Outros jeitos de usar a boca

Outros jeitos de usar a boca Rupi Kaur

Resenhas - /////

Samilete 28/02/2022

Usando a boca
São divididos em 4 partes, as duas primeiras me cansaram um pouco, mas eu sei que épq aqueles versos não condizem com o que eu vivi, já os dois últimos são meus favoritos já que me encantaram e me apresentaram de outra forma coisas que passei.
helena 28/02/2022minha estante
eu amo esse livro

Samilete 28/02/2022minha estante
Eu acho que tem relação com as sensações, e acho que não ter o hábito de ler poesias pode ter interferido, mas eu gostei dele amg, principalmente de a ruptura e a cura.

helena 28/02/2022minha estante
@Eli, esse tbm foi o meu primeiro livro de poesia, na verdade foi com ele que voltei o meu hábito de leitura. Acho que por isso tenho um carinho enorme por ele e pela autora, a Rupi. Já li os três livros dela e simplesmente amo.??

Karen 12/02/2021

Esperava mais!
Comecei o livro cheia de expectativas, a parte da " a dor" me tocou bastante e mexeu comigo, mas o resto... achei "o amor" e "a cura" extremamentes rasos e sem sal, em "a cura" eu já estava revirando meus olhos com tanta futilidade.
Larissa L.V 18/02/2021minha estante
Sim, em a ruptura e a cura me senti lendo livro de auto ajuda

Karen 23/02/2021minha estante
fora a tentativa de poemas feministas que acabaram apenas sendo surpeficiais

Jana 06/05/2021

Nem sei como consegui ficar tanto tempo sem conhecer a autora. E agora já sonho em ler tudo o que há disponível dela em português. A arte de combinar micropoemas a desenhos me encantou demais. E comecei a printar telas dos textos que mais amei e, de alguma forma, fazem parte de meu momento atual. Destaque ao aspecto de valorização do corpo real, o que já corrobora com outra leitura fundamental "O mito da beleza".
Thamires 06/05/2021minha estante
Amo esse livro, Jana ??

Jana 09/05/2021minha estante
Mia, tô devorando todos os livros da autora!

Ohgabrielmoura 26/11/2020

Livro com abordagem sensível e fantástica.
A forma que a autora aborda os assuntos descritos no livro é incrível demais, ela traz uma verdade pesada e ao mesmo tempo a sensibilidade na sinceridade de suas palavras. A experiência foi única, espera-se que em outras obras ela traga a mesma profundidade que toca corações. ?
Glenda.Fabiane 26/11/2020minha estante
muito bom os livros da rupi!

Glenda.Fabiane 26/11/2020minha estante
são maravilhosos os livros da rupi!

Giovana.Maia 27/10/2019

Sutil e devastador
Um livro que te faz ir ao magma da terra e ao mesmo tempo eleva a auto-estima a níveis intergalácticos! Livro de cabeceira pra todas nós, mulheres!
Andrade 04/11/2019minha estante
Esse livro e mais destinado as mulheres? Eu comprei o livro mais ainda não li, pois fui dar uma olhada e parece que o foco e mais para as mulheres. O grande problemade livros de auto ajuda que vejo que parece que os homens não sofrem só as mulheres.

Giovana.Maia 08/12/2019minha estante
Não. Ele aborda o amor, a sexualidade e a importância do empoderamento feminino. Quando eu me retrstei como livro de cabeceira era no sentido de levar essa reflexão a todas as mulheres que se submetem a determinadas situações. Eu acho que a literatura e, sobretudo, a poesia é mágica demais pra se restringir a um gênero. Pra homens é uma boa indicação também é até uma boa oportunidade de revisão dos próprios atos.

Isa 19/01/2021

Intenso
Um livro intenso, a primeira parte pode conter alguns gatilhos, porém a autora transforma a dor em arte, com palavras e ilustrações que tocam a alma. Além de nos fazer refletir sobre ser mulher, os nossos direitos e nossa liberdade.
Márjore 19/01/2021minha estante
Que massa!

Márjore 19/01/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

Bea 06/04/2021

Algumas das poesias são ótimas e profundas, outras chegam a decepcionar de tão rasas e parecem que foram postas lá só pra preencher o livro. Ademais, achei interessante o jeito que o livro conta, de certa forma, uma história

p.s: os desenhos são bonitos.
malu 06/04/2021minha estante
Achei a mesma coisa que você qnd li, recomendo "o que o sol faz com as flores", dá para perceber o amadurecimento na escrita da Rupi

Bea 06/04/2021minha estante
obgd, vou procurar ?

