impecáveis, mereciam mais cuidado, mereciam mais amor, mais crítica (a pessoal mais do que a popular). No entanto, volto a repetir: é uma obra singular, que merece ser lida e apreciada a cada página, com momentos de pausa para observar seus momentos de singeleza. Por mais que apenas meia dúzia de poemas realmente tenham me emocionado de verdade, vale a pena. Só não espere tapas na cara em todas as páginas; algumas só têm beliscões e cutucadas.
Henrique_ 12/07/2017minha estante
Parabéns pela resenha, Eduardo. Gostei.

Eduardo 12/07/2017minha estante
Muito obrigado, Henrique :D

Lucas 13/07/2017minha estante
Muito boa a resenha

Eduardo 14/07/2017minha estante
Muito obrigado, Lucas :D

Jeff.Barbato 28/12/2018minha estante
Gostei da sua resenha querido, o livro me tocou em muitos aspectos.

Vanessa 05/10/2020minha estante
Excelente!

Bruna.Nogueira 01/06/2017

Um tanto no decepcionada...
Me dói escrever essa resenha, mas ao mesmo tempo precisava escrevê-la... Sei que muita gente vai discordar de mim, mas essa é uma questão muito mais pessoal e de momento do que qualquer outra coisa. Primeiramente, tinha muitas expectativas sobre esse livro. Tipo, MUITAAA!!! Todo mundo falava sobre o quanto era visceral, empoderador, incrível... etc.
Eu como mulher, pseudônimo escritora e tendo a mesma idade da autora, fiquei muito interessada em descobrir a sua poesia. Comprei o livro é o devorei em umas duas horas numa tacada só. Sinceramente? Tem algumas partes boas, mas acho tão tocante assim, não para mim. E isso dói. Dói por ela estar falando de assuntos tão necessários, e eu não me sentir tocada como as outras pessoas. Pensei comigo mesma, o problema está em mim? Não foi boa hora para ler o livro? Enfim, o que achei eh que muito da repercussão do livro se trata das abordagens que a autora fez, e não a sua poesia em um contexto. Acredito que se eu fosse mais nova e estivesse sofrido uma desilusão amorosa evento,ente eu me compadecesse mais e o livro me acalentasse... Mas, não! Ela tem seu mérito por expor suas entranhas para desconhecidos e também escrever coisas de forma direta e bonita... porém achei forçação de barra! Sei que os livros de autoras femininas e feministas estão em voga e isso é um movimento maravilhoso, com certeza, mas não deixa de ser uma máquina de consumo. Estou aberta a conversar com outras pessoas a respeito da minha opinião, é claro que com o respeito de ambas as partes.
Ana Paula 06/06/2017minha estante
Também esperava mais e achei um pouco fraco, atémeio clichê às vezes...

Nívia 09/06/2017minha estante
Concordo com você. Bruna! Achei a temática incrível, e, sim, alguns poemas - geralmente, os maiores - chegaram a me tocar. Mas, no geral, também achei bem fraco (a poesia em si, no caso). Li super rápido, numa viagem de metrô, e não senti o que esperava quando acabou. Uma pena, porque também estava com expectativas super altas! =/

Thaís 09/06/2017minha estante
As partes do amor e da cura, também não me tocaram... porém na minha opinião, não era para tocar. O livro era só uma janela para a autora expor seus sentimentos, ela mesma diz isso em um dos poemas, era para ter empatia e para mostrar para quem tivesse passando pelo mesmo - estupro, família complicada, relacionamento abusivo, racismo, machismo - que depois da "dor" ainda há esperança e a capacidade de enxergar coisas bonitas e positivas no mundo, algo que talvez meninas que leiam o livro e estejam passando pelas mesmas coisas, precisem.

Por sinal, a parte da dor... essa sim, mexeu comigo a ponto de chorar, talvez por eu ter um pai tradicionalista como o da Rupi.

Mamy 25/07/2017minha estante
Ai, meu Deus... Acabei de colocar o livro como meta de leitura... :(

Leonardo.Piccolomini 16/06/2018minha estante
Pode ler, se quiser. É o único jeito de descobrir, se, para você, o livro foi bom.
Para mim, valeu a leitura. Em umas duas horas, você acaba de ler. O livro possui bastante imagens, portanto não é cansativa a leitura.
O texto não tem letras maiúsculas, eu amei isso.

