Renegades

Renegades Marissa Meyer

Resenhas - Untitled Marissa Meyer

1 | 2 | 3 | 4 | 5

kittywinny 07/08/2023

Achava que ia ser tipo the boys mas me enganei
Estou com o livro físico guardado esperando ser lido desde 2021 (quando só gastava meu dinheiro com livros) e só agora decidi finalmente continuar e terminar
Desde o início amei a premissa do livro e todo livro da marissa eu AMO ela virou uma das minhas autoras favoritas já
esse livro foi muito bom mas acho que coloquei expectativas diferentes do que ele ia ser, o que foi erro meu
achei que ia ser uma vibe que você torce pelos vilões e que os bonzinhos são corruptos mas NÃO!
os bonzinhos estão (na sua maioria) certos
passei um tempão pra entender que não era pq a Nova era a narradora que a visão dela era a certa, realmente os renegades não são perfeitos mas eles são melhores sim que os anarquistas (ingrid confiei no seu potencial mas vc me decepcionou)
na entrevista final da autora ela fala que no livro não existi lado correto, os dois narradores tem visões diferentes e é isso mesmo
enfim, por essas expectativas teve horas que fiquei bolada mas agora entendi que foi loucura minha
amei os plots, sinto que há muito mais pra a gente descobrir
ainda to chocada como não descobriram a identidade de nova e adrian PQ TA MUITO ÓBVIO SÉRIO
mas vou relevar em prol da trilogia (e sinto que eles vão ser slowburn então a hora na traição será ainda mais pesada)
nova me estressou as vezes PQ ELA NÃO CALAVA A BOCA se eu fosse adrian já estaria super suspeitando
amei a maioria dos personagens (menos ingrid a chata) estou ansiosa pra saber o próximo caminho deles
já vou começar o segundo (só que agora no kindle) e estou doida pra ver o romance vindo e passar raiva e nervoso com nova sempre sendo doida e quando sendo descoberta

anababii 21/12/2023

Meu primeiro livro em inglês, nn sei se foi um bom livro pra ser o primeiro por ser meio confuso e ser um mundo com várias coisas diferentes, mas eu gostei (do que eu entendi) acho que se tivesse lido em português a experiência seria melhor, teria tirado mais proveito do livro, entendido melhor e provavelmente leria mais rápido. mas gostei msm assim, quero ler os outros

Laris 31/03/2019

Renegades | Marissa Meyer
Em "Renegades", primeiro livro de uma trilogia, Marissa nos apresenta uma sociedade dividida por heróis e vilões. Os Renegades são os heróis que salvaram a cidade de Gatlon da ruína nas mãos dos Anarchists, os temíveis vilões que governavam em meio ao caos.

Nova viu a família ser morta quando era criança, e depois dessa terrível perda, ela foi levada por seu tio, Alec, para viver com o que restou dos Anarchists. Criada entre os vilões rejeitados pela sociedade, Nova deseja se vingar dos Renegades, uma vez que eles falharam em proteger sua familia quando esta precisou deles. Por isso, quando Nova tem uma chance de se infiltrar no quartel general dos heróis, ela não pensa duas vezes.

Entre os Renegades, Nova conhece Adrian que a aceita em seu grupo de amigos. Sendo o filho dos maiores heróis da cidade, Adrian não era o que Nova esperava, assim como muitos outros Renegades, e ela acaba se vendo em um impasse entre o que ela achava que era verdade e o que ela descobre nessa inesperada situação.

Eu sempre gostei de histórias que abordam profundamente o bem e o mal, e todos os estereótipos que giram em torno deles, toda a ambiguidade moral. Sem entrar muito em detalhes para não estragar futuras experiências literárias, eu adorei como Marissa explorou a questão de que em mundo dividido entre heróis e vilões, nem tudo é o que parece.