Bianca.Cardoso. 21/11/2020

? Outros jeitos de usar a boca.
O livro não é ruim, só é normal, poemas vazios e sem sentindo. Achei o livro muito fraco, to procurando ler mais livros deste gênero e se tivesse lido esse primeiro provavelmente não procuraria mais nenhum, a decepção foi bem grande. Li algumas resenhas por aqui e percebi que não fui a única a achar isso. Sem emoção, não envolve o leitor, não deixa marcas. Enfim, não gostei.
Joana 21/11/2020minha estante
Livros de poemas eu prefiro mais os nacionais..

acxrol 22/11/2020minha estante
Os poemas internacionais quando são traduzidos parecem que alguns perdem o sentido ( porque as vezes a tradução literal do que foi colocado não faz sentido aqui no Brasil), mas super respeito você achar vazio porque teve partes que eu achei que não fizesse sentido

isa.dantas 31/05/2019

Em tempos de redes sociais, é bastante compreensível o sucesso desse livro: as passagens são ótimas legendas para fotos de Instagram. Tem lá sua mensagem feminista, mas...
Danni 31/05/2019minha estante
Concordo com a sua resenha.

Amanda.Bauer 24/06/2019minha estante
Estou lendo ele agora e concordo mtoo com vc.

Cardoso 16/02/2019

O livro de Rupi
Kaur é
prenunciadanente chato
Mas bota chato e mete um caralho

É tipo
a karnalização da poesia
ou a leminskização do post
de Facebook
um sentimento uma emoção muito
-- ou melhor, pouco --
louca porque
é um livro de auto-ajuda para jovens com mandala tatuada
no braço calção corpo aberto no espaço coração de eterno flerte
adoro verde... coisa assim.

Se você ler rápido
parece que todos os poemas são
o mesmo
e se realmente manjar de poesia vai lá ouvir um
Tião e Lourival:

"Você não é meu altar
Não é o lugar onde vou beijar meu santo
Aconteça o que acontecer
Você não vai ver derramar meu pranto

Ajoelhar eu só vou aos pés de Deus
Nos seus pés eu não vou ajoelhar
Se você me der amor eu aceito
Se não der juro que não vou chorar

O amor não foi feito pra pedir
O amor só foi feito pra ganhar
Se você resolver me dar amor
Eu também tenho muito, muito amor pra dar"
Mialle @mialleverso 08/03/2019minha estante
Nunca me senti tão conectada com uma resenha. Me conectei mais com sua resenha que com as poesias

henrique 22/04/2019minha estante
sublime
resenha

Markarroni 11/01/2019

Poesia ou posts básicos para o Tumblr?
Isto. Não. É. Poesia. Muito. Menos. Poema. Há zero páginas de poemas nesse livro. Existem 208 páginas de trechos do que parece ser o diário de uma menina de 13 anos, com quebras de linha aleatória, rabiscos legais e capítulos ocasionais com títulos temáticos, para que você saiba quais emoções a autora está tentando extrair de você.

É vergonhosamente derivativo e não emprega quase nenhum aparato poético. Os fragmentos de sentença são usados porque é o que se espera de um poema, mas a autora não parece entender que eles servem a um propósito e devem contribuir para o significado maior do poema. As alusões e metáforas são deslocadas e incongruentes, porém, estão sendo apresentadas ao leitor como arte. Não há nada de novo, interessante, criativo ou poético nesse livro, é tudo muito clichê - e não no sentido positivo da palavra.

Não sei por quê as pessoas enlouqueceram com esse livro e dizem que é lindo e é o seu livro favorito, porque, honestamente, é bastante claro: a maior parte dele é apenas períodos básicos com quebras de linha aleatórias, e que ficariam muito melhor se fossem linha corrida. Não são muito líricos e, literalmente, são como ler uma frase normal. Eu esperava adorar todas as páginas, mas eu só marquei 7. Para as pessoas que nunca leram poesia e nem poema fora da escola, esse parece ser um ótimo livro.

Os conceitos, especialmente quando se aproximaram dos aspectos feministas, simplesmente não me impressionaram. Um texto inteiro sobre "você não precisa de um homem" foi apenas uma repetição das coisas que eu tenho ouvido há anos. Foi uma leitura rápida, mas frustrante, o que me deixa triste porque é uma crítica tão má para uma autora que tenta colocar bastante emoção em seu trabalho. Resumindo em duas palavras: superestimado e superficial.

site: https://www.instagram.com/p/BsgxUqSgqqP/
vickpezzini 13/01/2019minha estante
Obrigada pela sua resenha! Eu gostaria muito de enxergar a magnitude desse livro que mais parece um feed de uma adolescente boba!

Markarroni 13/01/2019minha estante
Não há de quê! Eu também gostaria de ver o que esse livro tem tão de especial... Talvez a mente das pessoas ainda esteja presa na adolescência.