Tem até um trecho que eu coloquei no meu perfil do Facebook:
"me engana que eu gosto. me abre como mapa. e
com o dedo vá rastreando os lugares que ainda quer *****
em mim. beije como se eu fosse o centro de gravidade e você
caísse em mim como se minha alma fosse o ponto focal da
sua. e quando sua boca estiver beijando não minha boca
mas outros lugares. minhas pernas se abrirão por hábito. e
é aí que. te puxo pra dentro. te trago de volta. pra casa."

Lindsey 07/07/2017

Poesia que fala com a alma
Fazer poesia não é alinhar um monte de frases e esperar que os outros deem sentido a elas, como alguns 'escritores' parecem acreditar. Fazer poesia é colocar sentimento nas palavras e fazer o leitor sentir na alma. Rupi Kaur sabe bem como é fazer poesias e não é atoa que seu livro 'Outros jeitos de usar a boca' é um grande sucesso. Uma jovem indiana de 24 anos que começou a chamar a atenção com textos publicados no Instagram, hoje é classificada como 'poeta feminista contemporânea', que escreve sobre temas como feminilidade, empoderamento, amor, abuso, violência e independência. E escreve como ninguém! Muitas vezes bastam a ela meia dúzia de palavras para passar toda uma mensagem que vários livros de 500 páginas não conseguem. Para finalizar segue a passagem que mais gosto:
"quero pedir desculpa a todas as mulheres
que descrevi como bonitas
antes de dizer inteligentes ou corajosas
fico triste por ter falado como se
algo tão simples como aquilo que nasceu com você
fosse seu maior orgulho quando seu
espírito já despedaçou montanhas
de agora em diante vou dizer coisas como
você é forte ou você é incrível
não porque eu não te ache bonita
mas porque você é muito mais do que isso"
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler
Pudima 07/07/2017minha estante
Que linda resenha! Adorei!

Ingrid 07/07/2017minha estante
esse livro

Ingrid 07/07/2017minha estante
esse livro é incrível! Amei cada página!

Daiane S. 07/07/2017minha estante
deu muita vontade de ler esse livro só por essa resenha!

Marlú 16/07/2017minha estante
Um ótimo livro para se ler e refletir.Bela resenha.

Aline C. 15/08/2017

gostei de um ou outro "poema", mas no geral não entendi muito bem porque todo esse estardalhaço? quero dizer

até eu consigo
HAHAHHAHAHAHHAHAH GENIAL

Alana 07/06/2018minha estante
Melhor resenha hahahaha

Jeff.Barbato 28/12/2018minha estante
HAHAHAHAHAHAH eu gostei do livro, mas a sua resenha foi genial.

Ellen 21/08/2020minha estante
meu deus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcel Koury 29/01/2018

Poesia não vende; nunca vendeu, nem aqui e nem em lugar nenhum. Poesia já foi um gênero nobre e influente, mas foi suplantada pela prosa, que hoje domina a cena literária. Obviamente, poetas aclamados (ou mesmo já mortos, como foi o extraordinário caso da compilação "Toda Poesia", publicada em 2013 pela Companhia das Letras, com a poética completa de Paulo Leminski, falecido em 1989, que atingiu a marca de 100.000 exemplares) conseguem sobreviver com suas obras, mas até que alguém se consagre como poeta, há um longo e tortuoso caminho (não raro, de uma vida inteira).

Porém, às vezes, a magia acontece e uma obra de poesia sacode o mundo, como aconteceu com o absolutamente deslumbrante "Outros Jeitos de Usar a Boca" ("Milk and Honey", no original), da indiana radicada no Canadá Rupi Kaur, que em menos de um ano após sua publicação, em 2014, já havia ultrapassado mais de um milhão de exemplares, permanecendo por quarenta semanas na lista de mais vendidos do jornal "The New York Times", e que se espalhou pelo mundo todo como uma corrente do bem, abordando temas como trauma, perda, violência, abusos (de todos os tipos) e a descoberta do amor (em especial, do amor-próprio).