Meu único problema com o livro foi o ritmo da narrativa. Às vezes eu senti que Marissa estava dando voltas em coisas vagas antes de algo mais interessante acontecer, como se fosse uma montanha-russa: altos e baixos, mas mesmo com esse probleminha, "Renagades" me fez ficar acordada durante noites, porque eu simplesmente não consegui larga-lo.

O livro tem personagens fortes, uma ótima construção de universo, muita representatividade, cenas de ação intercaladas de momentos de reflexão, e um final arrebatador, daquele tipo que faz o leitor querer reler todo o livro em busca de sinais de que aquilo estava para acontecer. Agora, depois de tudo isso, eu mal posso esperar para por minhas mãos na sequência, Archenemies, que está prevista para o final de 2018.

isa gusmão 05/06/2018

3.5 estrelas na verdade

DESAPONTADÍSSIMA com Marissa Meyer - acho que até por ser inevitável comparar com as Crônicas Lunares, que eu amei muito, Renegades foi uma tremenda decepção. Tenho diversos problemas com o livro que não sei nem se vou lembrar todos:

1. A construção de cidade é muito mal-feita - o mundo de Gatlon City que ela cria não é crível, não soa verdadeiro, não convence, e parece absurdamente caricato. Gatlon City não tem vida, não é fácil de imaginar e parece incoerente - há partes da cidade funcionando perfeitamente, tendo desfiles, enquanto completamente caquéticas e destruídas? As ruas são mergulhadas em lixo e em grafite enquanto as pessoas trabalham normalmente e existe um massivo prédio com tecnologia “state-of-the-art”? Não é “visualizável”, nem coerente. Muito triste quando penso em Nova Beijing, de Crônicas Lunares, uma cidade que eu adorava, visualizava, imergia em.

2. A construção e os dilemas do universo são incongruentes e conflitantes – temos super-heróis incríveis e vilões absurdos em um acordo ridículo e inimaginável, vivendo no que ela tenta fazer parecer um mundo pós-destruição-completa, porém ela não consegue criar essa ideia bem? Os super-heróis e os vilões são caricatos, com falas e cenas dignas de um filme de super-herói classe B e motivações ruins. Todo o contexto e conjuntura do universo é mal-estruturado, sem convencer, fazendo com que você tenha que estabelecer uma regra de “isso não faz sentido mas vou ter que relevar” pra continuar lendo o livro. É cansativo e meio chato.

3. As motivações dos personagens são péssimas, e por muitas vezes me peguei torcendo contra eles ou esperando que as coisas dessem errado para que eles percebessem as justificativas e motivações ridículas e forçadas. Nova tem a PIOR justificativa do mundo para ser tão “revoltada com tudo e todos” e por vezes o ódio intenso dela pelos Renegades parecia infantil, mal-fundamentado e irritante, para não falar em não convincente. Adrian também é movido por um senso moral de justiça e de tudo que há de bom que é - porém em um nível muito menor que o de Nova - um saco. Os caminhos e propósitos dos personagens não convencem, não empolgam, não motivam a continuar lendo, e ao longo do livro vão soando cada vez mais infantis e agoniantes.

4. Os personagens não são nada demais. Sério. A maioria deles é o maior nem-fede-nem-cheira da história. Nenhum me cativou e me fez ficar apegada nele - o que é difícil de acreditar, comparando com a espirituosa Iko, com Cress, Thorne, Scarlet, e tantos outros fascinantes personagens criados por ela. Em Renegades os personagem são bem médios e eu francamente não estou nem aí pra 75% deles - o que é raro, já que eu me apego por um pedaço de pão se bem escrito. ALÉM DISSO, vamos falar das decisões RIDÍCULAS E BURRAS tomadas pelos personagens. Qualé, vai me dizer que os maiores super heróis/vilões e seus aprendizes são tão otários assim? Algumas escolhas e atitudes dos personagens foram completamente “out of character” e davam a sensação de só terem acontecido para manter a história progredindo. Sem falar que da metade pro fim do livro ela simplesmente ESQUECEU de alguns personagens e deixou fios soltos até demais, mesmo pros parâmetros de um livro que é duologia. Serião, o que rolou com Ruby e Oscar depois? Não sei porque foram esquecidos lá pra página 300.