Raiana 14/01/2021

Intenso
Um gatilho atrás do outro.
A autora retrata vários temas, alguns polêmicos ainda atualmente, de uma forma simples mas que atinge o leitor profundamente.
Acredito que uma maioria de leitores vão se encontrar em alguma dessas páginas.
Após ler esse livro vc jamais será a mesma pessoa.
Super recomendo, devido ao caráter reflexivo que o livro tem.
Leitura rápida, de um único dia, mas que vale super a pena.
Júlia 14/01/2021minha estante
O que o sol faz com as flores é ainda mais bonito e intenso!

Raiana 14/01/2021minha estante
Vou ler! Obrigada pela dica ?

Beatriz 15/04/2021

Tocante, profundo, emocionante! Um dos melhores livros de poesia que já li, sem dúvidas vai se tornar uma das minhas autoras preferidas! Leiam!!!
nalanda13 15/04/2021minha estante
esse livro é incrível!

Beatriz 15/04/2021minha estante
simm!!

Dani Lopes 11/03/2021

Nunca gostei muito de poesia, mas confesso que esse livro me impactou.
Sempre vi pessoas elogiando muito esse livro, e confesso que li com 0 expectativa, e fui totalmente surpreendida com a qualidade do livro.
Pra quem não lia poemas, já estou procurando por outros livros da autora.
Ana Lee 18/03/2021minha estante
Eu também não curto poesias mas essa autora é surpreendente. Leia "Meu corpo, minha casa" é incrivel

Dani Lopes 18/03/2021minha estante
Com certeza lerei. Quero ler tudo dela kkk

Tamires 28/06/2017

Outros Jeitos de Usar a Boca, de Rupi Kaur
Esse livro desnudou a minha alma. Se eu pudesse voltar no tempo, daria ele de presente para a minha versão de 13 ou 14 anos, que sonhava com um príncipe que ainda demoraria a chegar. Alguns anos à frente eu o reconheceria, mas não sem antes ter passado por tantas lágrimas e desilusões.

Minha adolescência foi marcada por muitas idas ao hospital. Meu pai teve insuficiência renal quando eu tinha 11 anos; minha mãe, câncer, quando eu estava com 13. Tinha duas irmãs mais novas e muitas obrigações domésticas, precisava dar conta de ter as responsabilidades dos dois adultos que em breve viriam a faltar. Neste ínterim, descobria-me como pessoa e como mulher. E não foi fácil entender a vida praticamente sozinha.

Ainda que eu tivesse tido uma adolescência diferente, normal, isso não seria garantia que eu teria o apoio integral da minha mãe, que nós teríamos conversas francas sobre relacionamentos. As gerações anteriores a ela não estavam acostumadas a conversar sobre sexo. Em muitos casos, mesmo tendo muitos e muitos filhos, as mulheres de antigamente passavam a vida inteira, em muitos casos, sem saber como é fazer amor.

Em Outros Jeitos de Usar a Boca, Rupi Kaur toca naqueles pontos sensíveis do que é ser mulher. Desde a infância, desde o primeiro contato físico. Fala de abusos, que eu felizmente não vivi, mas fala também do amor materno, do conhecimento do nosso corpo, da consciência de quando o sexo é verdadeiramente satisfatório para ambas as partes, sobre as dores da alma de ser mulher. Das belezas, mas, sobretudo, das amarras que diariamente lutamos para romper e sermos livres.

Com esse livro revivi relacionamentos fracassados, revivi a perda da minha mãe, seu amor maternal, e também as falhas do relacionamento dela e do meu pai, as concessões que ela fez e não devia. As concessões que eu também fiz, apesar do exemplo dela. Vi minha alma de mãe e de mulher exposta de uma forma tão bela e tão dolorida ao mesmo tempo. Também revivi relacionamentos que tive com outras mulheres, pois a amizade também pode ser tóxica. É incrível como podemos ser muitas e sermos apenas uma. Rupi Kaur é uma mulher que soube escrever sobre as mulheres. Sem censuras, sem críticas além daquelas que são necessárias para a nossa saúde mental, para nossa felicidade. Onde eu não consegui me enxergar, consegui ter empatia por aquelas mulheres que eu talvez nunca conheça, mas que eu tenho certeza que já passaram ou vão passar por algo parecido. É uma leitura até rápida, por sua densidade, que eu recomendo fortemente se você que está lendo agora for mulher. Recomendo para os homens também, para que saibam pelo menos um pouquinho sobre nós, sobre a nossa alma.

Cada homem que eu beijei está aqui nesse livro. Meu pai está nesse livro, minha mãe também. As mulheres da minha família estão aqui. Minha filha está aqui, assim como o pai dela. Mas o melhor de tudo é que eu também estou nesse livro. Acho que você também pode estar.

site: https://medium.com/@tscarvalho1/outros-jeitos-de-usar-a-boca-de-rupi-kaur-5f606d6ef66b
Naiane.Santos 29/06/2017minha estante
Que resenha maravilhosa!