Embora seja leviano associar uma obra de arte a um gênero sexual, no caso de "Outros Jeitos de Usar a Boca" estamos diante de textos essencialmente femininos e feministas, e é EXATAMENTE por isso que deveriam ser lidos por todos os homens.
Juliana 29/01/2018minha estante
Super resenha!

Marcel Koury 29/01/2018minha estante
Obrigado, Juliana! :)

Uma resenha mais afetiva do que racional, mas se tratando da obra, não poderia ser diferente. ;)

Tatah 29/01/2018minha estante
Amei a resenha....E que livro maravilhoso?.

Marcel Koury 30/01/2018minha estante
Obrigado, Taah! :)

E o livro ainda me faz chorar cada vez que leio um poema esparso -- já perdi a conta de quantos exemplares já dei presente. ;)

Lele 17/10/2021

É isso
Meu primeiro contato com a poesia.
Sinceramente, acho q nn foi pra mim, não senti que queria falar comigo tanto que posso contar nos dedos os poemas q me identifiquei minimamente...Mas como eu disse, nn é ruim, e nn estou desmerecendo o autor, é só q nn era pra mim.
naluisafabri 17/10/2021minha estante
cmg foi o mesmo, não me identifiquei com os poemas :/

naluisafabri 17/10/2021minha estante
recomendo " eu tenho sérios poemas mentais "

Lele 18/10/2021minha estante
Vou ler

Lele 18/10/2021minha estante
Vou ler

Lena 30/03/2021

?quero pedir desculpa a todas as mulheres
que descrevi como bonitas
antes de dizer inteligentes ou corajosas
fico triste por ter falado como se algo tão simples como aquilo que nasceu com você
fosse seu maior orgulho quando seu
espírito já despedaçou montanhas
de agora em diante vou dizer coisas como
você é forte ou você é incrível
não porque eu não te ache bonita
mas porque você é muito mais que isso?
lele 30/03/2021minha estante
Aaaaaaaaaa!!! Você já leu " Tudo nela brilha e queima"? É perfeito também!!

Lena 30/03/2021minha estante
@Meisikim é a mesma autora??? Nunca li não, vou dar uma olhada agora

lele 30/03/2021minha estante
@Lena Não, é da Ryane Leão autora nacional. Achei incrível, foi esse livro que me fez ter vontade de ler mais poemas

Lena 30/03/2021minha estante
@Meisikim aaaa Eu vou add na lista

Giovanna 10/06/2022

Sem sal
Comecei a ler esse livro com bastante expectativa, mas com o passar das páginas percebi que ele não era nem metade do que eu achei que seria. Alguns poemas são realmente cativantes e emocionantes, mas outros são realmente decepcionantes e parecem que foram tirados de fanfics de péssima qualidade. Recomendo para aqueles que assim como eu estão tentando sair da ressaca literária ou estão começando no mundo da poesia.
anaju 14/06/2022minha estante

Giovanna 14/06/2022minha estante
Desculpaaaa

Guilherme 02/07/2017

Não gostei
Fiquei surpreso como este livro vendeu mais de 1.000.000 de exemplares em New York. Não me disse absolutamente nada. E acho que o título também deixou a desejar em relação ao original. Interessante que agradou a uma jovem de 16 anos, do nosso relacionamento. Talvez seja a faixa etária à qual se destina.
Lindsey 07/07/2017minha estante
Ou talvez seja pq não é mulher.. ou não as entenda?

Amanda Gomes 07/07/2017minha estante
Lindsey, sou mulher e também não gostei nem um pouco desse livro.
Acredito sim que ela tenha assuntos importantes a ser levantados, porém, fez isso de uma forma bem fraca.

Amanda Gomes 07/07/2017minha estante
E concordo com o Guilherme em relação ao título, o original é muito melhor.

Erika 14/07/2017minha estante
Sobre o título: Pensei exatamente a mesma coisa. Destoa muito do original, que faz referência ao primeiro poema do livro. O título brasileiro também está num poema da obra, mas, pra mim, ficou meio erótico demais, dando uma ideia estranha ao livro.