5. Que livro arrastadoooooo. Parece que 60% dele é introdução e as cenas que deveriam ser os “grandes momentos” são na verdade bem meh. E o suposto clímax não poderia ser mais anticlimático. Só pegou o ritmo bom lá pra depois da metade, e ainda assim algumas partes se arrastaram. Plus, os plot twists eram absurdamente previsíveis e faltou surpresa nesse livro.

MAS NEM SÓ DE PROBLEMAS VIVE UM LIVRO NÉ - aka também há pontos positivos:

1. MUITA diversidade - os principais super-heróis da cidade são um casal abertamente gay, que adotaram o protagonista. Muitos personagens negros, asiáticos e latinos. Personagens deficientes. Ponto pra Marissa Meyer.

2. O Council é na verdade uma perspectiva muito interessante de “como fica o mundo e os heróis depois de salvarem o mundo” e foi legal de ver.

3. Bons diálogos, como é de praxe de Marissa Meyer, e um bom número de segredos e questões pra gente pensar. Interessante.

Enfim - continuarei porque acredito no poder de Marissa pra escrever um segundo livro melhor, levando em conta TLC. Espero que esteja correta. Vale a leitura, mas sem muita hype.

Lari 24/02/2020

Renegades
"One cannot be brave who has no fear."

Devo confessar que gosto da escrita dessa autora, mas com Crônicas Lunares fiquei decepcionada por motivos diferentes.
Nesse livro, Marissa consegue superar-se em sua distopia e escreve uma história incrível.
Ele é ambientalizado em um universo onde existem os chamados prodígios, que nada mais são que pessoas com "superpoderes".
Nova e Adrian fazem parte delas, mas estão de lados opostos: enquanto ele pertence aos Renegados, um sindicato de prodígios que governam e são considerados heróis, ela faz parte dos Anarquistas, também considerados vilões, são um grupo contra esse governo.
A história é definitivamente sensacional e só não dei 5 estrelas porque senti falta de um final mais emocionante.

Yasmin 21/04/2023

Quem não tem medo não pode ser corajoso
QUE FINAL FOI ESSE.

Enrolei muito pra começar esse livro porque sempre tento fugir do básico hérois x vilões... mas o que esse livro entregou foi pura euforia e uma mistureba perfeita de distopia com a protagonista sendo uma "vilã" e um monte de outras coisas combadas.

No geral, a escrita é muito boa e prende a gente na leitura, os personagens são uns queridos, a trama é uma delicinha e instiga muito a querer ler cada vez mais.

Terminei os últimos capítulos de boca aberta e já querendo o próximo. Recomendo muito.

lilo.moon 16/09/2022

Esperei mais, mas ok
Depois das Crônicas Lunares, tudo que Marissa Meyer escreveu eu estava tentando ler, mas acho que eu comecei em um péssimo momento: estava esperando algo melhor que TLC e não foi isso que recebi, mas vou tentar continuar a trilogia, são apenas mais 2 livros.

dhy_vagando 19/08/2022

One cannot be brave who has no fear
O livro é uma boa fantasia, interessante e bem escrita para jovens. Mas confesso que esperava bem mais, tinha criado bastante expectativa pra ele. A Nova e o Adrian são personagens interessantes até, mas achei que tudo foi tratado de forma superficial. Os acontecimentos não me tiraram o fôlego e achei bem previsíveis, além de alguns personagens terem tido comportamentos sem sentido em vários momentos do livro.
Por fim, espero que a sequência aprofunde mais as questões trazidas pelo livro e que haja mais desenvolvimento dos personagens pra fazer eu me importar com eles KKKK

1 | 2 | 3 | 4 | 5