Paula Zawatski | @paulazawatski 12/01/2022

"...eu tive que ir embora eu estava cansada de deixar que você me fizesse me sentir qualquer coisa menos que inteira..."
Avaliação: 3 estrelas (legal);
Leitura nº 6 de 2022;

"Quero pedir desculpa a todas as mulheres que descrevi como bonitas antes de dizer inteligentes ou corajosas. Fico triste por ter falado como se algo tão simples como aquilo que nasceu com você, fosse seu maior orgulho, quando seu espírito já despedaçou montanhas. De agora em diante vou dizer coisas como, “você é forte” ou, “você é incrível!”, não porque eu não te ache bonita, mas porque você é muito mais do que isso."

A verdade é que eu tinha altas expectativas com esse livro. Mesmo não sendo uma leitora ativa de poesia, gosto bastante, li alguns poemas aleatórios do livro antes e fiquei curiosa.
Tiveram alguns poemas incríveis, muito bons que conversaram comigo (e sinto que essa parte da "conversa" é algo importante para se gostar da poesia), porém só, ao todo achei o livro repetitivo, tons do mesmo assunto, apenas mudando palavras.

A primeira parte do livro foi difícil para mim, por mais que a escrita e a história tenham me tocado, infelizmente (ou felizmente) não conversou comigo.
Anelise Cristine 13/01/2022minha estante
Este eu tenho na estante, mas preciso reler, não lembro nada mais.

Paula Zawatski | @paulazawatski 13/01/2022minha estante
Depois de ter lido alguns recortes pela internet eu esperava gostar bastante, mas no geral não curti tanto. Li no KU, não será um que penso em ter físico.

Anelise Cristine 13/01/2022minha estante
Eu não lembro de NADA, e na época eu não usava tanto skoob para saber o que achei dele. Sei que quis muito ele pelo mesmo motivo que você leu, "os recortes da internet" aí ganhei de aniversário

Paula Zawatski | @paulazawatski 13/01/2022minha estante
Espero que seja uma releitura melhor pra ti do que foi para mim ?

Gu Henri 09/02/2018

Uma porcaria... péssimo!
Serei honesto.

Soa mais como auto-ajuda, bem apelativo. Não sei se poesia, mas mais se assemelha com aforismos e pensamentos interligados com a temática feminina e feminista. Não com profusão de originalidade e muito menos de genialidade. São jargões soltos, um aqui outro acolá, sem nenhuma carga teórica, que não demonstram nenhuma aptidão poética.

Marcadamente este livro é de uma celebridade e não de uma autora, de uma autora que tem o pé calcado ainda na adolescência. E a própria literatura sofre com a banalização das redes sociais. Rupi Kaur é uma pessoa que numa rede social (instagram) escreve uma ou outra coisa relevante. Tem um certo teor marcante, militante e sentimental.

A primeira parte até é tocante, devido aos temas tratados, são manifestos e gritos das que foram oprimidas.

A segunda parte é uma perda de sentido, mais se assemelha a um diário de uma adolescente, é piegas demais! Péssimo!

A terceira parte tem até algo tocante, coisa que choca pelo teor das frases-pensamentos-protestos.

A literatura é para mim a arte que ocupa grau mais elevado. E ao analizar a obra como arte, o que se encontra não é nenhuma genialidade, há frases tocantes e marcantes, mas frases e até mesmo escritos de redes sociais o podem ser. Não é poesia, não são poemas, são frases que (re)afirmam aquilo que já muito se diz nas redes sociais, e dizem muito de quem procura e lê tal livro. Não é porque uma autora tem uma ideia emancipatória que sua obra se torna automaticamente de qualidade. Longe disso! Aí que devemos passar a lupa para comprovar se há ou não qualidade. Aqui é puro sensacionalismo. Se o New York Times disse... então tá dito? Não... pelo menos para mim não.

Isso aqui não é poesia.
É puro sentimentalismo misturado com militância feito por uma celebridade virtual.
Há muito procuro poesia feminina e feminista à altura de Sor Juana Inés, Alfonsina Storni, Delmira Agustini... nomes estes que por aqui, da maioria que leu este da Rupi Kaur, sequer sabem quem são.

Se desejam poesia busquem não nas redes sociais.
Mary 16/02/2018minha estante
Achei sua resenha genial! É um livro péssimo, péssimo, péssimo.

Gu Henri 17/02/2018minha estante
Extremamente necessário se falar deste livro, pois, quem ler as resenhas vai pensar mesmo que é uma obra de mais pura genialidade poética... haha

Dany 01/04/2019minha estante
Não é que o livro seja ruim, ele é apenas muito fraco mesmo.

Daniel Miguel 30/11/2020

Outros jeitos de usar a boca - rupi Kaur
Não sou muito fã de poemas confesso, mas isso é apenas uma questão de me habitar no universo das poesias. Como leitor iniciante que sou, prometo que vou tentar colocar mais livros nas minhas TBR e comprar mais livros desse gênero. ( deixando bem claro que vou tentar, independente de promessas ou não ). Mas é uma boa pedida aí pra quem gosta. Não vou dizer que não gostei porque eu realmente achei interessante e li bem rápido. Tem vários temas abordados nesse livro que são muito importantes de serem lidos. Deixo aí minha indicação e meu feedback Positivo!
kaloskagathos 01/12/2020minha estante
Também não leio muita poesia amigo, mas tenho alguns livros aqui pra ler!!

Daniel Miguel 01/12/2020minha estante
Muito bem!! Leia viu, rum.

Michele F. 05/12/2020minha estante
Esse livro é simplesmente perfeito

Fran Kotipelto 25/11/2020

outros jeitos de usar o tédio (ou coisa parecida)

Uma poesia rasa e cheia de culpa, título tendencioso pra aumentar as vendas e muito mimimi em forma de "haikai". Tedioso.
Craotchky 25/11/2020minha estante
Sabe, gostei bastante do livro. Achei que ela conseguiu passar sentimentos verdadeiros e/ou convincentes, ao menos na minha percepção. Consegui sentir e me conectar com o conteúdo, coisa não muito fácil de acontecer quando leio poesias. Apenas não gostei da falta de estruturação, coisa aparentemente comum sobretudo na poesia moderna. Aliás, lembro que achei que nem poesias deveriam ser consideradas, mas quem é que sabe exatamente o que é poesia? Achei na época que parecia uma carta de desabafo com boas metáforas e uma diagramação especial. Mesmo assim gostei bastante.

Fran Kotipelto 25/11/2020minha estante
Filipe, eu não fui pesquisar sobre o livro, ganhei de presente de um amigo, ele disse que a autora tinha despontado nas redes sociais, talvez explique muito desse estilo de texto com cara de legenda de foto. Definitivamente não gosto desse tom apelativo na poesia, o texto da Rupi Kaur tem um ou outro lampejo de criatividade, mas no geral é repetitivo, sem fôlego.

Bia 11/12/2020minha estante
Fran, o título original é "Milk and Honey". Outros Jeitos de Usar a Boca é a "tradução" ;)

Mick_05 17/07/2021

Alguns poemas foram um tapa na minha cara...
?Parece que é deselegante
Falar da minha menstruação em público
Porque a verdadeira biologia
Do meu corpo é real demais

É legal vender o que
Uma mulher tem entre as pernas
Mas não é tão legal
Mencionar suas entranhas

O uso recreativo deste
Corpo é considerado
Uma beleza mas
Sua natureza é
Considerada feia?

Os temas que a autora aborda aqui são de extrema importância (violência, amor próprio, família, o corpo feminino, relacionamentos e muitos mais), como no poema em que eu coloquei acima, mas acredito que em alguns ela não soube abordar da forma certa.

Fiquei bem indecisa em relação a que nota dar ao livro. Apesar de alguns poemas terem me tocado bastante, outros me incomodaram um pouco e o restante me pareceu bem ?comum?.
Não gosto de julgar livros de poesia, pois acho que são bem pessoais, então dei a nota de acordo com a minha experiência e meus sentimentos durante a leitura.
Sjp 17/07/2021minha estante
Esse livro fez com que eu me apaixonasse de vez pela poesia, mas meu favorito da Rupi é o segundo, O Que o Sol Faz Com as Flores

Mick_05 17/07/2021minha estante
Gostei da escrita dela, mas nem todos os poemas funcionaram pra mim. Tenho vontade de ler esse outro.

Sjp 17/07/2021minha estante
Ela tem mais dois, entre todos os três o que eu mencionei é meu favorito, mas o terceiro é mais recente e bom também